Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Teoria e Exercícios para Violão Popular e Clássico (Definitivo)

Autor Mensagem
The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05


Pessoal,

Estou abrindo este tópico para auxiliar aqueles que estão estudando violão popular ou clássico.
Vou postar uma parte teórica e, em seguida, algum exercício relacionado a aquilo.

Bom, para começar:

CAMPO HARMÔNICO
Campo Harmônico é a seqüência de acordes compatíveis harmônicamente dentro de um tom.

Bom, existe o CH maior, que se trata do modo jônio, e o CH menor, que se trata do modo éoleo, que será o sexto grau do modo jônio.

As progressões harmônicas maiores seguirão a lógica:

Tônica - 2Maior - 3 Maior - 4Justa - 5Justa - 6 Maior - 7 Maior

C ------- D ------- E ----------F -------G ---------A--------B

Bom, CDEFGAB são somente as notas que formam a escala jônia de Dó.
No entanto, o Campo Harmônico é derivado deste modo, tendo acordes maiores e menores.
Partindo a tônica, a seqüência maior/menor será:

1º GRAU (MAIOR) - C
2º GRAU (MENOR) - Dm
3º GRAU (MENOR) - Em
4º GRAU (MAIOR) - F
5º GRAU (MAIOR) - G
6º GRAU (MENOR) - Am
7º GRAU (MENOR) - Bm

O sétimo grau (Bm), irá conter um F#, o que vai fazer com que a música caia no modo Lídio. Assim sendo, para ter um acorde totalmente dentro do tom jônio de C, é usualmente utilizado o acorde de Bm7 (b5), também conhecido como Meio-Diminuto.

Agora, seguem as formações dos campos harmônicos nos tons maiores:

1º - 2º - 3º 4º 5º 6º 7º 8º
C -- Dm -- Em -- F -- G -- Am -- Bm -- C
D -- Em -- F#m- G -- A -- Bm -- C#m - D
E -- F#m- G#m - A - B -- C#m - D#m - E
F -- Gm -- Am - Bb - C - Dm - Em - F
G -- Am - Bm - C - D - Em - F#m - G
A -- Bm - C#m - D - E - F#m - G#m - A
B -- C#m - D#m - E - F# -G#m - A#m - B

gabert
Veterano
# fev/05
· votar


The Blue Special Guitar, o sétimo grau do campo harmônico é um acorde diminuto e não menor...

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Agora, um exercício bem simples a respeito do que postei acima:

Cadenciando acordes:

Dentro de qualquer tom:

Pegue 3 graus do CH e cadencie os acordes:

Exemplo:

2º grau --> 1º grau --> 6ª Grau

1º grau --> 7º Grau --> 4º grau - 5º Grau (7) --> 1º Grau

Alguns graus do CH tem uma determinada função.
Vale você reparar que o 5º Grau com 7º dá uma abertura na música, que pode ser usada para finalizá-la (caso você passe do 5ºgrau(7) para o 1º grau) ou para mudar a textura da música, quando você passa do 5º Grau(7) para o segundo grau.

Exemplo:

Finalizar: 2º Grau --> 5º Grau (7) --> 1º Grau

Dau uma "abertura" na música: 1º grau --> 2º Grau --> 5º Grau (7)

Continuidade (com uma mudança na textura) : 1º Grau --> 5º Grau (7) --> 2º Grau --> 1º Grau

Uma finalização um pouco mais complexa, que deixa a música meio "por acabar": 5º Grau (7) --> 2º Grau --> 1º Grau --> 1º Grau Menor --> 5º Grau (7)

Por exemplo:
Em Dó maior: G7 - Dm - C - Cm - G7


Bom, é iso aí!

Conforme for possível vou postando mais.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


gabert
Pois é. Se for menor acaba caindo no modo Lídio.
Por exemplo:

Bm --> B D F# --> Dentro de Dó o F# lembra o modo Lídio.
Bm (meio-dim) - B D F - Agora sim, dentro do modo jônio de dó.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Vale lembrar que, naquilo que postei acima:

O 1º grau é a tônica
O 2º Grau é a subdominante
O 5º Grau (7) é a dominante

lvbox
Veterano
# fev/05
· votar


Up!! tópico de extrema importância

Bela iniciativa The Blue Special Guitar!

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Bom, agora vamos parar de falar do modo maior (jônio) e vamos para o menor.
O modo menor (eóleo) se origina do sexto grau do modo maior (Jônio).

Portanto, em Dó maior:

C Dm Em F G Am Bm7(b5) C --> Sexto grau de Dó maior = Lá menor

Importante: O SEXTO GRAU DO MODO JÔNIO SERÁ RELATIVO À TÔNICA (1º grau).
LOGO, O SEXTO GRAU DO TOM POSSUIRÁ A MESMA FORMAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU.


Bom, o tom relativo de Dó maior é Lá menor. Logo, ambos são formados pelas mesmas notas.
Vejam só:

Modo Jônio de Dó Maior: C D E F G A B C
Modo Jônio de LÁ MAIOR: A B C# D E F# G# A
Modo EÓLIO de LÁ MENOR: A B C D E F G A

Bom, analisando isso aí, vemos que o MODO EÓLEO torna BEMOL o 3º, o 6º e o 7º graus da escala natural.
Como o terceira grau é "Bemolizado", o tom passa a ser menor.

Já que Lá Menor é formado pelas mesmas notas de Dó maior, estes tons serão relativos entre si, gerando escalas compatíveis e campos harmônicos idênticos.

Vejam os outros tons e os seus relativos:
C --> Am
D --> Bm
E --> C#m
F --> Dm
G --> Em
A --> F#m
B --> G#m

Então, jamais se esqueçam disso pois é de fundamental importância:

O SEXTO GRAU DO MODO JÔNIO SERÁ RELATIVO AO PRIMEIRO GRAU DESTE MESMO MODO.

e

TODO TOM MAIOR POSSUI RELATIVO MENOR E VICE-VERSA.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Agora vejam como fica a formação do CAMPO HARMôNICO MENOR:

Na coluna superior está a "Lei de Formação" do modo éoleo e na inferior está a seqüência dos acordes (maior, menor, diminuto, etc)

TÔNICA - 2º Maior - 3ªMenor - 4º Justa - 5ª Justa - 6ª Menor - 7ªMenor
(menor) (meio-dim) (maior) (menor) (menor) (maior) (maior )+7]A B C D E F G
B C# D E F# G A
C# D# E F# G# A B
D E F G A Bb C
E F# G A B C D
F# G# A B C# D E
G# A# B C# D# E F#

O CH fica assim:

Am B(meio-dim) C Dm Em F G(7) Am , sucessivamente para os outros tons.


O tom relativo no modo eóleo é o terceiro grau.
Por exemplo, o terceiro grau de Lá Menor é Dó Maior.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Putz, a tabelinha saiu desalinhada, mas dá pra entender.
Qualquer dúvida ou correção, postem aí...

urgel
Veterano
# ago/05
· votar


E aí, pessoal? Sô novo aqui. Também estou tentando aprender violão clássico. Tem alguma coisa mais específica

fred_d_rocker
Veterano
# ago/05
· votar


boa iniciativa kra, continue assim.

urgel
Veterano
# ago/05
· votar


gostaria de aprender violão clássico. Acho muito bonito, mas a grana anda meio curta então gostaria que vcs me indicassem um material na internet (gratuito de preferência). Será que tem?

forzille
Veterano
# jan/06
· votar


Para iniciante isso não faz muito sentido , me interessei bastante pelo que vocês falaram, mas tá um pouco dinamico demais...não entendi muito...não daria pra simplifica um pouco? Ou indicar um lugar onde tem tudo isso bem explicadinho?

Diego171
Veterano
# jun/07
· votar


boa tarde!
comprei um violão 7 cordas rozini ''estudante'' para aprender a tocar pois sempre tive esse sonho...!
no momento estou estudando ''escalas'' tipo assim

C-D-E-F-G-A-B-C

E TAMBEM ESTOU DECORANDO O BRAÇO DO VIOLÃO...

sera q estou no caminho certo????

Luiz Loki
Veterano
# abr/09
· votar


Eu toco faz 6 meses e estou tentando aprender escalas!
Estou no caminho certo? porque acho esse negócio de escala um pouco complicado! Eu não tenho Aula, aprendi tudo pela internet!
Me indiquem alguma coisa para alguem que toca 6 meses, por favor! Obrigado ^^

crisão
Veterano
# mar/10
· votar


The Blue Special Guitar

Cara, para mim que conheço ficou bem claro, não sei se os novatos estão entendendo, mas parabéns pela iniciativa

dom de Deus
Veterano
# mar/10
· votar


isso vale apena resucita .
vou dar uma lida com paciencia amanhã!

luquinhas12
Veterano
# mar/10
· votar


up e up :P

dom de Deus
Veterano
# mar/10
· votar


eu Queria a ajuda de alguem em duas escala do campo harmonico:

escala de F#m

F#m ,G#m, A, Bm, C#, D, Fdim ou E#dim, F

no sétimo grau tem um E#dim ou Fdim isso é correto?.



escala de E#dim também aparece um sustinido isso é correto?
Ebm, E#dim, F#, G#m, Bb, B , Ddim, EBm

quem souber dá uma mão .

ClarkCleyton
Veterano
# jan/12
· votar


dom de Deus...
na verdade, a escala de F#m é relativa à d A, então as notas serão as mesmas, porém em outra disposição, como o "The Blue Special Guitar" flw acima...

F#m G#° A Bm C#m D E F#m

Mas realmente há escalas em q encontraremos o E#, bem como o B# e, consequentemente, Fb e Cb tb...
Serão essas escalas maiores e tb seus relativos menores (VI grau):

C# D#m E#m F# G# A#m B#° C#
D# E#m F##m G# A# B#m C##° D#
F# G#m A#m B C# D#m E#° F#
G# A#m B#m C# D# E#m F##° G#
A# B#m C##m D# E# F##m G##° A#

Como vc pode observar, existem até mesmo notas q chamamos "dobrado sustenido" ##, haverá tb os "dobrados bemóis". Mas issu não passa d uma forma q foi criada para melhorar a "estética" das escalas, pois assim não haverá escalas c/ notas repetidas e nem c/ notas "faltando", por exemplo:

D# E#m F##m G# A# B#m C##° D#
ao invés de
D# Fm Gm G# A# Cm D° D#

Pra testar se vc entendeu, tente fazer as escalas dos bemóis, pra descobrir onde ficam Fb, Cb, Fbb e Cbb...
Espero ter ajudado...
Qualquer dúvida, posta ae...

Rick Rock
Veterano
# jan/12
· votar


ClarkCleyton

Esse tópico é bem antiguinho, mas o dom de Deus ainda participa, ele ta sempre por aqui.

Abraço e obrigado por adicionar mais conteúdo ;-)

dom de Deus
Veterano
# jan/12
· votar


Rick Rock

ó eu na area., bom a gente nunca sabe de tudo né.


ClarkCleyton

então obrigado pela ajuda esse assunto de duas notas com o mesmo nome não se pode ter na escala isso eu tinha entendido. Mais tenho outra dúvida sobre escala se poder ajudar obrigado.


mais uma dúvida;

da escala maior natural universal sai as demais a partir do 5 grau que é o sol da de sol sai a de ré que é 5 grau de sol.
então as escala Maior são tirada a partir do 5 grau.

e as menores tirado de qual grau? tenho um pograma aqui com com a camp harmonico e analizando o cmp harmonico menor percebi que do 6 grau para o 7 a distãncia entre eles é de 1 tom e meio caramba é longe, então é assim mesmo?

um exemplo do 6 grau para o 7 comforme o pograma ta assim
camp h de Am 6 grau é F o próximo o 7 G#dim

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Teoria e Exercícios para Violão Popular e Clássico (Definitivo)

289.606 tópicos 7.555.307 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital