Tom menor

    Autor Mensagem
    viola
    Veterano
    # jul/03


    Quando tenho uma música em um tom menor,posso dizer que ela está tb no tom da sua relativa maior???por ezemplo ,a música Carla do ls jack no tom si menor, posso dizer que ela esta tb em ré por ser a relativa??E se for assim,quando é que eu devo denominar o tom menor numa música??

    311fan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Não, respondendo a sua primeira pergunta, Viola. O tom é sempre um só...quer dizer...existem até musicas que ocorrem mudanças de tom...mas ai é outra historia...o fato é que se a música é em tom Si menor, ela é uma música em tom menor...nunca poderia ser enquadrada como uma musica em Tom Maior...isso no meu ver, fere a essencia da musica como um todo, apesar de que na prática, os acordes disponiveis para execução da música pertencem ao mesmo conjunto(si menor/re maior), bem como a escala para solos e formação de acordes é a mesma...Mas veja bem...a escalas(Bm/D) possuem as mesmas notas, e mesmo desenho, mas na formacao de acordes, por exemplo, teremos diferenças, já que temos que partir da 1ª , 3ª e 5ª notas das escala.

    conte
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    agora, vc qué improvisa um solo ou alguma coisa do tipo, depende ada harmonia.
    tem musicas q dá pra improvisa mudando pro tom relativo, outras naum, ai vai o ouvido

    viola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    311fan

    "se a música é em tom Si menor, ela é uma música em tom menor...nunca poderia ser enquadrada como uma musica em Tom Maior..."o que quero saber é quando devo indicar que a música é no tom menor, justamente pelo fato de que as notas são as mesmas

    Toddynho
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    GERALMENTE o primeiro acorde da música indica o Tom, mas tbm naum sei como se descobre isso

    TatuBola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Mas tem um detalhe, tem as escalas melodicas e harmonicas tbm, que só as tom menor possui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tom menor