Desinfetar gaita!

    Autor Mensagem
    1234us12
    Veterano
    # jun/06


    Eu comprei uma gaita e queria saber c pode por ela no alcool pra desinfetar, e c naum pode como eu limpo ela?

    Dogs2
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    sei lá, boa pergunta
    a minha gaita tá enferrujada, tipo, quando eu sugo o ar dá até pra sentir a ferrugem haeuhe

    shiri
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    axo que pode apssar alcool sim, a saliva é acida e ela vai corroendo o metal..... por isso q ela fika enferrujada... a minha tá meio desgastada na parte dos numeros de 1 a 7
    :)

    asda
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    E pode pegar tétano?

    Spike good
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Quando a gaita começa a enferrujar é hora de pensar seriamente em adquirir outra, e se possível uma de melhor qualidade..... com tétano não se brinca mesmo.

    ghostbastard
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu tinha uma Hohner Echo 32 oitavada, passei alcool nela e uns dias depois o som ficou horrivel. Não sei se é por causa do alcool, se foi coincidencia ou não... fazer o q? eu nem gostava muito dela mesmo....

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu achoq eh melhor limpar com cotonete seco

    shiri
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Gente, vcs só vão pegar TETANO se ouver um corte e o protosoario do tetano entrar na sua ferida. O protosoario é um bixo anaerobico, que não gosta de oxigenio, ele só vai se manifestar em ambientes sem Oxigenio :) por isso se usa agua oxigenada nos machucados...


    Eu só limpo a parte externa da minha gaita, a parte interna eu abri uma vez pra tirar umas plakinhas de baba que endurece... mas eu tomei MTO cuidado, e não encostei nas palhetas, axo isso o mais importante, oq produz o som são as palhetas, intão axo que elas devem ser INTOCAVEIS, nem pra limpar nem pra nada... limpe so ao redor e o corpo da gaita!
    :)

    _mute_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu acho q apos o uso da gaita deve passar imediatamente o algodão como o chapolin falo!

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ae galera eu já fiz varios testes e o melhor é raspar a baba seca com uma madeira bem afiada (vc deve pegar uma madeira e fazer nela uma espécie de chave de fenda na ponta) mas cuidado com as paletas pois se elas forem estragadas já era tua gaita.

    Quando as gaitas desfinam vc pode abrir e jogar água fervendo por sima das paletas, deixe secar ecima de um pano, mas não seque, não passe escova. Isso pode danificar.

    E tem mais gaita de boca é um instrumento praticamente descartável se a sua está velha e enferrujada jogue fora e compre outra.

    Sandro Deserto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Com cuidado, desmonte sua harmonica.
    As placas externas ou caixas de ressonancia, lave levemente com água e sabão neutro e seque bem.
    Quanto aos reedplates ou placas de vozes, prepare uma solução de 70% de água morna por 30% de vinagre branco em um copo e deixe as placas imersas por 15 minutos. Depois lave com cuidado utilizando uma escova de dentes macia com água e sabão neutro ou sabão de coco, tendo o cuidado de não escovar no sentido contrário as palhetas para não danifica-las.
    Obs: só lave o corpo da gaita se esse não for de madeira, pois pode estraga-lo.
    somente após tudo seco, monte a sua harmônica.

    bluenote
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu tenho uma free blues há um ano e meio, pratico todos os dias uns 40
    minutos umas 4 vezes por dia, já tive 5 gaitas as 4 primeiras duraram
    3 meses todas.Uma vez vi em algum lugar acho q aqui mesmo,um cara
    dizendo pra jogar água fervendo.Desde então faço assim, eu a abro sempre bem
    seca, desmonto tudo e lavo as partes cromadas com bom bril, ele arranha
    um pouco mas deixa ela lisinha pra tocar fica da hora,à parte de plástico
    lavo com cotonetes eles cabem certinho na brecha, as partes das paletas
    eu uso primeiro palitos de dente, com ela bem seca e fácil soltar os resíduos,
    depois de tirar todas casquinhas, lembrando que nunca toco as paletas só envolta
    delas principalmente nos quadradinhos por onde elas são presas, acho
    ate que o segredo e esse.(nunca tocar as paletas) Ai e só jogar a água fervendo eu uso um prato de plástico, ai jogo a água usando um bule e direcionando a água sobre todas
    paletas,que por não serem tocadas ficam com um tipo de poeira e a forca da água
    acaba tirando essa poeira.depois e só esperar secar encima de um guarda napo e
    fechar.e por ultimo uso guarda napo pra dar uma lustrada, acho o papel melhor
    que o pano.as primeiras musicas ficam ótimas principalmente para glissar
    e acho que esta dando certo, apesar de que melhorei o meu modo de tocar tbm
    mas suave,mas nunca esperei que uma free blues durase tanto sem desafinar.
    Faço isto a cada 10 dias sempre.
    Só pra lembrar as outras gaitas eu limpava com cotonetes inclusive as paletas
    E quando errava a musica costumava dar um sopro forte de raiva, e após tocar batia
    a gaita na palma da mão mas acho que batia muito forte, hoje acho que essas batidas
    devem ser feitas bem de leve, enfim acho que eu estraguei as outras 4 gaitas...rsrsrsrs
    por isso tomem cuidado as gaitas são muito frágeis e ate pegar o jeito acho que todo mundo acaba estragando alguma.Sem falar que eu acho que tem que ter uma mão boa pra mexer com gaitas.

    ghostbastard
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ja ouvi falar mesmo, num manual de manutenção que falava sobre vedação de gaitas sobre vedar a gaita com vaselina, caso vc errase era pra lavar com agua quente. estranho...

    thecreamofclapton
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gente, vcs só vão pegar TETANO se ouver um corte e o protosoario do tetano entrar na sua ferida. O protosoario é um bixo anaerobico, que não gosta de oxigenio, ele só vai se manifestar em ambientes sem Oxigenio :) por isso se usa agua oxigenada nos machucados...

    Primeiro, o tétano é causado por uma bactéria anaeróbia, o Clostridium tetani, e não por um protozoário.
    Segundo, protozoários são seres unicelulares EUCARIONTES, ao contrário das bactérias, que são PROCARIONTES, e por isso mais primitivas..
    Terceiro, não é a ferrugem que transmite o tétano. Não há relação de uma coisa com a outra. Qualquer utensílio sujo, mesmo que não aparentemente sujo, pode conter o germe.
    Quarto, para haver transmissão é necessário que haja ferimento, exposição, e que esse ferimento seja sufcientemente profundo para abrigar o C. tetani em um ambiente favoravelmente anaeróbio.
    Quinto, se vc estiver imunizado (o que é bastante provável), as chances de vc contrair tétano com um simples ferimento na boca chegam perto de zero!

    Abraços!

    Como eu sei disso? Estudei biologia no meu colegial... e faz é tempo!!

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Ja que deu up


    eu tinha uma Hohner Echo 32 oitavada, passei alcool nela e uns dias depois o som ficou horrivel.



    vai ve é pq o alcool "abre" os poros da madeira e deu alguma reação adversa (prejudicou a vibração) , eu limpo a escala da guita sempre com alcool por ex. e os poros "abrem" e depois aplico oleo (caso contrario fode toda a escala)

    Ivan da Gaita
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Não se deve nunca lavar a gaita (palhetas, corpo) nem passar álcool ou coisa que o valha. A fim de evitar maiores danos ao instrumento consulte um técnico especializado. Haroldo Tel. (11) 3681-4888.

    Ivan da Gaita
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    No caso de gaita cromática quando a chave emperra devido à saliva, deve-se desmontar o bocal e lavar com bombril e detergente as três placas (trilhos) para que a chave possa deslizar livremente. A saliva é responsável pelo travamento da chave, podendo também gerar a oxidação das placas. A quebra da mola também impede o acionamento da chave, porém é mais raro.

    Dogs2
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    thecreamofclapton
    Primeiro, o tétano é causado por uma bactéria anaeróbia, o Clostridium tetani, e não por um protozoário.
    Segundo, protozoários são seres unicelulares EUCARIONTES, ao contrário das bactérias, que são PROCARIONTES, e por isso mais primitivas..


    IAUUU!!!
    Vishhhh
    \o\

    xharmonica
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Aprenda a limpar, é super fácil!




    Conheça o curso:
    http://gaitacampinas.blogspot.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desinfetar gaita!