violão acustico pode se tornar elétrico?

    Autor Mensagem
    Camila Lima
    Veterano
    # set/04


    Pessoal, por favor, estou numa sinuca de bico.
    Preciso de um violão eletrico urgente, tenho um eagle acustico, será que se eu colocar aqueles captadores vou perder muito em qualidade sonora?

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    perde um pouco sim, mas não muito. Eu tenho um captador de rastilho no meu Eagle e ele perde um pouco da naturalidade do som, mas fica legal e dá pra gravar bem melhor.

    se vc quiser ouvir como fica o som veja em

    http://www.barockandroll.palcomp3.com.br

    Camila Lima
    Veterano
    # set/04
    · votar


    é, realmente em gravações não muda muito, mas e na noite? será que vai sair legal?
    Captador de rastilho é aquele q

    Camila Lima
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ops, sem querer apertei o enter...

    então, captador de ratilho é aquele que coloca no cavalete? Me disseram que se eu colocar aquele captador que tem que furar o violão eu vou perde-lo.
    Eu sei que há mais vantagem em comprar um eletrico, mas é que o bolso tá meio vazio ultimamente...

    v_rebell
    Veterano
    # set/04
    · votar


    quando eu pus um captador no meu Kashima 12 cordas, eu substitui o rastilho antigo pelo captador, tiveram de fazer um furo em um dos cantos (do fundo do rastilho) para passar o fio por dentro e fazer a saida para o amplificador...

    o rastilho era curvado, e o captador naum, será que isso causa algum problema no som?

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    então, captador de ratilho é aquele que coloca no cavalete? Me disseram que se eu colocar aquele captador que tem que furar o violão eu vou perde-lo.

    Sim, é o q coloca no cavalete. Mas não precisa furar o violao pra passar o fio, vc pode deixar o fio por fora. É uma questão de estética, mas deixando o fio fora vc preserva o som original, qdo for tocar ele desplugado.

    O que pode acontecer é o seguinte; o captador pode ser mais largo que o rastilho do seu violão, ai vc terá que desgastar a cavidade, até ela ficar larga o suficiente pro captador passar. Eu tive que fazer isso no meu, mas não aconselho ninguema fazer, pq eh mto facil fazer cagada. O ideal mesmo era vc levar o rastilho do seu violao na loja, e comparar com o captador pra ver se tem a mesma grossura

    e realmente sai mais barato, o meu captador eu paguei 20 reais

    v_rebell
    vc diz a parte de cima do captador, onde ficam apoiadas as cordas? Não sei, o meu tem o mesmo formato do rastilho.

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ah, e eu naum sei como soa ao vivo, nunca usei o meu pra isso.

    PuNk Bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Camila Lima
    Como o Reiken falou, vc nao precisa furar o violão e um captador mediano para vc tocar na noite não chega a 30 reais.

    Qual é o seu Eagle e qual o encordoamento dele?
    Os modelos eletricos deles são bons, os acusticos eu não sei.

    Camila Medeiros
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Oi Pessoal, sou eu Camila Lima, esqueci minha senha e tive que mudar o nome...tsc!

    Então PuNk Bass
    Meu violão tem um som maravilho, já foi muito elogiado por aí nas rodinhas de amigos (musicos inclusive)

    o modelo dele é DH-69, o nome do encordoamento eu não lembro (já viu que a minha memoria é das melhores né?) só lembro que eu comprei um importado, o tipo é naylon.

    Eu já usei captador de rastilho aqueles que fica o fiozinho pra fora e prende no cavalete e achei que o som dele plugado ficou HORRIVEL!!
    Pensei em colocar aqueles captadores que furam o violão, mas tenho receio de perdê-lo, mesmo nesses caras especializados que eu não me lembro o nome, tenho receio, de repente fica mais barato comprar um novo...sei lá!

    PuNk Bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Camila Medeiros
    Eu já usei captador de rastilho aqueles que fica o fiozinho pra fora e prende no cavalete e achei que o som dele plugado ficou HORRIVEL!!
    Geralmente violao acustico com captador não fica muito legal, acho que a performance dele fica muito abaixo de um violão eletrico para shows de voz e violao por exemplo.


    nesses caras especializados que eu não me lembro o nome
    Eles são os Luithiers. Procure se informar sobre o trabalho do profissional a quem vc vai levar o violao, ver se o luthier eh de confiança e tal.... e nao fique preocupada. O serviço deles eh justamente cuidar de violões.

    _z1nh0_
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Pow eu fiz num luthier ficou mto bom vei
    soh q tipo qndo vc bota num som mto alto da microfonia (neh esse o nome?)pq se vc reparar os eletrricos sao mais finos
    mas o som fica bom eu fiz isso no meu digiorgio e tah bomzinho agora se ligue pq tem 2 tipos de captadores um q fica td por dentro e um q eh um cabinho por fora esse por fora eh uma M**** n bote nem de graca :D mas o outrto eh bom
    flw

    Sversut
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Camila Medeiros
    DH69 com som maravilhoso??
    Se o Jonny ver isso...Uh
    Tive problema semelhante, ou seja, queria colocar o captador padrão com regulagem e tal, mas ´teria que cortar e tal.
    Coloquei Captador de Rastilho (30,00 colocado) e nada de fiu pra fora. Voce só faz o bucaro pra colocar o cabo e nada mais. Se esse simples buraco muda o som, é pra quem tem ouvido super absoluto. Já no caso do captador elétrico, daí é outra conversa, pois o corte é maior.
    O som ficou beleza plugado, sem problema. Mas logicamente que não tem regulagem de grave, etc e tal, como nos captador ativos ou mesmo passivos (vol e tom).
    T+
    Sversut

    Daniel Blazeque
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pode até colocar o rastilho mas não fica tão bom quanto um furado, vc pode comprar um de rastilho pra quebrar o galho e quando arrumar grana mandar furar com um captador Fishman

    wellington hugo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    tem como um violao acustico se tornar eletrico?

    me respondam por favor

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sugestão: Microfona ele... o som ficará bem mais próximo do Real som de violão do que qualquer captador pode proporcionar

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sugestão: Microfona ele... o som ficará bem mais próximo do Real som de violão do que qualquer captador pode proporcionar

    lumulus
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    É, microfone é o ideal quando se trata da qualidade do som, tanto que em gravações ninguém usa captador.
    O problema é a praticidade, se você for tocar sentado, quietinho na sua, deve dar certo, mas em palco a gente sempre acaba se mexendo e afastando ou aproximando o violão do microfone...

    lumulus
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    wellington hugo
    A única diferença real e indiscutível entre "violão elétrico" e "violão acústico" e é a presença ou ausência do captador, geralmente tipo piezo instalado sob o rastilho. Ou seja, se você instalar um captador, seu violão se transforma num elétrico.

    lumulus
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Mais uma coisa: além do captador, você vai precisar de um preamplificador e de um mixador. Isso costuma vir junto nos instrumentos vendidos como "elétricos", geralmente instalado na lateral da caixa.

    Se for eletrificar o seu e não quiser fazer aquele rombo na caixa. pode fazer apenas um furinho para a saída do fio e o jack e usar um preamp/mixer externo. Ou mesmo, como disse o albertoellobo, passar o fio pela boca.

    Alguns sistemas, vêm com preamp interno sem mixer, com esses também não precisa estragar a caixa, mas ainda assim vai precisar do mixer externo. Aí a mesa pode resolver, mas depende do seu equipamento.

    Se for instalar o preamp com mixer completo, recomendo fortemente que entregue o serviço a um luthier de confiança. Já vi muito curioso estragar o instrumento tentando fazer isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a violão acustico pode se tornar elétrico?