Quando que alguém SABE tocar violao?

Autor Mensagem
Baixo Alto
Veterano
# dez/04


Quando que, apartir de que ponto uma pessoa é considerada como: "aquele lá sabe tocar violão"????????

filipethadeu
Veterano
# dez/04
· votar


depende, se for violao classico e etc... eh bem complicado...
mas violao popular, o cara sabe toca quando alguem pede pra ele tocar tal musica e ele toca a musica, ou de cabeca ou sabe assimilar facilmente uma cifra... o cara q nao sae toca eh akele q quando alguem pede pra ele tocar certa musica ele fala "po, deixa eu ver se eu consigo"

filipethadeu
Veterano
# dez/04
· votar


isso dum jeito bem simplificado... tocar violao como instrumento de estinha e etc... pq violao eh bm maior qisso neh

Ricardo Aguillar
Veterano
# dez/04
· votar


O que existe é níveis... (por ex: Amador, Médio ou Avançado). Conheço pessoas que tocam a 2 anos e não mandam mto bem... E conheço tb pessoas que com 6 meses já estão debulhando o violão... Vai mto do seu treino e tempo de estudo.

Creio que para dizer que o cara sabe tocar bem é aquele que além de conhecer toda a parte teórica sabe mostrar na prática. Dedilhados, solos e improvisos bem feitos ganham pontos na minha opinião.

Espero ter ajudado.

Ricardo Aguillar
Veterano
# dez/04
· votar


Concordo tb com o que o filipethadeu disse! O cara que toca violão deve conhecer e tocar muitas músicas. Isso ganha pontos tb!

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Só tocar? Se for só tocar, acho que até faz sentido o que já disseram. Mas se for tocar e cantar, acho que muda em muitas coisas. Em verdade acho que essa avaliação só revela um pouco (ou muito) de vaidade. Tem gente que toca e canta uma música e marca muito mais do que quem tem um repertório vasto mas não consegue encantar, apenas entreter! Na música como em tudo na vida, ninguém sabe tudo. Quem achar que é o tal, pode ficar desconfiado! O cara que manda bem mesmo, não precisa de elogio... ele sente na galera que o acompanha!
Abraços!

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


Pois é abri este tópico pra discutir isso aí. Porque, o que é saber tocar violão? tipo, eu fiz um ano de violao agora, que tenho vou fazer mes q vem, daí tpo, eu não sei se aprendi tocar, é uma coisa estranha mesmo. Cada um que busque o máximo e troque "sei tocar" "sei fazer". Acho que pode ser isso não sei é bem complicado mesmo.

Junião
Veterano
# dez/04
· votar


Cesar Constantino
Mas se for tocar e cantar, acho que muda em muitas coisas

Discordo do amigo. Acho que a carreira de instrumentista segue paralelamente à de cantor, assim como à de intérprete, e à de compositor, no entanto um grande instrumentista sempre terá de parar de cantar para mostrar o que sabe fazer ao instrumento. Concentrar-se em algo que exige sua inteira atenção, não dá opurtunidade de cantar.

filipethadeu
Veterano
# dez/04
· votar


cara tudo eh muito relativo... quando eh pra tocar por diversao com grupo de amigos, eu prefiro alguem q toca bem do q alguem q cante bem... se vc cantar e tocar. ajuda muito. porem eu nao canto... e quando eu toco, eh por diversao, eh a galera q canta, e ninguem se importa muito com a qualidade... uma coisa q me irrita eh q vocalista bom, as vezes eh limitado, ou sabe poucas musicas ou soh sabe de mais ou menos um estilo soh... enquanto alguem q toca bem, ou sabe muita musica, ou consegue se virar tendo q tocar lendo cifra ou tentnado improvisar...

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


uma pessoa só chega ao ponto de dizer que é boa no violão quando tem muita coisa pra aperender ainda

Rato
Veterano
# dez/04
· votar


lula_molusco
poético

KiLLuA
Veterano
# dez/04
· votar


é bem simples de saber quem sabe tocar musica erudita.
se eu te dou uma partitura com uma musica, ou um estudo que nao seja muito facil, se voce tocar a musica (pode ter alguns erros mais tem q dar pra entender a musica) aí voce sabe tocar violão :)

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Eu acho que existe uma confusão! Aprender a ler partitura é uma coisa, tocar um instrumento é outra coisa! Achar que saber tocar depende de cada um! Quem gosta de erudito fica contando o tempo que está na escola de música pra dizer que é o tal! Quem toca popular não tá muito interessado nisso, ele quer é mais agitar a galera e ver que já adquiriu o respeito tocando ou cantando ou só tocando! É algo muito pessoal. Primeiro que ninguém consegue tocar tudo na vida com maestria. Eu acho que o valor de qualquer instrumento tá no que você toca e como toca o coração das pessoas! Essa de ficar dizendo que sabe isso, sabe aquilo, e aprendeu aquilo outro... não diz quase nada! Gente que só quer mostrar habilidade... tem aos montes! E repito uma frase que já disse aqui no fórum... Luciano Pavarotti disse o seguinte: "ninguém aprende música sabendo ler partitura". Agora cada um entenda o que isso quer dizer!
Abraços!

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


Quando o Toquinho faz aqueles solos magníficos por exemplo, tantos outros aí também, pessoas dizem que o cara sabe tocar violão, é porque sabem mesmo. Mas quando o cara sabe pegar uma folha de cifra e tocar pra acompanhar um grupo aí pra canta só pra agitar, ele tb sabe tocar violão. Quem disser que não sabe, o que dirão daqueles que cantam junto desse último, que devem nem saber segurar uma viola?

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Baixo Alto
Quando o Toquinho...

Eu não entendi muito bem essa colocação! Desculpe!
Acho que pensando melhor... O cara toca violão sabendo para ele, ou toca sabendo para os outros! Parece ser uma incoerência, né!? Até porque se tocamos (e cantamos) queremos de alguma forma demonstrar, repartir com alguém aquilo que sabemos. Mas por outro lado é muito vago dizer que sabe tocar muito e ninguém apreciar o que faz! Me parece que a discussão sobre assunto é muito pessoal e de grande complexidade! Pois cada um tem uma idéia do que vem a ser música! Uns acham que é só tocar um instrumento (qdo não acham que o seu instrumento é o melhor), outros não admitem apenas tocar, mas também cantar, outros apenas vem na técnica, outros apenas como canta, outros não concebem música sem uma banda (ou orquestra), outros somente gostam de solo. Uns enxergam apenas um estilo musical como sendo música de verdade. Acho que a música é tão vasta e ninguém vai conseguir ser tudo, por isso mesmo existe tantos estilos, tantos modos de execução e cada um deve saber admirar aquilo que o outro tem a oferecer. Eu prezo mais quem está sempre aprendendo do que aquele que se acha acima de qualquer mortal! Acho que ninguém passa a vida inteira tocando uma única música. Todos queremos sempre experimentar uma nova canção, seja popular ou clássica! Então cada um na sua, mas com alguma coisa em comum! Eu particularmente não gosto de solar, mas admiro quem tem paciência para isso. Por ai vemos que cada um tem sua preferência dentro do que vem a ser música (é claro que o exemplo que dei é apenas um detalhe) e não me prendo ao que tenho afinidade para que odeio o resto. Eu prefiro o meu estilo, e nos outros aprecio o que eles tem a oferecer. Falei demais! rsrts
Abraços!!!

danubio_gpi
Veterano
# dez/04
· votar


Cesar Constantino

Gooooooooooooooollllllllll. é isso ai cara.

"ninguem passa a vida inteira tocando a mesma musica"
isso é verdade e na maioria dos casos se me pedir pra tocar algumas musicas que eu tocava uns 3 anos atras, eu vou ter que improvisar bastante coisa pq eu com certeza num lembro ela toda (letra, melodia, arranjos, contra-tempos etc.) então essa musica vai sair mal tocada, dando a impressão que eu num toco nada, porem se me pedir pra tocar uma unica musica; eu vou escolher a minha melhor (hoje) e dando a impressão de que eu sou um profissional (o que não é verdade)

danubio_gpi
Veterano
# dez/04 · Editado por: danubio_gpi
· votar


e ainda corre o risco de uma tirar uma linda melodia e o cara falar -Eu odeio esse tipo de musica, isso é um lixo. (rs vai entender)

filipethadeu
Veterano
# dez/04
· votar


cara, tocar pros outors eh furada.... eu soh toco pra mim, as musicas q eu toco sao as q eu gosto.. meus amigos sabem q eu toco legal,mas neinguem me convida pra lual pra tocar legiao, pq nao eh essa minha praia...
oq ja aconteceu comigo, numa roda de amigos, eu tokei um blues, e um cara tocou facil de jota quest... quem vcs acham q foi considerado o fodao da violao? .... obviamente o do jota quest... desde akele dia, quando perguntam pra mim se eu toco, eu falo q nao... ai eu deixo o cara tocar, se ele for dakels mane q sabe tres acordes, eu pego a viola, e falo, vc sabe isso? e geralemnte toco algo q ele nao tem a menor nocao do q fazer :)

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Olha só! O danubio_gpi me fez pensar outra coisa! Vamos supor que a música clássica por ser mais elaborada e tendo partitura e todo aquele monte de conhecimentos técnicos para sua boa execução seja tocada com maestria por alguém hoje! Ai ele tem aquela facilidade que acaba por tocar de olho fechado. Mas daqui algum tempo (difere de pessoa para pessoa) ele deixe de tocá-la, pois tem outras em mente e em treino. O "grande" músico vai lembrar da música? Vai precisar da partitura? E mesmo tendo a partitura em mãos vai conseguir executá-la a contento? Ou mesmo com a partitura em mãos vai existir vacilos? Um cara que se considera músico (um grande músico), passa invariavelmente por isso, ou isso faz parte da arte? Será que um artista com alguns anos de carreira, ainda se lembra da primeira música ou teria que de qualquer forma treiná-la novamente? Vejam só como é duvidoso querer dizer que alguém e o tal? Não é porque vemos uma execução primorosa que devemos vangloriar alguém, mas toda uma trajetória e sabendo sempre que o aprendizado é constante! Valeu! Mais alguma idéia?
Abraços!

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


filipethadeu

cara vc vai me desculpar! Mas só vi rancor na suas palavras? Você parece mais preocupado em ser o melhor, do que estar entre os bons! Como eu já disse aqui. cada um na sua, mas com alguma coisa em comum! Ao invés de querer mostrar para o "mané que faz três acordes" algo que ele nem sabe o que é. Não seria melhor você explicar o que é e quem sabe alguém te achar um cara menos ignorante e começar achar interessante o seu estilo musical! Não pode querer que sua música seja popular se não quiser descer do pedestal, não acha!? música de rei é só para rei!
O mané do Renato Russo é que é com apenas três acordes...

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


felipethadeu
ae também nao gostei do que tu falo quando leu, cada musica também (alem de tudo que foi falado acima) acho que teu seu lugar e hora apropriado, quando todo mundo ta ali com os amigo pra zuar, o negocio é cantar e cair na música. Você usou palavras invejosas, se voce quer ter mesma "fama" dele, o que ta parecendo, vá atrás da sua platéia.
*detalhe que toquei facil numa apresentação no final desse ano (facil jotaquest)

filipethadeu
Veterano
# dez/04
· votar


Baixo Alto
Cesar Constantino


foi mal se vcs se sentiram zuado. eu nao tenho nada contra legiao. se vcs entendera isso, foi mal. oq eu kiz dizer com o mane de 3 acordes, eh akele cara q justamente toca violao pra tirar onda saco? pra agradar os outros etc.. por isso q eu disso q eu nao toco e depois eu faco ele kebrar a cara, e eu nao sou o fodao da guitarra... mas me irrita o cara q tocar pra tirar onda, principalmente tocando esses pops da vida e achar q ta detoando no violao.... talvez com a galera de vcs seja diferente ( tomara)... mas aki no colegio o q mais tem eh cara leva a viola e sabe mal e porcamente umas...e alias isso eh normal, afinal ninguem nasce sabendo... o q eu acho eh errado eh kerer se aproveitar de q ninguem toca e kerer tirar onda... foi por isso q eu tinha falado pra esse cara q eu nao tocava... pra fazer ele kebrar a cara e tentar tirar onda...

eu ja tokei desses pops e etc... inclusive eu toko muito raul com a galera... mas nakela situacao q eu contei, o cara q tava bancando o arrogante, ja q ele achava q ninguem ali entendia de musica, e entao ele tava falando oq bem quisesse... entenderam?

KiLLuA
Veterano
# dez/04
· votar


Eu acho que existe uma confusão! Aprender a ler partitura é uma coisa, tocar um instrumento é outra coisa!

voce esta errado! se for violao erudito, por mas musicas q voce saiba de cor, nao se pode dizer q saiba tocar violao, porque e muito limitado...nao vai fazer mais nada no violao sem ser tocar essas musicas...ninguem toca violao erudito sem ler partitura! quanto muito toca uma musiquinha ou outra que pegou em tab, nada mais!

KiLLuA
Veterano
# dez/04
· votar


"ninguém aprende música sabendo ler partitura"

isso também é verdade...tem aqueles que tocam o que esta na partitura mas nao dao sentimento á musica...é quase como ler poesia sem pontuação e sem experssao!

anonimo_83
Veterano
# dez/04 · Editado por: anonimo_83
· votar


Eu acho q todos tocam! E TODOS NOS sempre temos muito a aprender!!!

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


filipethadeu...
Entendi seu lado... mas não se deixe levar por esses sentimentos. Não seja igual a eles! Mostra o que você sabe e deixa os outros te valorizarem (ou não)! Como tudo na vida exitem pessoas que usam as coisas apenas para aparecerem, para se sentirem valorizados, para externar de alguma algum valor! O cara consciente sabe o que é seu e aprende a valorizar o que é dos outros! Tem gente que usa roupa da fórum por causa da etiqueta e não vê que não combina com aquela roupa e tem gente que usa roupa comprada no Brás e todo mundo admira o estilo da pessoa não importando a marca!
Abraços!

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Killua!
Eu acho que existe uma confusão! Aprender a ler partitura é uma coisa, tocar um instrumento é outra coisa!

voce esta errado! se for violao erudito, por mas musicas q voce saiba de cor, nao se pode dizer q saiba tocar violao, porque e muito limitado...nao vai fazer mais nada no violao sem ser tocar essas musicas...ninguem toca violao erudito sem ler partitura! quanto muito toca uma musiquinha ou outra que pegou em tab, nada mais!

Eu ainda acho que uma coisa independe da outra! Até pq quando se aprende partitura o instrumento é o de menos! Cada um escolhe o que a afinidade percebe!
Quantos pianistas eu vejo executando músicas e mais músicas sem ao menos um pedaço de papel na frente... quando não o faz de olho fechado! Isto é o que... obra do além? Então o cara demonstra que além de saber de música tecnicamente, também tem a percepção de saber o que vem depois daquela nota ou daquele acorde! Não se aprende partitura para apenas cantar? Ou estou enganado?
Acho que o engano está onde se ensina música... Os caras dizem que música é a grosso modo a forma de se expressar por sons, dando harmonia à melodia... será que é tão simples assim?

Botelho
Veterano
# dez/04
· votar


Killua!
Eu acho que existe uma confusão! Aprender a ler partitura é uma coisa, tocar um instrumento é outra coisa!

voce esta errado! se for violao erudito, por mas musicas q voce saiba de cor, nao se pode dizer q saiba tocar violao, porque e muito limitado...nao vai fazer mais nada no violao sem ser tocar essas musicas...ninguem toca violao erudito sem ler partitura! quanto muito toca uma musiquinha ou outra que pegou em tab, nada mais!



Olha, eu acho que violonista clássico é leitor de bolinha e não violonista.

O cara pode dizer que SABE tocar violão quando consegue (além de ler bolinha) harmonizar, tirar uma música de ouvido, acompanhar uma música mesmo sem conhecer.

LSD
Veterano
# dez/04
· votar


lula_molusco
Então eu sou bom huahauhauhauha.

anonimo_83
Veterano
# dez/04
· votar


Botelho
Putz cara! larga de provar q vc é burro e imbecil! Todo mundo ja percebeu isso! Tente aprender e deixe de ser idiota! hahahahahah!!!

Como pode ser mané desse jeito!? aff!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando que alguém SABE tocar violao?