Violão novo de fábrica, muda o som com o tempo?

    Autor Mensagem
    Luigisvc
    Membro Novato
    # ago/20


    Olá, sou novo aqui no site. Já li vários posts sobre violões sólidos que o som abre com o tempo, que melhoram conforme a madeira se adapta. Mas isso vale também para violões de série?
    Pergunto isso, por que faz umas 3 semanas comprei um violão melhorzinho, de fabricação local em substituição a um chinês de 200 reais que eu tinha comprado pra iniciar, isso faz uns 6 meses que comecei a aprender.
    O fato é que esse novo quando tirei da caixa e afinei as cordas achei o som meio apagado, tinha que tocar mais forte pro som sair com volume. Deu até uma decepção de ter trocado.
    Hoje estava praticando e percebi que o som agora sai bem mais alto e claro, e não sinto que estou aplicando mais força.
    Afinal pode ser que o violão tenha desenvolvido sonoridade ou foi meu ouvido que se acostumou ao som do novo violão?

    macaco veio
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Bom, existe uma lei de Newton que nos é ensinada que diz: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma", mas não é verdade, pelo menos em música, visto que cordas de nylon velhas perdem o brilho e o som fica abafado, onde foi parar o brilho? se transformou em quê? simplismente se perdeu. Dessa forma eu sigo a lei do macaco velho que diz: "Na natureza tudo se perde e tudo se cria, nada se transforma, tudo se sintoniza". O que no seu caso é pura questão de sintonia entre violão e ouvido. Entendeu?

    Luigisvc
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Obrigado, muito poético KKKk.
    Na verdade estava pra perguntar isso também, as cordas originais apesar do violão ser novo, devem estar um pouco velhas, a fabricação é de 12/2019, daqui a um tempo ponho um jogo de cordas novas pra ver se melhora um pouco mais.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Luigisvc
    as cordas originais apesar do violão ser novo, devem estar um pouco velhas, a fabricação é de 12/2019
    A 1ª coisa à ser feita quando se compra um instrumento de cordas é levá-lo à um luthier habilitado (e não a um "curioso"), para que o mesmo seja devidamente regulado. Leva-se também um jôgo de cordas novo, de boa qualidade, afim de substituir logo de cara as cordas que vem nele, mormente já desgastadas ou de má qualidade.
    Quato aos instrumentos acústicos, eles, dada a natureza de sua construção e do material (madeira), tendem à modificar seu som com o tempo em função da interação do material com o ambiente. É um processo natural.
    Abç

    Luigisvc
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Bom dia,

    Obrigado pelas dicas. Vou procurar um aqui onde eu moro.
    Mas pelo que pude verificar, inclusive com as informacoes do proprio forum, esse violao que comprei já veio dentro de um padrao. menos de 4mm de altura de cordas na mizona na 12 casa. O braco parece bem reto, e está bem comodo de tocar.
    O baratinho que eu tinha antes, parecia um arco de tao altas que estavam as cordas, era muito dificil de tocar.

    Mas como vc disse, só um profissional pode encontrar alguma coisa, pq eu sou leigo esse é só o segundo instrumento que ponho as maos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Luigisvc
    Que bom que vc o achou confortável, e que o instrumento veio com uma ação razoável. Saiba que isso é até incomum...
    Grande parte de meu trabalho como luthier é exatamente esse: Regular violões, baixos e guitarras (novos ou usados) que estão total e completamente desregulados - e isso é que ocorre no mais das vezes...
    Abç

    Luigisvc
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Eu comprei numa loja e o vendedor disse que faziam uma revisao antes de entregar, então acho que o básico já fizeram. Só duvido que tenham trocado as cordas, mas como nao tenho conhecimento ainda nao troquei justamente pra ter esse feeling quando trocar por um jogo novo, e aprender a diferença.
    Muito obrigado pela atenção. Abç

    Ismah
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    As cordas é literalmente um serviço de tirar um e pôr outro. Cordas velhas, além de sonoramente... "questionáveis", por assim dizer.... Também acabam lixando os trastes, devido a oxidação (em menor ou maior grau) do metal de que são feitas. Violões costumam usar ligas de bronze ou fósforo-bronze, menos suscetíveis a corrosão.

    No mais, seja feliz. A revisão de algumas lojas, deixa bastante a desejar.

    Luigisvc
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Bom dia,

    Sim, eu vou trocar em breve, no outro eu tinha colocado umas d'daddario e mudou muito o som e a tocabilidade, sao cordas mais macias que as chinesas que estavam. Nesse violao as cordas me parecem de melhor qualidade, mas vou por um jogo de Hannabach que comprei para testar e comparar com as Daddario, pra ver qual eu gosto mais.
    Mas é isso, enquanto nao tenho experiencia, vou provando as marcas e aprendendo mais

    Kamus23.
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Bom dia,

    Sim, mesmo sendo de fabrica o som muda, mas algo menos perceptivel que um violao construido com madeiras selecionadas e que tem o objetivo de "abrir mais o som" com o passar dos anos.

    Eu tenho um violao Yamaha CG171SF, um violao "flamenco" fabricado em 2009. As madeiras dele sao as seguintes:

    - Tampo em Spruce solido.
    - Laterais e fundo de Cipreste. Laminado, mesmo que nao falem no site.

    Depois de alguns anos comecei a perceber um leve ganho de volume e medio-agudos (Sem alteracao nenhuma, nem fabricante de cordas), mas algo leve, nada comparado a violoes fabricados com otimas madeiras que ja tive contato por anos.

    Ps: Os nobres colegas ja deram a dica, leve para um bom Luthier regular e analisar esse violao, como ele foi fabricado em linha, pode ter algum problema "oculto" para voce, como um braco torcido, ou tensor que nao funciona direito.

    Luigisvc
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Vou sim, quando puder levar a um luthier vou faze-lo.

    Muito obrigado.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Só uma curiosidade, os violões são de corda de nylon ou de aço?

    Luigisvc
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Só uma curiosidade, os violões são de corda de nylon ou de aço?

    O meu é de nylon!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Luigisvc
    O meu é de nylon!

    O primeiro também era de nylon?

    Luigisvc
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    O primeiro também era de nylon?

    Sim, era um chines, marca Valencia.

    Esse é fabricado aqui na Argentina, de uma fabrica chamada Zagert:
    Fonseca 40K é o modelo.

    A diferenca de qualidade é enorme, mas esse novo também nao é top, é laminado tampo e fundo, laterais macicas, de nogal, e tampo de abeto laminado.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Valeu!

    Delson
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Os laminados mudam pra pior.
    Os sólidos mudam pra melhor.

    Essa foi minha constatação ao longo desses anos.

    Luigisvc
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Os laminados mudam pra pior.
    Os sólidos mudam pra melhor.

    Essa foi minha constatação ao longo desses anos.


    Até por conta do publico que cada produto é destinado, pra quem ta aprendendo um laminado mais barato é pra suportar o dia a dia, ser resistente e ter um som satisfatório. Mas não quer daqui a 20 anos ter o mesmo,

    Um todo sólido já é direcionado para quem vai usar de uma maneira mais profissional, vai ser usado em condições mais especificas e quem toca quer aquele % a mais de qualidade sonora.

    Até as fabricas querem continuar a vender instrumentos então de tempos em tempos os clientes dever querem trocar seus violões né.

    instrumentista
    Membro Novato
    # ago/20 · Editado por: instrumentista
    · votar


    Bom, existe uma lei de Newton que nos é ensinada que diz: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma", mas não é verdade, pelo menos em música, visto que cordas de nylon velhas perdem o brilho e o som fica abafado, onde foi parar o brilho? se transformou em quê? simplismente se perdeu.
    Eu como físico tive uma ulcera, mas vamos responder a sua pergunta já que conhecimento nunca é demais. Primeiro nem foi o Newton que falou isso ai, foi Antoine Lavoisier, e ele não ta errado meeeesmo, o que acontece com o brilho da corda nova que não existe na velha é simples, as cordas de aço ou as cordas com fio de nylon enrolado com material metálico sofrem com a oxidação o que altera a massa das mesmas, isso faz com que ela vibra de forma diferente, tensione diferente e consequentemente produza um som diferente. Uma corda velha provavelmente já não produz a mesma resistência que uma corda recém aberta, o que significa que ela vai fazer o rastilho vibrar menos o tampo vibra menos e o som fica diferente. O brilho que "se perde" virou aquela casca marrom que tá na sua corda, ou sabe aquele craquelado que na parte de dentro da corda de nylon? a gente percebe isso quando uma corda é velha, p meio dela é cheio de manchinhas brancas, aquilo lá é desgaste de material, é lá que o brilho ficou :)

    macaco veio
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Tem razão colega não foi Newton não, eu me esqueci e me enganei pois me ensinaram essa babozeira a muito tempo atraz. Mas vamos lá a explicação mais detalhada já que está dificil de entender. O som que escutamos é causado pela vibração dos atomos especialmente no ar (mas os atomos vibram em outros materiais também), assim como quando escutamos uma música são os átomos vibrando em diferentes frequências (diferentes tempos na vibração), uma alta frequência (vibrando em alta velocidade) se produz mais agudo e em determinadas frequência desse agudo nos acostumamos a denominar de brilho do som. Mas chega uma hora que esses átomos simplesmente param de vibrar e som deixa de existir, então a música deixa de exisitir. Bom poderíamos dizer que o som se transformou em silêncio, mas o que é o silêncio, simplesmente é o nada. No caso da corda velha ela perdeu a capacidade de fazer os átomos vibrarem na frequência considerada brilho, nem sequer ela conseguiu gerar ele, ou gerou muito pouco. Da mesma forma é a imagem formada pela luz que deixa de existir, a sombra, etc existe e nós vemos e simplesmente deixa de existir, não se transforma em outra coisa, a escuridão seria o nada. Alguma coisa se transformou em nada. Estamos partindo para um mundo virtual onde tudo simplesmente deixa de existir e tem que ser criado de novo. Agora se o som que existe na natureza (e este som morre e tem que ser criado de novo) não for considerado parte da natureza, então realmente fica dificil porque qualquer coisa que morrer não será considerado parte da natureza mesmo que essa coisa exista. Seria como estabelecer limites para a natureza. Esse é o meu ponto de vista, desculpe mas não foi minha intenção te causar uma úlcera.

    instrumentista
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    macaco veio Acho que isso não vai levar a nada, mas ok, so tentei te explicar que as coisas não deixam de existir e desaparecem. Quando a gente ouve uma música obviamente que os átomos estão vibrando, assim como os elétrons, prótons, pósitrons e afins (todas as sub divisões atômicas), mas a vibração de um átomo ou de um conjunto pequeno de átomos produz pouquíssimo som na verdade existe diversas maneiras de se agitar átomos, partículas e até mesmo corpos sem que esses emitam som algum, é so colocarmos eles em um ambiente de "vacuo", procure no google "experimento do despertador mudo" e verá o que quero dizer, mas nunca em hipótese alguma os átomos deixam de vibrar, isso é impossível, de acordo com a segunda lei da termodinâmica. Como eu expliquei, a "falta" de brilho está relacionada a oxidação das cordas, isso se da porque a ferrugem altera (como eu disse) a massa dos corpos, e altera também o padrão de vibração dos corpos, o que afeta a emissão de frequências, mas essa característica não desaparece do nada, ela é a consequência de alterações físicas dos materiais. De qualquer forma so te respondi porque como físico e educador eu acho que não devemos cair em achismos e nem deixar a pseudociência prevalecer, afinal de contas sem a ciência nosso debate por meio de um fórum online nem seria possível. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão novo de fábrica, muda o som com o tempo?