Livros do Isaías Sávio

    Autor Mensagem
    PauloDeBarcellos
    Veterano
    # out/04


    Já toco guitarra e violão há um bom tempo, principalmente jazz, bossa nova e rock, tenho um bom conhecimento de harmonia funcional e improvisação, mas gostaria de entrar mais a fundo no mundo do erudito e choro.

    Vi uns livros do Isaías Sávio na http://www.musimed.com.br e me interessei pelos livros "Escola Moderna do Violão", vols. 1 e 2.

    Alguém conhece ou já estudou por esses livros? Valem a pena?
    Se não, alguém me sugere algum outro?

    Obrigado por antecipação!

    Paulo.

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    PauloDeBarcellos
    Eu acho esses livros excelentes! afinal! é o método isaias sávio, mas nao dá pra estudar sozinho, procure um professor adequado e veja se o metodo que ele utiliza pra dar aula é esse ai vc compra, mas nao se engane achando que conseguirá estudar violão erudito sozinho!

    abraços!

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    tenho o volume 2 mas edição de 25 anos atras, metade só tem escalas em terças, duetos etc e a outra metade so tem dedilhados. não tem nenhma peça ou exercio classico. do conteudo pouco é aproveitavel. Se for iniciante o melhor é do argentino Julio S Sagreras (Las primeiras liciones), é tão bom que foi lançado em ingles, se já toca, A escola de Tarrega (Osvaldo Soares) é muito bom o conteudo.

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    macaco veio
    Se é como vc está falando eu é quem estou confundindo~com o método sávio! mas enfim, se for pra aconselhar outro eu recomendaria a iniciação do Henrique pinto, muito mais didático, mais simples, e mais usado! pra vc estudar com o metodo do sagreras vc vai ter que arrumar um professor argentino tb, pois no brasil nao tenho niticia de nenhuma escola qual é utilizado, já esse da escola tárrega, passe longe, tem conceitos erradissimos que so irao te prejudicar!

    o mais importante é achar primeiro o professor, depois ir atrás do método!

    abraços!

    PauloDeBarcellos
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Balbino Junior

    Pow, eu acho q vou ter q morrer numa grana federal e pagar um professor mesmo. O pior é q eu vou ter q ouvir pra kct da minha mulher, ela acha essa história de ser músico uma tremenda babaquice, altos stresses.

    Vcs acham q um estudante de erudito pega chorinho fácil ou não tem nada a ver? É q aqui onde eu moro nos states não vai ter prof. de choro, só clássico. Eu teria q me virar no chorinho sozinho mesmo.

    Valeu.

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    PauloDeBarcellos

    Voce assistiu o filme a encruzilhada!?
    Lembra daquela parte que o professor da escola de musica da um sermão no daniel san!? Em minhas palavras vou tentar contar, Ele diziam que o blues era musica cultural, e que ja estava no sangue do menino, e ele deveria seguir a musica erudita (isso bem resumido e bem em minhas palavras)! Pois é, o chorinho tb está em seu sangue, se vc aprende a ler bem e tocar bem, vc pega partituras de choros e com certeza tocará, sem problemas, pois já está em seu sangue! Já um gringo tocando chorinho realmente fica muito estranho! heheheheh!

    Fica sossegado!!!

    Sobre sua mulher é uma pena, aconteceu a mesma coisa comigo um tempo atrás, eu arrumei uma namorada que nao ligava pra esse lance de musica e vivia me questionando sobre meu estudo e meus gostos musicais. Como a minha paixão pela musica veio primeiro.. Eu larguei dela! rs! Mas nao vá fazer isso hein! rs! Apenas tente mostrar o quanto é importante! e além do mais, se vc é brasileiro e está nos EUA, vc ta esperando o que pra ganhar dinheiro ensinando samba e bossa nova pro pessoal!!!! Manda a ver ai que o logo vc fica conhecido e começa a tirar uma grana boa! Mas tem que estudar!!


    Abraços!

    PauloDeBarcellos
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Balbino Junior
    Valeu a força!

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    PauloDeBarcellos
    DISPONHA! rs :)

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Julio S Sagreras tem obras publicadas e é conhecido internacionalmente (veja sites de classico) seu metodo 1 aproveita todas as liçoes e quase é possivel estudar sozinho (nenhum é possivel pois tem saber ler partitura e bom posicionamento e pegada do violão baseado em Tarrega).
    Savio também é conhecido internacionalmente mas este livro especifico é enjoado. Não sei o que voce chama de conceitos erradissimos no método do Osvaldo Soares muita gente já estudou nele e toca bem por ai, agora metodos tem aos montes muitos se limitam colocar pequenos trechos de outros autores conhecidos mas o do Sagreras é tudo criação dele. agora Ja o colega que mora nos states é melhor ele comprar o do Sophocles Papas que é o mestre dos métodos de lá. músico fera toca rock, classico, chorinho . . . vide john mc laughlin. é isso ai

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    macaco veio
    pegada do violão baseado em Tarrega

    São esses conceitos erradíssimos de que estou falando!
    Tárrega nao criou método nenhum, nao foi conhecido como um grande estudioso na arte de ensinar, ele era O violonista, mas nao temos gravações dele tocando, e esse coneito de escola tárrega está totalmente por fora!
    Esse lance de métodos, se vc for levar em consideração o fato das peças serem criadas por quem criou o método, então o melhor que tem é do Carulli, vide site (http://www.classicalguitar.nl/composers.asp) lá vc baixa os métodos de graça! este método é o melhor na minha opiniao pela sua didatica e simplicidade, outros que eu recomendaria nesse aspecto são os 25 estudos do Carcassi e o método do Aguado, ambos vc encontra no site!

    músico fera toca rock, classico, chorinho . . .
    Ninguém é bom em tudo caro amigo! Inclusive o John Williams tentou uma formar uma especie de banda para tocar rock e fusion se nao me engano e saiu uma merda! Esse conceito de tem que tocar de tudo um pouco é lorota e só é acatado por quem nao entende nada! Já sobre tocar violão erudito e Chorinho... Se tratando da didática tudo bem, mas o chorinho tem que estar no sangue pra sair! Vide Juliam Brem ou David Russel tocando choro! Eca!! Nao fica legal! Entao nosso amigo nao terá problemas quanto a isso, pois ele é brasileiro! o lance é ver qual método é utilizado pelo professor que ele arrumará!

    E Lembre-se! Nao existe esse lance de escola Tárrega! Se fossemos atribuir uma mais nova que a do Carulli e do Aguado, seria Escola do Segóvia e não Tárrega! A escola de violão atual é baseada em Abel Carlevaro, longe e bem longe da erronea escola tárrega que na verdade nem sei de onde surgiu isso!

    Abraços!

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    cara - antes de Tarrega violão tinha 5 cordas, Tarrega é que começou a desenvolver este instrumento, concordo com voce sobre o Carulli, agora 25 estudos de Carcassi são bons mas são pra terceiro ano pra frente, Claro depois de Tarrega os outros desenvolveram mais as tecnicas, Os desenhos de escalas de Segovia por exemplo.
    Tarrega apesar de não ter deixado nenhum método especifico, foi professor também, a brilhante violonista espanhola Josefina robledo (que tambem não criou método nenhum) foi aluna de Tarrega e já velha foi professora de Osvaldo Soares e dai vem o método Escola de Tarrega.
    A escola atual é baseada em Abel Carlevaro, Leo Brower (que acho chatissimos mas ai é gosto pessoal) , quem mais? daqui a pouco vai ser baseada em Yamandu Costa e tantos outros que ainda virão. mas tudo começou lá traz com Tárrega
    é isso ai

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    macaco veio
    O que vc disse tem um fundo de verdade, mas somente um fundo! Tárrega foi como Segóvia, difundiu o Violão, mas quando eu falo de escola tárrega eu falo por experiencia propria e por ter conhecido pessoas que se diziam instrutores de violão da "famosíssima escola Tárrega". Quando eu falo isso, é pq os conceitos de posicionamento de mão não são inspirados em Tárrega mas sim em uma foto sua!
    Eu não sei se alguém aqui assistiu a camerata de violoes de Santos no Jo Soares a umas semanas atras!
    Pois é aqueles alunos tinha timbres de son horríveis, o polegar pegava nos bordoes sem unha e todos tinham a mania de ficar com a mão curvada para baixo! Isso é um dos erros da chamada escola tárrega, e só ensina isso quem foi um dia enganado com essa didática! veja Emilio Pujol e Miguel Llobet, desses sim temos gravações e ambos foram alunos de tárrega e suas gravações nao soam nem um pouco como o som que esses charlatães tiram do instrumento, e o pior, ainda jogam a culpa no Tárrega!

    Não estou criticando Tárrega, eu duvido muito que ele tocasse com a mão direita na posição daquela famosa foto, as vezes ele so posou pra foto e nada mais, pois se nao seus alunos tb tocariam daquela forma, e repito, não é isso que vemos ao ouvir gravações de Pujol ou Llobet!

    Abraços!

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    concordo com voce, assisti e achei ruinzinho sim, mas hoje escola de Tárrega virou apenas um nome que as pessoas usam. Acho dificil questionar posicionamento de mão querendo que todas a pessoas seguissem um mesmo padrão pre determinado pois as pessoas têm formação física diferente, cada mão é uma mão, mas há um consenso óbvio estético que se bem observado e ensinado faz com que a execução se dê com mais facilidade, clareza, etc. é como o cara que toca bem guitarra e nunca usa o dedo mínimo, se usasse então!
    quanto aos grandes mestres do violão (os grandes mesmo é não o que é criado por midia hoje em dia) não temos o que discutir, só aplaudir.
    é isso ai, abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livros do Isaías Sávio