acorde (funçao, substituiçao etc) leia.

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Gharn
um acorde é formado basicamente por estas tres notas, mas elas podem se repetir. não há prblema em ter dois dós (C). o sol (G) está na terceira corda solta.
ou seja, voce está tocando X C E G C E
(X é a ultima corda, mi, que não precisa ser tocada neste acorde).

voce está pensando corretamente, tente aplicar isso aos demais acordes que voce já sabe, acredito que será muito produtivo para voce.

mais uma coisa: cada acorde possui inúmeras maneiras de se fazer. esse dó que voce faz é o mais comum, mas existem outras posições para o dó maior.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


recordar é viver.

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


piculo
amigo eu criei um arquivo pdf do seu post e coloquei no meu site junto com as minhas algum problema...qlquer coisa avise ok vlew

segue o link

www.apostilasalexdiffer.cjb.net

jazzbueno
Veterano
# out/08
· votar


ohh manooo! a nota G vc ja está soando ela com a corda solta (4° corda ) a mizinha tbem solta !

Edu_Kabaré
Veterano
# jul/13
· votar


Pessoal, antes de qualquer coisa, foi mal por desenterrar o tópico, é que eu tenho um dúvida que acredito ser pertinente a ele.
Olhem um trecho da música "Negro Amor", na versão do EngHaw:

Dm F C
Vá, se mande, junte tudo que você puder levar
Dm F C
Ande, tudo que parece seu é bom que agarre já
Dm F C
Seu filho feio e louco ficou só
Dm F C
Chorando feito fogo à luz do sol
E G
Os alquimistas já estão no corredor
Dm F C
E não tem mais nada negro amor

Minha pergunta é: Qual a função desse Mi Maior aí? De onde apareceu esse terceiro grau maior, que é o único acorde que foge do campo harmônico de Dó maior? Ajudem-me a dormir em paz, pessoal, me esclarecendo essa questão.

amador_ssa
Veterano
# jul/13
· votar


dukão

Não sou "estudado" em música, ouvi essa música pela 1ª vez agora. Tive a impressão que o cara quiz dá uma impressão de subida nesse E. Como o acorde menor que mais se assemelha com o E é o C#m(tipo C parece com Am, D parece com Bm etc), se usassem o C#m, que tb não faz parte do campo harmônico de C, ficaria mais estranho ainda.

Bom, deu pra ver pela minha linguagem que eu não entendo nada de teoria, mas sei que alguns artistas fogem a regra harmônica, por conta da dinâmica artística. Vamos esperar alguém pra falar com mais propriedade rsrs

Edu_Kabaré
Veterano
# jul/13 · Editado por: Edu_Kabaré
· votar


amador_ssa


Rapaz, não consegui acompanhar o seu raciocínio... rsrsrs... Mas pelo menos vc arriscou uma explicação , e é isto que realmente conta, a participação. Vamos esperar a intervenção de alguém mais experiente.... Eu já cheguei a pensar na possibilidade de ser algum acorde disfarçado etc e tals, mas msm assim parece que não faz muito sentido.... Realmente, não faço ideia de qual seja a função desse acorde dentro da Harmonia Funcional.

tecladogospel
Veterano
# jul/13
· votar


Galera nós podemos pensar nesse campo harmônico como sendo o de Am, já que este acorde é o relativo menor d C. Logo o acorde de E vem por empréstimo modal, já que o acorde de E maior está presente no campo harmônico de A maior. O acorde de empréstimo modal é quando usa-se um acorde do campo harmônico maior em cima de um menor e vice-versa. Espero que tenha respondido à pergunta de vocês. Vlw ae!

LeandroP
Moderador
# jul/13
· votar


dukão

A música está no tom de Dó, na tonalidade maior. No trecho onde aparece o acorde Mi maior há uma ligeira modulação pra tonalidade relativa, Lá menor, como disse o tecladogospel. Este acorde é o Vº grau de Am, porém, ele não resolve no acorde Am. Um efeito interessante da harmonia, onde cria-se uma expectativa, sem a resolução do acorde esperado.

amador_ssa
Veterano
# jul/13
· votar


Agora sim, os universitários rsrs +1 pros 2

Vlw pela explicação. Não foi eu quem perguntou mas tb aprendi nessa

Edu_Kabaré
Veterano
# jul/13
· votar


tecladogospel
LeandroP
Interessante o raciocinio de vcs. Eu não tinha pensando desse modo. É uma boa explicação essa de ver o acorde de E como dominante da relativa menor, que é LAm. Mas msm assim ainda estou com a cabeça coçando, pois é esquisito o Mi resolver num G, que é o sétimo grau, e portanto exerce função dominante tb, apesar de ser mais fraca. Mas o importante é que cria um efeito interessante, como o LeandroP bem disse. Valeu rapeize.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a acorde (funçao, substituiçao etc) leia.