Como tocar esta partitura?

    Autor Mensagem
    Jomarf
    Veterano
    # mai/05


    Considere o seguinte texto :

    "Quando duas ou mais notas (obviamente em duas ou mais cordas) devem ser tocadas de uma só vez (formando um acorde) a indicação é conforme abaixo:
    E----3--------------------------------------------------
    B----3--------------------------------------------------
    G----4--------------------------------------------------
    D----5--------------------------------------------------
    A----5--------------------------------------------------
    E----3--------------------------------------------------
    Note que este é um acorde sol maior. Note que estando na mesma coluna as notas devem ser tocadas todas de uma só vez indicando um acorde. Apenas devem ser tocadas as cordas marcadas (no exemplo acima todas). "

    Pergunto : Como tocar todas as cordas de uma vez? Qual seriam as posições dos dedos 1, 2, 3 e 4 neste caso? Obrigado.

    caíto
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ou vc faz tudo com o dedão (neste caso cabe a vc achar a posição mais apropriada para o dedão tocar as cordas a fim de que tire um som decente)
    Ou toca as cordas E A D num ataque com o dedão e a G com o indicador, a B com o médio, a E com o anelar

    Jomarf
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Obrigado, Caito, mas ainda estou com dúvidas.

    Considere esta partitura:

    e-------------5----
    B-------------5----
    G-------------5----
    D-------------5----
    A-------------3----
    E-------------5---

    Ela é parte da introdução da música Vida Vazia de Bruno e Marrone.
    Neste caso estou certo se :
    01) Tocar as cordas um, dois, três e quatro apertadas com o dedo 4 no quinto traste?
    02) Tocar a corda cinco (A) apertada com o dedo 1 no terceiro traste?
    03) Tocar a corda seis (E) apertada com o dedo 2 no quinto traste?
    Agradeço!

    akamus
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    partitura e tablatura são a mesma coisa?

    gerrah87
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    No acorde de sol maior(primeiro exemplo) e´ so vc com a palheta ou com o dedo começar na corda MI e arastar a palheta ou o dedo ate a corda Mizinha, normal, nada de +, so uma batida em todas as cordas ok!

    Emerson Guita
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    akamus
    Não.
    Tablatura é que o Jomarf colocou nos posts dele, e partitura são aqueles símbolos musicais que todo mundo conhece.

    caíto
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Jomarf
    é a única saída.
    porque isso aí é praticamente intocável.

    overtures shiva
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Jomarf
    Será q essa tab tá certa ? Tô me referindo a do Bruno e marrone .
    Já na outra vc pode tocar o dedo 1 pra sol, dedo 2 Si , dedo 3 ré, dedo 4 sol, e dedo 1 para o resto, tudo junto, é uma pestana . Ajudei ?

    sax
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: sax
    · votar


    ola pessoal sou claudionor toco sax alto a cinco anos quem tiver alguma duvida a respeito do instrumento pode entrar em contato comigo. gostaria de saber a respeito do trompete pois estou quereno tocar o mesmo sera que vai projudicar a embocadura do sax tem alguma coisa aver. meu imail claudionor78@yahoo.com.br ou claudionor78@bol.com.br tambem tenho partituras evangelicas com play back para sax alto.sax tenor.sax soprano e para isntrumentos em do. si. mi.

    billy ramone
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    sax

    ????????????

    billy ramone
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    sax

    voce deveria ter vindo aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/

    youfox
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: youfox
    · votar


    to com uma duvida que pode ser resolvida de qualquer jeito: partitura, tablatura ou ate mesmo por indicações de notas separadas(nesse ultimo caso teria que trabalhar pra encontrar em que local do braço da guitarra encaixaria com a musica)..

    a duvida eh a seguinte...Existe algum tipo de programa que consiga extrair as notas de uma melodia musical?

    ex:uma musica qlqr que eu queira fazer com a guitarra a parte do vocal
    (somente a melodia, claro.. =D)...

    A musica em questão é coração materno de vicente celestino tbm ja gravada por caetano veloso, caso alguma alma iluminada possa me ajudar com informações de programas de pc que façam isso ou metodos que eu tenha de estudar para conseguir fazer isso ou ate quem sabe, me enviando tal partitura da melodia caso ela exista...desde ja agradeço muito.

    EditaNDO:meu email: you_fox@hotmail.com

    Mega
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    youfox
    Cara, vc tem a harmonia da música? Tente achar usando as notas das tríades (ou tétrades), considerando é claro que vc saiba em que tom está e portanto a escala que irá usar. Dessa forma você melodiza o que quiser.

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    youfox
    não, isso que voce quer não existe. só tirando de ouvido, ou encontrando a cifra ou partitura em algum lugar.

    YpiOkA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Gente, sem querer ser chato e talz...
    Mas dá uma olhada na busca antes de abrir ou responder os tópicos...
    Com certeza no banco de dados do cifraclub tem essas explicaçoes, se for acumular tópicos só vao virando entulho. Dificultando sempre mais a nossa vida...

    Vai na busca e digita tablatura, ou então pega a apostila de violao que tem disponivel pra download... Se já tiver expirado até eu posso upar de novo...
    Vlw..

    youfox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    YpiOkA
    eu estaria criando entulho se abrisse um topico para minha duvida mas como pode ver eu simplesmente ja usei um outro encontrado pela Busca...muito obrigado por se preocupar com o nosso forum de musica.

    Mega
    Vlw pela resposta...estou tirando ela a partir de um audio muito antigo que possuo do vicente celestino, a parte das cifras ja consigui encontrar algo que quebra um galho...mas ao tentar usar uma escala to com dificuldades de encaixar num tom que fike legal...=/

    kiki
    pensei existir algo do tipo ja que afinadores trabalham com a frequencia, vlw por responder.


    se mais alguem puder colaborar na minha duvida indicando material que eu tenha que estudar pra ficar mais facil tirar eu agradeço.

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    youfox
    pensei existir algo do tipo ja que afinadores trabalham com a frequencia, vlw por responder.
    não dá, por que a música tem varios sons, dificulta muito o trabalho. é como tentar afinar com muito ruído externo, fica dificil.

    se mais alguem puder colaborar na minha duvida indicando material que eu tenha que estudar pra ficar mais facil tirar eu agradeço.
    bom, pra isso tem que treinar muito ouvido. aprenda muitas músicas (por cifra e tab mesmo) e paralelamente tente tirar músicas que pareçam faceis para voce.

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Jomarf

    Isso nada mais que um Sol maior com pestana na terceira casa.
    dedo 1 faz a pestana na terceira casa o 2 na 4 casa onde indicado 3 e 4 na quinta, e para tocar simples deslize seus dedos da mão direito sobre as cordas de cima para baixo. Se for tocar dedilhando você pega o dedão na 6ª corda e indicador na 3ª medio na 2ª e anelar na 1ª e manda ver.

    E tem mais o nome disso é tablatura e não partitura.

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: CarloPiccolo
    · votar


    Obrigado, Caito, mas ainda estou com dúvidas.

    Considere esta partitura:

    e-------------5----
    B-------------5----
    G-------------5----
    D-------------5----
    A-------------3----
    E-------------5---

    Ela é parte da introdução da música Vida Vazia de Bruno e Marrone.
    Neste caso estou certo se :
    01) Tocar as cordas um, dois, três e quatro apertadas com o dedo 4 no quinto traste?
    02) Tocar a corda cinco (A) apertada com o dedo 1 no terceiro traste?
    03) Tocar a corda seis (E) apertada com o dedo 2 no quinto traste?
    Agradeço!



    Qual a diferença se você fizer o seguinte?

    e---------5
    B---------5
    G---------5
    D---------5
    A---------0
    E---------8

    Praticamente nenhuma e simplifica seu acorde.

    Levando em consideração que fará uma pesta na 5ª cas da corda 1 a 4

    CarlosL33t
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    [quote]Considere esta partitura:

    e-------------5----
    B-------------5----
    G-------------5----
    D-------------5----
    A-------------3----
    E-------------5--- [/quote]

    Sem xance de tokar isso ai... num tem condição naum gente da uma olhada... eh meiu dificil... pq o certo seria fazer uma pestana na quinta casa soh... mais esse 3 ai naum encaixa gente... tah errado na minha opiniao...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tocar esta partitura?