Musicas boas para tocar com capotraste

Autor Mensagem
o tartaruga
Veterano
# fev/04


e ai gente..queria saber umas musicas boas pra usar o capo alem de wondewall,diamond on the inside,resposta algem sabe outras?

Unknown
Veterano
# fev/04
· votar


Hotel California...

Tripa Seca
Veterano
# fev/04
· votar


Romeo e Julieta do Dire Straits..

Crono
Veterano
# fev/04 · Editado por: Crono
· votar


here comes the sun do george harrinson é minha preferida!!! Capo na casa 7 fica uma blzinha.
My Sweet Lord tambem, casa 2. dá pra tocar sem capo mas com capo é bem melhor.
cabron do red hot, gas panic e whatever do oasis são outras.

o carinha
Veterano
# fev/04
· votar


naum entendi o q eh capo

o carinha
Veterano
# fev/04
· votar


naum entendi o q eh capo

Al Majíd
Veterano
# fev/04
· votar


Capotraste é como um prendedor que você coloca em alguma casa do violão prendendo as cordas.

Jokerman
Veterano
# jul/07
· votar


Ia criar um tópico pra isso, mas já que já existe um...


Tava querendo comprar um capotraste... pra tocar algumas músicas como: Romeo and Juliet do Dire Straits, Scarborough Fair - Simon & Garfunkel, Julia - Beatles...

Mas não sei como funciona... já li algo em outro tópico mas não ficou claro pra mim.

Se eu pôr, por exemplo, o capotraste na 2º casa, é só transpor os acordes como se a 2º casa fossem as cordas soltas? Ou cada acorde tem uma nova formação com a maneira que se arrasta o capo?

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Jokerman
é isso mesmo. funciona exatamente igual a uma pestana. não tem segredo. é como se voce afinasse seu violão alguns tons acima.

Jokerman
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
É que eu vi o seguinte comentário em outro tópico:

(ao por o capo no traste 1) A diferença é a seguinte:

Ao invés da afinação estar em EBGDAE, passa a ficar FCG#D#A#F.
Então faz-se os acordes através da 1a, 3a, 5a nota, etc etc etc.. E não apenas andando o braço.


Como eu não entendo nada de teoria, fiquei confuso...

kiki
Moderador
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar


Jokerman
se voce estudar alguma coisa de formação de acordes não vai ter problema.

pensa assim: se voce botou o capo na 2a casa, ficou tudo um tom acima. se voce fizer a posição do sol maior, considerando que o braço começa no capo, vai ser na verdade um lá maior. sacou?

Jokerman
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
Saquei...

Mas quando eu vir uma cifra (exemplo)

E nela tiver capo no traste 1... e a seguir os acordes C G Am... eu faria eles normalmente né? Não teria que adaptar nada no caso...

kiki
Moderador
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar


Jokerman
depende de como os caras escreveram a cifra... não tem como saber isso de antemão.

tem que ouvir a música e comparar. tenha seu violão afinado direitinho (pode ser com diapasão, um afinador, com auxilio de um teclado ou de uma música que voce saiba o tom).

nesse caso que voce postou, os desenhos listados abaixo não estão com capo, pois são do site cifraclub. eles põe o desenho conforme o nome da nota, para todas as músicas.

o que voce tem que fazer é o seguinte: com o violão afinado, toque um pedaço (pode ser a intro), junto da música. se der fora, tente subir meio tom, por que o capo fica na 1a casa.
Am vira A#m, por exemplo. se não souber fazer isso, o cifra club faz, é só apertar no sumir meio tom e ele troca os acordes pra voce.
se bater o A#m, ai voce faz os mesmos desenhos dos acordes da cifra, mas com o capo. a música vai soar toda 1/2 tom acima (acho mais provavel).

essa ferramenta do capo serve pra voce refazer os desenhos dos acordes também. se voce subir meio tom com o capo, desça meio tom os acordes. (ficou meio confuso isso).

o melhor mesmo é estudar formação de acordes, aí não tem erro.

has4
Veterano
# jul/07 · Editado por: has4
· votar


se voce botou o capo na 2a casa, ficou tudo um tom acima. se voce fizer a posição do sol maior, considerando que o braço começa no capo, vai ser na verdade um lá maior. sacou?
kiki

Exatamente isso aí, só acrecento que (tentando explicar rsrs):

O que equivalerá dizer que, o objetivo do capo é exatamente você poder trabalhar melhor uma música, por exemplo, no tom LÁ (convencional) ou seja que sem o capo dificultasse muito a execução da seqüência harmônica usada no decorrer de toda a música. Já com o uso do Capo, o tom continuaria sendo o mesmo LÁ, todavia, dar-lhe-ia uma uma maior mobilidade ou confortabilidade na formação dos acordes da mesma música.

Enfim, capo não feito apenas para mudar de tom e sim para facilitar na montagem de alguns acordes, conforme a música, é óbvio, pois de fato em termos de execução, algumas músicas n'alguns tons se tornam mais difíceis do que n'outros.


UFFAAAA realmente, explicar a real utilidade não é mesmo fácil, todos tentamos aqui, mas na prática, vendo alguém explicando e praticando, a gente entende melhor... rsrsrs

Jokerman
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
Valeu pela ajuda!

Jokerman
Veterano
# jul/07
· votar


has4
Valeu!

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


has4
exatamente. geralmente usa-se capo para fazer menos pestanas.

Jokerman
disponha. recomendo estudar umn basico de acordes que vai te ajudar muito.

has4
Veterano
# jun/08
· votar


Agora, se você não possui um CAPOTRASTE, pode me chamar aí que eu dou uma FORCINHA aeeeee

rsrsrs

TaViTo
Veterano
# jun/08
· votar


Wonderwall / Dont Look back In Anger - Oasis
Slide - Goo Goo Dolls

Não sei pq, mas gosto de usar capotraste!

TaViTo
Veterano
# jun/08
· votar


has4
kiki

É realmente não tem uma definição certo de como usar. As vezes é preguiça de trocar de tom. Outros dizem que fica bom com capo.

Por exemplo a Wonderwall, se vc tirar ela ao pé da letra e tocar sem capo no tom original fica estranho, agora com o capo ficar mais parecido com a musica.

É um assunto abrangente! kkk

walacef
Veterano
# mai/10
· votar


algumas dos beatles
here comes the sun - capo na casa 7
julia - campo na casa 2
for you blue - capo na casa 7
if i needed someone - capo na casa 7

walacef
Veterano
# mai/10
· votar


Acabei de achar esta lista com outras
http://www.thebeatles.com.br/fala-maestro-capotraste.php

El Che
Veterano
# mai/10
· votar


Uso o Capotraste pois meu violão está em Open G pois uso ele para Slide....

Fora isso, acho dispensavel o uso do Capotraste

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


walacef
po, legal a lista!

não sabia que se usava capo no baixo tambem...

walacef
Veterano
# mai/10
· votar


opa...

não, no baixo nunca usei não, uso no violão só.

Eu também acho dispensável, comprei só para brincar com algumas músicas mesmo.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


walacef
ah, mas no site que voce postou o iancelli diz que eles usaram varias vezes no baixo!

eu tambem quase nao uso o meu...

Caio Gomes
Veterano
# mai/10
· votar


El Che
walacef

Tocar Cannonball sem capotraste, com certeza não tem graça.

walacef
Veterano
# mai/10
· votar


Potz, sei lá... como falei comprei para usar no violão...

no baixo nunca espero ter que usar... aliás, não vejo muita necessidade, a não ser que o sujeito faça dezenas de acordes durante a música (no baixo).

seis_cordas
Veterano
# mai/10
· votar


Vila la Vida e The Scientist do Colplay. Capo na 1ª casa.
Tem ate video aula no CifraClub TV

Remo Yaconi
Veterano
# jun/10
· votar


Acredito que o pessoal não curta muito mas...
Victor e Leo tem varias musicas com capotraste que tem uns solinhos legais e tudo mais :D

eu pelo menos curto hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musicas boas para tocar com capotraste