Dicas

Autor Mensagem
Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Ai ai ai......tocar de sentimento, eh bom pra compor.

Mas se eu quero ler partitura, eu jah leio, como disse faço teoria, eu só nao sei onde colocar os dedos, no braco pra formar o acorde.

Tipow na partitura vem com os numeros como na tablatura? Eu tenho uma q tem os numeros, mas nao sei se eh em todas.

piculo
Veterano
# mar/04
· votar


memorize o local de cada numero e o nome de cada um.pronto, vc estara "mapeando" o braco do violao. ateh o dia q vc naum ira mais precisar de numeros. isso eh soh treinar. palavra pq aconteceu comigo.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


piculo
memoriza??? eu nem sei direito o nome de cada corda, imagina do braço inteiro...eheheh....
isso é o que dá, estudar primeiro por cifras....buááá.

vcs tem por acaso algum link, de figura do braço, pra eu entender melhor?!

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Vou ver se acho o braço do violão mapeado e mando pra você no e-mail.

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
valeu al meida...ehehehe =]

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
e||F |F#|G |G#|A |A#|B |C |C#|D |D#|E |F |
B||C |C#|D |D#|E |F |F#|G |G#|A |A#|B |C |
G||G#|A |A#|B |C |C#|D |D#|E |F |F#|G |G#|
D||D#|E |F |F#|G |G#|A |A#|B |C |C#|D |D#|
A||A#|B |C |C#|D |D#|E |F |F#|G |G#|A |A#|
E||F |F#|G |G#|A |A#|B |C |C#|D |D#|E |F |

Bárbara Jolieana, eheheheheh....mapeei até a 13ª casa. Repare que na 12ª a ordem das notas em cada corda é a mesma das cordas tocadas soltas. Isto ajuda na orientação, quando formos localizar alguma nota alí perto.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Ahhhhhh....perdeu toda a configuração que eu coloquei...embolou tudo. Foi mal.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


usa o botão TAB


e--------esse aqui, -----------------------------------
B------------------------------------------------------
G-------------------q ajuda a montar ------------------
D------------------------------------------------------
A-----------------------------------------tablatura----
E------------------------------------------------------


Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Tipow, eu sei isso.
Mas se na hora de tocar, eu for contando, kkkkkk.
Bater o olho e saber qual eh eu não sei.
Só contando mesmo...ehehehe

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


ah! vc tem uma partitura, para iniciante, pra eu ver se consigo tocar.

Se tiver, manda ae e eu treino em casa....eheheh

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Essa tabela aí com as notas do braço do violão eu tenho ela colada aqui no pé do monitor do PC. Qd pinta um acorde squisito, monto o acorde olhando nela. Mas o skema é com o tempo ir decorando. Até a 5ª casa já estou mais ou menos...
]

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

No começo você vai contando, mas com a prática, você acaba fixando...:D...Vou ver uma partitura aqui e te mando. Espagñoleta de Gaspar Sanz, seria ótimo pra você treinar.

Amplexos.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Olha na sua caixa de entrada que eu já enviei a partitura. Ela é bem fácil.

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Não veio a figura[partitura]. =/

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
e||F |F#|G |G#|A |A#|B |C |C#|D |D#|E |F |
B||C |C#|D |D#|E |F |F#|G |G#|A |A#|B |C |
G||G#|A |A#|B |C |C#|D |D#|E |F |F#|G |G#|
D||D#|E |F |F#|G |G#|A |A#|B |C |C#|D |D#|
A||A#|B |C |C#|D |D#|E |F |F#|G |G#|A |A#|
E||F |F#|G |G#|A |A#|B |C |C#|D |D#|E |F |

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Barbara Jolie
Memorize as notas no braço, comece com músicas simples.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


É vou tentar.

A propósito, minha profª pediu q criássemos uma música, pra aula que vem. Tipow, queria tentar fazer com o violão, mas se eu tocar as notas q ela pediu, no ritmo q ela pediu, eu nao vou conseguir, pq soh sei por acordes.
Daí vai q eu faça um acorde, com nota q ela não pediu.

Complicado, acho q vou fazer no tecladinho q tenho, mesmo.

Mas tipow, no curso, eu faço canto, como eu saberia q nota taria cantando....ai ai....ainda não tenho ouvido absoluto, eheheheh......penso q vou escrever primeiro, depois toco no tecladinho pra ver como fica....eheheeh.
Tarefa dificil, mas eu curti.
Apesar de q eu acho q vai sair uma bosta, mas no começo é assim.

Agora tem aula de composição tb, por isso essas tarefas todas.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Enviei a partitura novamente. Mas depois resolvi dar uma olhada nela e vi que não está muito certinha. O compasso dela é ternário, e algumas notas estão com o tempo errado. Algumas deveriam ser colcheias e aparecem aí como semínimas. Vou ver se acho uma part. melhor.

Amplexos

Errol
Veterano
# mar/04
· votar


Dica : Volta a Fazer Aulas.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Onde diz q tá errado? Pelo que eu vi tá certo os tempos, tem os pontos de aumento.
Só q a figura é tão pequena, não vejo direito.

E sinceramente, não tenho idéia como se toca.
Pq uma nota tem tres tempos, e junto com ela tem uma nota de 1 tempo, e no mesmo compasso mais duas notas de um tempo.

O q seria isso? Dedilhado? algo do tipo?
Tipow, toco a dó[3 tempos] junto com a mi[1 tempo] depois a fá[1tempo] sozinha e depois a mi[1 tempo] sozinha.
É isso? To falando do 3º compasso.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Errol
Pra violão? não sei, prefiro estudar o q já estou estudanto, mais pra frente talvez.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Os tempos estão certos, mas a divisão rítmica que integra os 3 tempos não estão iguais à original. Em alguns compassos seria assim: Uma semínima com ponto de aumento, uma colcheia e outra semínima (sem ponto de aumento).

O compasso sendo ternário e você encontrando uma mínima com ponto de aumento, significa que você vai tocar esta nota no violão e contar 1, 2, 3, e enquanto isto toca as notas mais agudas obedecendo o tempo de duração das mesmas. Você toca o C junto com a E. Enquanto o som do C prolonga por três tempos, o som da E vibra por um, logo depois você toca o F que vai durar um tempo e depois a E que também vai durar um tempo. Entendeu?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Vou procurar outra partitura pra você. Esta aí está meio furada. Por acaso ela aparece com o fundo quadriculado? Coisa mais ridícula...heheheh....

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


O compasso sendo ternário e você encontrando uma mínima com ponto de aumento, significa que você vai tocar esta nota no violão e contar 1, 2, 3, e enquanto isto toca as notas mais agudas obedecendo o tempo de duração das mesmas. Você toca o C junto com a E. Enquanto o som do C prolonga por três tempos, o som da E vibra por um, logo depois você toca o F que vai durar um tempo e depois a E que também vai durar um tempo. Entendeu?

Isso q eu falei ali em cima, mas com outras palavras...ehehehe.....


Quadriculado??? não......mas eh pequena, eu sou meia cega...eheheh, brincando, nao dá pra ver os números das casas direito, só isso.
ah! tem uma pausa, acho q assim ~ é a mesma coisa q pausa da semínima só q deitada?

Não conhecia isso.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Eu vi este sinal mesmo: ~ . Mas isto não é pausa de nota nenhuma, nem mordente, nem trillo. Não sei o que é isto. Tá errado. Esta partitura está muito infeliz mesmo. Mas estou procurando outra. :D

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Enviei umas partituras pra você em formato PDF, mas elas não querem abrir. Faz o seguinte: entra no www.violão.hpg.ig.com.br e dá uma olhada em alguns estudos que tem lá.

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
hahahaah pensei q eu tivesse q estudar mais partitura qndo vi essa "coisa" ~....hehehehe.

Abre sim, tenho o adobe aqui. valeu. ontem não deu tempo, mas hj vou imprimi-las. se não abrir, entro nesse site ai.

Grazie!
Jolie

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Bom, já que elas abriram, vou enviar mais.

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Meu, se a música de Bach é facinha, então to frita....ehehehe.....

MAs blz pode mandando, qndo eu conseguir tocar, nem que seja duas frases, eu aviso, eehehehe.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Al Majíd
passe lá : http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=9&topic=41484
Círculo das Quintas

Um tópico no Música em geral, to em duvida, se puder me ajudar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas