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      Pq existem Partitura, Tablatura e Cifra?

      Autor Mensagem
      Cleopatra
      Veterano
      # set/04


      Aprendo violão Classico; bem não entendo o pq de tantos métodos p/ se executar um instrumento. Tb toco instrumento de sopro e p/ executá-lo só partitura!? então pq violão é assim?

      maggie
      Veterana
      # set/04
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      Partitura é relativamente difícil, então simplificaram pras cifras... mas elas não mostram as notas, então inventaram as tablaturas.

      :)

      LeandroP
      Moderador
      # set/04
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      Cleopatra

      A partitura é a escrita mais fiel. Você deve executar como está escrito, respeitando o tempo, os intervalos, apogiaturas e tudo mais.

      A tablatura é mais prática por indicar qual casa, traste, corda ou região do braço você deve tocar. Sem se preocupar muito com a divisão rítimica, a tablatura ajuda os iniciantes uma desenvoltura mais precoce no instrumento.

      A cifra também não estabelece o tempo, só a harmonia mesmo. Isso dá mais liberdade ao executante de expressar da forma qe lhe for mais conveniente. Se a cifra estiver escrita na partitura, dentro de um compasso, o interprete vai executar o acorde dentro daquele compasso na batida que manda a música. Aberto mas limitado também.

      Na dúvida, estude as 3 formas de escrever. As 3 são muito úteis em todo momento.

      Al Majíd
      Veterano
      # set/04 · Editado por: Al Majíd
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      Cleopatra
      Aprendo violão Classico; bem não entendo o pq de tantos métodos p/ se executar um instrumento. Tb toco instrumento de sopro e p/ executá-lo só partitura!? então pq violão é assim?


      Porque o violão, assim como o piano, é um instrumento melódico/harmônico. Não se dá pra fazer harmonia com uma flauta ou um oboé quando se toca estes instrumentos solitariamente. Faz-se apenas a melodia. Na partitura escrita para violão, podemos vizualizar vários acordes, quando encontramos notas paralelas verticalmente. O método da cifra, encontrado em revistinhas de banca, foi desenvolvido para simplificar a prática do violão aos iniciantes, pois nem todos sabem ler partitura, assim como a tablatura possibilita aos iniciantes executarem alguns solos ou até mesmo acordes, desde que tenham um prévio conhecimento da música.

      anonimo_83
      Veterano
      # set/04
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      Resumindo!
      A Partitura é a forma correta, o resto foi feito para facilitar para os preguiçosos!

      Cleopatra
      Veterano
      # set/04
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      Balbino Junior
      Interessante!
      :)

      Al Majíd
      Veterano
      # set/04
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      Balbino Junior

      Não digo correta, mas completa!!!

      PuNk Bass
      Veterano
      # set/04
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      Balbino Junior
      ahahah.. gostei da tua resposta

      anonimo_83
      Veterano
      # set/04
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      Não só correta como Completa
      hehehehe!!!

      Al Majíd
      Veterano
      # set/04
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      o resto foi feito para facilitar para os preguiçosos!


      E como facilita!!! hehehhe

      Cheiro de Bode
      Veterano
      # set/04
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      Cleopatra,

      As Cifras são um desenvolvimento da notação inventada pelos gregos antes do século V AC, compreendendo as 15 primeiras letras de seu alfabeto. Mais tarde os romanos reduziram a 7 letras - tal como conhecemos hoje.
      Uma única cifra descreve de forma precisa um acorde inteiro, por isso as cifras são conhecidas por todos que tocam instrumentos polifônicos - não só os violonistas. Claro que não se escreve em cifras para flauta ou saxofone. Mas a cifra não é uma notação rítmica.

      O Pentagrama foi desenvolvido sobre a notação inventada pelo monge católico Guido d'Arezzo em meados de 1025 DC. A notação original tinha 4 linhas e praticamente só foi utilizada para música sacra e reclusa à Igreja. Os compositores profanos introduziram mais uma linha tornando a notação no Pentagrama por nós hoje conhecido.
      O Pentagrama descreve não só as notas, mas o ritmo (entre outras várias informações como dinâmica, etc), constituindo assim uma notação muito mais completa que a cifra.

      O problema é que quem toca violão/guitarra nem sempre lê partitura à 1ª vista, não por preguiça como o pessoal aqui alega, mas porque o instrumento tem problemas de digitação, devido a redundâncias em sua escala e comprometimento dos movimentos dos dedos dedilhantes.

      A tablatura é a solução parcial que o violão herdou de um instrumento chamado Alaúde. Esta notação descreve a digitação dos dedos das duas mãos tensionada por quem escreve, mas tem várias outras sérias limitações.

      Didaticamente, a tablatura tem aplicação por informar sobre a ação dos dedos durante um exercício. Acredito que a utilidade da tablatura termine aí, pois qualquer método sério de qualquer instrumento é escrito em pentagrama.

      Loreta
      Veterano
      # set/04
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      Cheiro de Bode
      Obrigado pela resposta :)
      Agora sou Loreta, mas antes era Cleopatra e Nani tb!

      fabianoz
      Veterano
      # set/04
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      e|--------------------|
      B|------5-------6p5---|
      G|----6---6h7-------7-|
      D|--------------------|
      A|--0-----------------|
      E|--------------------|

      Estou iniciando tablaturas e não sei o que significa a letra P entre o 6 e o 5 e a letra H entre o 6 e o 7

      Sversut
      Veterano
      # set/04
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      Da mesma forma que inventaram Diconário de Acordes pros preguiçosos não precisarem saber Formação de Acordes.
      Da mesma forma que inventaram a Calculadora pro kara não precisar saber somar 1+1.
      Etc
      É a modernidade, que muitas vezes é MÁ.
      Vi um artigo dia desses no sentido de que a inteligênica tá caindo, pois computador faz tudo, etc.
      Já já os karas inventam violão robô e vc vai ficar só olhando ele executar.
      Faloww
      Svrstueuyoie

      Loreta
      Veterano
      # set/04
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      Não entendo muito de tablatura, quer dizer o básico eu entendi, mas parece complicado e chato na pratica!

      anonimo_83
      Veterano
      # out/04
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      Tablatura é uma merda!!!

      aquele p se não me engano é chamado de pull off ou seja! ligado descendente da casa 6 pra 5!!!

      Não gosto de tablatura e não sou expert nesses códigos sem notação musical!

      abraços!

      jao
      Veterano
      # out/04
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      Realmente Balbino, creio que as tablaturas e cifras sejam um resumo da partitura, mas se, por exemplo vc tem uma guitarra e o som que vc gosta é punk, ou um hardcore e vc quer ter um violão para este tipo de som, acho que vem mais a calhar uma cifra ou uma tablatura, pois é um tipo de som que exige mais poder de interpretação, transmissão de energia e muito power chord, é um som descontraido e a cifra e tablatura, são uma forma descontraida da partitura, então eles usam estes como forma de se expressar, lembrando que música é uma arte que se usa de harmonia e gosto para expressar o que se gosta e pensa de acordo com as regras que a regem, e também acho que quem gosta deste tipo de som tem mais é que usar, se quiser vir a tocar algo além ai sim aprender todo o conteúdo, mas até lá a música a principio serve para se expressar e para se divertir!
      Abraços, a mais uma vez obrigado pelo negrito!!!
      [/b]rs[b]

      jao
      Veterano
      # out/04
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      eu ainda aprendo...

      Tuarelli
      Veterano
      # out/04
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      Mas aí tá uma questão legal de se debater.
      Tem CERTAS PESSOAS que se acham superiores por ter estudado teoria, por saber quilos e quilos de teorias... Que se considera SUPERIOR comparando-se aos que tocam o popular...
      E isso é uma merda!

      Eu respeito tanto um como outro. Vou estudar o clássico e toco popular há 6 anos. E vou dar aqui a minha crítica quanto aos que estudam clássico, já que os "folgados" da cifra e tablatura já foram bastante criticados aqui: de tanto ficar nesse esquema de partitura e tal, a pessoa acaba que virando uma máquina. Não sabe tocar nada improvisado, e só o que tá ali, no papel.
      E isso eh verdade!

      Al Majíd
      Veterano
      # out/04
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      Não sabe tocar nada improvisado, e só o que tá ali, no papel.

      Ledo engano, amigo. Teoria não robotiza o homem. Dá mais base pra você ir mais longe!!! Inclusive no quesito "improvisação".

      Heitor VL
      Veterano
      # out/04
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      Tuarelli
      Não sabe tocar nada improvisado, e só o que tá ali, no papel.

      Al Majíd
      Ledo engano, amigo. Teoria não robotiza o homem.

      A maioria dos violonista não são bons de leitura. Fica chato de perceber a estrutura harmônica da peça da partitura com o arranjo pronto. Com os acordes cifrados fica óbvio e guiam melhor o improviso.

      Tuarelli
      Veterano
      # out/04
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      Al Majíd
      Não a teoria, mas a partitura.
      Na minha opinião, a música clássica deve ser tocada a partir da partitura, mas se o cara tá ali, com o papel na mão, sabe o tempo da música e tal, ele bem que podia colocar um solinho a mais ali, não?
      Não tenho nada contra a teoria, inclusive acho que a teoria é essencial. Mas acho que isso de "seguir padrões", "obedecer aos antepassados", ser tão rígido assim, é uma coisa ruim.
      Temos que ser mais "músicos de rua", se é que me entende. Abrir mais a mente.
      Por exemplo, se eu chego aqui e digo que violino fica legal em Thrash Metal, vc acha que os violinistas clássicos nao meteriam o pau?
      "Ah, que isso é um desrespeito, ah que violinista X tá se revirando no caixão, ah que esses caras sao uma merda."

      Quer ver? Coloca um post ali perguntando o que acham do violino elétrico.

      Al Majíd
      Veterano
      # out/04
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      Heitor VL
      A maioria dos violonista não são bons de leitura.

      Como você chegou a esta conclusão? Partitura é treinamento, para se adquirir reflexo. E os pianistas então, que têm que ler em duas claves? Pelo menos eu possuo um reflexo muito bom quando vejo um acorde montado na pauta.

      Tuarelli

      Por exemplo, se eu chego aqui e digo que violino fica legal em Thrash Metal, vc acha que os violinistas clássicos nao meteriam o pau?

      Bom cara. Acho que não tem nada a haver. Podemos sim fazer uma miscelânea entre os instrumentos, criando novas músicas, conseguindo novas texturas, pra depois vermos no que dá. O que os músicos eruditos não admitem, é quando alguém descaracteriza totalmente alguma obra prima já consagrada e depois sai falando que toca "pra carai", e junto com ele leva uma multidão de admiradores "fanáticos". Isso sim, eles não perdoam e descem o pau. No mais tudo é válido.

      Amplexos

      Al Majíd
      Veterano
      # out/04 · Editado por: Al Majíd
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      Tuarelli

      Entendo o que você está querendo dizer. É claro que existem os "conservadores", que acham que violino foi feito só pra tocar nas grandes orquestras. Mas hoje em dia há tantas possibilidades e ferramentas que podem dar suporte à criatividade humana, que quem não se atualizar, corre o risco de feder a mofo.

      Heitor VL
      Veterano
      # out/04
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      Al Majíd
      Como você chegou a esta conclusão?
      Leve este desafio para a tua próxima festa de violonistas. Mostre uma partitura do Choros nº1 e pede para eles te acompanharem com acordes. Aposto que você vai ter que colocar as cifras em cima da partitura para funcionar.

      E os pianistas então, que têm que ler em duas claves?
      Com certeza eles lêem. Mas só ler não dá automaticamente a capacidade de analisar a peça. Não nego que tem gente que consegue, mas para a maioria as cifras comunicam a harmonia muito melhor.

      Heitor VL
      Veterano
      # out/04
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      Al Majíd
      Como você chegou a esta conclusão?
      Leve este desafio para a tua próxima festa de violonistas. Mostre uma partitura do Choros nº1 e pede para eles te acompanharem com acordes. Aposto que você vai ter que colocar as cifras em cima da partitura para funcionar.

      E os pianistas então, que têm que ler em duas claves?
      Com certeza eles lêem. Mas só ler não dá automaticamente a capacidade de analisar a peça. Não nego que tem gente que consegue, mas para a maioria as cifras comunicam a harmonia muito melhor.

      Heitor VL
      Veterano
      # out/04
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      Al Majíd
      Como você chegou a esta conclusão?
      Leve este desafio para a tua próxima festa de violonistas. Mostre uma partitura do Choros nº1 e pede para eles te acompanharem com acordes. Aposto que você vai ter que colocar as cifras em cima da partitura para funcionar.

      E os pianistas então, que têm que ler em duas claves?
      Com certeza eles lêem. Mas só ler não dá automaticamente a capacidade de analisar a peça. Não nego que tem gente que consegue, mas para a maioria as cifras comunicam a harmonia muito melhor.

      Al Majíd
      Veterano
      # out/04
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      Heitor VL
      pede para eles te acompanharem com acordes

      Alguns irão conseguir e outros não. Depende do estágio em que cada um se encontra.

      Al Majíd
      Veterano
      # out/04
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      Heitor VL
      mas para a maioria as cifras comunicam a harmonia muito melhor.

      Pode ser que sim. Mas quando se estuda ferreamente se consegue isto através da partitura.

      Heitor VL
      Veterano
      # out/04
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      Pardon pelas postagens múltiplas. Cifra clube enlouqueceu.

      Al Majíd
      Pode ser que sim. Mas quando se estuda ferreamente se consegue isto através da partitura.

      Mas é mais do que ler o que está explícito partitura. Você conseque sacar real time aquele acorde de nona ou aquele de sétima com quinta aumentada implícito na melodia e no arranjo escrito?

      Mas de qualquer modo, em popular e jazz raramente você vai encontrar arranjos completos. Acordes cifrados em cima da partitura é o que existe. Mesmo um sopro improvisando vai precisar dos acordes cifrados.

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