De uma música para outra

    Autor Mensagem
    filipexxx1
    Membro Novato
    # fev/18


    Bom dia, seguinte estou com 3 músicas com tons diferentes e preciso fazer transições para as mesmas. Até ai tudo certo, o problema é que não sei como vou fazer isso, toco violão a pouco tempo e agradeço qualquer tipo de ajuda ou material para estudo.

    1° música é "Atos 2 - Gabriela Rocha" no tom "G"
    2° música é "Quero conhecer Jesus - Cia Salt" no tom "E"
    3° música é "Lugar Secreto - Gabriela Rocha" no tom "C"

    Precisava passar da 1° pra 2° e vice versa. Se alguém puder me dar um apoio, ficaria agradecido (y)

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    filipexxx1
    Você precisa estudar campo harmônico para dominar melhor esse assunto e saber o que fazer na música.

    As notas G, E e C pertencem a escala de G e C, você pode usar as tonicas para passar para a próxima música. E tem em comum com C as notas E A e B.

    Mas eu faria um cromatismo para trocar as músicas.

    Buja
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Saia de uma musica num acorde que faça parte do campo harmonico da outra musica, ou entre na outra musica no acorde que faça parte do campo harmonico da primeira.
    A trsicao vai ser mais suave.
    Agora depende da ritmica ne...nao é so mudar o acorde e pronto...se a batida foi diferente, vai ficar esquisitão.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18 · Editado por: LeandroP
    · votar


    filipexxx1

    Você pode colocar um acorde de preparação entre eles. De imediato pensaria no dominante de cada tom (Vº grau de cada tom).

    Quando mudar de G pra E, experimente inserir um B7 (ou um F7). Quando mudar de E pra C experimente inserir um acorde G7 (ou Db7).

    O acorde B7 é o domintante (V7) do Mi. E o acorde G7 é o dominante (V7) do Dó. Os acordes que coloquei entre parênteses são os seus substitutos (fica a seu critério usar). São grafados como SubV7 (por serem substitutos do V7).

    Se ainda sim você achou muito pobre a preparação, você pode cadenciar com um II, V, I de cada tom. Ou seja, o V7 você já experimentou conforme o ponto que expus acima. Falta inserir o II de cada tom pra completar uma cadência II, V, I.

    Então de G pra E você pode inserir os acordes F#m, B7 (IIm, V7). E quando mudar pra C você pode inserir os acordes Dm, G7 (IIm, V7). Lembrando que você pode substituir o V7 pelos acordes que mencionei acima (SubV7), permitindo uma cromatização no baixo ;)

    E você pode também fazer uma modulação direta, sem preparação. Notei que as harmonias caem uma terças. Pode ficar bacana também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a De uma música para outra