Inversao de cordas para canhoto

    Autor Mensagem
    rgiacco
    Veterano
    # jul/04


    Ola novamente gostaria de uma informação.

    Hah algum problema em ao se inverter as cordas de um violão para destro, não se inverter o rastilho nem a pestana???

    Se sim qual o problema???


    Valeu.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    bem, é o meu caso, eu sou destro, mas sofri um acidente de moto e fiquei com os dedos da mão esquerda quase paralisados, portanto, tenho que tocar como canhoto, e inverti as cordas dos meus primeiros violões, e tinha que inverter também o rastilho, pois existe uma inclinação no mesmo que deve ser mantida, senão as cordas ficam distantes da escala. quanto à pestana, a questão é a espessura das cordas, com a passagem sendo fina demais para a passagem da sexta corda, exigindo uma limada ou lixada para que dê a passagem correta.

    só isso.

    hoje em dia convem mais comprar um violão de canhoto, a eagle tem uns maneiros. eu comprei um desses.

    rgiacco
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Claudio que braba hein...
    Ok entao vou ter que inverter o rastilho, sou do Rio e comprei um Giannini GWNFLE, testei um Eagle mas nao gostei muito, ai prefiri esse. Serah q eu mesmo posso fazer isso ou seria melhor pedir a loja para alguem fazer para mim? uma vez q estah na garantia ainda.

    Valeu novamente.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    desculpe mas eu não conheço esse violão, se for um instrumento caro, mas vale levar para um luthier trocar a pestana e inverter o rastilho.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Uma coisa importante sobre inverter as cordas eu acabei tendo que sentir na pele pra aprender. Comprei um violão com cordas de aço, modelo folk. Um som legal, gordo e encorpado. Inverti as cordas e até aqui, tudo normal. O problema é que os violões do tipo folk tem o rastilho inclinado, pra diminuir a escala nas cordas finas, pra compensar as oitavas. Quando se inverte as cordas neste caso, você acaba dando um sentido inverso também à inclinação do rasilho, aumentando a escala das cordas finas, prejudicando na entonação. Ou seja, tive que trocar por um violão com cordas de nylon, pois eles têm o rastilho 90 graus da escala, reto, daí eu posso inverter as cordas tranquilamente. Violão do tipo folk tem que ser feito pra canhoto, exclusivamente pra canhoto.

    O difícil é encontrar violão pra canhoto, a não ser aqueles que são fabricados aos montes, sem um controle de qualidade mais rigoroso e peças mais eficientes. De uma forma ou de outra, o canhoto também é mais um entre os "excluídos" na sociedade.

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    puts, eu so canhoto, to tentando aprende alguma coisa sozinho no violão,

    ma to, q nem um amigo meu falo, "bivolt", to tocando dos dois lado, com violão pra destro,

    sei lá cara, tocando como destro, fica mais facíl pra faze as nota e tals, ma não conssigo usa a paleta, só bato com a parte de fora do polegar, é estranho =/

    ja tocando como canhoto, to consseguindo agora faze um C, não conssigo faze as nota, mais fica muito mais facil pra faze as batida, desse geito conssigo dedilha e usa a palheta na boa =/

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    rgiacco

    Cara, fatalmente vc ai ter que inverter as pestanas e os rastilhos tb, porque senão as cordas bordões, por serem mais expessas, requer uma cavidade mais larga na pestana que as cordas primas. Ja no rastiho, as cordas mas grossas são mas altas para que não trastejem.
    Leve o violão num luthier que esse serviço é bem fácil, rápido e barato.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inversao de cordas para canhoto