Opinem...Yamandu Costa!

Autor Mensagem
Thiago Correia
Veterano
# ago/04


ae galera.. n toco violao.. so desenrrolo mas de uma coisa eu sei.. o Yamandu detona na viola..oq vcs acham dele??
opinem

PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar


Thiago Correia
Tem tanto topico dele...... o cara eh muito fera. Dispensa comentarios apesar de muita gente reclamar do som "sujo" dele..

Johnny
Veterano
# ago/04
· votar


PuNk Bass

Não é que seja sujo. Mas parece um som muito "verde" ainda! Ele tem muito para amadurecer ainda e o potencial dele é astronômico.

soldier of love
Veterano
# ago/04
· votar


Se ele tem que amadurecer eu e vc talvez nem nascemos ainda, o que aconteçe é, ele é porra loka ele toca mas pareçe que tá batendo em uma tabua de carne toca muito fote mesmo, tanto é que ao mesmo tempo que toca ele vai afinando o violão pois as cordas ñ aguemtam, é fera !!!

Johnny
Veterano
# ago/04
· votar


soldier of love

ele é porra loka ele toca mas pareçe que tá batendo em uma tabua de carne toca muito fote mesmo, tanto é que ao mesmo tempo que toca ele vai afinando o violão pois as cordas ñ aguemtam

É por isso mesmo que ele tem que amadurecer...

PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar


soldier of love
ele toca mas pareçe que tá batendo em uma tabua de carne toca muito fote mesmo
Adorei a sua definição... ahahaha
Mas realmente ele toca muito, ainda que "sujo"...

soldier of love
Veterano
# ago/04
· votar


tomara que a cachaça ñ acabe com ele mas , sua velosidade é imprensidivel

piculo
Veterano
# ago/04
· votar


olha, nem li os topicos acima mas eu tive uma PÉSSIMA impressão dele. Certo dia ele e o armandinho do bandolim foram na escola de música onde estudo no RJ(um projeto de choro). Tentei fazer um contato com o cara, pedir p/ ele dar uma palinha porém o cara nos(eu e um colega) tratou super frio, sem dar atenção. Já o Armandinho foi super atencioso, conversou conosco etal.

Acho que ele eh indiscutívelmente um bom músico(apesar de achar que ele eh cópia do Raphael Rabello - que foi gênio) mas eh uma pessoa ridícula.

lamentável.

FDG
Veterano
# ago/04
· votar


O cara detona,mesmo ele sendo "açougueiro" ele detona,o cara é um´ótimo representante dos musicos brasileiros,tem muito potencial,não é como muitos outros por aí que são puro jabá

gunsnzeppelins
Veterano
# ago/04
· votar


Acho q ele toca pra caramba. Mas sei lá, ele parece ser daquele tipo q quer ser superior aos outros intelectualmente... E vem com aquele papo nacionalista...

soldier of love
Veterano
# ago/04
· votar


TODO MUNDO DEVE TER SEUS DEFEITOS APEZAR DE SEREM PESSOAS FAMOSAS, ATÉ ESCUTEI DIZER UMA VEZ QUE A SANDY BATE EM SEUS PAIS HEHEHEEHEHEHE A VIDA É ASSIM .

Bráulio Bosi
Veterano
# ago/04
· votar


Pow o cara tem uma técnica du carai... porém não é um som que me emociona, quando eu assisto alguma coisa dele fico de olho na técnica pq não acho a música dele grandes coisas, acho até meio monótona. Na minha opinião, o grande defeito dele é que ele abusa de técnicas e esquece da musicalidade, é um kra q eu nunca vou comprar um CD, assim como escutar Malmsteen na guitarra, que abusa do sobe e desce e esquece que está fazendo Música! Prefiro violonistas/guitarristas mais melódicos dos quais suas músicas mexam com agente...

evitaerc
Veterano
# ago/04
· votar


Bom a minha opinião sobre esse cara é das piores possiveis... acho-o um violonista de tecnica modesta que acha que tem uma habilidade sobrehumana, não é questão de seu som ser sujo(pois o do Baden tbm era e mesmo assim considero sua tecnica boa). É questão de tentar imprimir uma velocidade a escalas e acordes que não é condizente com a habilidade, ai o que acontece?? Voce ouve um bolo de notas irreconhecivel... Uma frase interessante que ja ouvi: "técnica é clareza, não velocidade", note que clareza nada tem a ver com som sujo ou limpo, na minha opinião o Baden tinha um som sujo porem claro, pois as notas não embolavam.

Isso foi no quesito tecnica, mas o que impede um sujeito de tecnica +ou- ser um super musico?? NADA (é so ver o thelonious monk, pianista fraco e musico mais que genial). Mas para mim o Yamandu é reprovado tambem neste teste... Seus improvisos são capazes de transformar belas musicas em cliches medonhos (consegue-se o mesmo efeito ao se maquiar uma mulher linda ate ela parecer uma prostituta de 10ª categoria), suas frases "lugar comum" e truques de improviso realmente não me convencem... Ele pode ate ser um bom musico mas o que vem sendo feito (q eu ouvi) é um trabalho digno de um exibicionista de circo, quem sabe com o tempo ele percebe que o musico desenvolve a tecnica para interpretar melhor a musica e não utiliza a musica como um veiculo para inchar seu proprio ego...

Essas opiniões todas podem soar duras demais mas acredito que cada um tem as suas, e respeito qualquer um que venha a gostar do cara...

Daniel

Johnny
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc

Cara... eu queria dizer algo assim como isso que vc falou, mas tô com muita preguiça e falta de tempo pra dizer tudo o que eu penso a respeito do Yamandu.

Marisco
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc

Cara, sem querer desmerecer a tua opinião, mas acho que tu não conheces muito do Yamandú. Se tu ouvires o CD do Projeto Unimusica (gravado no Salão de Atos da UFRGS) em que tocam além do Yamandu outros grandes nomes como Ulisses Rocha, Daniel Sá, Túribio Santos, Guinga e Renato Borghetti, tu vais ouvir um show de bom gosto nos improvisos do Yamandu.

Eu tive o prazer de assistir este show, e posso dizer que foi um deleite ver tanta musicalidade nas interpretações de peças clássicas do violão brasileiro, de mestres como João Pernambuco e Villa Lobos. Até em uma música em especial (Sétima do Pontal, do Borgettinho) tem um solo do Yamandu que é de chorar...

Em termos de técnica eu não posso falar muito, pois sou guitarrista e não violonista, mas posso afirmar que gostei muito do que vi.

E acho muito interessante que ele seja um dos caras que tá fazendo o povo brasileiro olhar pra sua cultura e ter orgulho, ao invés de desprezo.

piculo
Veterano
# ago/04
· votar


Com tudo que foi dito ainda o vejo como uma cópia do Raphael Rabello. Certa vez ouvi a Joice dizer isso p/ ele o que o deixou puto. Todos os projetos que rolaram com o Raphael estão sendo retomados com o Yamandú... isso eh ridículo. Tipo Raphael e Paulo Moura hj em dia tem o Yamandú e Paulo Moura.... acho q soh falta Yamandú e Dino 7 cordas...

sem comentários.

Para reproduzir não precisa-se de dom mas pra criar... ai o bixo pega. Nunca ouvi nenhum composição dele... vcs jah?

evitaerc
Veterano
# ago/04
· votar


Marisco

Kra realmente nunca ouvi ele neste CD, pode ate ser que a fama tenha subido a cabeça do cara e ele esteja fazendo algo meio circo por influencia da midia e da grana. O que se for verdade mostra parte de sua falta de personalidade musical. Não duvido que ele seja ate um musico razoável, mas utilizar as palavras: genial, fenomeno ou virtuosi (tanto tecnicamente como na interpretação) me soam como um exagero...

Eu sempre me sinto mal criticando alguem assim ehehehe...

Marcos T
Veterano
# ago/04
· votar


Evitaerc Matou a pau.

Não há dúvida que é um digitador muito, muito veloz. mas pela emoção que produz, gostaria mais de vê-lo digitando um teclado. De micro, bem entendido.

Apesar da obviedade da comparação num primeiro momento, não consigo mais vê-lo como uma cópia do Raphael Rabello, porque falta a genialidade e a sensibilidade. Raphael também não era limpinho na sonoridade, mas uma boa amostra sobre sensibilidade pode ser tirada do disco de voz e violão Todo o Sentimento, dele com a Elizeth.

O que não quer dizer que o futuro não possa lhe trazer a maturidade capaz de dar um pouco de equilíbrio e sobriedade ao potencial que ele tem. Hoje, eu acho que ele corre e embola, e é só.

evitaerc
Veterano
# ago/04
· votar


Marcos T

Com certeza, o raphael é outro desses que (em algumas fazes) tinha um som sujo porem claro, mas é daqueles caras que quando encosta nas cordas vc sente na hora o peso e a qualidade...

Em relação ao Yamandú realmente não entendo o estardalhaço feito em cima dele, temos hoje violonistas populares de excelente nível que colocam ele no chinelo na moleza!! Um exemplo é o Marco Pereira!!

evitaerc
Veterano
# ago/04
· votar


Marisco

Poxa cara se tem um campo do Brasil que eu acho imbatível é nossa musica popular!! São poucos paises no mundo que tem o privilegio de ter uma musica tão rica e ja é muito quando se acha um que tenha 1/4 da riquesa musical da terrinha!!

Pixinguinha, Garoto, Dilermando, Dino, Tom, Chico, quer mais do que isso?? Sinceramente, nunca olhei para a cultura brasileira com algo diferente de extremo orgulho no coração. Fico com vergonha da politica, economia, governo e etc...

Marisco
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc

Cara, em nenhum momento me referi a ti quanto a olhar para a nossa cultura com desprezo. Eu me refiro à população, em geral, que tem a idéia errônea de que a nossa cultura é vulgar e pobre.

Eu sou um grande fã dos caras que tu citou, e poderia citar mais uma pá de grandes músicos brasileiros. Mas voltando ao ponto inicial, eu me refiro ao fato de que: o Yamandu, ao estar fazendo um trabalho que está sendo reconhecido pela mídia (em parte, mas está), e exaltando a riqueza da cultura musical brasileira, ele contribui para que a nossa população olhe com mais orgulho para nossa cultura. Eu eu acho que isso é extremamente importante, pelo menos para os que pensam que a música que deve ser valorizada é a de qualidade, e não os "Bonde do Tigrão" da vida...

evitaerc
Veterano
# ago/04
· votar


Marisco

Saquei o que queres dizer...

Marcos T
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc
É isto. Claro que não dá para comparar "Recuerdos de Allambra" gravado pelo Raphaelm com o do Julian Bream, mas como você disse, dava para perceber o naipe dele pelo ataque, pelas construções...
Indiscutívelmente o Yamandu chegou à mídia por méritos próprios. Ningúem bateu à porta da casa dele para perguntar se ele gostaria de ser premiado pela VISA com a gracvação de um CD.
Mas nosso relicário de músicos populares tem peças mais trabalhadas, na minha opinião. Marco Pereira, Caio Marcio (talvez tão rápido quanto Yamandu), Sebastião Tapajós, a turma do Maogani, e tantos outros infelizmente mais anônimos.
E todos muito limpos e sonoros, sem termos que chegar ao som erudito mais puro, passando pelo Paulo Bellinati, Paulo Martelli, Fabio Zanon...

algo
Veterano
# ago/04
· votar


Ele sabe tocar mais do que todos daqui do fórum e além disso mostra o seu trabalho da forma que acha melhor...

evitaerc
Veterano
# ago/04
· votar


Marcos T

Exactamente, so o zanon que é puramente erudito msm...

Al Majíd
Veterano
# ago/04
· votar


algo

Não subestime a galera deste fórum...

Marcos T
Veterano
# ago/04
· votar


Al Majíd
É por aí.
Atrás de um destes nicks pode estar um destes anônimos capazes do impossível, mas fora da mídia... Não é o meu caso, mas não conheço o resto do povo. Mas sei que por aqui tem muita gente que sabe o que diz.

Johnny
Veterano
# ago/04
· votar


algo

Olha cara... a mão direita dele é muito boa, mas conheço muita gente que é melhor tanto na mão direita quanto em todo desenvolvimento da técnica.

Tuarelli
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc
Cara, eu te dizendo isso vc pode até acabar vendo como uma briga mas nao é (hehe). Eu queria discutir com alguém q pensa como vc, sobre isso da velocidade. Eu toco tanto violão clássico (respeitando os padrões) como guitarras com 12 notas por segundo. Algumas pessoas vêem, como vc, músicos como Yngwie Malmsteen, Paganin, Yamandú, Vai, sinônimos de exibicionismo, malabarismo como vc disse... Os guitarristas dizem q Malmsteen e Vai não têm feeling, q eles são muito técnicos, automáticos, robotizados por assim dizer. E eu queria discutir com vc, sem brigas nem nada, tentar entender o seu lado, pq eu vivo atualmente em uma mistureba musical dentro da minha cabeça. Ora ouço Tchaikovsy, Bach, Vivaldi, Verdi, ora ouço Rhapsody, Angra, Iron Maiden, Malmsteen e eu queria ver se organizo esses sentimentos confusos na minha cabeça conversando com alguém q entende de música como vc.

Valeu,

Rafael.

evitaerc
Veterano
# ago/04
· votar


Tuarelli

Poxa cara realmente musica é algo muito complexo e te digo que minha cabeca tbm é uma confusão, essa de entender é muito complicada, o universo musical é algo tão complexo que nunca poderei me considerar mais que um ignorante...

A parte técnica é facil de discutir pois baseia-se em medidas de tempo, de clareza, de velocidade aí voce tem relativa facilidade para dizer quem é tem muita tecnica ou não. Mas quando vc passa deste campo o negócio complica... realmente não sei te dizer porque ouço 5000 notas dadas em 1 minuto por um interprete que batem no meu ouvido e não dizem nada e depois coloco um CD do Django Reinhardt e o cara com 10 notas faz eu sentir um frio na espinha e um arrepio... É algo muito sutil, algo indefinivel, e ainda bem que nem eu nem ninguem consigue definir isto, porque no dia que alguem inventar uma formula pra isso, a musica deixa de ser arte e passa a ser ciencia...

Bom sobre o aspecto da velocidade, não sou contra a ela, sou contra a tentação que ela proporciona ao interprete de exibir-se!! Que não gosta de mandar ver uma escala rapida na frente de umas garotas gostosas e receber aplausos?? Acho que a velocidade deve ser usada apenas quando for necessária, quando a musica pedi-la, o que caras como estes que voce citou (fora os guitarristas pois nunca ouvi muita coisa deles) fazem é usar a velocidade pra se exibir para a plateia. Mas exemplos não faltam de musicos exepcionais que são extremamente velozes (quando necessário), caras como o Manitas de Plara, Coltrane, O proprio Django, Hendrix. Mas tambem existem os caras calmos que dizem tudo em 10 notas como o Glenn Gould, Benson e outros.

Bom tentei ser o mais claro possivel! Poste ai tambem a sua opinião! é sempre bom opinares, estamos aqui para trocar ideias

Um abraco Daniel

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinem...Yamandu Costa!