Qual o melhor violão nylon e aço q vcs já tocaram?

Autor Mensagem
evitaerc
Veterano
# jul/04
· votar


Bom toquei num suguyama de 1988, o dono me disse que pagou 5000 dólares nele. Era um violão razoável mas nada que se compare a um Marin 1985 ou Contreras ou Bernabé ou ao meu instrumento . O meu violão que custou bem menos deixou o suguyama comendo poeira, e não foi pouca a diferença não foi algo absurdo. Acho um roubo um instrumento com aquele som ter custado 5 mil dólares.

Johnny
Veterano
# jul/04
· votar


evitaerc

Concordo plenamente com vc cara! O Suguyama é uma droga de violão pelo preço que é cobrado por ele! Eu pagaria no máximo 2500 reais por um Suguyama! O Sergio Abreu por 9000 - 11000 reais da de 10 a 0 no Suguyama! Nem da pra comparar Suguyama com Contreras! Se for o Contreras Top de linha (aquele de 5000 - 9000 euros) é dificil encontrar coisa nova melhor! E eu estava curioso e toquei em um Paulino Bernabé dos de primeira linha e realmente é fantástico... violão que esta no nível de Manuel Contreras e Jose Ramirez de primeira linha!

evitaerc
Veterano
# jul/04
· votar


Johnny

O acabamento do Suguyama é muito bonito mas num vo pagar 5000 dolares ao inves de 2500 reais pra ter um violão bonito. O Bernabé é um puta violão msm, o som é mó encorpado e tem uma projeção impressionante, material de primeira linha.

Csar
Veterano
# jul/04
· votar


o melhor que ja toquei foi um gianini de aço....

Felipe Murray
Veterano
# jul/04
· votar


eu toco há um ano e oito meses, só que eu quase nunca toco o violão dos outros e eu tenho dois violões da Gianinni. Mas eu gostei de tocar num violão de cordas de aço da Eagle, se naum me engano era modelo Folk... Mas eu adorei foi tocar numa guitarra ibanez do amigo do meu pai.

Marcelão
Veterano
# jul/04
· votar


de nylon os melhores q já toquei foram: century cpp e o C1 da giannini e de aço foi um giannini tbm modelo folk

Expressão
Veterano
# jul/04
· votar


Johnny

"Já tocou em um Romanillos ou um Fleter cara? Acho que são os melhores violões clássicos depois do Hauser 1!"

Não, infelizmente nunca toquei nesses 3 violões citados. Eu sou um violinista frustado. Toco baixo. Eu nunca consegui tocar (decentemente) violão. O máximo que faço é tocar violão de nylon em rodinha de amigos e churrascos. Gosto muito de bossa nova e música brasileira dos anos 40 e 50. Acho violão um instrumento incrível. Gosto muito do som deles quando (bem) tocado.

Um grande amigo meu (Yamazato, hoje falecido) foi aprendiz do Sugyama e depois do Laurentino no início dos anos 80. Portanto já tive oportunidade de tocar muito em instrumentos desses luthiers. Tenho até uma guitarra elétrica feita a 4 mãos (Yamazato+Sugyama). Acho que é a única guitarra que conheço que o Sugyama pôs a mão.

[Juliana Bittencourt]

Aria CG-25CE realmente é um violão muito bom pela faixa de preço dele. Além disso o acabamento e som plugado são muito bons. Vale muito a pena ter um violão desses.

Johnny
Veterano
# jul/04
· votar


Expressão

Poxa cara! Que legal vc ter tido um contato com esses caras! Vc não tem vontade de cair de cabeça no estudo do violão de novo?

Expressão
Veterano
# jul/04
· votar


Johnny

Falta-me talento. Fiquei 22 anos sem tocar num instrumento. Faz 20 meses que voltei a tocar baixo. Nessa ainda disfarço um pouco, mas violão é complicado. Me satisfaço tocando em churrasco e rodinhas de amigos (e mesmo assim com as cifras na frente pois não decoro nada...)

Talvez um curso de luteriana depois me aposentar seja legal.

Ninja n9
Veterano
# jul/04
· votar


melhor violao que jah toquei?
foi o meu um eagle de aço, infezlimente naum tive a oportunidade de testar bons violoes(muito menos os violoes jah citados agora acima)

como muitos tbm gostaria de testar esses violoes(citados)...saber como sao, o timbre, o acabamento...saber oq esses violoes tem a oferecer por esses preços q passam dos cinco e dez mil reais...sei q dificilmente irei tocar nesses violoes, mas naum custa sonhar...hehe

Mas qualquer dia desses entro numa loja, soh pra testar nos modelos da krafter, takamine, yamaha...

Expressão
Veterano
# jul/04
· votar


Acho o Eagle um violão honesto pelo preço dele. Eu mesmo tenho 3. Não tenho um violão Top de luthier. Mas a distância desses violões (que são de nível profissional) para os Top dos Luthiers é a mesma de um Tonante para um Eagle (guardadas as devidas proporções).
Mas o que deixa a gente de queixo caído é ver uns tiozinhos do interior, em roda de músicos, com tonante ou coisa parecida tocar umas harmonias incríveis, tocar Cartola, Jair Amorim, Baden e outros de ouvido, durante horas, em troco de uma cerveja e um tira gosto...

evitaerc
Veterano
# jul/04
· votar


Expressão

Me permita discordar em dois pontos, a diferença de um instrumento de luthier topo de linha para um Eagle é algo absurdamente grande, principalmente no quesito sonoridade. E outra coisa para os padrões de violão classico um violão que não seja de um luthier (e mesmo alguns que são) na minha opinião não apresentam um nivel profissional, mas é claro que isso é questão de opinião.

Daniel

Expressão
Veterano
# jul/04
· votar


evitaerc

OK. Mas a idéia que quis transmitir é a mesma. A diferença de um Tonante para um Eagle ao meu ver é absurdamente grande também (guardadas as devidas proporções).

Abs.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


o melhor violão que tive foi um que mandei fazer em Pernambuco, Olinda, num luthier que morava num bairro pobre lá do local, era lespaul, 6 cordas, preto, com braço bem fininho tipo de guitarra, e com a acústica de uma viola nordestina, com aqueles baguios de metal, ficou muito doido, pena que tive que vender na época para poder viajar pra fora do país atrás de trabalho.

evitaerc
Veterano
# jul/04
· votar


Expressão

Nisso tens razão, tonante é feito de caixote de feira desconfio ehehehe.

helio ramos filho
Veterano
# jul/04
· votar


um Suguyiama ex-65!

mac25
Veterano
# jul/04
· votar


o meu quebrado, ke so toca meio braço

heahahah

Adalberto Gabriel Dias
Veterano
# jul/04
· votar


Nylon foi um condor e um giannine, e aço um eagle.

Marcos T
Veterano
# jul/04
· votar


O melhor violão nacional que tive oportunidade de tocar foi, sem dúvida, o Sergio Abreu. Esta no nível de violões internacionais de concerto, o que pode ser explicado pelo fato de que o luthier formou, com o irmão, um dos mais perfeitos duos de violão dos últimos 50 anos - o Duo Abreu. Iniciou-se na lutheria com o Paul Fischer, se não me engano, e os C7 que ele produziu na sua estada na Gianninni são muito valorizados.
Gostei muito do Suguyiama também, mas além de ser mais caro, o Johny chama a atenção para a perda de qualidade, e, de fato, o violão que vi era mais antigo. um 1989, e vale a pena conferir a dica dele.
Dos instrumentos com melhor relação custo-benefício, gostei do trabalho do Saraiva, que achei esteticamente mais bem resolvido que o João Batista, e tem a vantagem de oferecer a possibilidade (rara entre os luthiers) de discutir as características do violão, possibilitantdo que o instrumento tente atingir exatamente o objetivo que você deseja, embora o JB faça bons violões também.
Não gostei muito do Tessarim, mas isto é pessoal, porque é um instrumento bem construído, podendo ter tampo com Goma laca, e outras coisas que realçam a sonoridade.
Todos estes acima, exceto pelo Tessarin, têm em comum o fato de, em algum momento da carreira terem passado pela Gianninni, que na minha opinião faz os melhores violões produzidos em série no Brasil hoje. O Century é capaz de rivalizar com bons violões de luthier, e as linhas mais em conta são seguramente capazas de atendes estudantes exigentes e profissionais também.
Dos violões estrangeiros, toquei num Paul Fischer, num Contreras, e num Ramirez. Para o erudito, creio que o FIscher seria mais adequado. O Contreras que eu vi era mais apropriado para o Flamenco, com um timbre mais agudo, mais rápido, e o Ramirez, acho que o melhor dos dois mundos.

evitaerc
Veterano
# jul/04
· votar


Marcos T

Bom o contreras que experimentaste não era um modelo flamenco?? Pois contreras faz instrumentos classicos e flamencos e nunca que um classico seria adequado ao flamenco, o instrumento flamenco é diferente tanto na escolha das madeiras quanto no travamento interno.

Marcos T
Veterano
# jul/04
· votar


evitaerc
Pode ser que sim. Mas exteriormente, não notei nada diferenciado, e não me ocorreu perguntar se era de fato um violão para Flamenco. Mas você esta certo (a). As madeiras e o desenho das estruturas do tampo são bastante diferentes. De qualquer modo, era um violão de dar água na boca.

piculo
Veterano
# jul/04
· votar


Aço = toquei num takamine de 1962(acho), uma merda... acho q as cordas tavam taum velhas quanto a madeira.
nylon = Joao Batista, Suguyama,autor-3, sendo, na minha opinião, o JB o melhor.

Adalberto Gabriel Dias
Veterano
# jul/04
· votar


De aço foi um eagle e nylon um condor, os dois são muito bons.

samuel.lrosa
Veterano
# mai/10
· votar


Os melhores violões que já toquei foram

Um Giannini clássico, da década de 50...a madeira já envelhecida, com cordas de nylon

De aço, foi um Taylor, vale quase 4 paus..


Recentemente comprei uma linha nova da Hofma..com Captação FISHMAN....modelo HMP 350 com afinador. O som dele é fantástico, apesar de algumas pessoas não gostarem muito de Hofma...mas o som desse, pela captação, penso eu, tem amplitude, brilho, peso e sustain.

Oq acham?

duty
Veterano
# mai/10
· votar


samuel.lrosa

eu acho q deveria olhar as datas dos ultimos posts antes de postar.

dom de Deus
Veterano
# mai/10
· votar


duty


creio que o assunto abordadado e perguntado nesse tópico não importa a dada!

samuel.lrosa
Veterano
# mai/10
· votar


creio que o assunto abordadado e perguntado nesse tópico não importa a data!


Valeu!

Até mesmo porque, caso nosso amigo duty não saiba, com o passar do tempo, as pessoas vão descobrindo instrumentos novos, e este espaço serviria pra compartilhar também este tipo de experiências!


Experiências têm data de validade?

Abç!

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


O violão mais impressionante que experimentei foi um Gernot Wagner de cedro.

Estou muito satisfeito com meu principal violão atualmente, um Simon Marty também de cedro.

Outros violões que me embasbacaram foi um Smallman de pinho, um Jim Redgate de cedro e um Damann de cedro.

De violões nacionais, tenho um Jorge Raphael de pinho, e embora seja um bom violão, o que mais me impressionou foi um Jorge Raphael de cedro.

Samuel Carvalho tem feito ótimos instrumentos. Atualmente creio que esses são os dois melhores luthiers brasileiros em atividade.

Em 2004, época em que o tópico foi criado, eles ainda eram pouquíssimo conhecidos, então veja só como o mercado mudou.

Outros luthiers brasileiros que respeito muito são o Sérgio Barbosa e o Eduardo Brito.

Também não sou fã do Sugyiama, pelo mesmo motivo que os colegas expuseram. Quanto ao Sérgio Abreu, olha, tem Abreu e tem Abreu. Um Abreu bom realmente é um achado, mas quem garante que não vai cair na sua mão logo um dos ruins?

Quanto à qualidade internacional, em 2004 realmente era o violão brasileiro de maior prestígio no exterior, embora ainda muito pequeno - na Europa ninguém consegue citar o nome de um luthier brasileiro. Mas hoje em dia o Samuel Carvalho está se afirmando bem nos EUA, bem como o Jorge Raphael na Bélgica. Mas ainda é muito pouco. Nos EUA e Europa, eles só conhecem violões latino-americanos oriundos da Argentina, Chile, México ou Porto Rico.

thmenezes_RJ
Veterano
# mai/10
· votar


Um Di Georgio série autor de 1968, que meu pai tem e eu acho FODA. Um amigo tem outro 1967, que também é do caralho. Os dois melhores violões que já toquei (contando de nylon e aço).

Não tão bom como eles, mas eu tb acho maravilhoso é um Di Georgio 1968 série ouro (um modelo inferior a série autor) que eu tenho, e comprei por inacreditáveis 400 reais, novinho, em uma loja.

Esse Romeu Di Georgio era uma gênio. Pena que seus sucessores não mantiveram o nível...

Sartori
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sartori
· votar


Não toquei em muitos, mas...
De nylon, foi um Di Georgio fodão... rsrs
E de aço, sinceramente, o meu. Um Jasmine by Takamine agora com cordas Elixir 012. Tá brabíssimo. rsrs (É um Jasmine mas é um top)

PS: Áh, de nylon já toquei em um Tonante. Muito bom mesmo! rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor violão nylon e aço q vcs já tocaram?