afinador Ap guitar

Autor Mensagem
ELNeGrO
Veterano
# jul/05


rapaz ta acontecendo um pro aki eu nao to sabendo usar o afinador ap guitar sou novato o que devo fazer. Tipo eu tenho o microfone coloquei perto mas e como faz? toco a corda solta? ele identifica como a corda a ser afinada? por exemplo como ele distingue a corda 6 da 1 corda... queria que vcs me ajudassem e tbm indicassem um programa melhor..
outra duvida esse programa tem a mesma capacidade do diapasão?

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jul/05
· votar


ELNeGrO

é aquele digital do ponterinho?
se for, vc tem que tocar a corda solta: ex
a 1° corda produz a nota mi E
a 2° corda produz a nota si B
a 3° corda produz a nota sol G
a 4° corda produz a nota ré D
a 5° corda produz a nota lá A
a 6° corda produz a nota mi E

o afinador escrevera a letra correspondente a nota e o ponterinho deve estar exatamente no meio para seu instrumento ficar totalmente afinado

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jul/05
· votar


ELNeGrO

Se for o do ponteirinho ele é melhor que o Diapasão sem dúvida, o diapasão precisa usar o ouvido tbm ja esse não

ELNeGrO
Veterano
# jul/05
· votar


certo mas existe outro melhor q este? oq nós encontramos na rua é melhor pior ou exatamente igual?

ELNeGrO
Veterano
# jul/05
· votar


obrigado nem tinha visto ;D valeu mesmo.. rapido heim o forum mais rapido q bate papo

ELNeGrO
Veterano
# jul/05
· votar


sim ja tinha eskecido.. o mais (+) é pra apertar e o menos (-) é para diminuir?

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jul/05
· votar


ELNeGrO

Não ha de que...

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jul/05
· votar


ELNeGrO

não entendi sua pergunta mas vou abrir o afinador aqui e jaja te respondo

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jul/05
· votar


ELNeGrO

não entendi... que mais e que menos?

ELNeGrO
Veterano
# jul/05
· votar


vamos começar do zero. me diga o nome do seu programa e como ele funciona por favor :)

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jul/05
· votar


ELNeGrO

Ap Guitar Turner 1.02

ELNeGrO
Veterano
# jul/05
· votar


tipo vamos tirar as duvidas
1) qual o modo que escolho para afinar o violão ? standard?
2) embaixo tem umas notas E A D G B E pra que servem?
3)O que significa -50 -25 0 +25 +50 ? + é apertar e - é folgar? como funciona?
4) quando toco uma nota ele gira pros dois lados ae nao sei oq fazer...?
5) quando for tocar a corda toco muito forte ou normal.. ?
6) acho q só isso por enquanto vlw responde na boa abraços
7) 8) 9) 10) só pra fazer a media na unidade

Gtosco
Veterano
# jul/05
· votar


Um programa de afinação não reconhece cordas. Reconhece notas.
-
Então se eu vou afinar uma corda no MI e, ao tocá-la, aparece um FÁ, é porque a corda está um semitom acima. Então eu afino para que no "visor" do programa apareça um MI.
-
Porém há o MI afinado, o MI pouco afinado, etc. O MI perfeito é aquele MI que o ponteiro está voltado para o 0 (zero). Há outros MIs pouco menos afinados, que são os MIs com o ponteiro apontado para o +25, -50, etc.
-
Logo, quanto mais perto do 0, melhor afinado. E, caso o ponteiro esteja em um número positivo, é para você afrouxar a corda. Se estiver num número negativo, é para acochar a corda. E assim vai corda por corda, afinando a respectiva nota de cada uma.

---------------------------------------------------------------------- ---------------

Quanto às suas dúvidas, lá vão as respostas:

1) Standard. Porém não mexa nisso que ainda é um pouco complexo.

2) Essas letras é uma simbologia norte-americana inventada para facilitar a leitura (apesar de que no começo só faz dificultar). Aí vem a decodificação:

A equivale ao Lá
B equivale ao Si
C equivale ao Dó
D equivale ao Ré
E equivale ao Mi
F equivale ao Fá
G equivale ao Sol

É provável que você saiba as notas das cordas soltas do violão.
Da nota mais aguda para a mais grave: Mi, Si, Sol, Ré, Lá, Mi.
Transferindo para a simbologia norte-americana, aí vai: E A D G B E!
Entendeu qual sentido disso? Se eu quero afinar a corda A, ou melhor, a corda no qual ela solta faz o som de Lá, eu clico no 'A' e afino.

3) -50 ou +25, etc, como eu disse acima, é a nota que está no 'visor', porém não está PRECISAMENTE PERFEITAMENTE COMPLETAMENTE afinada. Se o número for positivo, afrouxe, ou na sua linguagem, folgue. Se o número for negativo, acoche, ou aperte.

4) É bom lembrar que nota é frequência, e como o seu programa é muito preciso, ele mede até as cristas não-constantes da onda. Por isso que a setinha vaaaai e veeeeem... Você pode notar isso melhor na corda D, ou melhor, a que corresponde à nota Ré.

Enfim, não se importe muito com isso. É normal. A não ser que a setinha vá e volte DEMAIS! Aí a corda é que é de má qualidade ou já desgastada...

5) Normal! A não ser que o seu microfone tenha pouca sensibilidade ao som, e só um grito muito alto para fazê-lo captar! :)

6) É isso aê, qualquer dúvida, estou aqui!

7)8)9)10) Heheheheh




Ps.: Fhil! Fiz um livro! Hehehh

ELNeGrO
Veterano
# jul/05
· votar


kkkkkkkkkkkkkkk valeu rei tirou minhas duvidas agora possso afinar o violão tirou dez campeao ;D dez de media na unidade ae

Gtosco
Veterano
# jul/05
· votar


Yeap. =)

ELNeGrO
Veterano
# jul/05
· votar


sim entao no caso eu tenho eu teho q afinar debaixo pra cima
e no visor tem q aparecer essa ordem E A D G B E? ´se for so isso entao ja to meio q ligado!!

Gtosco
Veterano
# jul/05
· votar


Você escolhe em que ordem você afina.. Contanto que afine!!!

Se quer afinar a corda Mi (me refiro à mais aguda), clica no E mais agudo e afina. Tenta deixar o ponteiro no zero.

Pronto! Num deu pra entender? O.o Qlqr dúvida estou aqui! :)

Se a ordem for (como você disse),

E A D G B E

a afinação é do mais grave par ao mais agudo. Para ser da corda mais aguda (ou "fina") para a mais grave, a ordem fica:

E B G D A E

.:Ok?:.

Enfim, aqui vai o resumo rápido:

-------
-A corda mais aguda ( ou "fina"), afina-se em E.

-A corda de baixo, afina-se em B.

-A de baixo (a terceira corda da mais aguda para a mais grave) afina-se em G.

-A de baixo (a terceira corda da mais grave para a mais aguda) afina-se em D.

-A de baixo, em A.

-E a mais grave (6a corda) afina-se em E.
-------

Grato.

Gtosco
Veterano
# jul/05
· votar


Respondendo à sua resposta de forma resumida:

Se o "de baixo para cima" que você está se referindo é da corda mais grave para a mais aguda, a ordem é exatamente E A D G B E!

ELNeGrO
Veterano
# jul/05
· votar


ahhhh rapaz é mesmo!!! agora me liguei muito obrigado mais uma vez valeu mesmo Gtosco!!!!

Gtosco
Veterano
# jul/05
· votar


Yeap.

Não fui muito prático, mas deu pra entender né? Gulp. :)

zedoidiao
Veterano
# jan/08
· votar


orrrra,matou minha dúvitambém,valeu por ter bom senso e nos ajudar ao invés de nos mandar se virar como muitos outros ...

valewwwwwwwwww

Dr.Pacheco
Veterano
# jan/08
· votar


Alguem ai sabe me indicar um bom afinador tipo o AP Guitar que reproduza o som ao invés de simplesmente capitar através do microfone.

Pq eu num tenho microfone ai num da pra usar o programa.


Ou o AP Guitar reproduz o som tbm?

Bagrito
Veterano
# jul/12
· votar


E quando a 1ª corda MI (E) não chega em MI, ou seja, eu aperto ela e ela chega até Ré (D) mas no maximo, parece até que vai "rebenta", aí eu tenho que mudar todas as outras cordas pra poder dá afinação?

WebTiago
Veterano
# jul/12
· votar


Bagrito
Não, confira se o encordoamento que você comprou não é tensão alta, se sim pode apertar até chegar. Afine devagar, aperte aos poucos se estiver com medo.

Bagrito
Veterano
# jul/12
· votar


Webtiago
no caso esse encordoamento é o original do violão, já vei nele. o meu violão é o Violão Elétrico Folk GF1C GIANNINI Com Afinador Acoplado, eu tinha um outro GIANNINI que tbm num dava pra por em MI de jeito nenhum, já tinha estourado muitas cordas, até que um amigo meu afinou pra mim, mas a 1ª corda não ficou em MI não, que que posso fazer?

Bagrito
Veterano
# ago/12
· votar


e agora pessoal... alguem sabe o q fazer?

walgoth
Veterano
# ago/12
· votar


E quando a 1ª corda MI (E) não chega em MI, ou seja, eu aperto ela e ela chega até Ré (D) mas no maximo, parece até que vai "rebenta", aí eu tenho que mudar todas as outras cordas pra poder dá afinação?

Se vc acha que a corda tá muito apertada então vc afrouxa ela até chegar no E de novo da ordem cromática E A D G B E

É bem simples na verdade, se vc está com a afinação D da corda E, afrouxando vc vai passar pelo A e pelas notas intermediárias, sustenido e bemol até chegar a afinação E de novo.. mesma coisa apertando a corda E, mas dessa vez passando as notas G B E a partir da afinação D.

Bagrito
Veterano
# ago/12
· votar


walgoth
não entendi muito bem, mas pelo que posso ver vc quer q eu vá afrouxando as cordas até que elas voltem todas para a afinação normal, aí eu retorno apertando?! não entendi muito bem...

walgoth
Veterano
# ago/12
· votar


Não é o que eu quero, vc que têm q. observar se as cordas estão frouxas ou muito apertadas e deixar elas numa tensão confortável para vc (nem muito frouxa, nem muito apertada).. quando vc achar essa tensão é só afinar de acordo com o explicado anteriormente.

Vc aperta ou afrouxa a corda de acordo com a tensão que vc quer tocar confortavelmente. Depois é só afinar.

Bagrito
Veterano
# ago/12
· votar


walgoth
no caso pra regular a tensão, o q devo fazer?
em todos os violões é possível fazer isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a afinador Ap guitar