Vocês gostam de fingestyle?

    Autor Mensagem
    berlinblues
    Membro Novato
    # out/21


    eu encontrei esse material aqui e achei muito bom
    to afim de investir nesse curso

    o melhor material que achei ate hoje foi esse aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=3ec2tExgpmc

    instrumentista
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    berlinblues
    cara, hoje em dia, existe um certo costume de chamar certas coisas de fingerstyle que eu acho meio insano. Tipo assim, definindo a palavra pela tradução nada mais é que tocar com os dedos, ou dedilhar, coisa que fazemos já na música brasileira e tal. Óbvio que no violão de aço existe uma certa linguagem específica, e ramos, por exemplo o fingerstyle tradicional utiliza uma técnica chamada travis picking, que é antiga e tal ou o que o Andy McKee faz que ultrapassa (na minha opinião) o fingerstyle ele já entra no que eu chamo de instrumental, fazendo do violão uma ferramenta percussiva também, que eu também gosto.

    Agora respondendo sua pergunta, gosto de fingerstryle? DEMAIS, atualmente é o que eu mais gosto de tocar, meu maior repertório é de músicas do estilo, Tommy Emmanuel, Emil Ernebro, Joe Robinson, Chet Atkins, Travis etc... agora se eu gosto dessa moda que é pegar músicas "normais" com vocal e tal e transformar em uma versão puramente instrumental, tipo, "Stairway to Heaven fingerstyle" EU acho meio chato e sem criatividade, mas entendo que gera clique, então a resposta final mesmo é: depende, do que você chama de fingerstyle.

    Falando do curso, se seu foco é esse, pegar músicas conhecidas e transformar em um arranjo instrumental ok, é um curso bem completo, mas eu acho que existem cursos melhores, que te ensinam mais do que "só" isso, por exemplo os cursos do Joe Robinson, que apesar de não ter feito eu já vi o que tem e parecem ser mais completos, te ensinam muito sobre a linguagem, sobre os fundamentos e o principal, pega um repertório mais clássico, que vai te dar uma bagagem completamente nova de técnicas e principalmente de vocabulário com o violão.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    berlinblues Eu enxergo mais o Fingerstyle mais algo como improviso, não vejo algo que se estude tanto regras e se aprende como por exemplo treinar escalas e tals. Recomendo pegar bem as escalas, treinar muito repertório e criando seus próprios arranjos. O brilhantismo da técnica tá em fazer do seu jeito, e não sair copiando. Bom, isso que penso. Eu acabo sempre criando e fazendo em tudo, no violão, baixo, guitarra e até Ukulele (pela afinação, no ukulele é muito fácil criar uns arranjos bem bacanas)

    warto
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira
    Acho um pouco difícil chamar fingerstyle de improvisação.
    Tocar harmonia e melodia simultaneamente no violão não é tão simples em comparação com a execução no teclado e piano.
    Vai muito de conhecer posições, acordes e principalmente o braço do violão, no qual você conseguirá identificar que uma mesma posição você consegue harmonizar e fazer a linha melódica, vai muito além de um simples improviso, o qual você pode executar notas de escalas numa possível melodia sem a base da harmonia.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    warto Eu considero a questão de ser improviso que você deve montar seus arranjos em cima das músicas. Mas disse que sim precisa de uma base de teoria e prática de outras formas, mas digo que desses cursos que tem por ai (próprio aqui do cifra) só faz você seguir uma formula pronta e aplicar, e eu considero que a musica em si já é sempre dar sua cara, e mais ainda no fingerstyle, por isso disse ser improviso. Então eu digo que o cara que quer aprender tem que estudar escalas e tudo mais, além do tocar com as mãos e tornar o polegar independente; assim com isso da pra ir aos pouco montando os arranjos, nunca é algo exato, sendo a criatividade o diferencial (tanto que já vi um vídeo que o cara tira som de caixa de bateria desafinando uma corda, isso seria algo dele e cada um deve ter seu diferencial)

    mgustavo72
    Membro Novato
    # out/21 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    berlinblues, bacana o vídeo! Também curti as músicas que ele escolheu para tocar!

    Esse assunto é interessante pois gosto de tocar violão e guitarra solo dessa forma, mas tinha a impressão que 'fingerstyle' não era só tocar melodia e acordes ao mesmo tempo. Já procurei no youtube a respeito, sobre a diferença em relação a 'chord melody' e até postei algumas músicas aqui no fórum com o nome 'fingerstyle'.
    Porém a resposta do instrumentista afastou aquela dúvida! Agradeço!

    Me lembro de ter procurado algumas músicas populares em fingerstyle no Soundcloud e é bem característico, com bastante detalhes, assim como o toque do Chet Atkins.
    Também em alguns solos nesse estilo as pessoas reproduzem vários elementos dos arranjos originais, geralmente de bandas (como Beatles).

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    mgustavo72 fora o que você disse sobre chordmelody, ainda tem o fingerpick, que basicamente fazer os arranjos que parecem com o fingerstyle tradicional, mas usando palheta. Na verdade se for categorizar tudo, eu colocaria que isso de se fazer melodia e harmonia serem o chordmelody, que se subdivide no fingerstyle, por que o fingerstyle não deixa de ser chordmelody (que é fazer a melodia da musica). Tudo que surgiu dos concerto de violão classico que se faz a melodia e harmonia tudo junto , sendo que tudo isso é só uma interpretação livre do violão erudito

    mgustavo72
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    anderson_gesteira

    É verdade, bem colocado!
    Também me lembro de ter visto um vídeo do Toquinho tocando ao vivo com Vinícius, Tom Jobim, Chico Buarque e Miúcha (acredito que era na Itália), e ele fazia uns solos mais puxados para o violão clássico, me chamou a atenção!

    LeandroP
    Moderador
    # out/21
    · votar


    instrumentista

    Hoje em dia se o cara inserir uma melodia de 3 notas em uma cadência de acordes com 9a já chamam de fingerstyle rs

    E o Hendrix tocava tonguestyle °,°

    instrumentista
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    não é querendo ser chato, mas sinceramente, a maioria dos grandes arranjadores do gênero não ligam pra teoria musical.

    Tommy Emmanuel: "eu sei em que tom eu toco quando eu faço o ultimo acorde"
    Andy McKee: "saber qual a escala você tá tocando não faz de você um violonista"
    Leo Eymard (é ele mesmo o do cifra club): "Não leio partitura, não uso escala, não uso teoria, método nem nada, eu escuto e toco violão o tempo todo, foi assim que eu aprendi" (vale lembrar que o cara é formado em música)
    Fofão (que tem um disco instrumental PHODA): "eu penso pouco sobre escala, eu só crio na minha cabeça o som que eu quero e coloco ele no violão"

    Enfim... a lista é infinita, eu fujo dessa galera que quer vender curso de teoria musical em qualquer ramo, teoria musical é pra quem quer aprender teoria musical, pra tocar um instrumento você não precisa saber nada além de notas, intervalos, ritmo e linguagem. A música surgiu assim, antes mesmo da teoria, agora se esse é teu foco, beleza... mas lembre-se, o cara que ao fim de uma apresentação pergunta "mas que escala foi essa que você usou no solo?" só tá querendo ser chato. Fingerstyle, como eu disse é um mundo gigantesco, com muita coisa nova, uma forma diferente de olhar pro violão e incorporar no seu repertório coisas novas, eu recomendo fortemente pra quem quer se desafiar e principalmente evoluir musicalmente estudar um pouco da origem da parada, que parece nova, mas em 1930 já tinham uns caras tocando.

    Por fim, não quero dizer que teoria não é legal/importante, pode ser, dependendo do seu gosto, destaquei músicos geniais que não usam ou quase não usam isso durante suas composições, mas deve existir quem use, cada músico evolui de uma forma, o importante é se sentir motivado com o que tá aprendendo, e esquece esse lance de que pra ser bom tem que saber o nome de cada nota em cada posição do braço em cada corda independente da afinação, pra ser bom tem que estudar e se esforçar, é isso. Eu cai no conto de que ia virar um cara 200% melhor se aprendesse a ler partitura, só perdi meu tempo, não leio uma partitura há séculos, tab também eu nunca mais usei, o que eu uso mesmo é o ouvido e a visão, se quero aprender uma música nova eu sento na frente do computador e vejo/ouço alguém tocando a música, sem pensar em absolutamente NADA de teoria, tirei essa semana um arranjo de "For Irene" do Eric Johnson e sinceramente só precisei de paciência, tempo e cansar o dedo clicando em linha do tempo no spotify

    instrumentista
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    LeandroP
    Isso é foda, tem cara que toca a mizona no tempo e faz um arpejo e o titulo do vídeo é: "venha aprender fingerstyle AGORA". Pô cara, isso de certa forma banaliza tanto a parada que da até tristeza de dizer "eu toco fingerstryle" e a pessoa falar "toca ai então BTS fingerstyle"... é foda, mas é aquilo, tá na moda então vai ser pop, infelizmente ou felizmente (de verdade não sei) as pessoas saturam tudo na indústria da música.

    LeandroP
    Moderador
    # out/21
    · votar


    instrumentista

    Mizão soando e o modo lídio livre leve e solto rs
    Cara, até hoje eu não compreendo bem o conceito do termo fingerstyle. Ainda mais se a gente fizer uma tradução literal.

    Seria isso?

    https://www.youtube.com/watch?v=v3jA7K-ITLQ

    instrumentista
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    LeandroP
    cara é como eu coloquei no meu primeiro comentário, é tocar com os dedos na tradução literal, e isso significa tocar o baixo, a melodia e o acompanhamento juntos, mas também existe a percussão que muitos músicos utilizam, no fim das contas é um universo muito amplo.

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Me lembrou essa revistinha tirei do fundo da gaveta
    http://imgroots.com/image/ihmPI

    Lelo Mig
    Membro
    # out/21
    · votar


    Podem fazer fingerstyle, tudo bem, mas usem camisinha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocês gostam de fingestyle?