Violão som MUITO agudo na Mizinha, e as vezes na corda SI

    Autor Mensagem
    Viinicius
    Membro Novato
    # mai/18


    Seguinte, eu comprei um baby mahogany da tagima e ele é muito bom bom, com excessão desse pequeno problema que ando tendo, na corda Mizinha quando toco ela, vem junto um barulho que parece como se tivese batendo uma colher numa taça, bem agudo, isso irrita demais, atrapalha toda a beleza do som do violão, eu pensei que fosse as cordas, então fui e comprei cordas de elixir achando que ia resolver, mas continua a mesma coisa, alguém aí ja teve o mesmo problema? Por favor, se sim me ajudem...

    Kallau
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Qual o calibre das cordas?
    Quanto maior, mais encorpado e menos estridente.

    Viinicius
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    encorpado
    É 0.10, é duro que eu usava 0.10 no meu outro violão, e ficava normal

    Wailler
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Dá uma olhada se o cavalete não está descolando, ou se a corda está em contato com algo que não deveria em algum ponto do instrumento... Tira ela e coloca de novo, às vezes tá mal colocada no pino tbm... Não sei, são só algumas alternativas pra testar.

    Kallau
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Viinicius
    .010 pra violão é considerado um calibre baixo.
    Experimente colocar .013. Dependendo da marca, a corda pode ficar bem confortável. Usei Elixir apenas uma vez em guitarra, e em comparação com Ernie Ball (que é a marca que eu uso), ela é bem mais rígida.

    Porém, o ideal é que você faça essa transição de .010 para .013 de forma gradual, senão pode danificar seu violão.

    Se mesmo assim ficar muito difícil de apertar as cordas é porque você não tem seus dedos calejados ainda ou a ação das cordas está muito alta. Dai já é outro problema.

    Ezequiel77
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    É o seguinte: Sou iniciante no violão, meu violão é da marca Suzuki, comprei de segunda mão, tem 1 semana que troquei as cordas dele, as cordas antigas eram 3 de aço e 3 de nylon. A marca das 6 cordas novas que comprei é Canário Giannini, e agora quando vou afiná-lo em Mi que é a afinação normal eu simplismente não consigo, bom eu até consigo afinar 5 cordas, mas a corda Sol não estou conseguindo pois quando vai chegando perto da nota Sol a tarracha vai endurecendo e fica quase impossível girá-la. Já me disseram que após a troca das cordas tem que afinar elas em 4 notas abaixo do normal, ou seja: A corda Mi tem que ser afinada em Dó-sustenido e assim por diante afinando em 4 tons abaixo do normal. Está certo esse negócio de afinar todas em 4 tons abaixo do normal?? É verdade que tem que afinar elas em um tom baixo e depois ir aumentando o tom para que elas fiquem acostumadas? Eu tenho medo de afinar elas do jeito normal a partir de Mi porque as tarrachas ficam estalando e as cordas ficam muito duras daí fico com medo das cordas arrebentarem. Então estou afinando elas em Dó-sustenido mas daí os acordes ficam fora de escala. Se puderem me ajudar eu agradeço! Obrigado desde já!

    OBS: Eu uso o afinador eletrônico do CifraClub baixado no celular para afinar o violão. E as cordas que comprei são todas de aço. E meu violão é para cordas de aço mesmo pois o rastilho dele é inclinado só que quando eu comprei ele, de segunda mão, ele veio com 3 cordas de aço e 3 cordas de nylon, mas ele é próprio para cordas de aço.

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Vinícius, não sei se é exatamente isso, mas o som de "bater numa taça" seria algo semelhante ao som de uma "cítara", aquele instrumento indiano?

    Acredito que sejam duas metáforas para o mesmo problema. A mizinha provavelmente está encostando em alguma coisa quando é tocada. Por "alguma coisa" provavelmente os trastes ou o nut / pestana. Se forem os trastes, provavelmente o rastilho está baixo, ou pelo menos baixo só na mizinha. Se for o nut, tem uma variedade de possíveis causas. Se quiser posso citar aqui, mas de qualquer forma vai ter que trocá-lo.

    Ezequiel, acho que você está apertando tanto a corda que está buscando o mi numa oitava a mais! Se você está afinando em dó sustenido e consegue chegar até Sol, você passou pelo Mi. Veja: Do Re Mi Fa Sol La Si

    Outra coisa: as cordas não são 3 de aço e 3 de nylon. São todas de nylon, os bordões (mais graves) são revestidas, mas por dentro são nylon também.

    Outra coisa ainda: o fato de ter o rastilho não quer dizer que o violão seja para cordas de aço. Faz sentido o que você disse, porque a maioria é, mas não necessariamente isso que vai definir se o violão é para acho ou nylon.

    Tente esse lance da afinação, acho que você está passando pelo Mi sem perceber.

    Ezequiel77
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Obrigado pela ajuda rodrigo monteiro, meu violão é um violão para cordas de aço mesmo, só colocaram as cordas de nylon porque o cara não tinha as cordas de aço. Mas obrigado pela ajuda! Eu vou ver se estou afinando certo ou se está passando da oitava.

    :)

    Ezequiel77
    Membro Novato
    # mai/18 · Editado por: Ezequiel77
    · votar


    Obrigado pela ajuda rodrigo monteiro, meu violão é um violão para cordas de aço mesmo, só colocaram as cordas de nylon porque o cara não tinha as cordas de aço. Mas obrigado pela ajuda! Eu vou ver se estou afinando certo ou se está passando da oitava.

    :)

    ejames
    Membro Novato
    # mai/18 · Editado por: ejames
    · votar


    Viinicius
    Parece que a corda tá encostando em algo e produzindo um harmônico, pela sua descrição. Grava e manda aqui que fica mais fácil de entender.


    Ezequiel77
    Tem como você dizer para a gente qual o modelo e marca do seu violão?

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Ezequiel77
    Eu vou ver se estou afinando certo ou se está passando da oitava.

    Deve ser isso, mas a marca das cordas que você comprou não ajudam também, canário é bem ruinzinha.

    Ezequiel77
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Pleonasmo me disseram que a marca Canário eram boas daí eu comprei, as cordas Rouxinol são ruins também, e aqui só tinha a Canário e Rouxinol para comprar.

    ejames meu violão é da marca Suzuki e o modelo é SC6 - 24/4

    ejames
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Ezequiel77
    meu violão é da marca Suzuki e o modelo é SC6 - 24/4

    Não achei nenhum correspondente a essas especificações. É algum desses aqui?

    Ezequiel77
    Membro Novato
    # mai/18 · Editado por: Ezequiel77
    · votar


    ejames Meu violão é parecido com esse aqui ↓

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-977687987-violo-suzuki-_JM

    É parecido mas não é ele.

    ejames
    Membro Novato
    # mai/18 · Editado por: ejames
    · votar


    Ezequiel77
    Pois é... esse violão é para cordas de nylon, assim como o seu provavelmente também é.

    O que te faz afirmar com tanta certeza que ele é feito para cordas de aço? Se você tirou essa informação da mesma pessoa que disse que corda nova deve ser afinada quatro tons abaixo e que Canário são cordas boas, tá tudo explicado: te informaram bem errado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão som MUITO agudo na Mizinha, e as vezes na corda SI