Dúvidas sobre v.clássico

Autor Mensagem
Leandro Yoshida
Veterano
# fev/05


É o seguinte. Aprendi partitura e praticamante aprendi muita coisa de Violão Clássico por conta própria. Agora retornei a fazer aula.
Minha preocupação é a interpretação. Quando devo usar ou não o toque com apoio.? Se posso ralentar ou acentuar mesmo que não esteja determinado na partitura. ?E se a diferenciação de ataque, para varirar timbre é mesmo tão usado assim.

Meu prof quase nem exige muito isso de mim e estou ficando preocupado.
Estou ultimamente estudando um livro do Tárrega e terminando o livro : Peças para o segundo ano de Isaías Sávio. Estou praticando com bons materiais ?Alguém tem algum livro bom, ou um cusro bom, para me indicar? e quando vou descobrir se levo ou não jeito pra coisa, já q violão Clássco "Erudito" é tão refinado?

anonimo_83
Veterano
# fev/05
· votar


Leandro Yoshida
Meu querido amigo, vc começou aprender violao classico sozinho!? Seu professor nao exige muito de vc!? Entao nao tem algo errado, está tudo errado com certeza, vc tem certeza de q esse professor sabe o q tá fazendo!? nao sei nao hein!!!! esses livros q vc falou nao sao mais usados, apenas por professores desatualizados q pararam no tempo a uns 50 anos atras! é Triste mais é verdade, mas pra ter mesmo uma definição de qual o nível do seu problema, só olhando mesmo!

De onde vc é!?

Minha preocupação é a interpretação. Quando devo usar ou não o toque com apoio.? Se posso ralentar ou acentuar mesmo que não esteja determinado na partitura. ?E se a diferenciação de ataque, para varirar timbre é mesmo tão usado assim.
Vc deve estar perdidinho mesmo mas vamos lá!
1- vc nao pode dar efeitos de ralentando ou acentuando assim do nada, vc precisa saber o pq está fazendo isso para nao parecer ingenuo ao tocar violao, certos detalhes sao muito importantes, tudo é indicado pela partitura, até mesmo uma acentuação de frase diferente, o problema é q se nao vem explicitamente indicado a maioria nao ve! heheheh!
Sobre a diferenciação de ataque... sim é muito usado, mas calma lá, nao sabemos em que nivel vc se encontra e muito menos o nivel do seu professor. o toque com apoio já é outro caso q costuma ser muito expecífico, não tem uma regra para quando deve usar ou quando nao deve usar, é como eu falei (escrevi) depende de cada caso!

Sobre sua vocação ao violao classico, hehehe, nao se preocupe, so o fato de vc estar se interessando já é um bom sinal de vocação, so nao deixe que mals professores te desanimem ok!?

Abraços!

Leandro Yoshida
Veterano
# fev/05
· votar


Entao nao tem algo errado, está tudo errado com certeza, vc tem certeza de q esse professor sabe o q tá fazendo!? nao sei nao hein!!!! esses livros q vc falou nao sao mais usados, apenas por professores desatualizados q pararam no tempo a uns 50 anos atras! é Triste mais é verdade, mas pra ter mesmo uma definição de qual o nível do seu problema, só olhando mesmo!

Valeu pela resposta.

É o que eu já suspeitava. Só não sabia que os métodos eram tão desatualizados assim. Vc pode dizer quais são os mais utilizados ultimamente?
Agora fiquei preocupado. Pensei que estava no caminho. O que posso fazer então ? Vou pesquisar mais.

anonimo_83
Veterano
# fev/05
· votar


Leandro Yoshida
cara o melhor a se seguir é o metodo iniciação ao violao do henrique pinto volume 1 e volume 2, depois etm o curso progressivo de violao do henrique pinto tb (so nao é tao progressivo assim) mas é o melhor a se seguir. Mas nao se iluda, sem um professor qualificado nao vai adiantar nada!

Desculpe a franquesa!

Abraços

Leandro Yoshida
Veterano
# fev/05
· votar


cara o melhor a se seguir é o metodo iniciação ao violao do henrique pinto volume 1 e volume 2, depois etm o curso progressivo de violao do henrique pinto tb (so nao é tao progressivo assim) mas é o melhor a se seguir. Mas nao se iluda, sem um professor qualificado nao vai adiantar nada!

Desculpe a franquesa!

Abraços


Obrigado pela resposta de novo.
Bem, o Henrique Pinto eu terminei o primeiro. De iniciação ao Violão. O segundo já dei uma olhada e consigo tirar muitas quase q a primeira vista.
Vou dar uma olhada nos livros que vc indicou. Professores novos.
eu gosto muito de V.Clássico e quero ser bom.. ou tentar ser..
Valeu de novo..

Starbolt
Veterano
# fev/05
· votar


Leandro, pode me dar seu MSN ou ICQ?

Leandro Yoshida
Veterano
# fev/05
· votar


Leandro, pode me dar seu MSN ou ICQ?

Posso passar meu Messenger, yyoshida1@hotmail.com

Qualquer ajuda é uma benção .

odair
Veterano
# fev/05
· votar


me ajudem queria saber mais sobre ritmos pode ser de axé a heav metal

Danilo Amaral
Veterano
# fev/05
· votar


Leandro que tal estudar o op. 60 de Mateu Carcassi, pois estava tocando quase todo repertorio de Villa-Lobos e Paulo Pedrassoli me fes retornar em carcassi.

anonimo_83
Veterano
# fev/05
· votar


Danilo Amaral
Boa dica cara! O caso de vc Achar que estava ocando o repertorio do villa quase inteiro acontece com frequencia, o fato é q vc nao estava tocando na verdade, entao O grande Pedrassoli mandou vc retornarnos carcassis para desenvolver melhor sua base tecnica!
Repito, foi uma ótima dica, mas sem professor nao adianta!

Abraços!

Babino Júnior
Veterano
# fev/05
· votar


Não é Amaral?

Marcos Anselmo
Veterano
# abr/05
· votar


Estou frequentando aula de violão clássico.

Mas gostaria também de praticar método para guitarra flamenca.

Por gentileza, alguém poderia me fornecer informações a respeito? Não consigo encontrar nada para principiantes para este método.

Muito agradecido.

foreverman
Veterano
# abr/05
· votar


Galera eu sou amador mas to curtindo tirar uns chorinhos e tentando a primeira peça do villa lobos na suíte popular brasileira. Tenho gravações do Turíbio Santos que achei legais. Vcs poderiam sugerir algum outro intérprete que também toque villa lobos pra eu poder comparar?? num dos cds do Turíbio ele toca a catedral do augustin barrios . Vcs conhecem outra gravação legal dessa peça ???

caiomeira
Veterano
# abr/05 · Editado por: caiomeira
· votar


foreverman
toca a catedral do augustin barrios . Vcs conhecem outra gravação legal dessa peça ???

http://www.kennedy-center.org/programs/millennium/artist_detail.cfm?ar tist_id=BERTAROJAS
No link acima, do Kennedy Center, tem o vídeo da Berta Rojas tocando várias coisas do Barrios, inclusive Catedral (por volta do minuto 26). Ela toca também Villa-Lobos e no fim tem uma versão bacana de "Eu sei que vou te amar". Acho que o violão dela é um pouquinho sujo, mas não deixa de ser bonito.

foreverman
Veterano
# abr/05
· votar


valeu a dica !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como conheço poucos violonistas só tenho gravações do turíbio e do rafael rabello e um cd de choros em que tem alguns outros caras mas nada de fenomenal, acho que é bambas do violão.

foreverman
Veterano
# abr/05
· votar


Voces acham que o turíbioainda é o melhor intérprete de villa lobos ou estou totalmente equivocado ????

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


foreverman
ESTÁ EQUIVOCADO, acho sinceramente, que o turibio nunca foi o melhor interprete, mas seu merito foi somente ter sido o primeiro a gravar toda obra Villa-lobiana para violao solo

EXISTE ATUALMENTE DOIS MAIORES INTERPRETES DE VILLA LOBOS
que so diferem no que diz respeito as parituras que usaram pra suas gravações, portanto tanto um quanto o outro sao incomparáveis!

1º é o violonista FABIO ZANON, qual gravou a obra de villa lobos atravez dos manuscritos do proprio villa assim como o Turibio, mas a diferença dos dois tocando é brutal! heheh INCOMPARÁVEL!

2º é o Paulo PEdrassoli, qual gravou a obra atravez das partituras publicadas pela Max Esching (nao lembro se é assim que escreve o nome da editora!), esse tb é muito fiel as partituras!

Existem outras boas gravações tb, mas nenhuma outra chega perto dessas duas!

foreverman
Veterano
# abr/05
· votar


e onde eu acho essas gravações tão boas ?????????

Com certeza a medida que o tempo passa aparece novos virtuosos, mas acredito que o turíbio é um grande violonista e merece nosso respeito, acho o som dele muito limpo apesar de não achar tão veloz quanto outros que já ouvi. eu ouvi o concerto da berta rojas, mas não gostei tanto da catedral tocada por ela quanto a gravação do turíbio que tenho, talvez por ser ao vivo algumas partes tenham saído sujas sem aparecer as notas e uma interpretação um pouco reta em outras. vinicius de Morais no final tá muito legal, uma bela homenagem. Muito legal também as explicações dela durante o concerto. Não sabia que o augustin barrios morreu em Salvador.

muito show esses concertos. Aquela davi dovic é uma gatinha e toca super bem

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


foreverman
bem é ANA VIDOVIC !!!!

Eu particularmente nao gosto muito de ouvir o turibio tocando, acho muito estralado. Vi varias coisas dele, inclusive tenho alguns cds mas realmente nao é tudo aquilo que o intitulam nao!

Procure essas gravações com os proprios violonistas, ou na Amazon, nas lojas eu nunca vi pra vender! hehee!

evitaerc
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER

Bom, esta de "O MAIOR INTERPRETE" é completamente sucetível de opinião, simplificar interpretações artísticas a uma mera comparação de um ranking é no mínimo impreciso. Ao meu ver existem vários bons interpretes de villa (todos que eu conheço brasileiros) dizer quem dentre esta nata de musicos é o melhor fica difícil... Na minha opinião o turíbio não faz parte desta nata... Gosto muito da interpretação dos abreu e dos assad tambem.

foreverman
Veterano
# abr/05
· votar


o cd do fabio zanon na amazon tá mais de 80 dólares hehhehehehehe

um absurdo de caro

só tem 5 estrelas pra ele la

o cara deve ser monstro

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05 · Editado por: HANS NEUSIDLER
· votar


evitaerc
Desculpe mas nesse caso nao é Sucetível nao!
Claro que o Preludio 1 e o Estudo 1 gravado pelo SAUDOSO EDUARDO ABREU, são a OBRA PRIMA dessas duas peças mas ele nao chegou a gravar tudo!
Ja os Assad tocam muito, mas vai ter erro de leitura assim la adiante, por exemplo onde se diz "poco meno" na partitura eles tocam mais rapido, a mazurka, peça de caracteristica ternária de andamento lento eles fazem no ralo, logo isso nao os torna bons interpretes de villa lobos (FANTÁSTICOS VIOLONISTAS) mas melhor interprete é melhor interprete, nao melhor violonista e isso nao é sucetível! hehhehehehe!


foreverman
SIM ELE É UM MONSTRO TOCANDO! HEHEHEHHE
Vale a pena pagar os 80 dolares, mas se vc conseguir falar com ele, com certeza vai sair no maximo 80 reais! heheheh!

foreverman
Veterano
# abr/05
· votar


Esse cara tem site ????????????

80 dolares sai caro demais pra mim. De repente era melhor escrever pro cara e conseguir esse cd.
Ele tem algum outro ??

Eu andei vendo alguns daqueles videos que postaram num outro tópico e posso estar enganado, não vi niguem tao absurdo assim que toque mais que os nossos brazucas do violão.

caíto
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER
fabio zonan é de onde?

evitaerc
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER

Continuo discordando de ti, interpretação depende de técnica e de sentimento, se qualidade artistica fosse medida por regras e respeito a estipulações o curso de musica faria parte do departamento de matemática. Se tratando de uma arte, qualidade não pode ser medida por regras, a qualidade é completamente sucetível ao gosto do ouvinte, sempre.

evitaerc
Veterano
# abr/05
· votar


HANS NEUSIDLER

Fico irritado com aqueles que tentar transfomar a musica em uma ciência, ainda bem que ela não tem nada de ciência, existem alguns artificios "tecnologicos" que ajudam o musico (como a teoria musical), porem eles sempre estão e estarão, na boa musica, renegados a um segundo plano.

caíto
Veterano
# abr/05
· votar


muito bom

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


evitaerc
a MUSICA E UMA CIENCIA!
a musica popular é que nao é!

FABIO ZANON é BRASILEIRO!!!!

Quem quiser o cd pode entrar em contato com o proprio atraves do forum:
http://www.forumnow.com.br/vip/topicos.asp?forum=26122&grupodiscussao= 74032

HANS NEUSIDLER
Veterano
# abr/05
· votar


evitaerc

sempre estão e estarão, na boa musica, renegados a um segundo plano

Realmente né! BEETHOVEN, BACH, SHOEMBERG, STRAVINSK, VILLA LOBOS, TOM JOBIM (VIU! ATÉ MESMO POPULAR), MOZART, HAENDEL, SHUBERT, SHUMAN, GRIEG, E ETC ETC ETC

Sao segundo plano pq sempre pensaram na musica como se devia pensar e nao como primatas tentando fazer fogo e emitindo ruidos sonoros chamando-os de musica! Isso seria o seu primeiro plano! ou talvez a sua concepção de musica boa! hehehehehehe

caiomeira
Veterano
# abr/05 · Editado por: caiomeira
· votar


HANS NEUSIDLER

amigo, a separação entre o que é arte e o que é ciência é uma coisa clássica. Qualquer bom dicionário vai definir arte por oposição à ciência. Música, por definição, é arte e não ciência. Ciência tem a ver com o conhecimento, com conceitos, com teorias, terreno bem diferente daquele em que se desenvolve a arte, e isso desde os gregos. A música não é uma ciência, simplesmente porque a música não se resume a um corpo conceitual, embora tenha um. Só para dar um exemplo, vc pode ter várias interpretações "corretas" de uma mesma música, erudita ou popular, enquanto a ciência procura eliminar toda interpretação, senão não alcancaria os resultados que pretende alcançar. Uma coisa até pode se relacionar com a outra, a arte ajuda a ciência e a ciência ajuda a arte, mas se mantêm como coisas diferentes. Se vc coloca uma partitura numa máquina, ela executa o que ali está escrito e indicado, mas o resultado é a ciência: como não há interpretação, não há sensibilidade, não há arte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre v.clássico