EFEITOS DE SONORIZAÇÃO

    Autor Mensagem
    Jaison
    Veterano
    # dez/05


    SURDINA

    Empunhando sua harmônica normalmente, formando com as mãos uma caixa de ressonância (concha), as notas musicas soarão abafadas(fechadas) como uma surdina.

    O efeito de surdina soará mais ou menos intenso, de acordo com a formação da “concha” que se fizer com as mãos.

    UÁ – UÁ

    O Aú –Aú pode ser obtido de duas formas diferentes – “ com as mãos formando concha” e através da pressão dos lábios.

    Falarei só sobre como conseguir com a pressão dos lábios

    Você conseguira este efeito emitindo as notas musicais e simultaneamente pronunciando as silabas UÀ – UÀ. Você contrairá os lábios ao emitir “U” e relaxara ao dizer “A” exatamente como fazemos pronunciando as vogais “U – A”

    ROLAR DE SOM (Rrrrr)

    CONSISTE EM TOCAR E PRONUNCIAR A LETRA “R”

    BEIJO

    TRATA-SE DE UM EFEITO BASTANTE EXOTICO DA HARMONICA E, COMO O PROPRIO TERMO DESIGNA, DEVE SER EXECUTADO ATRAVES DE UM SIMPLES “BEIJO” EM NOTAS SIMPLES OU EM GRUPOS DE 2 NOTAS ASPIRADAS.

    APITO DO TREM

    ESTE EFEITO É OBTIDO ATRAVES DA PRONUNCIA DAS SILABAS “UÁ-UÁAAAAAAAA” E DEVE SER EXECUTADO PREFERENCIALMENTE EM GRUPOS DE DUAS NOTAS ASPIRADAS, SOBRE ORIFICIOS VIZINHOS ( EX: 4ª E 5ª, 3ª E 4ª)

    TRINADOS (trilo)

    É A REPETIÇÃO RAPIDA DE DUAS NOTAS MUSICAIS DE GRAUS CONJUNTOS


    O TRINADO É OBITIDO ATRAVES DA RAPIDA MOVIMENTAÇÃO LATERAL DA HARMONICA, ENQUANTO EMITIMOS A NOTA PRINCIPAL.

    GLISSANDO

    EFEITO QUE SE OBTEM FAZENDO SOAR EM RAPIDA SUCESSÃO DIVERSAS NOTAS CONSECUTIVAS.

    Por derradeiro que seja esses são alguns dos efeitos que podem ser usados na gaita existem outros como: vibra to gutural, vibrato de bico etc...

    OBS: Procurei falar resumidamente sobre os efeitos logicamente existe outras peculiaridades de cada efeito.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    tem som disso ae?
    alguns dah pra relacionar com o q eu jah vi e ouvi...outros naum...

    Jaison
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eu tenho o exemplo de cada um em cd

    asda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Jaison
    Aonde eu posso achar isso?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a EFEITOS DE SONORIZAÇÃO