Substituiçao de acordes

    Autor Mensagem
    tiaguigo
    Veterano
    # abr/05


    Pessoal, não agüento mais tocar músicas com os acordes mais simples possíveis. Gostaria de saber se existe alguma teoria q me ensinasse a substituir acordes mais simples por uns mais complexos em uma música.

    akamus
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    só vc me passar por exemplo a sequencia que quer introduzir outro acorde,que eu posso te dar umas idéias; é que eu só tenho uma apostila,mas está em papel que xeroquei de um colega'A Arte a Improvisação'


    vc lê partitura?

    tiaguigo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Não

    caíto
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    haha como quer se aprofundar se não lê nem partitura.
    se bem que se jacob compunha músicas tão fantásticas cheio de harmonias complexas sem ler, pra tudo se dá um jeito.

    mas o excencial é que se tenha um domínio de harmonia muito bom. pelo menos harmonia popular.

    caíto
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mas que estilo vc toca?

    Denfelix
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Denfelix
    · votar


    tiaguigo

    É o seguinte:

    Entendo perfeitamente a sua necessidade, pois é a mesma de vários alunos meus! Pelo q parece, vc toca com acordes básicos e quer incrementá-los, ñ é? Bom, a primeira coisa q vc deve estudar é o q chamamos de INTERVALOS. Já viu aqueles numerosinhos q aparecem ao lado da cifra? (ex.: A(9), G(7), D(4)...) Esses nºs indicam os intervalos a serem acrescentados nos acordes. Para isso, vc deve saber as notas no braço do violão, pelo menos até a 7ª casa!!! Depois de saber aplicar os intervalos na prática, estude inversão de acordes!!! Se vc, de repente, ñ tiver uma excelente técnica de mão direita, tenho certeza q com esses estudos aqui a sua musicalidade ao tocar vai crescer pelo menos 40%. Vc e todos vão notar a diferença!! Eu posso até te ajudar nesse estudo, mas ñ por aqui... Se quiser, anote meu MSN: denise_felix@hotmail.com

    Bye!!

    Eduardo J Santos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Dicionário de acordes De Almir Shediak

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    tiaguigo

    Pode pode substituir acordes por semelhança ou por função modal.

    O primeiro passo é conhecer as notas que formam o acorde e qual função ele exerce: tônica, dominante, sub-dominante, diminuto de passagem.

    Os acordes que exercem a função de tônica são os Iº, IIIº, VIº graus.

    Os que exercem a função de dominantes são o Vº e o VIIº graus.

    Os que exercem as funções de subdominantes são os: IIº e o IVº graus.

    Qualquer diminuto entre os graus pode ser considerado como diminuto de passagem.

    Os acordes dominantes são identificados por conter um ou mais trítonos (intervalo de 3 tons) na sua formação.

    O que ocorre por semelhança na formação por exemplo é pegar um acorde diminuto com sétima e pensar que a sua tônica é a terça maior de um outro acorde, este outro acorde seria então um X7(b9).

    Exemplo:

    Bdim7 e G7(b9)

    Bdim7 = B D F Ab

    G7(b9) = G B D F Ab

    Pensando que o acorde diminuto é simétrico, portanto temos num dim7 quatro acordes diminutos, teremos também quatro acordes dominantes --> X7

    Por função você pode subsituir um acorde de mesma função. Onde você usa o Iº, IIIº ou VIº, enfraquecendo ou fortalecendo a cadência.

    Por exemplo um C7M (Iº grau) pelo Em7 (IIIº grau):

    C = C, E, G, B

    Em7 = E, G, B, D

    O Em7 poderia ser uma inversão do acorde C7M com nona adicionada e a terça no baixo --> C7M(9)/E

    No caso de usar o Am7 (VIº grau) sobre C7M (Iº grau), o C7M seria uma inversão com uma 6a no baixo.


    Compare a semelhança dos acordes na sua formação e inversões. Observar os desenhos e compará-los é um bom começo pra enxergar subsituições.

    jose mauricio
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    e so variar c e uo do maior passa pro do com setima ate ficar bom

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    jose mauricio

    heimmmm?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    jose mauricio


    Receita do Bolo:

    Adicione sétimas até ficar bom hehehehe


    essa é do caráleo!!!!

    wernegher
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci

    ehehehehehe..... inédita..rssss

    rsh08
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    kkkkkkkkkkkkkkkkkk cheguei nesse tópico tão humildemente procurando no google um jeito de substituir acordes complicados por outros mais básicos... com uma singileza de alma, uma pureza no coração (rsrsrs) e já começo me assustando com "Pessoal, não agüento mais tocar músicas com os acordes mais simples possíveis", aí depois pra piorar eu vou passando os olhos pelo tópico e encontro um monte de ofensas do tipo "O que ocorre por semelhança na formação por exemplo é pegar um acorde diminuto com sétima e pensar que a sua tônica é a terça maior de um outro acorde, este outro acorde seria então um X7(b9)." Aí é dose!!!!!!!!!!! Deixa eu ir embora daqui, pois eu ainda toco musiquinhas do Legião que são basicamente uma batida pra todas e 3 míseros acordes!!!!!! U.u'

    Tô brincando gente, mas eu realmente tomei um susto com o conhecimento de música que vcs têm aki! oxi........ isso é japonês em braile pra mim!!!! Oo

    kurt hendrix
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    rsh08
    mas eu realmente tomei um susto com o conhecimento de música que vcs têm aki! oxi........ isso é japonês em braile pra mim!
    HAHAHAHAHHAHA! RI PRA CARAMBA!

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    Tô brincando gente, mas eu realmente tomei um susto com o conhecimento de música que vcs têm aki! oxi........ isso é japonês em braile pra mim!!!! Oo
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    mas não é pra menos, tem muita gente fera aqui.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    rsh08

    Desculpe-me se eu te ofendi (???)

    O que eu disse por "intervalos" você pode aplicar até de uma forma intuitiva, observando os desenhos dos acordes e encontrando semelhanças. É sempre que se pode usar este tipo de substituição? Não! Por outro lado você pode experimentar e se ficar bom, por que não usar?

    O que eu entendi que você quer é aprender como utilizar acordes mais "complexos" do que meros acordes maiores e menores. Aí é outro assunto, e é bom estudar a formação das tétrades. De certa forma, isso depende da "análise dos intervalos".

    rsh08
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Vocês aí rindo da desgraça alheia... tsc tsc tsc (rsrs)

    Mas então LeandroP, não sei se você chegou ao mesmo denominador que eu, mas vou tentar te dar uma ideia da minha realidade: eu tenho a mão bem pequena e por conta disso não consigo fazer muitos acordes que vejo por aí. Para você ter noção, da base da minha mão até o topo do meu dedo do meio são 16,5 cm apenas (segundo a lenda, se eu fosse homem estaria numa bela enrascada.. se é que me entende! kkk). Contudo, de teimosa que sou, acho que um dia eu terei até um pouco de destreza com a viola... Um dia minha teimosia vai superar minha total falta de talento (assim espero =P )

    De qualquer forma obrigada de novo! =)

    flavio guitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    tiaguigo
    cARA, Legal seu interesse ... a maioria dos caras ia pedir para ensinar como adquirir velocidade, fritação e blá blá blá ... mas partiu para o caminho muito bom mesmo ...

    Olha, tem um livro chamado Harmonia e Improvisação do Almir Chediak é excelente não só pra isso que vc falou mas para várias outras coisas ...

    Compra ele bixo ... depois que vc entrar neste mundo, nunca mais você vai querer sair ...

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    rsh08

    Então troque de violão porque não está te fazendo bem. Veja só que coisa, eu comprei um violão de aço tipo folk e o braço era quase tão fino quanto o da minha guitarra strato, e eu não conseguia executar os acordes como estava acostumado no violão tradicional e meus dedos encavalavam-se um no outro. Troquei por um violão com o braço mais largo e já não duvido tanto da minha capacidade. Quero dizer com isso que o instrumento inadequado pode te limitar, e muito pior, você achar que o problema é com você.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Substituiçao de acordes