onde colocar as dissonantes?

Autor Mensagem
Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


É akele skema do kara ser tocador de violão de revistinha, ou seja, só sabe somar 2+ 2 com calculadora.
É mais ou menos por aí meu caso

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Cassio

Estude o Campo Harmônico classificando cada acorde numa categoria (coloquei isso no começo). Depois quando for estudar outros assuntos relacionados a harmonia fica mais fácil porque essa é a linguagem utilizada por músicos que exploram este lado.

Pode ver que até nas revistas de guitarra, quando os caras vão explicar um lick ou uma lição, eles usam bastante os termos: dominante, subdominante, tônica, substituto do dominante, diminuto de passagem, diminuto dominante (dim dom), essas coisas...

Mas vamos devagar, nessas coisas não precisa ter pressa. O lance é entender mesmo:)

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
Minha profa. disse q só vamos estudar harmonia no quarto ano. Fiquei put*......ehehehehe
Vou estudar sozinha, talvez qndo chegue perto dessa parte, eu já possa passar de fase.

O q tu tem mais sobre campo harmônico?

Alex Pires
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie: Compra o livro Harmonia e Improvisação Vol 1 do Almir Chediak. Tem tudo isso que o LeandroPanucci disse e muito mais. Alem dos acordes e das extenções tem tambem as progressões mais usuais(II V I) tem uma série de tipos de resolução (Diminuta de passagem, Sub V I, Cadencia Plagal) e tem milhoes de exemplos em músicas brasileiras.

Música é um lance muito muito muito complexo... Essas coisas que o Leandro citou são apenas as brincadeiras com os acordes e as suas extenções(Extenções que são geradas pelos modos maiores). Ainda tem a harmonização da escala menor harmônica e da escala menor melódica... Rola uns C7M(#5), C7(9,b13),C7(b9),C7(b9,b13)... Dai no final das contas você percebe que o acorde dominante é o que há de melhor no mundo hehehe

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Alex Pires
Tu é parente do pagodeiro?
:]

Alex Pires
Veterano
# abr/04
· votar


Ja fui pagodeiro durante uma fase da minha vida...Sai do pagode para dar aulas de guitarra aqui em Brasilia. É mole? hehehehe...

Isso serve de exemplo pros seus amigos...Todo mundo tem salvação...Eu gostava de Molejo e hoje em dia ouço fusion, jazz e rock =D

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Alex Pires
Obrigada!
Vou procurar este livro. O pior é tirar tempo pra ler. Queria fazer facul de música, ae teria tempo pra estudar tudo. =/

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Alex Pires
Todo mundo tem salvação
Amém! hehehehe

Alex Pires
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie: Eu faço ciencia da computação, dou aulas de guitarra e ainda me sobra tempo pra estudar. Relaxa não precisa tambem estudar milhoes de horas por dia...Desde que você mantenha um rítmo. Obviamente que os resultados vão demorar mais para aparecer...mais eles aparecem se você faz a coisa da maneira certa.

Pra mim pelo menos esta aparecendo e eu tô achando massa hehehe

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Alex Pires
É verdade, demora mais... eu trabalho, estudo e faço festa, nas horas vagas é que pego o violão e a guitarra. :)

O segredo é a persistência.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Alex Pires
Pois...ainda bem q estudo a teoria no conservatório, só q o ensino lá é demorado, 5 anos.
Aí como sou curiosa corro atrás do q a minha profa. solta na sala, eheheh.
Só q estudo lá, canto e teoria e tals, mas o violão estudo sozinha, na raça....eheheeh....e desanimo fácil, pq tenho dores no pulso. =/
Mas eu chego lá...eheheh

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

Visite este site também. Tem muitas coisas mais avançadas, mas acho que você pode tirar proveito de muita coisa. Sabe ler as notas na partitura?

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
qual site? sei sim.

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
Na apostila do Odilon ele pede pra montar o CHarm. com uma tabela. Dó
CEG> C CEGB> C7+ CEGBD> C7+/9 CEGA> C6
Depois faz a mesma coisa com Ré seguindo sempre a escala Dó
DFA, etc.
Até aí beleza. Monto o Cmapo Harmonico de Dó com uns 30 acordes, ou até mais... Daí, ao cifrar uma música, vasculho nesse time onde pede acorde, mas é preciso saber muito mais que isso
Mas fica nisso, não tem nada de MODO/FUNÇÃO. Nem Subdominante nem Lídiu
Acho que ele quis mostar o basicão.
Falowww

hmpereira
Veterano
# abr/04
· votar


Depois desse papo minha cabeca deu um no'.

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

he he he faltou o site he he he:

http://empresa.portoweb.com.br/compor/

é este

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Cassio

Na realidade os modos dá os nomes pra tudo isso.

Se você montar um acorde Fá dentro do Campo Harmônico de Dó, que nota iria corresponder a quarta deste acorde?

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
F> FAC. 4ª é Bb
Portando, isso significa que???

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Cassio
Na apostila do Odilon ele pede pra montar o CHarm. com uma tabela. Dó
Podes passar essa tabela pra mim?

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Cassio

Não entendi a sua pergunta.

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
He he. Eu é que não entendi o quis dizer com a 4ª de Fá;Barbara Jolie
Não tem a Tabela. Ele manda construir, o que aliás é fácil, e ademais, no site do muneo já tem tudo pronto.
Mas o pulo do gato é saber os detalhes a mais que o Panucci tá tentando inserir em minha mente.
T+
Cássio

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Cassio

O que eu quero dizer é o seguinte:

Se a sua música tá no tom de Fá, aí você faz um acorde de Bb no meio da músca, só que na hora de cifrar escreve A#.

É lógico que na prática é tudo a mesma coisa (A# = Bb), mas na hora de improvisar ou aplicar uma dissonância ao acorde você acaba se embaraçando apenas por pensar errado.

Se você montar a escala de Fá, oque você vai encontrar é um Bb e não um A#.

F, G, A, Bb, C, D, E

Se você contar, partindo do Fá, vai ver que a nota Bb corresponde ao IVº grau.

Se você montar, ou copiar de algum lugar o campo hamônico de Fá, vai ver os seguintes acordes:

F, Gm, Am, Bb, C, Dm, Edim

O IVº grau Bb (que é o acorde que estamos falando) é um acorde do modo Lídio (que corresponde ao IV grau do campo harmônico).

O modo Lídio é a escala de Fá, só que começando pela nota Bb. (desta forma você acaba movendo os dois semitons existentes na escala).

Se você pegar os intervalos deste modo e analizar vai ver o seguinte:

Bb, C, D, E, F, G, A

Onde:

Bb = Tônica ou Fundamental (T)
C = segunda ou nona maior (9)
D = terça maior (3)
E = quarta aumentada (#4)
F = quinta justa (5)
G = sexta maior (6)
A = sétima maior (7M)

Ou seja, além das notas que formam a tríade de Bb (Bb, D, F), você tem algumas tensões disponíveis:

6(Sol), 7M(Lá), 9(Dó), #4(Mi)

Estas notas caracterizam o modo Lídio. Qual outro acorde deste campo hamônico te oferece um intervalo de quarta aumentada? Nenhum, pois com a mudança de posição dos semitons que disse acima prmitiu este feito. Uma quarta justa tem uma distância de 2,5 tons, enquanto a quarta aumentada tem 3 tons de distância em relação a sua tônica.

Monte algumas escalas e observe seus intervalos e depois de saber isto muito bem, você já estará com as sonoridades de cada tensão "catalogada" na sua cabeça, ao ponto de usá-la intuitivamente:)

vocalino
Veterano
# mai/16
· votar


Acordes de nona não são considerados dissonantes, pois ele está inserido dentro da escala diatônica maior,

Cres
Membro Novato
# mai/16
· votar


vocalino

Acordes de nona não são considerados dissonantes, pois ele está inserido dentro da escala diatônica maior,
Bom, mas os outros acordes considerados dissonantes(que eu saiba, pelo menos), como C7M, C(6/9), etc, todos possuem notas provenientes da escala maior.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a onde colocar as dissonantes?