Cavalete colado ou parafusado?

    Autor Mensagem
    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04


    Pessoal,

    Vocês já notaram que alguns violões tem o cavalete parafusado?
    Qual a diferença?

    edlorena
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    o captador pode ser preso no parafuso

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    edlorena
    É só essa a diferença???

    Bráulio Bosi
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    A Diferença eh q se vc colocar um parafuso no seu violão vc mata o som dele! hauiehauiehiuaei é sério nunca fure um violão!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bráulio Bosi
    Eu pergunto isso pq em alguns violões folk (Takamine, Rozini) vem dois parafusos no cavalete. Eu queria saber qual é a diferença entre os violões que tem o cavalete parafusado no tampo e os que tem o cavalete colado no tampo.

    Bráulio Bosi
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    oops desculpa kra... entendi errado, naum sei sobre esses folk... eh pq conheço mto doido q simplesmente coloca parafusos no cavalete qdo ele solta (nos clássicos)! mas sobre isso aew q vc tah falando num sei naum kra....

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bráulio Bosi
    Haha...já pensou...vc pega uma furadeira fura o cavalete e o tampo; coloca o parafuso prendendo com uma porca hahahaha....

    Bráulio Bosi
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    The Blue Special Guitar
    é exatamente disso q tô falando! heauiheae já vi mto neguim q mete corda de nylon no violão aí o cavalete solta... aí eles colam e FURAM o violão desse mesmo jeito q vc falo! Achei um absurdo qdo vi, e já vi mto neguim q fez isso! eAUIEhauIehuiaheuae achei q era disso q o krinha tava falando! ehauiehuiaeiae

    João de Vilhena
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    O violão de tradição espanhola não leva parafuso! Só cola, que tradicionalmente é de origem animal.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    João de Vilhena

    Mas qual a diferença entre cavalete parafusado e colado?

    João de Vilhena
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Eu estou lendo actualmente sobre a construção de violão do tipo espanhol (clássico). Segundo aprendi a função do cavalete não é só de prender as cordas mas também de as por em "contacto" com o tampo e toda a caixa sonora do instrumento. O fato de este se "estender" sobre a superfície do tampo, todo ele estando em contacto com o último, deve com certeza favorecer mais a comunicação das vibrações entre as cordas e o violão. Caso ele estivesse prezo com parafusos seriam estes os meios de transfere das vibrações. O resultado eu não conheço. Hehe! Diga vc para mim.
    Abraços.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    João de Vilhena
    Não posso dizer a diferença :(
    Só toquei em violões com cavalete colado, tanto de nylon como de aço.

    João de Vilhena
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Acho que parafuso não é a boa solução! pois a sua matéria é menos maleável e com características totalmente diferentes da madeira que constitui o violão.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    João de Vilhena
    Mas boas marcas de violão (como a Takamine) usam parafuso...

    Lê_BFM
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    QUANTA ABERRAÇÃO..............
    O PARAFUSO É PQ CERTOS VIOLOES DESCENTES TÊM UMA MADEIRA POR DENTRO NO QUAL FAZ COM QUE O VIOLAO SEJA MAIS RESISTENTE POR CAUSA DA PRESSAO DAS CORDAS DE AÇO.....
    VCS NUNCA IRAO VER UM VIOLAO DE NYLON COM O CAVALETE PARAFUSADO..... ENTEDEU???????

    PAUL GILBERT IS THE LAW!!!!!!!!!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Lê_BFM
    Os nylon da Kashima tem...
    Quer dizer que violão folk que não tem parafuso é ruim?
    O cavalete descola?

    GAMA
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Alguns instrumentos possuem o cavalete parafusado para melhorar conjunto e aumentar a resistencia pois os tampos não são feitos com madeiras solidas e sim com laminados pobres que podem descolar a qualquer momento. Em outras fábricas o mesmo processo pode ser usado para aguentar a tensão das cordas, normalmente aço; sem danificar o tampo.

    João de Vilhena
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    The Blue Special Guitar
    No folk não sei quais são as caracteríticas, mas no caso do violão de tipo espanhol para além das tarrachas e o revestimento dos graves mais os trastes, o metal deve ser evitado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cavalete colado ou parafusado?