Para iniciantes: com palheta ou sem palheta?

Autor Mensagem
Christina Amaral
Veterano
# mar/05


Eu sei q tem vários tópicos sobre palheta, mas nenhum respondeu a minha pergunta...
Quero saber se para aprender a tocar violão eh melhor com palheta ou sem palheta....
E qual tipo de palheta usar...

Valeu....

Marcs
Veterano
# mar/05
· votar


Depende mto da música, eu gosto de tocar com palheta para fazer solos, mas c voce for tocar MPB, naum te como vc tocar com palheta, mas c for tocar aquelas músicas só com power chords usa a palheta.

E o tipo de palheta vai de vc, a que vc c sentir melhor vc usa.

Botelho
Veterano
# mar/05
· votar


Quero saber se para aprender a tocar violão eh melhor com palheta ou sem palheta....


Melhor mesmo é aprender com os dois.
Peça pro seu professor te passar exercícios de palhetadas (alternada, sweep, chicken p., etc) e de dedilhados.

Acostume-se a usar os dois desde o começo, senão depois você apanha pra aprender.

Denfelix
Veterano
# mar/05
· votar


Oi, Christina!!! Td bem?!

Olha, eu estudo violão a 9 anos e dou aulas a 6 anos. Como professora, posso te dizer que como vc vai aprender agora (pelo q deu a entender), prefira o uso sem a palheta - A PRINCÍPIO. Pq? Pq sem a palheta, vc trabalhará bem a técnica dos dedos que é o "cartão-postal" de um bom violonista. Vc deve saber que deverá estudar em um violão de cordas de nylon e esse tipo de violão é um intrumento dedilhao. Então, nada mais lógico do que começar com os dedos, trabalhando a desenvoltura da mão direita, certo? Mas, depois de exercitar e desenvolvê-la, vc e seu professor irão saber a hr certa de passar para o estudo utilizando um violão de cordas de aço. Esse, sim, DEVERÁ ser feito utilizando a palheta.
Se vc seguir esse meu conselho, vc terá uma grande possibilidade de se tornar uma grande violonista, pois os seus conhecimentos técnicos serão amplos, no que diz respeito a mão direita e não será mais uma violonista q só sabe tocar com batidas, coisa mto vista por aí a fora!
Espero ter ajudado! Vai fundo!

baruch_kata
Veterano
# mar/05
· votar


Denfelix
Falou tudo!

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05 · Editado por: SoldierOfFear
· votar


Christina Amaral
Sem.

Christina Amaral
Veterano
# mar/05
· votar


Marcs
Botelho
Denfelix
baruch_kata
SoldierOfFear
Ah, blz....
Obrigada...

Denfelix
Veterano
# mar/05
· votar


Se quiser saber mais dicas sobre outras coisas relacionados a violão, pode me procurar. Meu MSN é denise_felix@hotmail.com

Christina Amaral
Veterano
# mar/05
· votar


Denfelix
Ah, blz.....jah t adicionei....
Obrigada....

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Christina Amaral
Violão erudito se toca sem palheta.

Violão popular também, mas hoje em dia muitas músicas de bandas de guitarristas que tocam guitarra [note a diferença] são tocadas com palheta, então virou mania.

Christina Amaral
Veterano
# mar/05
· votar


maggie
Hmmm....
Obrigada...

spy2k
Veterano
# mar/05
· votar


eu comecei aprendendo sem palheta...
o negócio é q nem falaram aí em cima, aprenda dos dois jeitos.

toque com palheta, sem palheta e com palheta e dedos (chickin´ picking).

eu sou muito adepto de naum usar palheta de vez em quando jogo ela longe, sei lah, o groove fica melhor sem ela...

Hyllop
Veterano
# mar/05
· votar


Gosto de tocar sem palhetas. Desde o começo, sempre gostei mais do som sem a palheta. Parece q com a palheta o som fica mais agressivo.
Pra começar eh melhor sem a palheta.
Esta eh a resposta . SEEEEEMMMMMM!!!

Christina Amaral
Veterano
# mar/05
· votar


Hyllop
spy2k
Hmmm....
Obrigada...


Moacir Zancopé JR
Veterano
# mar/05
· votar


se for tocar sem paleta em um violão cordas de nylon deixe a unha da mão direita crescer um pouco pra dar mais brilho ao som.valeu

Christina Amaral
Veterano
# mar/05
· votar


Moacir Zancopé JR
Para as cordas de aço vale deixar as unhas crescerem tbm?

edlorena
Veterano
# mar/05
· votar


Christina Amaral
depende do seu gosto...
tipo
se vc achar melhor com a palheta.... toque com palheta
agora se vc gostar mais de tocar sem palheta nao toque ueh...
mas que tocar sem palheta é melhor isso sem duvidas... a nao ser no caso de solos
abraços!!!!!

Christina Amaral
Veterano
# mar/05
· votar


edlorena
Obrigada....

Apocalipse_Knight
Veterano
# jul/05
· votar


Christina Amaral
sem palheta! palheta desacostuma o dedilhado, se vc quiser usar ela, treine bastante com os dedos, eu fui so com a palheta e fiquei com os dedo mole

ateobaldo
Veterano
# jul/05
· votar


violão é sem palheta:pois violão se toca com a alma,é com guitarra q toca com palheta(minha opinião).

has4
Veterano
# mar/06 · Editado por: has4
· votar


Tenho tentado com palheta, mas sinto dificuldades já que estou acostumado a tocar sem e sei que perco na velocidade em alguns estilos de solar... acostumei a solar e depois dedilhar (sem usar palheta) acho que dedilhar com palheta é bastante complicado, principalmente as técnicas para segurá-la enquanto dedilho... penso que não conseguirei reaprender o que já faço há muito.

Certos sons e estilos, só com a palheta mesmo, e me faz falta trabalhar estes estilos também!

ENFIM, comigo, a questão não é dúvida, pois o instrumentista deve dominar técnicas embora tenha que ter um estilo própio... então, no meu caso, o problema é reaprender mesmo!

HAS BAND

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


sweep, chicken p.
Avançado demais... pega a alternada, salto de cordas, arpejos, essas coisas

Violão erudito se toca sem palheta.
Não obrigatóriamente, se a pessoa não tem um bordão forte, ela pode usar dedeira ou palheta, tocando com o médio, anular e mindinho

Não tem regra obrigatória, gosto de tocar das duas formas e não vejo problema algum, comecei aprendendo os 2 juntos, então pra mim tá normal

ilzo fuzaro
Veterano
# mar/06
· votar


Violonistas não usam palheta! Eu pelo menos nunca vi um violonista de verdade usando este recurso.

Christina Amaral
Veterano
# mar/06
· votar


Esse saiu do fundo do baú... heheh...


Mas valeu pessoal... Agora não faço mais aula de violão, mas as dicas me ajudaram bastante na época... =]

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


Violonistas não usam palheta! Eu pelo menos nunca vi um violonista de verdade usando este recurso.
Pessoal das antigas não... mas agora com todos estudando guitarra e afins, é palheta a todo momento

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Use os dedos. Pra quê um iniciante vai usar palheta no violão, pra fritar???

Use os dedos PIMA pra dedidlhar e IM pra solar, lembrando que, iniciante não sola... sem preconceito.

Fante
Veterano
# mar/06
· votar


p começa a toca eh melhor aprende sem palheta

.:Anonimato:.
Veterano
# mar/06
· votar


definitivamente sem...

além do que já foi dito sobre desenvolver os dedos, é muito mais syle para violonistas

depois vc começa a pegar com...

é bom que vc aprenda a realizar todas as batidas possíveis com ou sem palheta, ah e não se esqueça de no caso de usar a mão, usar todos os dedos e não um só conforme muitos fazem, a razão: fica feio!

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


Eu desaprendi a tocar sem palheta, perco a sensibilidade tocando assim.

É engraçado mas o meu fraseado fica muito mais criativo sem palheta, principalmente na parte rítmica.

viciadomusic
Veterano
# mar/06
· votar


Na verdade o violão é um instrumento para dedilhados e é bom vc ñ ficar dependente da Palheta saiba tocar com os dois

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para iniciantes: com palheta ou sem palheta?