Raking popular de Violões Folk

    Autor Mensagem
    Thiago Lisboa
    Veterano
    # mar/04


    Muitas pessoas falam em Crafter, Eagle, Yamaha, etc., etc., etc. Dizem que um é melhor que o outro e nunca há conclusões. Portanto, lanço aqui um desafio e uma pesquisa mediante uma pergunta:

    "Qual é o melhor (a melhor marca de) violão FOLK?"

    Para responder tal pergunta, será necessário bom argumento nos quesitos:

    1) Preço (R$ de 500 a 1.000, não passando disso);
    2) Estética (beleza externa);
    3) Confortabilidade (Se é duro ou macio de tocá-lo);
    4) Afinação (se há armonia entre as cordas na afinação, e se as cordas quebram fácil ou não);
    5) Resonância (a acústica, a sonoridade, a vibração do Violão);
    6) Capitação (se a capitação e equalização são de boa qualidade ou não);
    7) Durabilidade (se o Violão é fragil, se resiste a uma "pequena quedinha" ou não);
    8) Recomendação (qual marca, dentro de tais quesitos, os profissionais, músicos e artistas recomendam).

    Por que estou fazendo esta "pesquisa"? Ora, porque:

    1) Marinheiros de primeira viagem são muito inseguros em comprar seu primeiro violão pois não conhecem alguns "macetes", portanto, compram "qualquer um", depois se arrependem;
    2) Em muitos casos, marinheiros de segunda viagem que já estão familiarizados com tal instrumento e querem melhorar a qualidade do seu, terão comprar um melhor, um intermediário ou mais profissional;
    3) Este é um dos assuntos mais discutidos nesse fórum e;
    4) Farei um "ranking" (e uma estatística) dos melhores na opinião da galera, para melhor ajudar os "menos informados".

    Estou fazendo isso por todos que já estão inseridos no fórum como para os futuros participantes. Participem da pesquisa mandando mensagens para o fórum e para meu e-mail (para que eu possa recolher dados e montar a estatística) que é: "thiagolisboa@universiabrasil.net"

    Portanto, respondam sério e NÃO ZOEM, muito menos com PICUINHA e/ou "PITY", certo?

    Conto com a sinceridade de todos! Muito Obrigado!
    Thiago Lisboa (thiagolisboa@universiabrasil.net)

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Já toquei num Eagle, num Yamaha e num Crafter! Hehehe... apesar de não costar de vilão folk... eu ficaria com um Yamaha!

    gAbI_
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    gostaria de ajudar mas estou na mesma situação,
    se descobrir dá a dica...gabrielalou@hotmail.com
    valeu!

    Cláudio Renato
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Amigos, apesar de ser uma edição antiga, vale a pena comprar a edição da Guitar Player N.º 28(http://www.guitarplayer.com.br/anteriores/materia/28/28.htm). Lá vocês vão encontar um teste com 12 violões e algumas dicas importantes na hora de comprar um violão. Também estou neste dilema, pois pretendo comprar um violão modelo folk eletro-acústico e estou analisando vários modelos de violões. Se alguém tiver alguma dica e quiser bater um papo no msn, é só me acrescentar. Para os interessados, também sou revendedor de camisetas de Bandas de Rock Masc. e Femin. Saudações Rockeiras!!!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu comprei meu Folks no final do ano passado.
    Testei Eagle, Michael, Giannini e Strinberg. Além do Takamine (que eu nem cogitei comprar)

    O Eagle estava praticamente o mesmo preço do Strinberg só que tinha um som inferior, principalmente quando plugado.

    O Michael era legal, só que não timbrava tão bem quanto o Eagle e o Strinberg.

    O Giannini tinha um braço muito largo, achei horrível.

    No final, comprei o Strinberg...

    Denfelix
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Thiaguinho, sinceramente?? Já toquei em todos esses, mas nada se compara ao violão que eu comprei, um Crafter D-7. Ele é simplesmente ótimo!!! Não me arrependo nunca de tê-lo! E todos q tocam nele se apaixonam! Ele vem com cordas 011, mas eu substituí por 010 e ficou perfeito!! Ele atende a todos esses quisitos aí em cima, tá? Vale a pena!!! Na época em q comprei era lançamento aqui em Goiânia, estava de R$ 900,00. Mas a última vez q olhei o preço estava de R$ 1300,00. São 300 reais a mais no seu orçamento, mas vale a pena!!! Tá aí a minha dica!!

    Hyllop
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Ae estou aqui pra fazer propaganda!!!!!

    Hyllop
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Entrem no topico "quero aprender musicas novas!!!!"
    vlw!

    DiXing
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Cara, ja tive takamine, crafter e Yamaha, os tres sao muito bons! mas é claro que depende do modelo... num preço maximo de 1000 reais eu compraria um Crafter GA6 encerado!

    DiXing
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Concordo com Denfelix, o crafter D7 tb é muito bom!

    GAMA
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tentem verificar o D-15 da Condor eu achei muito bom o bra~ço e super confortavel e tem um preço modico

    Gustavo Esquivel
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tenho um takamine eg523 jumbo e é um exelente violão com médios-grves possantes e captação ótima tk-4n.. eu recomendo

    Gustavo Esquivel
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Há..... Também é feito em maple (corpo)e spruce maciço(tampo) e custa r$ 2.675,00.... " Deus vos abençoem "

    Man Well
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gustavo Esquivel
    putz... mto caro. se tivesse essa grana juntava mais um pouco e comprava logo um taylor.... hauhauhauha

    GAMA
    não toquei, mas gostei mais do d71 por causa do cutaway. se o d15 tivesse cutaway, com certeza seria minha opção... mas quanto sai um d15?

    Denfelix
    DiXing
    no site não achei crafterD7, mas sim o DE7/N q parece ser caro, todo em mahogany e escala e ponte em rosewood, com captação shadow (é boa?).

    The Blue Special Guitar
    testei um eagle e gostei da pegada dele, mas a captação é tão ruim assim? o timbre desplugado era bom.... o q vc testou era o CH889?? esse modelo sai a 800 mangos, é bem acabado. só não sei ainda sobre a captação. :^\

    Man Well
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    esse tópico é bom. não deixem morrer!!!

    merece um up!!!

    Man Well
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    olha, vcs são mó má-vontade pra ajudar, hein!!!!
    ninguém aqui..... mto obrigado por nada.

    estou quase fechando um violão crafter DE7. corpo e braço em mahogany, escala e ponte em rosewood, e captação piezo. tá saindo pra mim na faixa d 1200 conto.

    não achei especificações do eagle ch889 (q gostei muito), e a condor não tem do jeito q quero, takamine sai caro, então tou vendo o crafter mesmo, q pela construção sai um violão pro resto da vida. o acabamento da crafter sempre é d primeira e a captação parece ser melhor q a shadow (q é uma captação meio standard pra eletro-acústicos).

    falowz!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Man Well
    testei um eagle e gostei da pegada dele, mas a captação é tão ruim assim? o timbre desplugado era bom.... o q vc testou era o CH889?? esse modelo sai a 800 mangos, é bem acabado. só não sei ainda sobre a captação. :^\

    Cara, não lembro o modelo do Eagle... Era de 12 cordas...
    Mas o corpo era aquele estilo "quadradinho", idêntico ao de 6, inclusive na captação.

    Man Well
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    The Blue Special Guitar

    pois é, mas não consegui ler nada sobre eagle, acho q nem tem site, então fui no garante q é o crafter. acho q vou nele mermo.

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Thiago Lisboa
    Cara, por incrível que pareça, os folk da Rozini e da Lauren atendem todas essas características. Os da Lauren (R$ 190), não é elétrico, mas é d+. Os Rozini RFX6 (entre R$ 400 e 500), esculacham e são elétricos.
    Tem também o Crafter Junior (R$ 600, 700), lindão, elétrico e perfeito timbre. Só trocaria esses três folks que citei acima (o Lauren e o Rozini eu tenho deles; o Crafter eu já testei numa loja), por um Takamine, mas aí já são outras faixas de preço...

    OJFILHO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Eu ainda não comprei o meu violão folk, mas já tive oportunidade de tocar um folk da Epiphone e outro da Yamaha. O modelo da Epiphone era o DR200S (modelo acústico, dreadnought, sonoridade fenomenal)
    http://www.royalmusic.com.br/Catalogo/EpiphoneCatal.pdf
    E o da Yamaha era o FGX413SC (tb outro espetáculo, eletrico-acustico com cutway, uma sonoridade loka!) http://www.yamaha.com/yamahavgn/CDA/ContentDetail/ModelSeriesDetail/0, ,CNTID%253D2559%2526CTID%253D221400,00.html
    Já toquei os dois em estúdio, portanto deu pra sentir a sonoridade dos dois com perfeição... lógico um é acustico, e outro é elétrico-acustico... mas como ja ouvi o som de outras marcas mas nao toquei, acho o strinberg perfeito tb... não sei o modelo, mas é mto bonito o som que tem!
    Bem, essas sao minhas dicas... o epiphone e strinberg (pra acústico)e o da yamaha(pra elétrico-acústico)
    espero ter ajudado...
    abração

    OJFILHO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ...Agora, se vc quiser mesmo ir de Crafter, leva cara!!!
    Ainda é um pouco acima do preço que vc estipulou lá em cima, mas é um SENHOR VIOLÃO!!!
    Compra mesmo!
    Vc não vai se arrepender... é pra vida toda e se por acaso te interessar trocar de violão mais tarde, o preço de revenda é mais vantajoso que se fosse um michael ou condor, que vc troca por um par de chinelos havaianas! hahaha (sem querer ofender ninguém...)

    Mas quando for pensar em violão folk, eu disse VIOlÃO!!!
    na minha opinião fica +/- nessa ordem pra eletro-acústicos: (desculpem-me se eu deixei algum nome de fora...)
    1º Lugar: (os que todos sonham em ter)
    Taylor
    Takamine

    2º Lugar: (os que são na faixa de preço que vc quer)
    Crafter
    Yamaha
    Epiphone
    Strinberg
    Fender

    3º Lugar: (são os violões mais standard)
    Eagle
    Condor
    E vai por aí...

    Mas antes de comprar um violão, vc tem que pensar no quanto vc curte tocar e no quanto está disposto pagar por isso... qual é a finalidade desse violão, se é pra fazer show ou tocar com os amigos de bobeira...
    O mais importante, e eu acho que todos aki estão de acordo comigo, é que vc tem que ser apaixonado pelo seu violão! Não existe violão ruim, que não saia som algum, existe mesmo é um músico que não sabe tirar o som que quer do violão... Põe na sua cabeça que independente de marca, o melhor violão é o que vc tem! Não importa a marca. Mesmo sendo da mesma marca e modelo, um violão nunca será igual a outro... todo violão tem uma identidae única, tem alma!
    Portanto, irmãozinho, não adianta comprar um Takamine EG523SC (o que o Lenini usou no show acústico da MTV) se vc nao der a finalidade certa pra ele! Por isso que eu to dizendo, Thiago, vc tem que ter bem definida na sua cabeça a finalidade do violão, e o prazer que isso vai te proporcionar em troca...
    Não sei o teu caso, mas considero os violões que eu coloquei em 2º lugar "pau pra toda obra", atende bem as necessidades de qualquer músico profissional ou amador, mas que sejam exigentes! (Pq eles possuem todos os requisitos que vc estabeleceu no tópico do forum, sendo de qualidade)
    Então, cara, é como eu disse antes... se quiser mesmo um Crafter não pensa duas vezes... vai nele mesmo... é uma marca excelente, com um acabamento lindo e um som que satisfaz qualquer ouvinte!
    Espero ter ajudado de alguma forma...
    Abraço!

    Cláudio Renato
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    OJFILHO

    Fala OJFILHO! blz?

    Ajudando a completar a lista, pode acrescentar em 1° lugar os violões da Martin também. Esse sim vale o preço alto que tem...

    Quem se interessar em trocas, tenho um contrabaixo novíssimo da Ibanez, modelo GSR-395 e troco por um violão folk eletroacústico e pego volta. Está novíssimo mesmo, nem tirei os plásticos dos captadores e escudos trazeiros. usei somente umas 4 vezes p/ ensaiar com minha banda, que infelizmente acabou, acabou não... estamos na verdade dando um tempo. É uma banda de rock anos 80.

    Valeu! Quem quiser me acrescentar no msn pra negociar o baixo ou fazer amizade, fique a vontade!

    MSN: crboguitar@hotmail.com
    YAHOO: crboguitar@yahoo.com.br

    Cláudio Renato
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Esqueci de postar o site dos Violões Martin...

    http://www.martinguitar.com

    Valeu Galera!

    Helder Bello
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cláudio Renato

    Última postagem: "Enviado: 22/set/05 13:04"

    Tópico meio antigo, não?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Raking popular de Violões Folk