Violao 7 cordas

Autor Mensagem
Rey
Veterano
# ago/04
· votar


piculo
Um amigo meu comprou uma feita pelo Braz da Viola, quando ela chegar vou ver se consigo tocar alguma coisa nela!!! E vou tirar as medidas pra, um dia, fazer uma!!!

mario pedro cruz pin
Veterano
# fev/05
· votar


Pessoal,

Sou professor de violao de 7 cordas. visitem meu site

www.cantopraviver.com

as aulas tb podem ser online

Felipe Weber
Veterano
# fev/05
· votar


geralmente quem usa violão de sete cordas são músicos profissionais, e a sétima corda é adaptada de acordo com a música que se quer interpretar.

Renan Rodrigues
Veterano
# abr/05
· votar


mas, as notas do violão 7 cordas são iguais as do de 6 cordas?
tipo, qual a diferença de tocar nos dois?

tufano
Veterano
# abr/05
· votar


como são os acordes dos violões de 7 e 8 cordas? são iguais aos de 6 cordas?

Pardal
Veterano
# mai/05
· votar


Caro Al Majid: Existem tanto violões de sete cordas com afinação em B na sétima corda quanto de em C. Eu conheço um cara que toca muito violão de sete cordas, é amigo meu, e a sétima corda é um C. Meu! Existe violão de todo jeito, geito, sei lá! Existem alguns que são mais comuns, mas vocês podem inventar o que quiserem! Não se limitem!

Si gordão
Veterano
# jul/05 · Editado por: Si gordão
· votar


A sétima corda geralmente é afinada em Si (por isso meu nick é Si gordão), no entanto, alguns violonistas preferem afinar esta corda em Dó, por considerarem o som do Si irregular.

karnack_jm
Veterano
# jul/05
· votar


bom... pergunta meio jumentícia... hehehhehehe
mas como se faz um acorde num violão de 7 cordas?!?!?

imagine então uma pestana no de 12... hehehehhe

Si gordão
Veterano
# jul/05 · Editado por: Si gordão
· votar


karnack_jm

Cara, o violão de 7 cordas não é muito diferente, ele tem só cinco notas mais graves que o violão convencional (afinação em B), no caso da afinação em C, quatro notas (lógico não?).

Eu afino em B, e vou usar alguns exemplos de acordes em C (primeira casa), aqui vão alguns acordes com baixo na sétima corda, que eu uso:

C
C7
C7(9)
C6(9),
respectivamente:
e----------------------------------------3-------------
B---1--------------------3--------------3-------------
G---0-------3-----------3--------------2-------------
D---2-------2-----------2----------------------------
A-----------3----------------------------------------
E-----------------------------------------------------
B---1------1-----------1--------------1-------------

(era pra ficar tudo retinho...)

Falô =D

Prático
Veterano
# jul/05
· votar


Si Gordaço,

Existe alguma razão para a sua preferência pelo B na sétima corda? Ou é apenas porque você aprendeu assim?

Estou me acostumando às 'baixarias' em um seis cordas primeiros. Um dia eu chego lá (ou aí)...

karnack_jm
Veterano
# jul/05
· votar


Si gordão

eh... vou ficar com o violão de seis cordas mesmo... hehehhehehehhehe
valeu!

flpxd
Veterano
# jul/05
· votar


ae eu acho q vo falar merda.... me disseram q a 7 corda era em baixo do mizinho e era um lá...

Si gordão
Veterano
# jul/05
· votar


Prático

Porque eu aprendi assim, mas se eu tivesse que optar eu escolheria o Si mesmo, porque dá mais possibilidades.


flpxd

Isso aí tá errado, o que tá certo dizer é que o Si tá em cima do "mizinho", nesse caso faz sentido.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Gente, veja só que clube manero achei na Yahoo. Um cantinho só pra violão 7 cordas! Vaí lá galera, se associe nele. Mas não se esqueca de usar o mesmo nick do forum, pra gente se localizar melhor. Um abraço!
visite este link:
http://br.groups.yahoo.com/group/violaosetecordas/

Si gordão
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo

Cara, eu já me inscrevi. Sou o Cássio lá! Abraço, nos falamos por lá também.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Si gordão
Po, valeu. A gente c fala!

Grumff
Veterano
# jun/07
· votar


Olá Pessoal!

Quero adquirir um violão 7 cordas, porém gostaria que fosse um modelo cutway flat (estilo Eagle)!! Alguém poderia me indicar onde posso conseguir um? Qual a marca?
Caso não seja possível, alguém poderia me indicar um bom Luthier para que eu possa encomendar um? Tô vendo que terei que partir pra fabricação mesmo!!

Um abraço à todos!!

ma7cordas
Veterano
# jun/07
· votar


meu irmaum !!
vÊ só : cavaco 4 cordas q são as quatro primeiras cordas do violão , só q agora a primeira corda do cavaco é afinada em ré, mas antes era em mí, tem cavaco de 5 cordas também, só naum sei a finação da 5º corda, só q é mais grave, violão normal de 6 , violão de 7 cordas , com 7º afinada em dó , isso de afinar a 7º corda em sí , naum existe, o pessoal pensa q ganha um tom a mais , mas só faz complicar os acordes, violão de 8 cordas , tem também , já toquei em um q tava em uma loja no centro de recife(loja de bozó), a 8º corda é afinada em lá, quase naum dar pra entender de tão grave q é!!tem de dez e doze! e depois vem as arpas!

Pardal
Veterano
# jun/07
· votar


ma7cordas

vÊ só : cavaco 4 cordas q são as quatro primeiras cordas do violão , só q agora a primeira corda do cavaco é afinada em ré, mas antes era em mí, tem cavaco de 5 cordas também, só naum sei a finação da 5º corda, só q é mais grave, violão normal de 6 , violão de 7 cordas , com 7º afinada em dó , isso de afinar a 7º corda em sí , naum existe, o pessoal pensa q ganha um tom a mais , mas só faz complicar os acordes, violão de 8 cordas , tem também , já toquei em um q tava em uma loja no centro de recife(loja de bozó), a 8º corda é afinada em lá, quase naum dar pra entender de tão grave q é!!tem de dez e doze! e depois vem as arpas!

Existem violões de cinco cordas, mais agudos também. A sétima corda do violão de sete é de fato em C, eu afino assim em geral. Mas assim como o de seis, nada impede a você de mudar a afinação. Por exemplo: pra tocar Tico-tico no fubá, coloco a 5° em G e a 7° em A (Bem grave). Existem violões de dez cordas também, mas são mais comuns na alemanha. O de oito em, além da 7° em C, a 8° em A. No de dez, a sétima é em D, 8° em C, 9° em Bb, e 10° em C.

Grumff

Beto, da Luthieria Beta, de Belo Horizonte. De longe, o melhor luthier de BH. Demora uns 4 meses pra sair, mas o violão fica sensacional.

CarloPiccolo
Veterano
# jun/07
· votar


Daniel_Barreto
Eu falo que a 7ª corda é afinada em dó com certeza, eu tive essa resposta de pessoas que tocam o instrumento profissionalmente e são professores de música.

Daniel eu toco esse instrumento e tenhoi aulas no Conservatório de Musica Popular Brasileira de Curitiba com o prof. Tiziu 7 cordas.
E te afirmo que mesmo no choro usamos a 7ªcorda afinada em SÍ (B) mas alguns violonistas preferem afinar em Dó, mas não é o certo.

CarloPiccolo
Veterano
# jun/07 · Editado por: CarloPiccolo
· votar


ma7cordas

Eu afino o meu em Sí os acordes são mais faceis, para baixaria a escala fica bem mais facil também além de eu possuir meio tom a mais, e isso é uma questão de gosto. Mas na embalagem da 7ª corda vem sinalizado a nota Sí.

ma7cordas
Veterano
# jul/07
· votar


violão rozine , modelo novo,acho q vou inaugurar um , naum vejo a hora de poder criticalo!!

Jaelson Farias
Veterano
# jul/07
· votar


Eu toco violão de 7 cordas e questão da afinação, como já foi dito acima, deveria ser em Sí, plo fato de o violão ser afinado em quarta. Mas no Brasil, pela tradição do Choro, passou-se a ser afinado em Do. Entretanto já estudei músicas em que a partitura indicava a sétima em Lá.

O que vemos, na realidade, é que a falta de notas graves no violão bem como a sua pequena extensão (3 oitavas e meia), e principalmente a sua pouca idade (aproximadamente 200 anos) tornam o violão um instrumento ainda em formação.

Acredito que o Violão de oito cordas com 22 casas (resultando em 4 oitavas e meia, metade da extensão do Piano), será um bom lugar para se chegar em termos de evolução do instrumento.

CarloPiccolo
Veterano
# jul/07
· votar


ma7cordas

Eu uso um Rozini Profissional 7cordas e é posso garantir que como custo beneficio é excelente. Não comparando a violões de Luthieria. OK!

iamah
Veterano
# jan/08
· votar


Que discussão tosca. Tem gente que afina em Si, tem gente que afina em Dó, vai de acordo com o repertório e escolha de cada um. Quem quiser afinar em Lá também não precisa pedir requerimento de autorização com carimbo em três vias autenticadas não....

Quanto ao cara que reclamou como seria a pestana em 8 cordas, foi sem dúvida a coisa mais engraçada que já li nos últimos tempos em relação a música...

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Daniel_Barreto
No violão de 7 cordas a afinação é igual a do de 6, só que a 7ª corda é afinada em Dó e não em si, como as guitarra de 7 cordas.

Isso não é regra. Tem músicos que afinam e Si, e outros em Dó. Isso falando da 7° corda.

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


É evidente que a questão é complexa. Segundo Luiz Otávio Braga, é originalmente em Dó. O Dino 7 cordas usava em Dó, o Raphael Rabello usava em Dó, enfim...

É realmente mais prático interpretar chôro e Bach com a sétima em Dó, além das músicas renascentistas também. Mas isso é muito relativo: se alguém tem mais facilidade de tocar com a sétima em Si, use em Si, não há problemas. Assim como no de seis você coloca às vezes a sexta em Ré, ou a terceira em Fá#, ou como eu num arranjo de uma música coloquei a quarta em Dó, e assim vai. A afinação deve ser a mais própria àquilo que se irá tocar.

Mas originalmente a sétima era em Dó. Há a lenda de que os violonistas pegavam a quarta corda do violoncello e usavam como sétima.

Se observarmos o método de Luiz Otávio Braga, iremos perceber que nenhum exercício ou baixaria usa uma nota mais grave que a nota Dó. Isso por si só é evidência de que ele nem sequer cogita na possibilidade da outra afinação. Já usei muito o Sete cordas e posso dizer com segurança que a afinação em Dó garante ao violonista muito mais recursos.

Em geral, argumenta-se que a lógica de quartas descendentes levaria naturalmente à afinação em Si. Então como explicar a afinação da segunda corda de todos os violões, que desce em terça maior para a terceira corda? A lógica das quartas é quebrada quando esta quebra é mais funcional.

Outra questão é a de que o formato de acordes de E, em geral com pestana, teriam a sua quinta reproduzida na sétima corda. Mas afinando-se em Dó, os acordes em formato de Dó, Ré e Lá menor passam a ter suas terças representadas na sétima corda, ou mesmo a oitava, e sabemos que da terça é mais fácil ir à quinta que, partindo da quinta, ir à terça. Assim, os recursos de baixo ficam mais completos se afinamos a sétima em Dó, pois não só permitem digitações que dão baixos a mais tipos de acordes, como sua inversão é mais desejável e permite um fraseado de contínuo mais interessante.

guta
Veterano
# fev/09
· votar


como criar umas escalas para samba enrrendo?

TioAle
Veterano
# fev/09
· votar


guta
normalmente os samba estão nas escalas diatônicas.

Pimenta_1
Veterano
# fev/09
· votar


pelo o que eu conheço, a sétima corda é Sí, tanto em violões, baixos e guitarras, é um ciclo de 4as descendentes se prestarem atenção, ou 5as ascendentes, tanto faz....maaaassss...

pelo que eu sei tb, a afinação da sétima corda em Dó é uma convenção cirada pelos velhos bohemios pra facilitar a execução do "chorinho" no violão, devido a tonalidade das músicas...



Eu tenho CERTEZA que a sétima corda é B, mostra lá no Guitar Pro...

nossa, a bíblia mudou de nome, toda a verdade está nesse programinha safado....

uma vez em um ensaio de uma Jam, um gurí que não estava tocando a música direito disse: "não é possível, eu tirei do guitar pro"..........surreal...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violao 7 cordas