LEIS TONAIS primeira lei tonal-funções principais

    Autor Mensagem
    Lopes13579
    Membro Novato
    # abr/18


    A harmonai funcional para melhor compreensão se divide em 5 leis tonais ..
    a primeira lei são as funções principais, ou seja a função que os três principais acordes exercem no campo harmônico, pois por exemplo o acorde de DÓ exerce a função de tônica ou fundamental, o quarto grau do campo harmônico ou FÁ exerce a função de subdominante que tem como característica afastamento, e o quinto acorde que é SOL, exerce a função de dominante, com uma sensação de tensão que pede resolução....
    logo a primeira lei tonal,,,são os acordes : principal-subdominante-dominante..e cada função que esses mesmos acordes exercem na sua essencia..

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Lopes13579

    Koellreutter, você já deve ter visto o livro dele!! Lá tem tudo!!!

    Mas fala mais sobre seu tcc, pois esse assunto é vago!!!

    Lopes13579
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    realmente meu amigo vi o conteudo desse livro, apesar que lá está muito resumido...

    no que se refere a segunda lei tonal por exemplo, ela envolve todos os acordes do campo harmônico maior, como por exemplo nessa segunda lei tonal, a gente tem uma boa noção sobre os acordes relativos e anti-relativos,,,por exemplo..DÓ maior ,,,lá menor é relativo desse acorde já mi menor é anti-relativo,,pois os acordes relativos se encontra a uma terça abaixo da fundamental, se voltarmos uma terça abaixo de dó encontraremos lá por isso que é um acorde relativo, já se a gente acrescentar uma terça acima da fundamental teremos mi menor que é anti-relativo de dó maior...se a gente for pra dominante do acorde dó que é sol maior o mi menor é relativo de sol porque se encontra uma terça abaixo da dominante...abraços

    TendTudo
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    F F# G# A# B C# D# F F# GRAUS DE FÁ MAIOR

    G A B C D M F# G - GRAUS DE SOL MAIOR

    E F# G A B C D E F# - GRAUS DE MI MENOR
    estou encucado com este F#
    No campo harmônico de Em posso fazer um acorde de F# maior?
    Em - tom semitom tom tom semitom tom tom
    G - tom tom tom semitom tom tom semitom

    Na música tonal posso fazer empréstimo?
    Por exemplo no campo harmônico de Em ou de G posso fazer um F# como acorde perfeito? o que é acorde perfeito? Sendo a escala de Em a sexta e relativa da escala de G o campo harmônico seriam o mesmo?
    Então quer dizer que na música tonal não posso fazer nenhum emprego da escala de F#?
    Mas na escala de Em e G posso fazer um acorde perfeito de F#?
    Obrigado moçada

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a LEIS TONAIS primeira lei tonal-funções principais