Que acordes são esses? Nunca nem vi

    Autor Mensagem
    CaioPoreto
    Membro Novato
    # fev/21


    Ultimamente, tenho tido vontade de tirar a música "Django" do Luís Bacalov. Porém, vi um cover de um cara chamado Steve Dale(https://www.youtube.com/watch?v=QMSR7MVFOmQ&ab_channel=SteveDale) e achei muito lindo! Mas que acordes são esse que ele faz? KKK só reconheci o Dm e o C. Alguém poderia me ajudar, por favor?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/21
    · votar


    CaioPoreto

    Ele toca acordes com baixo invertido.
    Pode se ouvir além do Dm e do C, os acordes Bb/D e F.

    O Bb/D é feito com uma pestana na 3a casa com o baixo na 5a casa da corda Lá. Você pode fazer a mesma coisa com o C/E tocando a pestana na 5a casa e o baixo na 7a casa da corda Lá.

    São acordes muito comuns, fáceis de encontrar nas diversas músicas.

    instrumentista
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    CaioPoreto
    Cara não se prenda a acordes, é legal saber o que tá tocando e tal, mas sinceramente não é como se saber fosse fazer você conseguir tocar. Essa frase não é nem minha, é de um violonista muito maior e melhor que eu, Tommy Emmanuel, em um vídeo ele diz "o tom da música é em Bm por causa do capo, mas na verdade é em Am porque eu tô tocando a progressão de Am (blues) mas tá em Bm" aí perguntam pra ele o que pq ele toca a mesma coisa em um tom diferente e não transpõe simplismente toca, a resposta dele é "faz diferença transpor? Eu posso tocar o acorde que for, não faz diferença eu não penso no acorde eu penso no som" (músicas exclusivamente instrumentais). O que isso quer dizer é, a teoria é importante, mas não fique preso a ela, aprendi umas mil músicas que eu não faço ideia do tom, ou os acordes ou qualquer coisa eu descubro isso depois de tirar a música.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/21
    · votar


    Acho importante preocupar-se com os acordes, saber os seus nomes, reconhecer as inversões e as suas sonoridades.

    Schelb
    Veterano
    # mar/21 · Editado por: Schelb
    · votar


    Também sou da ideia de que é melhor desde o início ir se familiarizando com a teoria, buscando entender o que se está tocando. Quando você realmente compreende o porque cada acorde esta onde está, é muito mais fácil aprender novas músicas e compor também, e isso é uma mistura de treino de percepção e de teoria. Claro, que dou todo respeito pra quem não gosta de teoria e toca apenas de forma intuitiva .. mas a teoria esta aí e faz muita diferença, acho que cada um tem que ver o que funciona melhor pra si.

    No caso dessa música o que esta acontecendo não são acordes invertidos, mas é que a corda mais grave doi violão dele está afinada 1 tom abaixo, então o formato dos acordes ficou estranho já que ele toca a nota da 6ª corda duas casas a frente, mas são pestanas comuns ... F G A .. vou tirar a música direito e posto aqui.

    Edit: Bom, tá meio ruim tirar a música porque o violão do cara ta afinado estranho, um pouco acima do diapasão, mas não chega a ser meio tom .. então se você for tocar junto, vai ver que não vai bater certinho as notas. Pra eu tirar tbm ficou meio estranho, e eu fiquei com preguiça de afinar o violão como o dele, então pode ter alguma imprecisão aí. Mas a transcrição que eu fiz foi essa abaixo:

    Dm Gm Bb C
    Dm F B F B A7
    F C F G A
    Dm Gm Bb C
    Dm F B F B A7
    F G A Dm
    B F B F G G# A
    Dm B C7 F G A
    Dm G A Dm
    (Solinho)
    B F B A7
    F G A Dm
    B F B F G A
    Dm B C7 F G A
    Dm G F A7
    Dm G F G Dm

    Espero que dê pra acompanhar sem a letra

    Edit2: agora que reparei que faz mais de mês que o cara tinha postado aqui .. acho q nem vai ver a transcrição .. hahaha .. pelo menos foi divertido praticar com a música.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    CaioPoreto

    Além de tudo que a galera já falou, uma coisa importante:

    "Mas que acordes são esse que ele faz? KKK só reconheci o Dm e o C. Alguém poderia me ajudar, por favor?"

    Você não reconheceu muito dos acordes porque o rapaz não faz a "montagem padrão" do acorde.

    Veja bem, isso não têm nada a ver com CERTO ou ERRADO, apenas existe a forma "certinha" de montar o acorde, o posicionamento dos dedos, como você aprenderia num conservatório e existe formas alternativas, que são intuitivas, que os músicos fazes de uma forma pessoal, seja por que acham mais fácil, seja porque aprendeu sozinho, autodidata, seja porque montou "errado" e viciou, etc.

    E, também, não estou falando em inversões de baixo e etc, que é outra coisa. Estou falando da montagem básica do acorde, fora do padrão.

    Schelb

    "o violão do cara ta afinado estranho"

    Segui seus acordes e notei isso também. Pode ser que ele "fez aquela correção" no ouvido sem usar afinador (o meu mesmo estava um pouquinho abaixo do afinador) ou a própria conversão de vídeo (câmera x editor x youtube x etc) que as vezes da uma alteração na velocidade. (se bem que o dele não parece ter edição, é celular >> youtoba)

    Schelb
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    Lelo Mig
    É mesmo .. certamente foi afinando de ouvido e saindo do 440hz .. Inclusive deixa até mais "true" com o estilo que ele está tocando ..
    Eu só afino no afinador a tanto tempo que até esqueci que existe isso .. haha

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/21
    · votar


    Schelb

    "Eu só afino no afinador a tanto tempo que até esqueci que existe isso .. haha"

    Eu, hoje em dia, praticamente só toco um violão que fica aqui do meu lado. Eu afino ele no afinador, mas no dia à dia, vou dando aquelas ajustadas normais, sempre de ouvido. (até porque, mesmo quando eu afino no afinador eu necessito dar aquele "ajuste" de ouvido, porque minha sensação de afinação não bate com o afinador, ou seja, eu afino no afinador, mas faço uma correção de ouvido).

    Depois de um tempo, só corrigindo afinação na "orelhada", eu passo pelo afinador e, as vezes, ele esta um pouquinho acima ou abaixo.

    Obs: Eu já fiz um teste, várias vezes, para me certificar de uma coisa, e o resultado é interessante, explico:

    Eu tenho um "Lá de 440 hz" na cabeça. E afino, muitas vezes, só com esta referência. Só que ela não têm a precisão de um afinador. Já afinei vários violões, viola e guitarras, dando um espaço entre as afinações, e conferi com afinador. Não têm 100% de precisão. Um fica 440 Hz, o outro 445 Hz, 410 Hz... e assim por diante.

    CaioPoreto
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Valeu pra todo mundo ae, rapaziada! Ajudaram de vdd, obrigado

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    chelb

    "Eu só afino no afinador a tanto tempo que até esqueci que existe isso .. haha"

    Eu, hoje em dia, praticamente só toco um violão que fica aqui do meu lado. Eu afino ele no afinador, mas no dia à dia, vou dando aquelas ajustadas normais, sempre de ouvido. (até porque, mesmo quando eu afino no afinador eu necessito dar aquele "ajuste" de ouvido, porque minha sensação de afinação não bate com o afinador, ou seja, eu afino no afinador, mas faço uma correção de ouvido).

    Depois de um tempo, só corrigindo afinação na "orelhada", eu passo pelo afinador e, as vezes, ele esta um pouquinho acima ou abaixo.

    Obs: Eu já fiz um teste, várias vezes, para me certificar de uma coisa, e o resultado é interessante, explico:

    Eu tenho um "Lá de 440 hz" na cabeça. E afino, muitas vezes, só com esta referência. Só que ela não têm a precisão de um afinador. Já afinei vários violões, viola e guitarras, dando um espaço entre as afinações, e conferi com afinador. Não têm 100% de precisão. Um fica 440 Hz, o outro 445 Hz, 410 Hz... e assim por diante.

    isso me lembrou dimebag, o cara afinava 1/4 de tom abaixo de tão chapado que tava sempre

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que acordes são esses? Nunca nem vi