Parece que estou tocando errado mas não estou?

    Autor Mensagem
    Abacaxi14
    Membro Novato
    # nov/21


    Esse titulo ficou meio estranho mas acho que deu pra entender.

    Eu sou iniciante no violão, devo tocar a uns 3 meses e algumas semanas mas ja sei tocar algumas musicas simples e ja aprendi pestana (apesar de não ser perfeita) .

    O problema é o seguinte, quando eu vou aprender a tocar uma musica eu sempre tento junto com o video antes e dps tento sozinho, mas sempre que eu estou tocando sozinho parece que tem algo errado mas n tem nada, to acertando o ritmo e a troca de acordes mas msm assim sinto a impressão de que tem algo errado so n sei oq é e eu infelizmente n tenho condições de pagar aula particular e perguntar para um professor se eu estou fazendo algo errado ou se é so impressão e se todo iniciante sente isso sla, se alguem puder me ajudar seria muito bom pq isso realmente INCOMODA muito.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Abacaxi14

    Vai lendo alguns tópicos aqui no fórum sobre diversos fundamentos da música.

    O que pode estar acontecendo é que você deve de estar sentido a falta do acompanhamento, pode ser isso.

    ejames
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Três meses é bem pouco tempo, no começo é normal ter essas dificuldades, seja realmente algum problema na execução ou apenas uma percepção insegura.

    Grava alguma coisa e posta pra gente, é a melhor forma para sanar essa dúvida.

    Schelb
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Rapaz, acho bem difícil alguém com três meses tocar de uma forma muito satisfatória ... vai ser meio básico mesmo por enquanto. Provavelmente falta muito molejo ainda e detalhes que você vai aprendendo com o tempo. Você pode gravar que nem o ejames falou pra gente ver ... porém acho bacana você perceber que tem coisas pra aprimorar .. muita gente tocaria tudo errado e nem perceberia que tem algo errado .. haha. Continua treinando cara e de preferência se organize pra fazer uma aula, ou pelo menos arranje algum amigo músico pra ver você tocando e te dar umas dicas.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/21
    · votar


    Abacaxi14

    "se eu estou fazendo algo errado ou se é so impressão"

    Não dá prá saber isso sem ver e ouvir. Grave um videozinho fazendo uma batida simples e trocando os acordes, ou alguma canção, aí fica mais fácil de a galera analisar.

    Obs: Não sei se é ao que você se refere mas é bem comum, no início, o som das pestanas saírem bem bosta. Não é força, não é posicionamento na escala, não é a montagem do acorde... é tudo isso junto e nada disso, é um "jeito" que só o tempo corrige.

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    [i]Rapaz, acho bem difícil alguém com três meses tocar de uma forma muito satisfatória ... vai ser meio básico mesmo por enquanto. Provavelmente falta muito molejo ainda e detalhes que você vai aprendendo com o tempo. Você pode gravar que nem o ejames falou pra gente ver ... porém acho bacana você perceber que tem coisas pra aprimorar .. muita gente tocaria tudo errado e nem perceberia que tem algo errado .. haha. Continua treinando cara e de preferência se organize pra fazer uma aula, ou pelo menos arranje algum amigo músico pra ver você tocando e te dar umas dicas.

    Concordo, n acho as musicas q eu toco muito satisfatorias, são bem simplificadas e dão a impressão de que faltam alguma coisa, isso quando n estou errando algo e nem percebo, sempre me pego cantando rapido demais ou tocando rapido demais, e as poucas musicas que isso n acontecem me dão a impressão de quem tem algo errado, por isso eu sei que provavelmente eu so n percebi ainda o erro.

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Grava alguma coisa e posta pra gente, é a melhor forma para sanar essa dúvida.

    Cara essa foi uma otima ideia, tem como eu postar um video aqui ou eu posto no youtube e deixo o link aqui?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Abacaxi14

    Posta no youtube.

    JJJ
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    A menos que você seja o novo Mozart, deve estar tocando errado sim (ou, pelo menos, tocando mal).

    makumbator
    Moderador
    # nov/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    Abacaxi14

    Se quiser um pouco mais de privacidade você pode postar no youtube como vídeo não listado, e assim não aparecerá em buscas. Apenas quem tem o link exato vai poder acessar.

    Schelb
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Abacaxi14,
    Pra te falar a verdade, única coisa que talvez você possa estar fazendo de errado é se cobrar demais. Eu falei que achava difícil alguém tocar de forma satisfatória com 3 meses, mas acho que vou me corrigir. Minha esposa por exemplo toca uma música no violão, uma apenas, e de uma forma que pessoas iniciantes tocariam. Ela toca um acorde, de cima pra baixo, sem batida e canta, depois outro acorde e assim por diante. Só que ela faz isso de forma bastante satisfatória, pq ela gosta do que tá fazendo e do que está cantando..
    Então, posta o vídeo aí e vai se aprimorando, mas tenta curtir o processo e num se afobe em precisar tocar super bem .. isso vai vir com o tempo.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Cara, pode ser que você esteja enfatizando a nota errada do acorde (ou batendo uma corda que tem que abafar), ou pode ser simplesmente o fato de que um violão sozinho não vai soar como um arranjo inteiro de banda. Ou pode ser que você esteja tocando algo errado mesmo. Provavelmente é uma mistura de todas essas coisas. O importante é não desistir.

    E perceber que tá ruim pode ser uma coisa positiva. Tem muito iniciante que não percebe os próprios erros e acha que tá tudo perfeito quando na verdade tá uma bosta. Ouvido crítico é essencial. Boa sorte e posta um vídeo aí!

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Abacaxi14
    Gente foi mal pela demora, meu celular quebrou e eu n tenho fone pra gravar no PC e nem camera, então eu n tinha como gravar, então eu esses dias consegui o celular emprestado de um amigo e fiz o video (o problema é que o celular dele esta com a camera quebrada, então so deu pra gravar o audio infelizmente. Eu regravei isso varias vezes cantando mas sinceramente eu resolvi gravar de novo sem cantar pq eu percebi q eu canto MUITO MAL e eu tambem percebi uma serie de pequenos erros nas musicas (vou começar a me gravar sempre a partir de hoje) e isso me fez pensar que se eu for praticar cada um deles vou ficar na mesma musica pra sempre, enfim eu n sei oq eu faço. Eu deveria ficar na mesma musica ate conseguir tocar perfeitamente? ou eu posso "aprender" que nem essas ai e seguir pra proxima pra aprender novos acordes e etc?

    Videos: https://www.youtube.com/watch?v=s5c23y8iTiM
    https://www.youtube.com/watch?v=_usBIeUv5uw

    Eu escolhi as musicas mais faceis que eu "aprendi" a tocar, então imagina as outras kkkk. Essa semana faz 4 meses que eu toco eu acho, "sei" como tocar umas 6 musicas então se alguem pudesse me dizer tambem se estou atrasado ou na media agredeceria tambem.

    ejames
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Abacaxi14
    Eu regravei isso varias vezes cantando mas sinceramente eu resolvi gravar de novo sem cantar pq eu percebi q eu canto MUITO MAL

    Primeiro foca em um, depois em outro. Não adianta querer ser igual um pato, que corre, nada e voa mas faz não faz nada disso bem.

    . Eu deveria ficar na mesma musica ate conseguir tocar perfeitamente? ou eu posso "aprender" que nem essas ai e seguir pra proxima pra aprender novos acordes e etc?
    É bom fazer os dois. Praticar o que já sabe para aperfeiçoar e também pegar coisas novas para expandir.

    Cara, não vi nada muito de errado, tudo de acordo para o tempo de prática que você tem. Violão um pouco desafinado, uns errinhos de tempo e notas mascadas, dedilhado ainda "quadrado", sem muita naturalidade. No primeiro vídeo você estava tocando usando as unhas, certo? Tenta dar mais firmeza aos dedos, dá para ouvir bastante o som das unhas "arrastando" pelas cordas. Mas tá no caminho certo, a execução tá até limpa para quem toca só a quatro meses e, apesar dos pequenos erros de tempo, o andamento no geral tá bem satisfatório. É só continuar praticando.

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Primeiro foca em um, depois em outro. Não adianta querer ser igual um pato, que corre, nada e voa mas faz não faz nada disso bem.

    Concordo, primeiro vou aprender a tocar.


    No primeiro vídeo você estava tocando usando as unhas, certo? Tenta dar mais firmeza aos dedos, dá para ouvir bastante o som das unhas "arrastando" pelas cordas.

    Q inveja do seu ouvido kkkk, blz vou tentar obrigado pela dica.
    É bom fazer os dois. Praticar o que já sabe para aperfeiçoar e também pegar coisas novas para expandir.

    Isso faz mais sentido msm.


    apesar dos pequenos erros de tempo, o andamento no geral tá bem satisfatório. É só continuar praticando.

    Obrigado por apontar meus erros, pelas dicas e por gastar seu tempo ajudando um estranho da internet S2.

    Schelb
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    Abacaxi14,
    Cara, também achei que no geral está bom! Principalmente trem bala, que ta bem bacaninha, já dar pra arrumar alguém pra cantar junto enquanto você toca. Na coffee tem mais errinhos e o que mais me chama atenção são as notas mascadas que aparecem, que é quando você não consegue segurar a corda abaixada com a firmeza necessária. Isso é algo que você melhora com o tempo, é um misto de tecnica e força que ganha nos dedos. Mas, eu tenho um palpite que seu violão possa não estar te ajudando muito ... eu quase sinto as cordas altas daqui de casa .. haha .. mas pode ser um impressão. Mas quanto a isso, um instrumento bem regulado te ajuda MUITO a aprender, então se as cordas realmente estiverem um pouco altas, considere procurar um luthier .. pq compensa.
    Quando a pergunta de pegar ou não músicas novas, concordo totalmente com o ejames, o negócio é sempre repassar as músicas que você já sabe e buscar ir aprendendo músicas novas aos poucos.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Pra tão pouco tempo tá muito bom. Continue praticando.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/21
    · votar


    Abacaxi14

    "eu percebi q eu canto MUITO MAL"

    Se não pretende ser cantor não se preocupe com isso (pelo menos por ora). Bom que gravou só tocando, é melhor para sentir as mudanças dos acordes, tempo, batida e tudo mais.

    Cara, (considerando o tempo de aprendizado) o som tá bem limpinho, bastante agradável. Tá fazendo o básico bem feito e isso é o que importa. Tá fluindo bem, e a sonoridade é boa.

    O caminho é esse, não tenho nada a acrescentar além do que a galera já falou aí acima.

    Estude/treine um pouco todos os dias (a constância/regularidade é mais importante que a quantidade de horas) e seja feliz... divirta-se!

    (vá postando sua evolução aqui de tempos em tempos)

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    então se as cordas realmente estiverem um pouco altas, considere procurar um luthier

    Puts, nem sabia q isso podia acontecer ate vc falar. Vou ver se encontro algum mas infelizmente n acho q vou ter dinheiro pra pedir pra arrumar porque tenho apenas 16 anos n trabalho e dependo dos meus pais e agora ainda preciso de um celular novo :/ "meu dinheiro" é muito limitado mas eu mesmo assim obrigado por me informar pq estar ciente do problema ja é algo bom.

    Obrigado pela ajuda :)

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Pra tão pouco tempo tá muito bom. Continue praticando.

    Com certeza vou continuar praticando mano, obrigado.

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Se não pretende ser cantor não se preocupe com isso (pelo menos por ora)

    Bom, depois que comecei a tocar violão e estudar teoria da musica me apaixonei completamente pela musica então eu quero aprender a cantar porque meu sonho agora é poder viver da musica mas como ejames disse "Primeiro foca em um depois no outro" então não estou preocupado com isso agora.

    O caminho é esse, não tenho nada a acrescentar além do que a galera já falou aí acima.

    Estude/treine um pouco todos os dias (a constância/regularidade é mais importante que a quantidade de horas) e seja feliz... divirta-se!

    (vá postando sua evolução aqui de tempos em tempos)


    Vou postar sim minha evolução de tempos em tempos, obrigado pela atenção.

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    (a constância/regularidade é mais importante que a quantidade de horas)

    (Esqueci de falar sobre isso no outro post kkkk então fiz esse.)

    Sim, sim, isso vale pra qualquer coisa que vc queira aprender na vida.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Parece que estou tocando errado mas não estou?