basico para repetir musicas

Autor Mensagem
thidal
Membro Novato
# 09/set/22 11:18


Gosto de violão , comprei curso para aprender mas meu objetivo não é ser profissional ou dar aulas e sim aprender o necessário para me divertir com meus familiares, sem compromisso maior.. os curso é para preparar para ser musico, compor ,trabalhar etc. por isto entendo que leva anos mas não é o meu objetivo..
gostaria de saber oque aprender ,o necessário mesmo para repetir musica e brincar com violão .Tipo o basico da teoria e praticar pra chegar no meu objetivo. agradeço quem puder me orientar..

Wanton
Veterano
# 09/set/22 12:08
· votar


Aprende aquilo que os gringos chamam de campfire chords



thidal
Membro Novato
# 10/set/22 14:31
· votar


Oque procuro seria mais o basico de teoria ,tipo sabendo isto e mais a pratica posso tocar bastante musica

guilherminhoGOD
Membro Novato
# 10/set/22 16:09
· votar


Amigo, para o que você está procurando meu pai também procura e eu ajudo ele c isso. O que você precisa saber são acordes e seus respectivos nomes em cifras. Não precisa de acordes muuuito difíceis um C7M C7 Cm7 C# essas terminologias básicas. Se tiver alguma dúvida pode perguntar

thidal
Membro Novato
# 10/set/22 18:02
· votar


GuilherminhoGood

Valeu Obrigado pela dica..Então eu comprei curso do Heitor Castro , um bom curso mas é para quem quer ser profissional, falei com a equipe dele do meu objetivo mas eles dizem que o certo é aprender toda teoria para entender..
Concordo com eles mas isto é para quem quer compor ou trabalhar com musica.Sera que se aprender a sequencia harmônica ajuda?

guilherminhoGOD
Membro Novato
# 10/set/22 18:15
· votar


Teoria que vc precisa saber é ler cifra. Isso é fundamental. Agora saber montar acordes a partir das notas sozinhas, improvisação, campos harmônicos... Isso é p quem quer tocar c banda e mais independentemente. P vc que quer só tocar c a família e cantar juntos é bom que n se atente em muitas regras, se não fica meio chato hehehe!

thidal
Membro Novato
# 10/set/22 21:41
· votar


'guilherminhoGOD, voce acha que decorar as sequências harmonica.
Ex: C - Dm - Em - F - G - A m..( nem coloquei o diminuto.) Conheço um cantor aqui da região, até trabalha com musica, ele decorou as sequências e toca as musicas anotando a sequência da musica e vai naquela sequência e a musica sai..

guilherminhoGOD
Membro Novato
# 11/set/22 14:13
· votar


thidal

Essas sequências são interessantes se você quiser criar algo, uma música improvisada por exemplo. Mas se você quer pegar uma música do cifra club e começar a tocar, isso não será necessário.

Existem sequências muito usadas, mas não adianta ficar decorando elas pois são diversas e sofrem variações na maior parte das canções.

Em síntese, aprenda a forma dos acordes no violão e entenda que essa forma pode ser transportada para a direita e esquerda do braço para trocar o tom
Ex: o acorde Bm com a pestana na segunda casa se você ir 1 casa para direita vira um Cm. Passando 3 casas ele vira um Dm e assim por diante.
O importante é notar que em acordes simples, o seu método de localização é normalmente a nota mais grave que muitas vezes é a tônica (nota principal do acorde)

Porém, isso vem c o tempo de prática e eu acho que o melhor estudo é com músicas que você goste de tocar. O que vale é a música, espero ter ajudado

instrumentista
Membro Novato
# 11/set/22 14:25
· votar


thidal
cara tu quer aprender a tocar música, pra aprender a tocar música é sentar e tocar. Não tem segredo, não precisa de campo harmônico, não precisa de teoria musical, NADA disso vai te fazer saber tocar o instrumento. A música surge antes da teoria musical, e é assim com todas as artes, a teoria tem sua importância é claro, mas pra quem quer tocar e somente tocar o instrumento ela não vai adiantar de nada. A teoria é pra quem quer se aprofundar no instrumento, quer compor com ele, quer improvisar e ter suas próprias linhas musicais... se esse não é o seu caso foque na parte prática, senta na frente do PC e vai aprender as músicas que você gosta

thidal
Membro Novato
# 11/set/22 21:16
· votar


GuilherminhoGood e Instrumentista valeu muito as dicas de vocês, nas conversas com professores de musica eu não conseguia respostas pras minhas duvidas pois não tem espaço a meu ver pra pessoas que só querem se divertir , fazer o basico pra repetir as musicas...Obrigado!

ejames
Membro Novato
# 13/set/22 13:47 · Editado por: ejames
· votar


thidal
nas conversas com professores de musica eu não conseguia respostas pras minhas duvidas pois não tem espaço a meu ver pra pessoas que só querem se divertir , fazer o basico pra repetir as musicas...Obrigado!

Cara, pode ser que você tenha dado má sorte ao procurar professores, mas pode ser também que sua visão acerca do assunto esteja indo por um lado errôneo.

Todo mundo inicia com "o básico para repetir músicas", e para tornar esse aprendizado eficaz é sim necessário passar por exercícios (que facilitam bastante o processo de aprender a formar e trocar os acordes), ler cifras e aprender o bê-á-bá de teoria musical, para saber se localizar no braço e compreender o básico da formação de acordes (ajuda bastante nessa ideia de tocar em rodinha de violão).

Ou você pode só pegar o instrumento, ver o guia do Cifraclub no YT de como afinar e ler cifras e ir pegando. Mas ignorar totalmente a teoria musical e exercícios de técnica como se fossem entidades separadas do seu objetivo pode complicar mais do que facilitar, na minha visão.

thidal
Membro Novato
# 13/set/22 22:21
· votar


GuilherminhoGood

Em síntese, aprenda a forma dos acordes no violão.

Voce esta querendo dizer aprender as notas no braço do violão ,voce acha que pra repetir musica e necessário?

ejames
Membro Novato
# 13/set/22 22:34
· votar


thidal
Em síntese, aprenda a forma dos acordes no violão.

Voce esta querendo dizer aprender as notas no braço do violão ,voce acha que pra repetir musica e necessário?


Você pode simplesmente decorar as posições sem saber a mínima ideia do que está fazendo, "na marra". Ou você pode, ainda que superficialmente, aprender o básico do básico e ter uma noção de como funciona a formação de acordes, campo harmônico e de como se localizar no braço do instrumento. Os dois vão ser chatos no começo, vão levar certo tempo até resultar em algo prático, mas apenas o segundo vai te ajudar quando na roda de amigos alguém falar "essa música é em Am".

Eu entendo totalmente o seu objetivo. Mas acredito que você esteja com uma visão de que existe atalho, quando na verdade não.

guilherminhoGOD
Membro Novato
# 14/set/22 12:15
· votar


thidal

Amigo, se você quer tocar só um sertanejo, um rockzinho nacional... Cifras simplificadas... Então só aprende os acordes e tá bom. Se quiser tocar um pouco mais livre e criar algo vai atrás de teoria, buscando saber como montar um acorde a partir da tônica e tals.

Pelo o que eu entendi vc só quer tocar cifras simples, portanto, n precisa de nada além de saber tocar acordes

Wanton
Veterano
# 14/set/22 17:07
· votar


Acho que o conhecimento teórico pode ter função mnemônica. Se você pega o tom da música, pode inferir quais serão os acordes e tal. Para quem tem um repertório muito grande, deve fazer diferença.

Também seria útil para um músico casual saber transpor o tom da música, para acompanhar cantores casuais que não se dão bem com o tom original.

Fora isso, não vejo outros benefícios para quem não vai compor nem improvisar.

thidal
Membro Novato
# 16/set/22 11:33
· votar


Pessoal agradeço a todos pelo tempo e atenção por este assunto..
Sei que tem muitos que desiste de tocar vioão pois os cursos ensina teoria e pratica, mas na maioria das vezes quem esta aprendendo nao sabe nem repetir uma musica basica no violão no começo.. Conheço um rapais que tocou violão a vida toda, ele tem 55 anos e me disse que pra repetir musica em familia que faz hoje, só em churrascos com a famiia ele nem lembra mais da teoria..

thidal
Membro Novato
# 17/set/22 10:34
· votar


EJAMES

Todo mundo inicia com "o básico para repetir músicas", e para tornar esse aprendizado eficaz é sim necessário passar por exercícios (que facilitam bastante o processo de aprender a formar e trocar os acordes), ler cifras e aprender o bê-á-bá de teoria musical, para saber se localizar no braço e compreender o básico da formação de acordes (ajuda bastante nessa ideia de tocar em rodinha de violão).

Você poderia dar exemplos? para saber localizar no braço do violão voceê quer dizer saber cada nota no braço?

thidal
Membro Novato
# 17/set/22 21:04
· votar


[i]Voce esta querendo dizer aprender as notas no braço do violão ,voce acha que pra repetir musica e necessário?

thidal
Membro Novato
# 17/set/22 21:04
· votar


[i]Voce esta querendo dizer aprender as notas no braço do violão ,voce acha que pra repetir musica e necessário?

DOMDEDEUS
Veterano
# 18/set/22 12:31
· votar


eu comprei curso do Heitor Castro

O positivo de fazer um curso é que é degrau em degrau, vai vencendo dificuldade em dificuldade

Por outro lado você sozinho pode ficar perdido e desanimar, ficar pegando coisa desconexa e tutoriais desconexa no YouTube não é o melhor caminho não

Um curso pode te fazer se tornar um músico melhor

Ao contrário do que muitos pensam um curso não é só para quem quer ser profissional não

Nada impede de um hobbysta ser um bom músico e aliás existe hobbysta melhores do que alguns profissionais

Se tiver oportunidade de fazer o curso com Heitor Castro

Muitos deixa a oportunidade passar e lá na frente põe a mão na cabeça e fala : porque eu não fiz!?

A teoria não é ruim, ela pode ser um combustível para continuar e não desistir do instrumento, porque ela dá um norte mostrando o que é preciso fazer naquela ocasião, mostrando o que se encaixa melhor ali naquela ocasião ou não

Outro dia estava olhando a grade do curso do Heitor Castro e achei muito sensacional

E te garanto que aquilo lá não é para profissional é para todos que querem tocar

Ali no curso do Heitor Castro não tem mais que a teoria básica, te garanto isto, a teoria vai muito mais além do que o curso ali

Mas você só conseguiu enxergar teoria ali no curso?

Tem várias tipos de levadas na grade do curso, até chegar no violão polifônico

Não tem só teoria não, é isso que é importante prática acompanhada de teoria!

A prática acompanhada de fundamentos

Muitos para deixar de ser um instrumentista Medíocre e passar a ser um instrumentista razoável ou bom, tem que passar por um processo, mesmo se não for para ganhar dinheiro, nem que se for tocar para si mesmo, tem que ser bem feito dando o melhor de si, é tão gostoso tocar certinho!

Existe outros caminhos pessoas que trilharam o caminho independente e foram bem sucedidos, tocam como mestre sem ter instrução nenhuma
Mas estes são exceções não é regra, não é porque eles atingiram ao nível que a qualquer um que vai atingir sem buscar ajuda.

thidal
Membro Novato
# 19/set/22 20:36
· votar


DOMDEDEUS

Então eu comprei o curso do Heitor e acabei me empolgando e comprei também o curso de ouvido do Heitor, confesso que tentei mas estou com dificuldade para fazer o curso, eu penso que para oque eu quero não precisa de tudo isto..
Tenho um conhecido que toca pra nós nos churrascos, ele aprendeu teoria a vida toda e ele me disse que não lembra de mais nada, que ppra fazer o basico pra amigos não precisa de teoria..
Oque voce acha, aprender a sequencia armonica maior e tentar curso de ouvido será que consigo sabendo o tom tocar naquela sequencia harmonica qualquer musica ou a a maioria?

DOMDEDEUS
Veterano
# 19/set/22 22:30
· votar


Então para tocar de ouvido algumas ferramentas que facilitam uma delas é aprender o (campo harmônico)

É uma ferramenta que todos devem ter a mão para começar a se virar sozinho

Mas trocar de ouvido Pode parecer mais difícil do que você pensa

Penso eu que o recomendado é você começar a trabalhar em cima de música cifrada para adquirir um vocabulário musical inicial, para adquirir um cardápio musical para sentir o gostinho o sabor

Usar as músicas cifradas como ferramenta,pode te dar um Norte de como funciona a harmonia que é o violão tocado durante o canto

Trocar de ouvido pode ser uma tarefa muito difícil para o iniciante

A maioria dos que se Aventura em aprender violão, exceto algumas exceções, a maioria precisa treinar a percepção e não tem mágica para isso é pegando o violão e começando a tocar as músicas cifradas

E este aperfeiçoamento auditivo pode demorar um tempinho, não adianta pressa

Mas existe uma exceção de pessoas que já tem uma percepção nata apurada, estes basta aprender uma dúzia de acorde e já sai tocando e acompanhando outros cantando

Mas para meros mortais como eu precisa de tocar bastante para começar a ter um desenvolvimento bom auditivo

O ouvido pode vir ver com o tempo, com a gente treinando com a gente escutando

Não existe Fórmula Mágica, eu queria que existisse uma pílula que tomasse e já sairia tocando, mas não existe

Infelizmente a pressa Só atrapalha, e vai atrapalhar

Ouvir uma frase dessa semana do professor philippe bobo na recente Live que ele fez e ele disse o seguinte:
tenha prazer no processo que o resultado final vem. Às vezes a gente fica olhando o resultado final e não aproveita o processo, E acabamos nos frustrando

Não fica olhando o resultado final o que você quer chegar a ser, aproveite o meio do caminho

O curso do Heitor Castro que você fala é em DVD?


Porque existe o curso online dele que é completo. Esse tem uma grade sequencial muito boa


Agora o curso de DVD dos cursos dele, tem uma sequência, tem que começar do DVD 1

thidal
Membro Novato
# 20/set/22 08:31
· votar


('DOMDEDEUS',)

Então para tocar de ouvido algumas ferramentas que facilitam uma delas é aprender o (campo harmônico)

Eu tenho curso do Heitor on line e acho que é pra quem quer se aprofundar na musica como profissional mesmo.
Estou começando a gravar as sequencias armonicas:Ex: C - Dm - Em - F - G - A m..( nem coloquei o diminuto.) e os demais tons assim penso que qualquer musica eu sabendo o tom da tonica eu tiro naquela sequência e com a prática acaba facilitando pra tirar de ouvido..
Penso que sabendo as sequencias armonicas maiores é o suficiente para tirar a maioria das musicas basicas pop, sertanejo ,MPB. Musicas mais faceis pra tocar em churrasco .

DOMDEDEUS
DOMDEDEUS

LeandroP
Moderador
# 20/set/22 09:26
· votar


Se quer tocar sem saber o que está tocando, basta aprender os acordes fundamentais no braço do instrumento e tocar as cifras disponíveis (e torcer pra elas estarem certas rs).

thidal
Membro Novato
# 20/set/22 10:21
· votar


Mas aprender a sequencia armonica como disse nao seria o básico do campo harmônico?
Sabendo as 7 sequencia maiores penso que da pra tirar a maioria das musicas.
LeandroP

LeandroP
Moderador
# 20/set/22 10:34
· votar


thidal

Sim, mas pra entender como tudo isso funciona tem que aprender teoria, formação dos intervalos etc.

Sabendo o formato dos acordes no braço você pode tocar qualquer música. Mas, isso não é propriamente o campo harmônico.

DOMDEDEUS
Veterano
# 20/set/22 12:07 · Editado por: DOMDEDEUS
· votar


Leandro é fera demais ☝️

Alguns anos atrás comprei os livros do Almir chediak pela recomendação, fora os tópicos ricos em informações que o Leandrop criou, onde aprendi muita

DOMDEDEUS
Veterano
# 20/set/22 12:44
· votar


Sabendo as 7 sequencia maiores penso que da pra tirar a maioria das musicas.


C. Dm. Em F. G. Am. Bdim

Este é o campo harmônico de Dó

Depois desse tem o Ré e etc..

Este que vc postou é o de Dó

Com esta acordes que você postou, você só conseguirá tocar no tom de Dó Maior e se virar no tom de Sol maior . Com apenas este acordes você não conseguirá tocar em todos tons

Mas aprenda esses primeiros, não queira pegar tudo de uma vez, devagar chega lá.

DOMDEDEUS
Veterano
# 20/set/22 12:51
· votar



Eu tenho curso do Heitor on line



Esse curso parece ser top demais

thidal
Membro Novato
# 22/set/22 09:27
· votar


Minha opinião, ele é um curso pra quem conhece um pouco de teoria e quer ser um musico e não meu caso que só quero repetir musicas, sem aquela preocupação de saber o porque de tudo que acontece na musica..

DOMDEDEUS

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a basico para repetir musicas