A cantora está com o violão desligado nesta apresentação

    Autor Mensagem
    Vicento
    Membro Novato
    # set/19


    Recebi de uma amiga a seguinte música na versão disponível no youtube neste link: https://www.youtube.com/watch?v=VYeuXP9vheg
    Ela é iniciante no violão e me perguntou quais eram os acordes da música. Em primeiro momento, como vi que o vídeo já era de uma cantora tocando violão achei que seria muito simples e apenas visualizando o que estava sendo feito por ela eu diria quais os acordes estavam sendo tocados. Porém, quando comecei a prestar atenção no que estava sendo tocado percebi que algo estava errado e que o som que era emitido pelo violão da menina não era o mesmo que eu ouvia justamente porque os acordes que ela faz no vídeo não são os mesmos que a gente ouve sendo tocados. Não entendo porque os cantores prestam esse tipo de papelão.

    makumbator
    Moderador
    # set/19
    · votar


    Vicento

    Não sei se é ela que está mesmo tocando, mas o instrumento está plugado. Está vendo aquele cabo que entra no prendedor de correia? Pois então, o prendedor é do tipo com dupla função (prender correia e ser a entrada do jack). Tenho um baixolão exatamente assim.

    Você tem certeza da afinação do violão da cantora? Talvez ela use uma afinação alternativa.

    Vicento
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Posso ter me expressado errado, mas ela parece que ela toca os acordes D/Am7/G/Bb9(7M), enquanto que o som que a gente ouve são os acordes D7M/Am7/G7M/Bb7M, ou seja, ela faz a gente achar que está tocando a musica quando na verdade não está. Pode ver que a intenção dela é essa pois quando o violão para de tocar ela para também como se aquele som viesse do instrumento que ela está tocando.

    ervilho
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Não concordo que seja um papelão, é muito comum no showbiz o tal do "playback". Muito provavelmente foi à mando da gravadora/produtora, que conhece os limites da cantora e, para que não houvessem papelões maiores, fez isso.
    Percebe-se pela movimentação de mão dela que ela conhece os acordes naturais, mas como essa música trabalha com campo harmônico de tétrade, muito provavelmente ela ainda não chegou nessa aula.
    Isso no violão. Não sabemos se a voz também é playback...

    Vicento
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Quando eu digo que foi um papelão não quero menosprezar as habilidades da menina mas sim enfatizar que quando a gente não sabe fazer alguma coisa ou a gente aprende a fazer ou não faz. Como ela não sabe tocar a música do jeito que gostaria, o correto era cantar e deixar o violão de lado. Acho completamente errado fingir que está tocando o instrumento quando na verdade está apenas "dublando".

    makumbator
    Moderador
    # set/19
    · votar


    Vicento

    Mas e não é quase sempre assim em apresentações em TV, vídeo clips e tudo mais? Eu nem ligo mais pra isso.

    Ismah
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Vicento

    Eu já trabalhei com artista, que pela idade muito avançada - hoje é um senhor de quase 90 anos - não conseguia tocar as músicas ao acordeon. Pelo correto, o velhote tinha que estar estragando os netos, não viajando 400 km pra fazer show... Só que ele era o chefe, the boss, the goldman... Então ninguém dizia pra ele o que ele iria fazer, e a própria banda, vendo que a coisa ia pra esse lado, tentava desdobrar e se resolver... Em geral, a cordiona só estava nos monitores, pra ele pensar que estava tocando...
    Com isso, ao menos 17 pessoas levavam comida pra casa...

    E quem tentasse dizer isso a ele, era só demitido...

    Difícil dizer alguma coisa, existem N possibilidades. Só não existe "ao vivo" na TV aberta desde os anos 90, logo isso é normal. #ACEITAQUEDOIMENOS
    Tem banda que avacalha com o fato... Acho que o Green Day que entrou num programa que rodava "ao vivo" na Europa, e foram tudo pra posições trocadas...
    Aqui no sul, uma banda foi forçada a tocar com playback num festival grande aqui do sul. Eles fariam a encheção de linguiça entre os shows, e eles avacalharam muito... Fizeram pra mostrar que era armação, e "agradeceram" aos responsáveis no final do dia, e pediram uma "aclamação de vaias"...
    Evidentemente, nunca mais tocaram lá... Então, quem depende de contratos pra pagar as contas, tem que entrar na dança e aceitar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A cantora está com o violão desligado nesta apresentação