12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


tsM tuner

Aproveitando... sempre tive curiosidade nessas afinações de viola.

Essa Cebolão é simplesmente um acorde de D? Tipo, A D F# A D, ou algo do tipo?

PS: 12 cordas rulez!!!!! Já tive um Eagle muito bom. Por enquanto, tenho que me contentar com uma guitarra de 12 cordas. A única coisa chata é encontrar cordas pra ela. :(

tsM tuner
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

Rapaz, a viola caipira é tão rica e complexa que possui cerca de 47 afinações! =O

Mas no caso da Cebolão D para violão 12 cordas, a afinação é assim:

1º par > D
2º par > A
3º par > F#
4º par > D
5º par > A
6º par > D

Isso conforme o vídeo que postei...

E com essa afinação você terá um acorde D ao tocar todas as cordas soltas; fica muito bonito!

Abraço!

fabioche
Veterano
# jun/09
· votar


já toquei com o Mr. Taylor nesta afinação, fica sensacional!
o porém eh q, na minha opinião, vc fica restrito a um determinado tipo de música, não eh uma afinação tão eclética qto à tradicional...

o ideal mesmo eh ter um violão em Cebolão D, e outro na afinação normal, mas aí eh outra história...rsrsrs

uma dica q eu dou, mudando de assunto: levem os 12 cordas de vcs num luthier para um set up: ajuste de trastes, fazer um ajuste na ação das cordas, etc... vale muito a pena...levei o meu e ficou fantástico de tocar...

tsM tuner
Veterano
# jun/09
· votar


fabioche

Ah, isso é verdade!
Nesse afinação, é recomendado tocar músicas sertanejas e caipiras, mas com criatividade e certo conhecimento de escalas duetadas - típicas da viola caipira - dá pra "brincar" legal em conjunto com outro violão com a afinação padrão.

Quanto a levar a um Luthier, eu também tenho vontade mas para dar esses pequenos ajustes fica salgado?
O meu violão custou apenas R$590,00 (com o frete) e não sei se vale a pena investir muito dindin nele...


Abraço.

fabioche
Veterano
# jun/09
· votar


bom, eu levo aqui em SP, onde moro, perto da teodoro no Chiara, antigo Vintage. Lá o set-up fica em torno de 100 reais. Mas na Teodoro Sampaio há vários luthiers, e vi ontem mesmo um q faz o set-up por 70 reais. Eu acho q vale a pena fazer pelo menos uma vez, se vc nunca fez... seja qual for a marca, a violão vem sempre meio desregulado. Esses ajustes fazem bastante diferença, principalmente se vc já toca há algum tempo...

Prof. Grosélio
Veterano
# jun/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


fabioche
violão vem sempre meio desregulado

Nem sempre. Só percebe diferença quem já toca à algum tempo. Mas é bom fazer sim. Eu mesmo faço nos meus, e cobro R$ 100,00 para fazer para os outros. Muitas vezes eu faço na hora, com o dono instrumento olhando. O que acontece é que muitos não fazem nada no seu violão e ainda te cobram. Isso é meio que piscológico. É igual tomar agua com açucar para se acalmar. O que acalma é a agua, e não o açucar. Só de levar o violão para ajustar, já pensa que melhorou muito. E muitas vezes não mudou nada. Só percebe a diferença, quem já sabe tocar. Senão.....

Ops. Afinar acordeon é a mesma coisa. O dono "sisma" que está desafinado, e nada convence que não está. Aí eu abro o instrumento, dou uma limpeza básica e pronto. O dono chega, e enche a boca: Nossa, como mudou!!! E eu não fiz nada. Vai entender.

Um abraço

fabioche
Veterano
# jul/09
· votar


concordo, mas pelo menos abaixar a altura da ação das cordas num violão de 12 cordas, já é bem perceptível, mesmo pra quem está iniciando... só por isso já acho q vale a pena mandar pra regular. De preferência leve em algum lugar de confiança recomendado por alguém que conheça e entenda um mínimo do assunto...

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


Olá, estou pensando em compra um 12 cordas, mas a grana ta curtissima. Li o forum todo e quando me decidi pelo rozini, vi q pararam de fabricar...

to pensando em apelar pro Groovin, mesmo a madeira sendo pior, se eu colocar um cordal ja fica outra coisa né?

se não for o groovin, até 500 reais eu compro qual?

bom, me ajudem ai galera! Valeu

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao

Boa tarde camarada.

Rapaz, por esse preço acho que você só vai encontrar Groovin mesmo... Não é um violão ruim, é razoável. Dá pra tocar em casa, com os amigos, nada de muito "compromisso" pois a captação é fraca - minha opnião.

Na internet você acha um monte de opções para comprá-lo mas eu sugiro que você vá à loja testá-lo antes de fechar negócio...

E vai por mim, é melhor gastar um pouquinho mais - até esperar mais pra juntar a grana, se for o caso - e pegar algo melhor.
Mas aí é você quem decide; basta apenas testar o danado antes de comprar.

Forte abraço!

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


Valu ai tsM tuner, então, outro violão que vi é o Hofma, que tem aquela captação q usa cabo de microfone sabe? axei legal pela captação, vale a pena?

valeu! abraço

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao

Rapaz, eu acho que esse Hofma é tão razoável quanto o Groovin...

Não encontrei nada na net da galera falando desse modelo; só testando mesmo pra saber...

E olha o que o nosso amigo "albertoellobo" falou a respeito do Groovin:

"Dá pro gasto. Para quem quer um violão 12 cordas e só pode gastar até 450 reais, essa é a melhor opção. É um violão mediano, mas não compromente. Como vc não quer nada profissional, certamente ficará feliz com esse violão."


Eu tenho um Tagima Twelve Tuner - que está na faixa de R$750,00, R$800,00 - e estou muito feliz com ele! Não tem o mesmo sonzão do Martin que o Emmerson Nogueira usa pra tocar "Wish You Were Here" no DVD Ao Livo, mas dá pra ser feliz com o danado... xD
Sugiro que você dê uma olhada nele e no Eagle CH888 que tá na mesma faixa de preço e acredito serem melhores que o Hofma - apesar da Hofma ser uma divisão "de entrada" da Eagle.

E é aquilo: teste todos que puder, plugado e desplugado.

Qualquer coisa, estamos aí!
E quando decidir, não deixe de nos comunicar.

Forte abraço!

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao


E só pra completar, não deixe de adquirir um 12 cordas!
Vale muito a pena!

Dá pra afinar como viola e fazer um som muito massa em conjunto com um baixo e/ou violão de 06 na afinação padrão.

lbotao
Veterano
# jul/09 · Editado por: lbotao
· votar


então cara, eu quero mesmo um 12 cordas.



dei uma pesquisada aqui na minha cidade, encontrei:
-rozini folk eletrico (tampo laminado) por R$600,00 novo
-Strimberg usado elétrico (tampo laminado) por R$490,00
-Hofma novo elétrico (laminado) por R$640,00

Qual o melhor custo benefício?

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao


Rapaz, vou lhe contar a minha história...
A pouco tempo atrás, uns 04 ou 05 meses, eu estava na mesma "agonia" que você: uma busca por um modelo 12 cordas que fosse bom e estivesse dentro das minha condições financeiras no momento. Depois de uma árdua pesquisa pela internet afora, encontrei na Play Tech – São Paulo/SP – um modelo da Rozini anunciado como tendo tampo maciço, equalizador 05 bandas e afinador. O preço estava ótimo: R$557,00 à vista. Comprei! Quando ele chegou, veio junto a decepção; o modelo enviado a mim estava completamente diferente do anunciado... Não tinha afinador, o equalizador era de 02 bandas , creio que o tampo não era maciço e o braço estava tão empenado que a altura das cordas dava quase 01 dedo na 12ª casa.
Reportei o caso à Play Tech e eles informaram que "foi um erro de atualização do site" e que não tinha mais o modelo anunciado. Com isso, aceitei como ressarcimento do dano moral – porque afinal fui enganado por um anúncio errado – um Tagima Twelve Tuner. Não tem tampo maciço, mas como eu disse, é um bom violão e tá valendo muito o preço que paguei nele.
Olhando no site da Play Tech, este Rozini ainda está lá. Você pode até arriscar, mas sugiro de coração que você vá à loja pessoalmente para testá-lo.
Olhe o link: http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=102933

Bem, é isso aí.
Fora isso, não sei onde encontrar outro Rozini 12 cordas elétrico de tampo maciço.

Abraço!

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao


Bem, dentro desses opções, eu iria de Hofma...
Mas insisto: vá às lojas testa-los.

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


mas tpo... a questão é grana... e esses 40 reais a mais eu compro um bag legal!

tpo, a grana é metade minha e metade do meu pai, vendi minha guitarra strinberg por 250 pra compra o violão...
vou testar todos e vou pelo q mais agradar meus ouvidos e minha mão esquerda

abraço!

lbotao
Veterano
# jul/09 · Editado por: lbotao
· votar


Ah! e sobre o cordal, é uma boa por segurança eu espero alguma "merda" acontecer?

oaushdoaushd

boa!

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao


Eu acho que é bom colocar um cordal pra garantir. Mas leve em um bom luthier para não correr o risco de ficar mal colocado!
Só o preço que ele vai cobrar eu não sei... xD

Camarada, já que a grana está curta, sugiro que você espere mais um pouquinho e junte mais um dindin pra comprar algo melhor...
Acho que é um chance que você tem de ser mais feliz com o seu 12 cordas.

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


aqui em casa nem rola mesada saca? mais eu vou tentar da uma conversada aqui... minhas três opções são aquelas, vou testa-los e escolher

Valeu ai!

BrandieLLi
Veterano
# jul/09 · Editado por: BrandieLLi
· votar


fabioche

O seu Taylor possui tarraxas e parte eletronica da própria taylor certo? Devem ser muito bons para um violão extremamente caro e top de linha.

A minha pergunta é: da pra comparar as tarraxas com algum modelo gotoh, ou a parte eletronica com fishman, shadow, etc? Ou são superiores a tudo?

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


Rapaz, a viola caipira é tão rica e complexa que possui cerca de 47 afinações! =O

Mas na verdade a maioria são variações

Rio Acima, Rio Abaixo, Cebolão, Boiadeira, Realejo, Guitarra, Cana Verde, Paraguaçu

Essas são algumas afinações ;D

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao

Beleza então. Quando comprar, poste aqui a suas conclusões sobre o modelo escolhido.




Kamus23

Sim sim. São variações mesmo, tipo uma é em D, a outra em G e por aí vai... E quase - senão todas - dá pra serem aplicadas aos nossos queridos violões de 12.
Você toca viola também?


Forte abraço a todos!

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao


Cara, dá uma olhada nesse anúncio, talvez te ajude:

http://www.permutalivre.com.br/141876/violao-folk-hofma-by-eagle-12-co rdas-he215e12-sao-paulo.html

Abraço.

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


aee galera!! comprei meu 12 cordas
Rozini studio folk, tem tampo maciço e afinador, muito bom por sinal.
a ponte é colada e parafusada e os trastos são de osso
comprei novo por 570 reais.
a tocabilidade é boa, e os graves resonam bem.. ele não tem nenhum verniz, o acabamento é tosco mas compensa no preço e no som!
ele está afinado em ré, acredito que as cordas, sendo 0.9 não aguentarão afinação em MI.. por enquanto, vai de ré mesmo (no bom sentido)

alguem sabe de um capotraste bom, mas bom mesmo ?

abração ae galera

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao
ele não tem nenhum verniz
Isso é bom, ajuda para ter um timbre mais rico. Já tive um violão com acabamento encerado (sem verniz), e achava o timbre dele muito foda.

alguem sabe de um capotraste bom, mas bom mesmo ?
Eu comprei um da Dolphin baratinho (R$20), mas ele não prende bem as cordas do meu 12 cordas - talvez porque a ação do meu 12 cordas não esteja muito baixa.

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


galera!
tenho que soltar as cordas pra guardar meu 12 cordas?
ele ta de lado, apoiado, no bag, afinado em ré...
precisa soltar mais ?

valeu

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao

Caraca meu!
Acredito que tenha feito um ótimo negócio!
Poste umas fotos (ou até um vídeo) do bichano pra nós vermos...

Em relação ao capotraste, tem o da Dolphin como o
erico.ascencao disse, mas no caso do 12 cordas ele você precisa escolher um maior e que tenha um melhor poder de "presa" melhor pois, afinal, são mais cordas pra prender.
Eu tenho um que nem a marca sei (Heheheh) e que só prende bem os primeiros 04 pares.
Mas tá bom pra mim porque toco mais afinado em D, que nem viola caipira. E dá um som lindo cara! Tipo uma viola com graves mais fortes.

E quanto a forma de guarda-lo, eu guardo o meu sempre em D e acredito que não seja necessário afrouxar mais...


Curiosidade, onde você comprou o seu?



Abraço e bons sons!

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao
Não precisa afrouxar as cordas não. Caso você repare que o braço esteja começando a empenar, leve num luthier pra fazer os devidos ajustes.

Antes disso, você pode verificar so o braço está empenado: aperte a mizona na 12a. casa e veja se a corda fica muito longe da escala. Se estiver, significa que o braço está empenado.

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


o braço estava empenado!
levei na loja, e fiquei vendo o serviço.
eles tiraram as cordas originais (velhas, 0.9)
apertaram o tensor e colocaram um jogo novo, 0.10..
ele está afinado em MI mesmo... o problema é que agora está muito duro o violão.. as cordas estão um pouco altas..

o que fazer, levo num luthier ou espero um pouco pra ver se as cordas soltam um pouco?


pode guardar afinado em MI ?

valeu!
PS: assim que estiver tudo certo eu gravo algo pra vcs com ele!
abraço

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


tsM tuner
comprei o violão aqui em Piracicaba-SP.. achei por aki.. nem precisei arriscar.!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club