Qual tipo de violão para tocar algumas músicas brasileiras (pop, rock)

    Autor Mensagem
    HansGruber
    Veterano
    # jun/05


    Boa tarde a todos do fórum !

    É a primeira vez que entro neste fórum e gostaria de pedir aos membros que conhecem fluentemente os assuntos sobre violões.

    Porém, para não cair no conto do vigário na hora de compra numa loja, fiquei indeciso quanto à marca (Eagle, Di Giorgio, etc...) pois infelizmente não entendo nada de verdade. Fiquei perdido com tantas informações aqui no fórum (discussões, piadinhas, ...)

    Para dizer com sinceridade, quero tanto tocar as músicas brasileira (Legião Urbana, Lulu Santos, Léo Jaime, Capital Inicial, Paralamas, Guilherme Arantes, Cidade Negra,... ) como meu "novo hobby".

    Uma pergunta que semeia a minha mente, sem parar, é : Qual marca devo comprar ?

    Por favor, eu fiz a pergunta "séria e educada" com a finalidade de não ser enganado e espero que este tópico não seja alvo de discussões "ácidas e ásperas".

    Abraços violísticos !!! :-)

    Ricardo Sassen
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Depende... Em primeiro lugar vc deve ter em mente se quer um violão com cordas de aço ou de nylon. Depende o som que vc vai fazer. O de nylon cai bem para MPB e instrumental ou seja para músicas tocadas com os dedos e não com a palheta. O de aço é mais versátil e também geralmente mais caro. E o som é mais bonito e é mais utilizado com o uso da palheta. É o tipo utilizado pelas bandas nos shows acústicos da MTV. Porém essas bandas usam takamini pra cima (R$ 1500 pra cima). Como no vc não pretende fazer uso profissional, um digiorgio de nylon ou eagle, groovin (aço) serão ótimas compras a preços acessíveis por volta dos R$ 200 (nylon) e R$ 350 (aço).

    HansGruber
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Boa tarde, Ricardo !

    Grato por responder...
    Uma coisa que preciso entender é que mencionou (Como no vc não pretende fazer uso profissional, um digiorgio de nylon ou eagle, groovin (aço) serão ótimas compras a preços acessíveis por volta dos R$ 200 (nylon) e R$ 350 (aço)).
    A pergunta é : Quais os nomes dos produtos do Di Giorgio e do Eagle sugeridos ?

    _Vinícius Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Cara, Digiorgio é muito ruim. Apesar da cultura e historia da fabrica, hj a Digiorgio nada mais é q um Tonante de luxo.

    Violões bons são:
    Yamaha - Igor - Egles - Gianini - Condor - Ibanez - Fender - Gibson - Crafter - Cort - Entre outros!!!!

    E cada arca pra um estilo de violão especifico...

    Exemplo, violão acustico corda de aço para rock, o melhor pra mim é o Eagle e Igor

    Eletro acustico, eu curto gianinis e Yamaha.

    Para classicos, o Cort, Ibanez, Gibson, são bons!!!!

    E por aí vai.

    Vale experimentar cada marca... Mas Até o Gianini, q é o mais fraco entre os ci´tados e mais barato q um Digiorgio, tem som mais suave e qualidade melhor q um Digiorgio!!!!

    Abraços!!!
    Vinícius Augusto

    Gtosco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Depende do dinheiro que está à disposição e de sua escolha, como disse Ricardo Sassen.

    Di Giorgio, Gianinni, Eagle, Tonante...

    Todas estas marcas tem sempre violões bons, normais, comuns que se encontra nos braços de muita gente.

    Takamine, Martin, Fender, Gibson são milhares de vezes melhores que os das marcas citados à cima. Porém são caríssimos e para uso profissional.

    Logo, dependendo do seu estilo, escolha a série de uma marca comum e boa (comum não quer dizer ruim. pelo contrário, se virou comum só pode ser bom), no caso: série clássica, série estudo, série folk...

    Na realidade, quando se trata de marcas, há uma vírgula: A marca não é boa em si. Ela é boa para uma pessoa ou para a outra. Ou seja, ninguém poderá dizer para você que Gianinni é ruim ou 'fora de moda', se você gosta do estilo dos violões e do som da Giannini e é isso que importa. O segredo é ir na loja, pedir um violão de preço razoável e tocar nele um pouco. Com certeza, uma das marcas irá te encantar, e você dirá sem sombra de dúvidas: "é esse!". :)

    Ricardo Sassen
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Concordei com o Gtosco: O segredo é ir na loja, pedir um violão na faixa de preço que vc pode pagar e tocar... Com certeza algum irá te agradar. Não existe UM violão ideal pra todo mundo e sim para cada gosto pessoal, senão todos instrumentos seriam iguais... Vc precisa sentir a diferença entre os sons, timbres, tocabilidade, acabamento.... Escolhas diferentes tipos (cutway, folk, flat...). Pondere tudo isso na sua decisão... Se o $$ não é problema, teste todos, inclusive os mais caros... Alugue o vendedor (ele está lá pra isso) e vá pelo que seu ouvido mandar.... Algum com certeza irá te encantar... Outros vc vai sentir de cara que não rola.... Não tem erro. No final, vc irá com o sorriso aberto pra casa....

    HansGruber
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Boa tarde a todos !

    Agradeço gentilmente a vocês por responderem de maneira detalhada... Vamos supor que opto, por exemplo, Gianinni. Qual modelo adequado ?

    Grato.

    Rafael neto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cara um amigo ai cito o tal do grovin ....vc nao cito ele nenhuma vez né...preconceito de marca e tals nao é?tpw rlx preconceito q eu digo é no modo saudavel tpw...nao conheço essa marca entao nao vo compra e tals...mas olha eu to na duvida de um giorgio 18 semi novo q um amigo meu ké me vender o violao é show tpw novinho e tals..até q curti mas tb to de olho nesse groovin q um amigo meu disse q toko nele e ele toka a 4 anos e tals ai eu sempre vejo a opiniao dele antes de fazer algo e tals né pra nao fazer besteira em compras e tal pq tb nem conheço muito de violao to tentando aprende aki na raça em casa e to levando a serio e tals acredito q vc tb...mas é isso mano recomendo vc chega numa loja ai na sua cidade chega e falar...ae vendedor me deixa ver o modelo groovin ai vc escolhe aço nylon folk cutaway etc...depende e sao baratissimos perto de eagle etc....e ele é estilo eagle de qualidade isso q meu amigo disse....pq ele tem um eagle e toko num groovin mas é isso ai cara...preço do groovin de 180 a 490 ...só q o 490 é o violao né...aço cutaway folk tarracha blindadas eletrico 4 canal show de bolaaaaaaaaaa eu to ja pensando em compra um da groovin mais em conta..tpw ele é 350 por ai.....e tb to em duvida sobre o de 350 eo 250 q seria...

    250>>2 canais ....aço...eletricoacustico...laqueado...e tals
    350...>4 canais...aço.....eltrico....laqueado....tarrachas blindadas..
    sei la se o de 350 tem tanta vantagem asssim sendo q quero uma viola eletrica mais por uma ocasiao nao prevista ainda...entendeu quero um violao q eu comece mas q no futuro eu digo....puts q bom eu te comprado o aço pq o aço q eu curto..pq dizem q o aço é disanimante no começo e tals..mas como eu to meio calejadinho sendo q toko a 1 mes só..ashuashuahusahusa nao sei como ta calejando em tao poko tempo mas blz....entao ai no futuro dizer....pots o aço é fmz..puts comprei o eletrico bem melhor q só acustico pq eu posso ligar ele na casa de um colega etc...e por ai vai as ideias....mas é isso ai mano quem tiver mais conhecimento e poder optar ai pra mim e pro hans ai agradecemos pq eu tb preciso de umas opinioes....entao me ajudem optar...to querendo tokar tpw legiao urbana...cpm....nirvana...green day....etc....será q aço se envolve melhor ou nylon mesmo?2 canal ou 4? .....vlw galera t+ espero te ajudado ou atrapalhado hehehe de alguma maneira mas me manifestei! flws

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual tipo de violão para tocar algumas músicas brasileiras (pop, rock)