Como aprender afinar de ouvido?

Autor Mensagem
Adalberto Gabriel Dias
Veterano
# jul/04


Ola pessoal do forum toco violão a mais ou menos 1 ano, comprei um afinador eletronico mas, gostaria de saber afinar sem ele, então tem alguma dica para que eu possa aprender rapido?

Obrigado!

ziotti
Veterano
# jul/04
· votar


kra, vai afinando com o afinador digital que aos poucos vc se acostuma com o som das cordas afinadas... logo logo vc estará afinando de ouvido

Digao
Veterano
# jul/04
· votar


Adalberto Gabriel Dias

So com o tempo mesmo...

Mas uma boa dica e tentar perceber a diferenca de vibracao no braco qd a corda esta desafinada e qd esta afinada... qd esta desafinada ela oscila bastante... e qd esta afinada ela fica equilibrada...

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


Adalberto Gabriel Dias
soh com o tempo msmo...faça q nem o ziotti e o Digao falaram...

Adalberto Gabriel Dias
Veterano
# jul/04
· votar


valeu pelas dicas.

evitaerc
Veterano
# jul/04
· votar


Adalberto Gabriel Dias

Eu aconselharia como primeiro passo para aprender a afinar de ouvido tirar a pilha do afinador digital e guarda-lo no fundo da gaveta, so afinando que voce vai aprender, o afinador eletronico na minha opinião so pode te ajudar depois de voce afinar de ouvido para dar uma conferida.

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


Adalberto Gabriel Dias
aconselho tbm vc soh afina a mizona...i u resto i d ouvido....depois vc para e tenta sozinhu

eva_nes_cence
Veterano
# jul/04
· votar


bom, cara, meu professor passou a seguinte teoria:
a primeira corda vc tem que estar afinada, a partir dela, vc pressiona a quinta casa e toca a sexta e a quinta corda juntas, o som tem que ser igual...depois, soh na terceira corda eh diferente, vc tem que pressionar a quarta casa...bom, ta ai, espero q de para entender...

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


eva_nes_cence
issu eh a afinação por harmonicos....num sei c eh assim q chama...ehhehehe

evitaerc
Veterano
# jul/04
· votar


DeFoDoN

Nem , a afinação por harmonicos basica casa o harmonico da quinta casa de uma corda com o harmonico da setima casa de outra.

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


evitaerc
eu num tendi mto bem u q ela quis dizer...mais agora q eu vi q ela pois casa 6....=(

Surita
Veterano
# set/09
· votar


Só ouvindo mesmo...

Também toca um pedacinho de uma música e vê se bate...

GiulianoB
Veterano
# set/09
· votar


cara eu aprendi fazendo o seguinte, deixa a A afinada e apartir dela voce afina todas as outras é bem facil , so treina um pouco o ouvido... é bom desacostumar a usar afinador...

slow17
Veterano
# set/09
· votar


Adalberto Gabriel Dias

é verdade sigua o que o evitaerc falou deixa ele guardainho no funda gaveta...

aprende a afinar de ouvido primeiro...

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


Carinhas, o topico eh de 2004, o cara provavelmente já afina até harpa de ouvido

romulo df
Veterano
# out/10
· votar


cara,tem uma forma visual de afinar nao sei se essa forma ja consta em outro topico mas vamos la;

1° PASSO: para afinar a 6ªcorda(E)voce quando a tocar solta note que ela se divide em dois tempos e esse primeiro tempo dele levar 2 segundos de duraçao ate entrar no segundo tempo feito isso entao a mizona estara afinada.

2° PASSO: depois que voce estiver afinado a 6ªcorda (E) voce devera a apertar na quinta casa para afinar a 5ªcorda(A),
para isso voce ira atarrachar a 5ª corda ate que o som emitido fique igual ao da 6ªcorda apertada na 5ªcasa

3° PASSO: agora voce ira tocar a 6ª(E) corda presa na quinta casa e observar que a 5ª(A) corda vibrará somente com a vibraçao da 6ª(E)corda que voce tocou.

4º PASSO: voce devera fazer esta sequencia nas cordas restantes com exceçao da3ª(G)corda que voce ira prende-la na 4ªcasa para afinar a 2ª(B) corda edepois volta a prender a 2ª(B) corda na 5ªcasa para afinar a 1ª(E) corda a exemplo das outrs anteriores


+ + +4ªcasa+5ªcasa + +
E-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(1ª)
B-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(2ª)
G-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(3ª)
D-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(4ª)
A-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(5ª)
E-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(6ª)

bom, é isso aí espero ter ajudado, abraço.

Del-Rei
Veterano
# out/10
· votar


romulo df
quando a tocar solta note que ela se divide em dois tempos e esse primeiro tempo dele levar 2 segundos de duraçao


?????



Um aceno de longe!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# out/10
· votar


voce quando a tocar solta note que ela se divide em dois tempos e esse primeiro tempo dele levar 2 segundos de duraçao ate entrar no segundo tempo feito isso entao a mizona estara afinada.


De onde voce tirou isso?

DarkMakerX
Veterano
# out/10
· votar


romulo df
Não sabia disso.
Parece ser complicado. Mas não depende do tipo de corda, diâmetro, idade da corda, etc?

Heitor_SYN
Veterano
# out/10
· votar


Cara, sinto que devo ajudar aqui, pois passei muito tempo nisso de macetes de afinação, até aprender a tecnica perfeita pra mim e acredito que de mais facil utilização para iniciantes e intermediarios, bom lá vai:
Vc ira precisar de 1 corda afinada pelo menos, e começaremos. Digamos que voce queira afinar a corda mizona e sua Lá já esteja afinada, o que voce deve fazer é tocar na corda lá a nota Mi, ou seja, a sexta casa, e em seguida tocar a corda Mi solta. Se vc ouvir um chiado está ocorrendo a resonancia, q quer dizer que as duas cordas estão em frequencias diferentes, e como nos já sabemos que a nota Mi da corda La já esta afinada, a corda Mizão está desafinada; O que voce deve fazer simplismente é girar a tarraxa da corda Mizona até que esse chiado acabe e vc ouça apenas o som limpo das duas cordas quando tocadas ao mesmo tempo, ai fica facil, é só repetir o precesso nas outras cordas, entende? Espero que tenha ajudado!

White G3
Veterano
# out/10
· votar


Adalberto Gabriel Dias

O véio,como que tu toca violão á 1 ano,se em 2004 tu criou um tópico perguntando sobre quais cordas colocar no seu violão?

^^

DarkMakerX
Veterano
# out/10
· votar


Eu consigo afinar perfeito...mas não na afinação padrão :)
O problema é afinar a mizona, porque as outras eu consigo apartir dela.

kiki
Moderador
# out/10
· votar


White G3
por que esse tópico é de 2004 tambem!!!

DarkMakerX
mas pra afinar tudo sem nenhuma referencia, só tendo ouvido absoluto.

como eu faço:

o mais simples é ter uma referencia (que pode ser um diapasao, um teclado, ou uma musica gravada que voce conheça as notas) pra afinar uma corda, e aí afina o resto, pelo método da 5a casa, ou por harmonicos (eu ja expliquei isso com detalhes em algum outro topico...)

outra opção que eu acho boa, e mais facil pra iniciantes, é esses afinadores online:
http://www.gieson.com/Library/projects/utilities/tuner/

eu gosto desse por que treina o ouvido, nao é como aqueles que é em linha, que só ve pela setinha.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/10
· votar


Heitor_SYN
tocar na corda lá a nota Mi, ou seja, a sexta casa,

Se a corda está afinada em A, na primeira casa vai ser A#, B, C, C#, D, D#. Então será D# e nào E.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/10 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


post duplo.

Heitor_SYN
Veterano
# out/10
· votar


Se a corda está afinada em A, na primeira casa vai ser A#, B, C, C#, D, D#. Então será D# e nào E.

A cara verdade, me confundi na escala hehe

MELPROPOLIS
Veterano
# out/10
· votar


oh yes

Gabrielguitar
Veterano
# out/10
· votar


Eh só ir escutando a nota afinada depois desafina e afina de novo até tu conseguir.... N leva mto tempo.. Falow

lc carlos
Veterano
# nov/10
· votar


EU TENHO O MESO PROBLEMA, MAS CONTINUO TENTANDO
ENQUANTO NÃO CONSIGO USO A TECNOLOGIA

romulo df
Veterano
# nov/10
· votar


"quando a tocar solta note que ela se divide em dois tempos e esse primeiro tempo dele levar 2 segundos de duraçao"


galera essa tecnica de afinar eu peguei de outro violeiro e nao sei se foi ele quem desenvolveu, pra mim ela sempre foi muito util enquanto eu ainda nao tinha um afinador eletronico, e ainda hoje eu a uso quando nao levo o afinador para os meus shows, acho ela muito pratica e recomendo por isso a postei.
quanto a referencia de nota para iniciar a afinaçao, ha tempos atras parece engraçado mas eu tirava a nota "lA" ouvindo o som de telefone publico que emite o som nessa nota quando vc tira o telefone do gancho, para afinar a 5ª corda partindo daí a afinaçao.
essas sao dicas para ajudar a quem ainda nao sabe afinar mas sei que existem outros metodos, acho que ajudei, no mais valew.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como aprender afinar de ouvido?