Para os intelectuais da harmonia progressão de Acordes e liberação da tensão

    Autor Mensagem
    ricardodelima
    Veterano
    # mai/05


    Você já percebeu a diferença entre um acorde maior e um menor? Os músicos (e simpatizantes), quando tentam expressar com palavras esta diferença, costumam descrever o som dos acordes maiores como alegres, enquanto os acordes menores são descritos como sendo tristes. Assim, músicas com motivos tristes, tendem a ser construidas em acordes menores e vice-versa. Este tipo de sentimento que é normalmente gerado por diferentes acordes é também utilizado na construção de padrões seqüênciais denominados progressões.

    Pegue uma seqüência de acordes qualquer de uma canção, como por exemplo C F G C. Isto é uma progressão de acordes. Toque esta progressão. Repita a seqüência várias vezes experimentando diferentes ritmos e batidas. Parece que todos os acordes se encaixam perfeitamente? Você deve ser também capaz de perceber (sentir) que quando chega ao G ele parece estar pedindo que uma outra nota seja tocada logo em seguida. Este "apelo" é comumente denominado de tensão, ou seja, certas notas conduzem à um crescendo, à um acúmulo de tensão. Quando você volta ao C esta tensão é liberada. Da próxima vez que ouvir uma boa musica (clássica ou popular) tente perceber a tensão se acumulando em determinados trechos, até atingir um clímax (com certa freqüência a parte mais alta), para ser em seguida liberada. Esta progressão tomada como exemplo, que é uma das mais comuns nos dias atuais, é denominada de progressão I IV V, e tem justamente estas características de acúmulo de tensão e posterior liberação.

    Ela é denominada I IV V porque é composta dos acordes de numero I, IV e V de uma escala musical, neste caso a de C. Veja abaixo:

    C D E F G A B
    I II III IV V VII VIII

    Na escala de D, por exemplo, ela teria a seguinte formação: D G A D. Monte esta mesma progressão para as diferentes escalas.

    Uma outra progressão bastante comum é a I III IV. Que na escala de C resultaria em C E F. E na escala de E por exemplo E G# A. Experimente com esta progressão em diferentes escalas e com diferentes batidas.

    A progressão de blues também é algo muito importante e deve ser estudada. Um grande número de canções baseia-se em progressões típicas e relativamente fáceis de serem aprendidas, através das quais é possível "tirar" músicas e "levar" outras sem conhecer sua composição. As progressões constituem-se apenas numa base que permite inúmeras variações, e não em regras fixas. Os grandes músicos são justamente aqueles que de certa forma desrespeitam estas progressões sem quebrar a harmonia do conjunto musical, ou seja, a tensão é acumulada e quebrada através de uma progressão não convencional de acordes utilizando-se da criatividade.

    ijs
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    po mto bom texto!
    sabe qual eh a melhor parte! eh q eu entendi tudo q tu falo
    hiuaeeaiuheaaeeihei
    eh q to começando a aprende harmonia dai tah tdo meio embolado na minha cabeça
    fui...

    danielfurtado
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Valeu Ricardo,to precisando muito de algumas dicas sobre harmonia pq eu toco mas nao consigo acompanhar,alguem sem ter uma tablatura na minha frente e tô passando vergonha...se tu puder me dar mais dicas ficarei muito grato. ja deu pra perceber q tu manja muito...um abraco!!!

    danielfurtado2005@hotmail.com

    Egregora Digital XIII
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ricardodelima


    Esqueceu de falar que é para criar o Campo Harmônico de cada escala, e aí sim aplicar os graus.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para os intelectuais da harmonia progressão de Acordes e liberação da tensão