O acorde A/C#m

Autor Mensagem
Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


ledshred

Exatamente... e nesse caso o choque não seria tão intenso como se estivéssemos lidando com uma segunda menor entre o terça menor da tônica (Dó) e uma possível terça maior (Dó#). A amlitude entre o intervalo do (Dó#) no baixo em relação ao (Dó) do acorde seria de uma nona diminuta e assim o conflito dissonante seria menos significante.

Se não é mais um lá menor tudo bem, mas é possível entender o acorde dessa forma. Mas se quiser pode chamá-lo de C#m(7m/b9) - Acho qu efica mais acessível Am/C# Hehehehehe...

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


ledshred

C/D e C9 são completamentes diferentes.

Um acorde Lá menor não pode conter uma terça maior, sobretudo no baixo, pois o que caracteriza o acorde menor é a terça ser maior ou menor.

Você está confundindo as coisas em relação ao intervalo.

Veja que C# não é nona de Lá, e sim a terça maior

1, 2, 3
A, B, C#

Então a nona não tem nada a ver com a história.

Por isso que não pode ser um acorde menor com terça maior, NUNCA!

Junião
Veterano
# jun/05
· votar


ledshred

Eu acho muito melhor vc usar um Ddim em vez do C/D e o C9 já incorpóra a 7° se não seria um Cadd9 agora até um caso muito comum que é oD/C seria muito melhor nomeado por C6(9)(o ré na quarta corda ia ter que ser suprido de qq jeito),mas é só uma questão de nome para se adaptar as regras harmônicas, o som é o mesmo.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


putz...

Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci

Mas o Dó# no baixo não é uma Terça Maior em relação à tônica!
É uma Sexta Menor a baixo da tônica, que é um intervalo consonante imperfeito. É uma oitava a baixo da Terça Maior acima da tônica. Então acho que a única dúvida ficaria na dissonância causada entre essa Sexta Menor abaixo (Dó#) e a Terça Menor acima (Dó), ou seja, a dissonância neste intervalo composto.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Johnny

Olha o acorde que você postaram: Am/C#

Se é Am então a tônica é A.

Se a tônica é A, então o C# é uma terça maior.

Se é uma terça maior, o que ele está fazendo num acorde menor???

terça menor --> 1 tom e meio
terça maior --> 2 tons inteiros

Formação do Am --> A, C e E


Vocês estão equivocados em relação a este acorde, prestem atenção.

Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci

Foi exatamente o que tentei te explicar...
O Dó# não é a terça maior! É uma sexta menor no baixo!

Dó#---6m---Lá---3m---Dó---3M---Mi
^ ^ ^
------------------------
Isso aqui é o Lá menor

Por tanto... Am/C#

Ou então...

Dó#---6m---Lá---3m---Dó---3M---Mi
^ ^ ^
----------------------------------------
Isso aqui é uma inversão de um Lá Maior

Por tanto... Ab10

Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


Não saiu do jeito que eu queria...

PagoderoSatanico
Veterano
# jun/05
· votar


Cara, acho que não precisa nem ir tão longe qto vcs tão indo.. e se o Am for uma espécie de acorde "pedal", que é segurado enquanto o baixo faz uma linha cromática, C - C# - D ou coisa do tipo? Num determinado momento, vai haver um "acorde de lá menor com dó sustenido no baixo" na harmonia, sem entrar no mérito de se é "certo" ou "errado" grafar isso como Am/C#.

Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


PagoderoSatanico

Com certeza... assim como muita gente costuma fazer uma cadência de baixos do D/F# passando por um D/F até um E7.

SoldierOfFear
Veterano
# jun/05
· votar


Pelo que eu entendi, o Johnny tá dizendo que não é uma terça menor por que o intervalo é descendente. É isso?

Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


SoldierOfFear

Isso!

Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


Também não da pra dizer que...

Terça Menor = 1 Tom e meio > Pode ser uma Segunda Aumentada!
Ex: Dó --- Ré sustenido

Terça Maior = 2 Tons > Pode ser uma Segunda Super Aumentada!
Ex: Dó --- Ré dobrado sustenido

SoldierOfFear
Veterano
# jun/05
· votar


Uma pergunta: Inversões existem mesmo, ou são só formas mais fáceis de se escrever os acordes?

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


assim como muita gente costuma fazer uma cadência de baixos do D/F# passando por um D/F até um E7

Quando tu diz a reseito do D/F, tu tá querendo dizer --> Dm/F

É melhor rever esses conceitos sobre formaçao de acordes.

Johnny
Veterano
# jun/05 · Editado por: Johnny
· votar


LeandroPanucci

Não cara...

Posso grafar mesmo D/F, pois estou sómente trabalhando os baixos e estou ligando as outras notas que formam o Ré Maior! Isso é comum demais na bossa nova! E agora que fiquei com dúvidas de tanta insistência fui consultar o Dicionário de Acordes e Improvisação do Almir Chediack (bastante influência de MPB e Bossa Nova) e ali diz que a forma de grafar correta nessa ocasião é D/F. E por incrível que pareça dei uma folhada agora pouco no Song Book Chico Buarque 2 do próprio Almir Chediack e me deparei com o próprio D/F.

Seria algo assim...

Fa#---ligada----Fá#-------Mi
Ré-----ligada----Ré--------Ré
Lá-----ligada----Lá---------Sol#

Fá#--------------Fá----------Mi ---> Essa seria a cadência de baixos.

D/F#------------D/F---------E7

Ata
Veterano
# jun/05
· votar


Por isso eu gosto de partitura.

O guri devia dizer qual é a música que rolou esse acorde, aí quem conhece e sabe tocar poderia ajudar.

Mas eu ainda acho que é A/C#, quem cifrou deve ter pensado no acorde na hora e se confundiu. Ou ainda foi como disseram ali em cima, era uma barra pra indicar a divisão dos compassos.

ledshred
Veterano
# jun/05
· votar


Leandro,a comparação que fiz dos acordes C/D com Dó com nona e A/G com A7 foi p/ dar o exemplo de que a nota no baixo(seja qual for o intervalo)não interfere na formação do acorde ao ponto de o alterar e de o transformar em tétrade, em dissonância.Por isso esta modalidade chama-se inversão ao invés de dissonância ou tétrade.Vc disse que C/D não é C9(sei que o n.9 siginfica ultrapassar a oitava,mas me refiro a inclusão da nota ré) e A/G não é lá com sétima,porque o baixo é o baixo,e a formação do acorde é o acorde(em relação a nomenclatura,à escrita.Sei que na prática o baixo faz parte da harmonia).O baixo não muda,não interfere,pelo menos na nomenclatura dos acordes(somente daquela maneira"X/X).Acho que esse tal acorde Am/C# parece tão irreal,porque praticamente não existe possibilidade de o usar e não o"vemos"(ou ouvimos) sendo usado por aí. Mas,acho o seguinte:Am/C# =Am...(a-c-e) / C# (C# no baixo).Então como se chama essa formação?Lá com nona maior (ou aumentada)com dó sustenido? acho que não .E o exemplo que dei acho que prova isso. A/G :se a nota Sol não interfere no Lá ao ponto de transforma-lo com sétima,porque o baixo C# interfere no Lá menor diretamente?!!! porquê será que essa inversão(Am/C#) é diferente de todas as outras. Já estudei umas apostilas do norton Dudeque e tenho o livro harmonia funcional(José lula de oliveira,marilena de o.) e manual de harmonia(josé paulo da silva),mas vou atrás dessa informação com mais cuidado. Porra,que legal isso! estamos dialogando sobre harmonia,um tema tão complexo por causa de alguem que não soube escrever o nome de um acorde (o tal A/C#m). Foi por isso que me tornei membro deste site.[/b][b]

ledshred
Veterano
# jun/05
· votar


É difícil argumentar em relação à isso,pois conhecemos todas as características desse acorde tosco e a divergência é:como se chama?!!!

ledshred
Veterano
# jun/05
· votar


...não...a divergência é:ele pode ser chamado de Am/C#?!!!

Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


Pois é... essa história meio que já se esgotou...

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


ledshred

Pois´e velho, por isso que coloquei na primeira página a opinião de que, a barra (/) talvez tivesse entrado na harmonia como um separador de compassos (que os caras usam muito em livros de harmonia e songbooks em geral). Então eu penso que é um A num compasso e um C#m em outro, e nada de inversão no baixo. Como ele ou outra pessoa pode ter copiado a cifra de um outro lugar, a cópia pode ter vindo sem a tabulação adequada e gerou esta confusão, afinal de contas um acorde menor com uma inversão de baixo usando terça maior não é muito apropriado né?! Eu saquei a sua idéia de colocar a 7a no baixo (como 3a inversão) e realmente não interfere tanto na parte harmônica como se a 7a estivesse na ponta do acorde ou mesmo no meio... a intenção é mesmo diferente (conduzir a voz do baixo).

Mas que eu bato o pé que esse negócio não tem nada a ver com Am/C# não tem mesmo hehehehe

Abraço!


(esses papos rendem mesmo 8P)

Johnny
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci

Sim... a grafia até funciona, mas que é horrível todo mundo concorda!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O acorde A/C#m