Braço Empenado : É como evitar ?

    Autor Mensagem
    bernardão
    Veterano
    # dez/04


    Aí galera , eh comum os violões empenarem ou isso se deve a maus tratos? Existe algum tipo de apoio pra violões? E pra quem num tem eh só botar num canto qualquer ou isso tmb traz riscos?

    perin1980
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: perin1980
    · votar


    falando como marceneiro "fui marceneiro durante 5 anos" o que empena a madeira á a secagem desigual, ou seja, a face de um lado seca mais rápido que a do outro lado.
    o ideal é, em primeiro lugar, comprar um violão de qualidade, com madeiras de,pelo menos 6 meses de maturação e outros 6 meses para secagem (cristalização) do verniz.
    O apoio é para ser usado, de preferência, só de maneira temporária, num palco ou durante uma aula, ou apresentação. Lugar de violão é na capa ou estojo.
    Por falar nisso, outra dica que ajuda é deixar o instrumento sempre no estojo ou capa, evitando insidência de luz quente (incandescente) ou do sol.
    É bom evitar que o braço dele fique apoiado numa parede.parece que não, mas isso força e a madeira pode acabar cedendo com o próprio peso.
    Enfim. Cuide bem do seu violão, pois, além de ter investido muito dinheiro nele, se vc for tão apaixonado por música quanto eu, ele se torna um grande amigo, certo?

    bernardão
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    perin1980

    Com certeza kra, acho q pra gente q curte música o melhor amigo do homem devia ser os instrumentos musicais q a gente possui,no caso o violão.Vlw pela dica , mas se eh melhor num deixar o violão encostado na parede, tem q deixar ele aonde?Cubro ele com a capa e boto ele deitado no chão msm?

    bernardão
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Alias galera , o título tá errado . Num eh "É como evitar..."

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Pra evitar q o braço empene o ideal é sempre mantê-lo afinado! e com cordas! se possivel numa case!

    abraços!

    erikpinheiro
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Como disse o Balbino Junior, eh legal mante-lo afinado, além disso, é legal deixa-lo numa capa e sempre deitado... eu deixo deitado, na capa, de baixo da cama.

    Toalhinha
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Vcs tem certeza q num eh o contrário?
    Pq se vc deixa afinado,o braço puxa o resto do violão em direção a ele...

    O meu eh um GIANINI... E eu guardo afinado, mas jah tou vendo q ele vai dar problema... Mas tb acho q isso varia... O do meu irmão realmete nunca teve nada... E tah com 10 anos... Eh soh um pouco mais novo q o meu.....

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Toalhinha

    Nao cara! Pelo contrario! Ja vi um monte de ignorante q desafina o violao e ou guitarra ao ponto das cordas ficarem frouxas para nao empenar! So q ai o problema é maior! Ai sim a tensao da madeira acostumada a tensao das cordas, vai empenar, o minimo q acontece e muito rapidamente é a desnivelaçao do braço, causando desregulagem do braço! Se o seu violao ta empenando afinado, é problema do violao ser ruim mesmo ou a corda q vc ta usando nele! Tipo: o violao é pra cordas de nylon e vc pos cordas de aço ! Ai sim! o bixo vai empenar mesmo ! Mas se tratando de Gianini....! Acho q o problema pode ser do violao mesmo!

    Abraços!

    Toalhinha
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Balbino Junior
    heheh... entaum jah sei o k foi.....
    Esse violão tem uma mania chata de quebrar corda....
    Aí me deram uma idéia q amenizou muito o meu problema....

    Cordas de nylon com tensão média.... Elas aparentam aguantar mais pressão....

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Toalhinha

    Mas se é nylon! mesmo q fosse tensao alta, nao era pra empenar!

    Estranho.....

    Toalhinha
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    O braço tah perfeito.... O q puxou foi a outra parte q pega as cordas....

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Toalhinha

    O Tampo!? Perto do Cavalete!? Se for isso é um tipico problema de violoes gianini! heehehhe!

    Toalhinha
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    hah tah.... Eh isso mesmo....

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Meus violões eu coloco na capa e guardo no suporte vertical.

    perin1980
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Se for o problema de cavalete, coloca um rastilho daqueles que se afixa atrás do cavalete, aparafusado na parte de trás do fiolão.

    E é o que eu falei, dentro da capa ou estojo e deitado. vc pode deixar ele dentro da própria caixa q vc o comprou e em cima do guarda-roupa, embaixo da cama ou em cima dela.

    Tome cuidado. violão quando é bom, é delicado mesmo, violão que nao vale nada, vc pode quebrar, remendar, passar massa, lixar, pintar, lixar e pintar de novo, vernizar com PU... e continua do jeito que el;e era quando novo, ou seja, não valendo nada...

    fabioche
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    O ideal é ter um case térmico, sob medida. Se a viola estiver no case, pode ficar na vertical.

    piculo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cara, pense o seguinte: sabe aquela prancha de imobilização? então o case é algo parecido com aquilo só que com uma caixa por fora. O bixão fica lá, tranquilo.

    Acho q debaixo da cama é arriscado devido ao calor.

    Pergunta: Ar condicionado, qual problema trará ao meu violão? durmo de ar ligado todo dia e meu violão fica lá dentro do quarto.

    menininha baixista
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    tira ele do quaryo quando for dormir, a variacao de temperatura eh ruim pra madeira.....
    um detalhe importante que todos comentaram pela metade....
    o violao deve ficar deitado E COM AS CORDAS VIRADAS PARA BAIXO, ja vi muita gente que nao sabe mesmo disso.....

    jeanmendes
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: jeanmendes
    · votar


    bernardão
    bernardão
    rapaz acho que o melhor jeito pra evitar isso é: se tu poe ele encostado na parede ou na cama se la.... poe ele sempre virado pra ela ou ou seja deixar sempre o violao de costas, manter em local seco longe de umidade botar boas cordas principalmente se ele for pra aço (ñ compre jogo de cordas a menos 10$reias ) nao coloque cordas de aço se seu violao for pra nilon, nao deixe as cordar enferrujarem para poder trocalas. esses sao os cuidados basicos!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço Empenado : É como evitar ?