Violão para criança

    Autor Mensagem
    Nelio Magina
    Veterano
    # jun/05


    Pessoal: Tenho uma sobrinha de 5 anos. Existe no mercado algum violão de tamanho reduzido, para crianças começarem a aprender? Qual seria uma boa idade para começar a ter aulas?

    Gtosco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    A idade certa para começar a ter aulas de música é 3 anos:

    -Vídeos Interativos
    -Canções Educativas
    -Músicas Infantis
    Etc..

    Existe sim violões de tamanho reduzido, apesar de raros.

    Ps.: Qualquer músico que começou a tocar aos 15 anos pensa: "Por que meus pais não me colocaram numa escola de música quando eu tinha 5 anos? Hoje estaria perfeito!" Então quer um conselho? Aproveita cara!

    Johnny
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Nelio Magina

    Acho que para começo o ideal seria matricular a menina em uma escola de música que ofereça musicalização infantil, pois ele ainda é muito nova. Nesse tipo de acompanhamento a criança é estimulada a desenvolver as bases para um bom desenvolvimento musical. Algumas parecem ter isso inato, mas todas conseguem desenvolver bastante na parte de distinguir ritmos, melodias e passam até a criar muito gosto por isso. Uma criança nessa idade vai ter contato com instrumentos como a flauta doce e instrumentos de percussão. Quando chegar a uns 7 - 8 anos já vai ter contato com um instrumento mais centrado. Piano, Violão, Flauta, ...

    Na verdade... a escolha do instrumento vem de influência do pai, tio, avô,... que toca ou que da de presente um instrumento.

    Então... violões para crianças existem varios. Tem da Tonante que são bem baratinhos (aprendi em um). Mas existe um melhorzinho e também barato da Giannini. A DiGiorgio faz um violão menor. o Signorina 16 se não me engano... mas pra essa idade está muito grande!

    Abraço!

    Gtosco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Exato. :)

    rafaelviolao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Vou responder o post pois apesar de antigo sei que essa é uma dúvida recorrente.

    Você conhece o método Suzuki?
    É um método de ensino músical desenvolvido no Japão e amplamente difundido nos EUA. É o método mais utilizado na iniciação musical de crianças nesses dois países e está crescendo tanto na América do Sul como na Europa.

    Qualquer um que pensa em iniciar suas crianças na música deveria conhece-lo.

    Ele parte do principio que o homem é fruto do meio e assim propõem a criação de um ambiente musical favorável e estimulante para que as crianças aprendam. Ele é embasado em pontos da psicologia moderna e vai contra antigas formas de aprendizado que muitas vezes resultavam na desestimulação e em traumas.

    Ele é também conhecido como método da língua materna ou da educação do talento pois vai contra a ideia de talento nato e propõem justamente o contrario, que a tocar um instrumento é uma habilidade adquirida e que assim como falar a língua materna pode ser aprendida por qualquer criança.

    Sua dúvida sobre tamanho do instrumento é muito importante.

    O tamanho do violão é um dos pontos mais importantes pra iniciação musical ao instrumento. Um violão muito grande ou mal ajustado é mais difícil de tocar e isso pode ser bastante desestimulante.

    Segue um guia para referencia.

    Idade Altura da criança Tamanho do Violão
    4-6 anos até 115cm 1/4-Size
    5-8 anos até 135cm 1/2-Size
    8-11 anos até 149cm 3/4-Size
    11-Adulto mais que 1,50cm 4/4-Size

    Há de se observar que essas medidas, dependendo do fabricante, essas são um pouco diferentes.

    Como os violões 1/4 são bem raros no brasil uso um cavaquinho com cordas de nylon afinado-as como as 4 primeiras do violão já que no Suzuki as primeiras músicas só usam as 3 primeiras cordas.

    A idade para iniciar a criança ao instrumento é sempre um assunto polêmico. Eu costumo começar com crianças a partir de 4 anos no violão com ótimos resultados. Mas acho que quanto mais novo mais difícil e independente de ser Suzuki ou não, mais bem treinado tem que ser o professor.

    Boa sorte

    slow134
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara, eu começei com um giannini 3/4, e tenho ele até hj, e tá mto bom.

    monstrona
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gtosco
    rtsrsrsrs.. começeo a tocar com os 6 anos apenas os acordes básico e ritmo popular brasileiros,não apenas fazendo "propaganda" a esse estilo, mias que vale aprender violão desde criançinha, vale muito a pena
    (:


    abraços
    (:

    PigO
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gtosco
    Ps.: Qualquer músico que começou a tocar aos 15 anos pensa: "Por que meus pais não me colocaram numa escola de música quando eu tinha 5 anos? Hoje estaria perfeito!"

    isso mesmo, tenho 16, começei com 15, to fazendo aula a 3 messes e antes disso eu so tinha aprendido algumas notas *ALGUMAS!
    usauh e queria ter começado antes, mais faze o que neh

    tbm recomendo vc investir na musica para a criança, concerteza ela ira gostar!

    rafaelviolao
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Procure o Centro Suzuki mais próximo.
    www.centrosuzuki.com.br, lá eles tem uma lista com alguns centros no Brasil
    Abraço

    marianasabbag
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Olá Nélio,
    A partir de 4 anos de idade a criança já começa a desenvolver a coordenação motora fina e é possível a aprendizagem de instrumentos, inclusive o violão.
    Você deverá ter muita paciência e jamais repreendê-la por erros, isso é algo de extrema importância.
    Existem 3 tamanhos de violões, o infantil,infanto-juvenil e o adulto, compre um violão infantil de boa qualidade para que ele segure afinação e mãos à obra!
    As crianças têm um tempo muito curto de atenção em cada atividade, por isso não pense que você passará 1 hora com ela trabalhando apenas com o violão, diversifique as atividades, aproveite para trabalhar a percepção musical entre outros aspectos que podem ser trabalhados na educação musical.
    O livro "Como dar Aulas de Musicalização" de minha autoria poderá te ajudar em todo processo do ensino.
    Abraços
    Mariana Sabbag

    MMJr
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Ola marianasabbag

    Este ano a sobrinha do Nelio vai completar 14 anos de idade. O topico e de 2005...
    Mas e valida a dica, caso alguem tenha duvidas semelhantes....

    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão para criança