Como montar acordes usando o capotraste

    Autor Mensagem
    Beto Munhoz
    Veterano
    # jul/05


    Aí galera, é o seguinte: se eu colocar um capo no traste 1, e precisar fazer um "Em" por exemplo, eu vou pressionar as cordas 5 e 4 no traste 3 invÊs do traste 2 ? Ou seja, o capo "empurra" a montagem dos acordes sempre 1 traste acima ? Como ficaria por exemplo um F ?

    Gtosco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Não.

    A diferença é a seguinte:

    Ao invés da afinação estar em EBGDAE, passa a ficar FCG#D#A#F.
    Então faz-se os acordes através da 1a, 3a, 5a nota, etc etc etc.. E não apenas andando o braço. :)

    Beto Munhoz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gtosco

    Não entendi o que vc quis dizer com:
    "Então faz-se os acordes através da 1a, 3a, 5a nota, etc etc etc.. E não apenas andando o braço. "

    Gtosco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Você sabe como são feitos os acordes?

    Beto Munhoz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Sim eu sei como sÃo feitos os acordes. Deixa eu ver se entendi o que vc quiz disser: usando o capostrate, eu devo montar os acordes (usando a 1a. 3a. e 5a. para os acordes maiores, por exemplo), de maneira que eles vão ter um novo desenho. É isso ?

    tonella
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    c vc colocar um capo por exemplo na terceira casa e tocar um acorde com o desenho do sol, vai etar tocando um lá, entendeu? O desenho do E vai ser G, o do A vai ser C, e o do D vai ser um F. E por aí vai...Uma coisa boa disso é vc tem uma "voz" diferente, c vc usa cordas soltas é bom tbém... pode transpor tudo pro tom que quiser só mudando o capo de lugar...

    Eduardo J Santos
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Não use esse utensilho! é como andar de muletas sem ter problemas nas pernas!

    Division Bell
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O 1º q tu precisa sab eh como localizah os acordes no braço do violao (pros q naum sabem as cordas q daumnome aos acordes sao a 4ª, 5ª e 6ª) sabendo isso fica facil... considera o capotraste como uma pestana

    Gtosco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Beto Munhoz


    eh eh isso mesmo!

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    É melhor esquecer esse treco de formato dos acordes e passar pra uma facilidade em montar e criar inversões a partir dos intervalos. Mais tarde o pessoal gosta de partir pra improvisação e vai sempre com aqueles acordes quadradinhos...

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Gente, desculpa ressuscitar o tópico, mas tenho uma dúvida acerca do uso do capo, por exemplo se uma musica esta em A e apresenta a seguinte sequencia de acordes: A C#m/G# F D e eu quero fazer isso na forma de G, colocando o capo na segunda casa, o A vai virar G, o F vai ser um Em e o D um C, certo? mas enquanto ao c#m/g#? como ele vai ficar?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Rockeira_2015
    mas enquanto ao c#m/g#? como ele vai ficar?


    Vai ficar como um Bm/F#


    A C#m/G# F D e eu quero fazer isso na forma de G, colocando o capo na segunda casa, o A vai virar G, o F vai ser um Em e o D um C, certo?


    O acorde A terá o desenho do acorde G. O acorde F terá o desenho do acorde Eb, e o acorde D terá o desenho do acorde C.


    Se você coloca o capotraste na 2a casa, você subiu as cordas soltas em 1 tom, certo?! Por isso seus acordes terão o mesmo desenho dos acordes em 1 tom abaixo, compensando a subida do capotraste.

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    atah entao todos acordes vao ter que abaixar o tom. obg ^^

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Rockeira_2015

    Exatamente! E se você posicionar o capotraste na terceira casa terá avançado 1 tom e meio. Então você compensa fazendo os desenhos dos acordes 1,5 tom abaixo. A ideia é essa mesmo!

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Só pra complementar... Nem sempre o capo vale a pena, isso depende da sonoridade pretendida. Na prática isso só serve para quando for tocar acordes ou solos que exijam cordas soltas.

    Por exemplo o capo na primeira casa... Um B no shape de E, ainda vai continuar sendo na sétima casa do instrumento, e no shape de A, na segunda. Mas se tocar um F no shape de E, ele será aberto, pois tenho uma "pestana fixa" na primeira casa.

    Amago
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Só uso capo quando vou tocar aquela musica
    sutilmente do skank, não gosto da musica mas e legal tocar o molde de D com o som de F#

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Sei que o tópico é de violão, mas por que raramente vejo usarem capo em guitarra elétrica?

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    haha gostei do capo *-*

    Peter_MusicoIniciante

    Eu uso o capo na guita, mas visto essa fama que anexou o capo ao violão me sinto um "peixe fora d'agua" kkk

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    Ficou respondido aqui essa pergunta.

    Rockeira_2015

    Não é bem verdade isso, leia o link acima. Na banda que trabalho, um dos guitarristas faz muito uso de acordes abertos, e para essa mobilidade usa o capo.

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Acordes abertos sao acordes feitos nas tres primeiras casas do braço do violão ou guitarra?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Que usam cordas soltas.

    Amago
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Me desculpem a ignorância e que tenho uma curiosidade ,vou explicar na viola caipira eu uso a afinação cebolão D, então as cordas soltas são o acorde de D, e no violão afinado na afinação padrão que acorde seria todas as cordas soltas? seria mesmo o Em?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Amago

    Se com as cordas soltas você obtém o acorde D maior, se você posicionar o capotraste na segunda casa terá o acorde E maior.

    Amago
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    LeandroP
    Se com as cordas soltas você obtém o acorde D maior, se você posicionar o capotraste na segunda casa terá o acorde E maior.
    no violão?

    Jube
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Na guitarra raramente uso capo, mas com o violão o capo já se tornou parte inseparável do instrumento, sou viciado em acordes abertos.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Amago
    no violão afinado na afinação padrão que acorde seria todas as cordas soltas? seria mesmo o Em?

    Tu tem E A D G B E, dá algo como um E4(7)+Em = Em4(7), ou E7(9) + Em = Em7(9)

    makumbator
    Moderador
    # abr/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    E7(9) não pode ser, pois o mi maior tem obviamente a terça maior (e o sol da corda solta é natural). Também não tem nona (que seria F#)

    Também não pode ser visto como Em7(9), uma vez que não tem o F# como corda solta.

    As cordas soltas tocadas juntas e isoladas de um contexto podem ser vistas como diferentes acordes, como por exemplo:

    Em7(add4)

    e - tônica
    B - quinta justa
    G - terça menor
    D - sétima menor
    A - quarta adicionada (mas não suspensa). Pode-se pensar nela como add11 também
    E - tônica

    Mas tudo isso na verdade depende do contexto.

    Pode-se ver essas notas também como:

    G(add 6/9)/E

    Ou

    A9sus4/E

    Amago
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Valeu pelo esclarecimento, eu pensava que era o Em ,apesar da corda La

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    makumbator
    E7(9) não pode ser, pois o mi maior tem obviamente a terça maior (e o sol da corda solta é natural). Também não tem nona (que seria F#)


    Eita... Viajei feio... Esses lance sempre me dá uma brain storm na guitarra, mas parece tão óbvio nas teclas :(

    Eu pensei em bordões separados das primas pra criar a "soma". Aí o E A D, e montei o acorde como se fosse D A E rs

    A minha ideia era essa... (bate sempre uma incerteza)

    E A D = D5(9)
    E A D = D5/E
    E A D = E4(7)
    E A D = E4/D
    E A D = A4
    E A D = A4/E

    G B E = Em
    G B E = Em/G
    G B E = G6
    G B E = B4(6)
    G B E = B4/G

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como montar acordes usando o capotraste