Viver do violão erudito e popular futuramente

    Autor Mensagem
    Ernesto Nazareth
    Membro Novato
    # jan/18


    Bom, primeiro de tudo feliz 2018. Este é meu primeiro tópico, e pensei bem antes de faze-lo, sim, de fato existem outros tópicos identicos a este, porém pela diferença de tempo (visto que não encontrei nenhum novo) e nenhum destes resolveu minha dúvida, resolvi fazer este.
    Meu nome é Pedro, tenho 16 anos, toco violão a 6 meses mais ou menos, somente de ouvido, e tive uma evolução que acredito ser bastante rápida, pois passei por alguns professores no caminho e todos me disseram que estava num nivel muito avançado. Toco desde Chopin a Baden Powell, chego a treinar até 12 horas por dia.
    Minha dúvida é a seguinte, como os tópicos que encontrei são de algum tempo atrás, gostaria de saber como se encontra o mercado atual pra um músico "de meu porte", pois tenho interesse em futuramente viver do violão. Sem me render ao sertanejo ou ao pop, tocando desde Garoto, Dilermando, Baden Powell; ou até mesmo Chopin, Bach, Tarrega, etc. E em quais espaços seria possivel tocar estes tipos de música. Outra dúvida que tenho é se vale fazer faculdade pra música, se em relação a renda financeira melhora alguma coisa, etc.
    Valeu galera.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Pedro

    Bem.
    Primeiro parabéns pela dedicação de treinar 12 horas por dia.
    E também pelos estilos que esta optando.

    Mas também tome cuidado para evitar lesões por causa de excessos.
    Procure informação.

    Espaços para tocar
    Bem não sou do ramo de tocar ao vivo, mais acredito que sejam salas de concerto, outros membros do fórum podem ajudar melhor.
    E aqui você tem que evoluir e conhecer pessoas do ramo.
    Um bom relacionamento é importante, aos poucos você cria uma espécie de rede e vai se tornando mais conhecido, e oportunidades podem aparecer.

    Curso Superior (Faculdade)
    No Brasil ter um curso superior abre muitas portas, é uma questão cultural, sempre vai te ajudar, principalmente você como músico interprete vai ter um reforço na teoria, pode abrir oportunidades de lecionar e muito mais.

    Recomendaria uma iniciação em home studio, pois hoje em dia tudo passa pelo computador, e existem softwares que podem te ajudar nos seus estudos e até na prática.
    Principalmente editores de partitura, que é uma das melhores formas de aprender teoria musical na prática.
    E existem também aplicativos para violão.

    Existem sites especiais para se obter partituras, principalmente no clássico.

    E até utilizar uma DAW (Digital Audio Workstation) ou seja uma estação de trabalho de áudio, para poder fazer as suas gravações, e até tocar junto com outros instrumentos de acordo com o seu estilo.
    Claro isto envolve também dedicação e estudo, mas vai complementar muito bem a sua prática diária.
    Eu sempre recomendo que a pessoa comece com o que tem em matéria de hardware, ou seja computador e acessórios, evitando gastos iniciais desnecessários.
    Para isto criei a pouco tempo atrás, um tópico a este respeito.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/332557/

    Bom 2.018 e continue evoluindo.

    Ernesto Nazareth
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Pedro

    Bem.
    Primeiro parabéns pela dedicação de treinar 12 horas por dia.
    Mas também tome cuidado para evitar lesões por causa de excessos.
    Procure informação.

    Sim, claro! Saúde em primeiro lugar hahahah, obrigado pela preocupação.
    Recomendaria uma iniciação em home studio, pois hoje em dia tudo passa pelo computador, e existem softwares que podem te ajudar nos seus estudos e até na prática.
    Engraçado, pois eu estava justamente a ver essa questão de home studio porque tenho interesse em gravar alguns arranjos que crio, e também porque as vezes faço rodas de improviso com alguns amigos que também tocam.
    Obrigado pelas dicas, abraço e feliz ano novo.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Ernesto Nazareth
    Tente conversar com o user makumbator tenho certeza que ele tem algo a te acrescentar, pois é do ramo "de orquestras".

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Viver do violão erudito e popular futuramente