Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Qual os melhores violões em custo/benefício ?

Autor Mensagem
Starbolt
Veterano
# dez/04


Ae pessoal dêem suas opiniões nos melhores custo/benefícios em relação a violão disponíveis hoje em dia.

Sempre tem aquele violão que tem um preço acessível e é muito bom. E ajuda também o pessoal a ficar mais por dentro de marcas, por que eu não entendo muito disso.

Já fiz uma busca mas não achei nenhum tópico similar a este.

Obs: tanto faz o preço, desde que seja um bom custo/benefício

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Acho q falta na sua pergunta mais parâmetros do q vc quer saber. Custo/benefício é algo muito amplo. O custo pode ser bem alto, mas pode compensar pelo enorme benefício. Se vc gosta de violões de aço como eu, nao tem como no se apaixonar pelo Martin. Custa pelo menos 9 mil reais, mas o benefício é extraordinário.

Em patamares menores, vc pode ter um violão de 1,2 a 1,5 mil reais e ter um custo/benefício bom tb. Normalmente sao linhas mais populares de marcas consagradas, q ao invés de serem feitas nos USA ou Japão, sao feitas na Coréia, China, etc, o q abaixa bastante o custo. Nessa mesma faixa vc encontra Takamines, Yamahas, Ibanez, etc etc etc. É claro q aqualidade abaixo um pouco comparando com o top de linha, mas mesmo assim é um ótimo instrumento. O meu violão é desta linha, é um Martin Sigma. Tem um som maravilhoso, tanto ac'ustico qto plugado, e um valor de revenda ótimo.

Se vc nao quer tocar por aí, mas quer ter um instrumento legal pra poder tocar pra galera, vc tem violões de nylon legais da Gianinni, Eagles, etc. Nao sao instrumentos profissionais, mas dá pra quebrar um galhão! E vc gasta de 400 a uns 700, 800 reais.

Starbolt
Veterano
# dez/04
· votar


Poxa não conhecia essa marca Martin, realmente são bem caros!

Mas então me diga Fábio, o que faz um violão ser bom? A madeira utilizada? As cordas somente?

Claro que no caso de um violão elétrico a captação faz muita diferença, mas o que mais faz diferença na hora de comprar um violão?

Eu tenho um defeito que quando vou em loja compro o mais bonito e nem sempre acabo comprando o melhor pelo preço que estou pagando. Por isso quero a opinião de vocês pra saber de marcas boas, ou então tipos de violão recomendados, modelos etc...

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Sao vários fatores q influenciam na escolha de um violão. A aparência, o fato dele ser bonito, influi muito. Jamais escolheria um instrumento q eu nao admirasse sua beleza.

Marca tb é outro fator importante. Uma boa marca dá indícios q o instrumento é bom. Por exemplo? A Martin (fazem somente violões de aço), Takamine, Yamaha, Fender, Gibson, etc e tal.

É importante tb por causa do fator revenda. Caso vc queira comprar outra e passar o seu pra frente, a marca influi bastante na sua valorização. Mas marca nem sempre é garantia de q o instrumento é bom.

Pq? Pq cada instrumento é um caso à parte. Pode ser feito pelo mesmo luthier, seguindo os mesmos moldes, os mesmos processos, os mesmos materiais, no mesmo dia, mesma marca, mas o som é diferente. No final a gente escolhe "aquele violão". Tem q exatamente aquele q vc tocou e gostou, nao adianta o vendedor aparecer com outro numa caixa fechada.

Escolher um violão é uma questão de gosto, afinidade e principalmente paixão. O q faz um violão ser bom é exatamente essa identificação sua com as características do instrumento: a pegada, o timbre (definição dos graves, um médio equilibrado, um agudo brilhante), o volume do som, a captação, a beleza e acabamento. E claro, qdo tiver c seu violão, faça o favor de colocar cordas boas, se nao nao adianta nada ter um bom instrumento em mãos.

Além disso, materias-primas selecionadas tb sao importantes, assim como o modelo e o processo de construção. Nao é frescura nao. Um instrumento 100% artesanal é muito superior ao feito em série numa fábrica. Tem violão q fica pronto em uma semana e outros q demoram 1 ano.

Portanto, vc mesmo precisa criar um referencial para escolher seu violão. Poucos sao extraordinários, fantásticos. Alguns são excelentes. E tem muitos legais, com custo mais acessível.

jrbeluzo
Veterano
# dez/04
· votar


OLa!
Estou procurando um violao eletrico.
Gostaria de saber se alguem tem algum conhecimento do violao A 1006 Staag
Tem um site q achei q diz q o preco original dele eh mil trezentos e alguma coisa e eles tao fazendo uma promocao por 780 reais.
Se alguem souber sobre qualidades do violao, me informem urgentemente!!!
Obrigado!

_bill_
Veterano
# dez/04
· votar


eu tb comprei este sigma tb-1n, achei o som dele grandioso.
Mas ele está me dando problemas quanto a afinação e trastejamento.
ele trasteja em poucas casas mas não consigo afiná-lo do jeito que eu quero, já tentei ajustar o tensor mas este está no final e não roda mais.
eu acho tb que é por causa das cordas 0.11, mas são as minhas prediletas não queria me livrar delas.
vc q tb tem esse violão pode me ajudar quanto a estes problemas?

obs: na loja q eu comprei tem um yamaha apx-4a será q vale mas a pena?

_bill_
Veterano
# dez/04
· votar


por favor me ajudem?

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


_bill_
liga pro Jair, da Vintage. Ele é luthier e faz a assist. técnica dos violões da Martin.
Nao to com o tel. dele aqui, mas procura por Vintage na net.

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


qto ao Yamaha, cada um tem um gosto, mas em geral acho os Sigma superiores aos Yamahas e Takamines da mesma faixa de preço.

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


Cara, testei vários na loja, nem lmbro as marcas, tinha yamaha tb, mas fiquei com um takamine g240.
Tem que botar corda boa tb, isso faz diferença.
Som folk pesado, limpo, veio configurado tão macio que parecia nylon.

albertoellobo
Veterano
# set/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Na faixa Profissional (Mais de 1200 reais): Takamine, Yamaha, Fender, Gibson;
Numa intermediária (até 1200 reais): Eagle, Strinberg, Condor, Crafter, Washburn;
Numa faixa "Vale a Pena" (de Até 700 reais): Babilon, Marquês, Godin, Fox, Tagima, Cruiser, Sx, Stagg, As linhas Top da Michael, da Rozini e da Groovin;
Numa faixa dos "Que não comprometem" (até 400 reais): Hofma, Michael, Groovin, Rozini, Di Giorgio, Giannini, Del Vecchio, Lauren, Memphis, Haydn;
Numa faixa dos "Ruim Pra Cacete" (até 200 reais): a linha popular da Groovin (n° 220), Tonante, Kashima, Málaga, Ross;

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


Di Giorgio 18

Neo Anderson
Veterano
# set/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Starbolt
Você está começando no violão?

Porque minha idéia sobre custo benefício é a seguinte: mesmo para um iniciante, comprar um violão que todos concordem que seja um bom violão. Sou totalmente contra o famoso "conselho"(que nesse caso serve a idéia que se fosse bom não seria de graça) de começar com o violão mais barato e depois comprar um melhor. Exemplo, começar com um tonante de R$170,00......eu desistiria no 1º mês do violão. E toda vez que alguém visse ia falar "É, pra você que está começando tá ótimo....depois você usa de lenha na fogueira"

Desanimador é pouco né? Claro, estou considerando a possibilidade financeira aqui....alguém que não puder pagar caro em um instrumento, que compre o que tiver acesso...lógico isso...

Por exemplo, comecei agora o violão...2 meses....a princípio pensei em comprar o mais barato.....daí comecei a frequentar esse maravilhoso e produtivo fórum, que como pode ver acima tem gente brilhante em cultura e caráter(galera, é elogio mesmo, não to sendo irônico hein? hehe estou elogiando vocês de verdade!) e com eles aprendi muito e continuo aprendendo.

Fui aprendendo para que função cada tipo de violão servia (cordas de aço ou nylon, folk, com cutway etc) e pelo tipo de música que curto o violão tinha que ser de nylon com cutway. E também queria um violão que me agradasse visualmente. Levei um amigo que toca guitarra, pra experimentar os violões.....os Giannini, Di Giorgio, na faixa de 300 a 450 reais deixaram todos a desejar (lembrando sempre que eu estava restrito a um modelo de Nylon com Cutway....então tinha pouquíssimas opções, comparando com os outros modelos sem cutway).

De todos que testamos e que nos agradaram, os mais baratos foram o Tagima (470 reais), o Cruiser by Crafter(uma outra linha da Crafter - 600 reais) e o Eagle (700 reais). Todos eletrico acústicos(não fazia questão de ser elétricos, mas eles já eram elétricos devido à faixa de preço). Eram todos ótimos!! Muitou, mas MUITO superiores aos nacionais na acústica, era incrivelmente superiores, fora de brincadeira.

Optei pelo Cruiser by Crafter, que é EXCELENTE, e era mais bonito que o Eagle, que eu sei que era melhor(não optei pelo Eagle porque o achei feio mesmo, esse modelo em específico tinha uma cor horrível).

Estou muito satisfeito com minha opção, sei que poderei ficar um BOM tempo (anos) sem trocar de violão e não vou desanimar com um som ruim ou com comentários alheios. Todo mundo que tocou só derramou elogios sobre o violãozinho!! hehe, o modelo dele é JC-45E, essa do endereço abaixo:

http://www.crafterguitars.com.br/cruiservioloes/jc_45e_large.jpg

Pra mim é um ótimo custo benefício.

Veja o que você pretende, quanto você tem pra gastar, lembrando sempre que no cartão pode dividir em até 12 x, sem juros, então não pesa muito hehe.

Abraço!

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


Comecei a estudar num Di Giorgio antigao que minha sister achou usado, nao dava pra compra$$$ um melhor. Até hje tem som manero, depende do violão, depende do professor, depende do aluno.

Eduardo Henrique A Paiva
Veterano
# set/05
· votar


Tenho um takamine g 116, costumo usálo plugado, gostaria de saber que tipo de cordas devo usar para ter o melhor do instrumento. Sempre uso junto com outros instrumentos como bateria e teclado, naum sou nenhum profissional na área mas gostaria de melhorar o som. Outra coisa, se alguém puder me ajudar, qual os melhores métodos para iniciantes, bem iniciantes mesmo, para eu poder ajudar algumas pessoas a começarem e a mim também, métodos práticos, teorias etc...

Desde já agradeço...

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


Tenho um takamine g 116, costumo usálo plugado, gostaria de saber que tipo de cordas devo usar para ter o melhor do instrumento. Sempre uso junto com outros instrumentos como bateria e teclado, naum sou nenhum profissional na área mas gostaria de melhorar o som. Outra coisa, se alguém puder me ajudar, qual os melhores métodos para iniciantes, bem iniciantes mesmo, para eu poder ajudar algumas pessoas a começarem e a mim também, métodos práticos, teorias etc...

-peça na loja cordas da melhor qualidade e tensão baixa
-se n tem professor, tem muito método com dvd e cd, o importante é treinar treinar treinar

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Neo Anderson
Concordo co você cara. Comecei no começo do ano com um eagle DH-69, e tava tão empolgado que queria comprar um violão melhor, dei uma olhada e comprei um Takamine g240 por 1200. Carinho, mas com um EXCELENTE benefício. E didivido em 6 parcela de 200 reais hehehehe!!!!

MAX II
Cara, onde você mora e quanto pagou nesse taka? Aqui em Fortaleza comprei esse mesmo modelo por R$1200. Como sei que o preço varia muito de um lugar pro outro, queria saber quanto custa em outros lugares.

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Neo Anderson
Outra coisa, os dois violões que tenho, 1 nylon e 1 aço não são cutway, e no futuro quero ter um modelo cutway de cada 1. Quando for ver o cutway de nylon, pode apostar que vou lembrar da sua dica do cruiser!! Violão da Crafter cutway por 600 pilas?? Nada mau!!!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Como sei que o preço varia muito de um lugar pro outro, queria saber quanto custa em outros lugares.
Aqui no Rio em encontro eles variando entre 800 e 950 paus (à vista).

Outra coisa, os dois violões que tenho, 1 nylon e 1 aço não são cutway, e no futuro quero ter um modelo cutway de cada 1.
É assim que se começa a montar uma "violãoteca". hehehhehehehe :D
Só uma dica: As lojas não te cobram para testar, portanto, quando tiver um tempo legal disponível, entre umas lojas, veja os modelos em exposição e saia testando "sem compromisso" (mas não fale isso pro vendedor). Se depois ele perguntar porque vc não quer levar o violão invente alguma coisa, tipo braço duro, som baixo, boca muito pequena, etc. Eu tenho um esquema "maneiro": como eu sei que a captação EQ 7545R não é das melhores, olho logo pra parte elétrica. Se for esse o captador eu já tenho a desculpa pronta. Depois testo o violão e se não for levar, digo que não gostei da tal Captação Eq7545R. Ninguém ousa em discordar, Hehehehehehehe :D. Mas teste, teste, e teste diversos modelos e marcas. Isso só vai enriquecer sua "biblioteca mental" de violões. Quando vc pensar ou ouvir um estilo de música, já vai saber que violão usar.

Quando for ver o cutway de nylon, pode apostar que vou lembrar da sua dica do cruiser!! Violão da Crafter cutway por 600 pilas?? Nada mau!!!
Eu tb fiquei instigado por um desses. Já fui numa loja aqui perto e eles não tinham. Só no mês que vem, quando eles reformularem o estoque para o período de fim de ano...

Neo Anderson
Veterano
# set/05
· votar


Lembrando que é uma outra linha da Crafter, mas a qualidade é excelente. Podem ir la e tocar, voces vao ver :)

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Lembrando que é uma outra linha da Crafter, mas a qualidade é excelente.
Se é Crafter. realmente deve ser execelente...

fabiozozo
Veterano
# nov/07
· votar


[i][/i]Olá pretendo tocar um instrumento, e esse é um violão, gostaria de saber qual o ideal para começar a estudar e tocar com qualidade um violão de aço ou nylon.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


fabiozozo
de uma olhada no topico de compra de violão. tá nos stick, aqueles com [!].

fabianodian
Veterano
# nov/07
· votar


Particularmente, prefiro os violões de nylon, mas isso depende do tipo de som que se pretenda tocar, que técnica(s) domina ou pretende estudar...
Tenho um Takamine fabricado na Indonésia que considero muito bom, tanto na captação quanto no acabamento. Não custam mais de 800 reais.
Mas, se quiser um violão elétrico extraordinário, compra um Taylor.

ojapones
Veterano
# nov/07
· votar


e ae meu.. entao kra, eu peguei pela primeira vez num violao faz uns 5 anos, fiz algumas aulas esporadicas, mas fui auto-didata por qs todo o tempo.

comecei num di-giorgio modelo estudante padrãozão... nao era um violao ruim; tinha um som razoável, mas o braço era mto grande - dps do di-giorgio tive um eagle DH-69, q achei mais confortável e com um som melhor (tem o braço um pouco menor)

hj em dia tenho um yamaha apx5NA q pluga, de nylon, q eh uma delicia; bom acabamento, bom som, confortável pra caramba... custa 1300, fabricação em taiwan, vc acha facil na teodoro (e se vc comprar usado, sai 800 reais dependendo da peça)

kra, violões de aço: martin (tem um de 2800 reais na teodoro, o DCX 1E), taylor, ovation (tem mta gente q nao gosta do ovation, mas eu acho o som dele mto bom...), takamine

vc vai encontrar modelos no preço de 10mil pra cima... esses são fabricados nos EUA direto; os modelos q vc achar q tiverem na faixa de 2k - 3k são fabricados em regiões autorizadas, tipo taiwan ou algum canto assim

eu to pra comprar um de aço, to juntando dinheiro e vo comprar um martin provavelmente... mas nao vai ser um martin dos eua pq eu nao so milionario

Zandor
Veterano
# nov/07
· votar


O melhor é o Roos

DEO_fsa
Membro
# 29/jun/14 00:00
· votar


Dos piores para os melhores:
Takamine
Yamaha
Taylor
Recording King
Gibson
Guild
Martin
Lakewood

Organizei de acordo com a qualidade sonora e não pelo preço, já que Gibson por conta do marketing são os mais caros que todos, porém inferior as marcas Guild, Martin e Lakewood, com exceção apenas para o modelo J-200 Gibson que é excelente.

walterr
Membro Novato
# 15/jul/14 09:54
· votar


Ai pessoal eu comprei um violão CORE model MT-4020BK-EQ e eu queria saber se violões core são bons

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Qual os melhores violões em custo/benefício ?

290.309 tópicos 7.574.229 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital