Teoria Musical

Autor Mensagem
Ratão
Veterano
# fev/04


estudei um pouco de teoria musical, parei em formacao de acordes......mas e depois q devo estudar???
campo harmonico, intervalos, escalas????
Acho q Al Majíd e Johnny devem saber bem
se puderem indicar algum site seria legal
valeu!!!

Danyela
Veterano
# fev/04
· votar


Site eu não saberia te indicar, mas vc pode procurar um livro chamado compendio de teoria elementar da música do Osvaldo Lacerda, editora ricordi 13ºedição. Ele dá uma boa base para o aprendizado musical...

Al Majíd
Veterano
# fev/04
· votar


Ratão,

Eu não sigo uma ordem nos estudos de teoria, até porque nunca fui orientado sobre isto, pois apesar de receber alguns toques da galera que realmente estuda em conservatório, sempre fui autodidata. Meus estudos são aquela salada de frutas. Você entendeu bem a formação de acordes, certo? Se quiser, estude bem as escalas e depois passe para o campo harmônico. É apenas um palpite. Vou relacionar alguns sites e te passo daqui há pouco.

Um abraço.

renilson
Veterano
# fev/04
· votar


estude tudo que vc encontrar, que aos poucos vc mesmo conseguirá se organizar. se interesse por todos os tópicos relativos à teoria musical. vc perceberá que tudo irá se encaixando aos poucos. Sugiro harmonia e improvisação de Almir Cheideart. Esse é meu cabeceira.

Al Majíd
Veterano
# fev/04
· votar


Ratão,

vou colocar alguns sites pra você. Nem todos falam sobre teoria musical, alguns tem apenas partituras para violão. Aí vai:

www.clavedesul.hpg.ig.com.br
www.geocities.com/freeguitarscores/
www.lucasviolao.hpg.ig.com.br/prod02.htm
www.trocatapa.hpg.ig.com.br/partituras.html
www.violaomandriao.mus.br
www.terravista.pt/meco/1623 (este possui vários links)
www.nosachamos.com/musica/hist.htm
www.santoangelo.com.br/work1.html
www.tmusico.vilabol.uol.com.br/teoria.htm

Espero que possa encontrar algo que lhe atenda.

Um abraço.

Johnny
Veterano
# fev/04
· votar


Ratão Segue esses sites que o Al Majídte indicou! Mas te dando uma ordem assim mais ou menos legal... já que vc tem conhecimento de formação de acordes... procure conhecer agora as diferentes nomenclaturas deles e estude mais os intervalos! Intervalos é algo muito importante! Treine a precepção deles também! Depois procure dar uma estudada em tonalidades e consequentemente em escalas! Comece com as escalas mai simples! Modo maior e menor! Depois quando tiver maior noção de intervalos vc parte para as escals exóticas. Associado às escalas vc poderia já iniciar um estudo de solfejo... e depois estude o campo harmonico... o conhecimento vai entrar num ciclo que tudo começa a se encaixar e dae vc se vira!

gabert
Veterano
# fev/04
· votar


Johnny, fiquei curioso, em que estilo musical vc utiliza escalas exóticas?

Johnny
Veterano
# fev/04
· votar


gabert Depende cara! Dando alguns exemplos...
A pentatônica é uma escala exótica muito usada no Rock e no Blues (com as Blues Notes). Existe a escala cigana ou arabe que tem alguns graus modificados que é base para muitas músicas árabes e incusive o flamenco. Existe a Escala Chinesa ... de onde derivou a petatonica e muitas outras... existe muito material disponível sobre o assunto.

Ratão
Veterano
# fev/04
· votar


valeu, brigado ai pela ajuda!!Agora to melhor orientado

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Johnny
Tu e o Al Majid sao os mais requisitados para ajuda,aqui.
Vc toca a qnto tempo?

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Eu toco violão a 15 anos e a 6 anos participo de orquestra de violões.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Johnny
nossaaaa!!!! qual orquestra?

Crash
Veterano
# mar/04
· votar


Johnny
Cacete, quantos anos vc tem?

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Orquestra de Violões Villa Lobos aqui de Curitiba! Ainda não tem grande repercussão no cenário ae, mas já partiçamos de programas de TV e fizemos vário concertos grandes.

Eu tenho só 21 ano! Comecei a estudar em fevereiro de 1989! Estava pra fazer 7 anos naquela idade. Mas com toda certeza a minha maior produtividade no violão se deu a partir dos 14 anos.

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


JOni> Qual o skema pra fazer um mulequinho de 7 anos kerer tocar violão e prosseguir?
Como vc sabe, meu filho começou, mas não ker mais saber. Só brincar, videogame e tal. Coisas de criança.
O que poderia atraí-lo?

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio

Poxa cara! Na época que eu comecei a me interessar por violão, video game e computador não faziam parte da minha realidade! Eu tinha acesso ao violão do meu pai (um DiGiorgio 26 Clássico Bel Som de 1974 que hoje tá só nas ruínas) e eu demonstrei muito interesse e assim meu pai me encaminhou nessa! Insentivar é a parte mais fácil, mas fazer uma criança prosseguir realmente é mais difícil. Acho que algo que me estimulou bastante foi ter tido um professor especial para ninõs! O cara era engraçado, tinha muita paciência e fazia das aulas algo muito divertido!

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Johnny

Interessante que quando comecei a tocar, se não me engano, só existia o ATARI e Supergame CCE. Eu nunca dei muita bola para videogames. Gostava mesmo era de fazer barulho...hehehe...me sentia importante em fazer uma coisa, que a maioria das pessoas que eu conhecia, não fazia, principalmente meus amigos, com exceção de um, que logo mudou do bairro. O violão me fazia sentir, um menino especial. Ainda mais quando ouvia as pessoas dizerem, que era difícil demais tocar violão, que já haviam tentando e desistido...heheheh...eu não tocava quase nada, mal fazia os acordes básicos, mas me sentia no céu...heheheheh....

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


heheheeh....interessante a história de vcs.

Johnny
Só tem 21? puxa....como perdi meu tempo. =/


Cassio
meu sobrinho tb, 10 anos, entrou em aula de violao, teclado, e desistiu dos dois, preferiu o computador...ahahah....
Até tinha emprestado meu violão pra ele, violão pra estudante, voltou desafinado......pra ver o interesse.

Al Majíd
Mesmo sabendo q tocar só acordes não era nada, vc se sentia no céu? Ou na época não sabia, q o q sabia era pouco? ehehehehe....

rocapi2000
Veterano
# mar/04
· votar


No site www.tocandoguitarra.com.br existe a coluna "Teoria Musical" com Gerson Branco. Existe tmb o email onde você pode entrar em contato com ele e com os outros colaboradores como André Martins, Rafael Gimenez, Celso Galvão e Rodrigo Almeida.

Rodrigo Almeida
visite www.tocandoguitarra.com.br

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Na época eu nunca tinha ouvido alguém tocar violão clássico e nem sabia nada sobre partitura. Achava que violão era só fazer uns acordezinhos básicos mesmo e tava ótimo. Me restava então só um pouco de treinamento pra fazer os acordes no tempo certo....hehehe...ledo engano. Música é um Universo!!!!!!

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
hehehe tadinho, foi enganado,...eheeheh =P

passa lah no tópico das Quintas, mais dúvidas, se puder, claro. =]

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

É cara... quanto mais a gente se aprofunda neste universo, mais a gente vê que sabe pouco e que ele é infinito.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Johnny
infinito? o_O
nao me assusta...ehheehhe

Alex Pires
Veterano
# abr/04
· votar


Ratão: Eu aconcelho você a estudar intervalos. Acho que eles é que dão uma certa lógica a tudo que você for estudar. Com intervalos você consegue enxergar bem a relação acorde/escala/tom. Pelo menos pra mim isso funciona muito bem. Estude a escala maior/menor natural, sua harmonização,acordes, arpejos. Acho que com isso tudo dominado você ja consegue entender bem o raciocinio de várias músicas tonais.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
ei Al, eu finjo q nao vi, ou deixo pra vc corregir?! ahahahahha.....

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

Acho que estou meio cego hoje. O que é que está precisando de correção???...hehehehe...:D

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
Então ajeita os óculos ae, e vê post logo acima do meu. hahaahahah.....

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie

Ahhhhhhhh não....ainda não vi...fala pra mim, fala...heheheh

Cassio
Veterano
# abr/04
· votar


Ok Joni
O problema é PROSSEGUIR. Até porque criança em geral parece que é muito inconstante. Se empolga com um brinquedo, mas dai uns dias enjoa. Com Violão parece que á mesma coisa. Com a escola não é a mesma coisa porque tem que estudar, mesmo contra vontade. Já Violão é meio que opcional.
O que atrapalha tb é esses lances de VideoGame e jogos de PC. É uma bomba não mão da criança!!! Vicia demais.
Procuro controlar isso, mas é dificil.
Mas na medida que vocês prosseguiram, qd ainda xupavam xupeta, fora tocando sem rumo, so que gostavam e foram pra escola estudar tb teoria anda mulequinho?
T+ Cassssio

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


Cassio

É cara... trata-se da reaildade nessa idade! Eu tinha \aulas de violão que eram muito divertidas eu aprendiz canções infantis e coisas do gênero. Nada de teoria e querer entender de música já naquela época não!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria Musical