Travei meu aprendizado no violão, e agora?

    Autor Mensagem
    leandrorodrigues98
    Membro Novato
    # abr/18


    Boa noite! Então, a mais ou menos 2 anos e meio, comprei meu primeiro violão para aprendizado, sendo que eu nunca tinha nem encostado em um violão. Comprei por sempre ter vontade de aprender a tocar e também por nunca ter oportunidade e condições.
    Enfim, após uns 3 meses tentando aprender a tocar, vi que não estava evoluindo e acabei desanimando. E então, no começo do ano passado resolvi voltar novamente para meu aprendizado, e foi ai que dei uma evolução básica, comprei um violão melhorzinho e até hoje venho estudando diariamente. Só que, eu acabei travando nos meus estudos, aprendi alguns ritmos, notas maiores e menores, e algumas notas bemol e sustenido. Não consigo passar disso, eu até consigo tocar algumas músicas até que legalzinho... Enfim, o que voces podem me indicar para arender nesse momento? OBS 1: Sempre estudei em casa pelo youtube e alguns livros, talvez seja esse o momento em que eu deva correr atrás de um curso presencial de violão?
    OBS 2: Não consigo tirar músicas de ouvido ainda, não sei esse negócio de escalas, a parte teórica do violão eu não entendo quase nada... Não sei se estou atrasado também ou estou adiantado, sei lá kk e é por isso que estou vindo aqui pedir a ajuda de vocês, estou cansado de entrar no cifra club e tocar as mesmas musicas kkk (saudade da minha terra é uma delas)
    Obrigado por enquanto gente, Deus abençoe a todos!

    kiki
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    leandrorodrigues98
    Enfim, o que voces podem me indicar para arender nesse momento?
    Continue tocando.
    Mesmo que você não esteja estudando formalmente, ao tocar você está treinando
    Eu passei pelo menos uns 5 anos sem estudar nada de teoria (devido à faculdade) porém nesse tempo nunca parei de tocar. Ficava aprendendo músicas em estilos diversos, algumas bem complicadas pro meu nível como bossa nova.
    Eu achava que estava meio "travado" por não estar estudando, mas quando consegui retomar vi que essa prática ajudou muito.

    OBS 2: Não consigo tirar músicas de ouvido ainda, não sei esse negócio de escalas, a parte teórica do violão eu não entendo quase nada...
    Não se preocupe se não consegue tirar de ouvido ainda, demora mesmo. Cada pessoa tem um tempo, eu levei alguns anos (acho que uns 3 ou 4).

    estou cansado de entrar no cifra club e tocar as mesmas musicas kkk (saudade da minha terra é uma delas)
    Aprenda músicas novas.

    Não sei se estou atrasado também ou estou adiantado
    Isso não existe. Cada pessoa leva um tempo diferente.

    talvez seja esse o momento em que eu deva correr atrás de um curso presencial de violão?
    Com certeza vai fazer voce aprender melhor e mais rapido.

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Meu conselho é curto e grosso: busque um professor ou um bom curso online.

    Sim, hoje vivemos numa era de informação onde é muito fácil aprender sem sair de casa, porém isso causa um grande problema que é a falta de método, é impossível se aprender a tocar de maneira eficiente sem um bom método, do mesmo jeito que um bom método irá te ajudar a tirar o melhor do seu aprendizado, por isso que um bom professor é essencial.

    Outro ponto importante, pegar cifras na internet não é aprender a tocar, sites de cifras são ótimos pra se ter uma base de alguma música, mas ai você só vai estar memorizando, não vai estar aprendendo.

    Um ponto que discordo do amigo kiki é nesse de "continue tocando", sim, tocar é importante, mas tocar da maneira errada acaba por gerar vícios, vícios esses que depois de um tempo são extremamente difíceis de corrigir.

    Se você quer mesmo aprender e tem tempo e condições de buscar um professor o que eu posso te recomendar é anotar todas as dificuldades que você tem e buscar auxilio do professor, já com essas dificuldades em mente, mas também começando pelos princípios básicos. O mais importante é buscar um bom professor, geralmente a hora de um professor bom varia entre 50 e 100 reais (alguns cobram bem mais, mas enfim)... você não precisa fazer aula toda semana, acho que a cada 15 dias é o ideal, pesquise na sua região e se não encontrar até online (tem muito professor hoje que dá aula por skype) e busque um professor de qualidade, melhor coisa que você pode fazer.

    Outro ponto importantíssimo... não se compare a outros violonistas, cada um tem seu ritmo, certas coisas você pode pegar rápido, outras vai demorar mais, cada um vai no seu ritmo e pronto.

    Forte abraço.

    leandrorodrigues98
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    leandrorodrigues98
    Enfim, o que voces podem me indicar para arender nesse momento?
    Continue tocando.
    Mesmo que você não esteja estudando formalmente, ao tocar você está treinando
    Eu passei pelo menos uns 5 anos sem estudar nada de teoria (devido à faculdade) porém nesse tempo nunca parei de tocar. Ficava aprendendo músicas em estilos diversos, algumas bem complicadas pro meu nível como bossa nova.
    Eu achava que estava meio "travado" por não estar estudando, mas quando consegui retomar vi que essa prática ajudou muito.

    OBS 2: Não consigo tirar músicas de ouvido ainda, não sei esse negócio de escalas, a parte teórica do violão eu não entendo quase nada...
    Não se preocupe se não consegue tirar de ouvido ainda, demora mesmo. Cada pessoa tem um tempo, eu levei alguns anos (acho que uns 3 ou 4).

    estou cansado de entrar no cifra club e tocar as mesmas musicas kkk (saudade da minha terra é uma delas)
    Aprenda músicas novas.

    Não sei se estou atrasado também ou estou adiantado
    Isso não existe. Cada pessoa leva um tempo diferente.

    talvez seja esse o momento em que eu deva correr atrás de um curso presencial de violão?
    Com certeza vai fazer voce aprender melhor e mais rapido.


    Meu irmão, muito obrigado pelas dicas! Acho que a melhor coisa mesmo é ter paciência e continuar estudando como você disse.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Travei meu aprendizado no violão, e agora?