Violão Envernizado ou Encerado

    Autor Mensagem
    Sidnei Bach
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: Sidnei Bach


    Tinha dúvida sobre esse assunto, ate adquirir um violão marca Condor, recomendado pelo vendedor um encerado ao inves de envernizado.

    Motivo: O enverniamento se não for muito bem feito, prejudica em muito a qualidade do som, deixando a madeira dura, diminuindo muito a sua vibração.
    O som se torna opaco, sem brilho e fechado. Isso acontece com a maioria dos instrumentos de madeira e cordas como na familia dos violinos.

    Paguei na época R$ 650,00 no meu violão (um envernizado com mesma qualidade de som custaria o dobro), foi numa loja na Teodoro Sampaio, se não me engano foi na loja Hendrix. Faz mais de 10 anos. Guardo o violão numa capa com espuma no meio. Ele ainda está com aparência perfeita desde quando comprei e o som está cada vez melhor,

    Se alguém tiver mais informações favor postar nesse forum.

    JJJ
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Em instrumentos acústicos, qualquer detalhe como esse, faz diferença, sim.

    Uma vez comprei um violão pro meu filho. Simples, porém bonitinho, bem feitinho, bem construído... mas um som de "plástico"...

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Prefiro encerado mil vezes a um envernizado.

    Comprei certa vez um michael nao sei o modelo, mas dificil de encontrar, e era envernizado....um som muito bom, bem confortavel de tocar....as maos deslizavam sobre ele. Vendi e arrependo.

    http://bit.ly/2zOVb3i
    http://bit.ly/2zQvEH9
    http://bit.ly/2kkPxD5

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Na realidade esses violões "encerados" simplesmente utilizam verniz PU fosco em vez de brilhante, é o mesmo verniz que o brilhante, só é fosco. Violões que de fato utilizam cera em vez de verniz são raríssimos, poucos luthiers utilizam, as desvantagens não superam as vantagens

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    fernandotieppo
    Que tipo de desvantagens tem, arranha muito, estraga, da o que?

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Buja

    A proteção não é tão boa, a cera é menos resistente a calor e umidade, sem contar que é absorvida pela madeira, o que acaba por impedir que ela se "desenvolva", prejudica no som mesmo. Já os violões feitos em linha que chamam de "encerados" utilizam verniz de poliuretano, é o mesmo que utilizado em acabamentos brilhantes, porém é mais fácil de esconder erros de aplicação, o que acaba por exigir menos demãos de verniz e - por consequencia - a madeira acaba por vibrar mais. Hoje em dia a goma laca ainda é o acabamento preferido por puristas, mas o segundo melhor em questões sonoras é o verniz fosco quando bem aplicado.

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    fernandotieppo
    Bom saber....estou pra montar uma strato por aqui, e estou bem tendencioso a usar um verniz fosco incolor....acho que vai ficar otimo.

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Em guitarra o verniz não altera em nada a sonoridade, 90% é captação, se você pegar uma guitarra de 1500 reais da tagima e colocar captação de fender você tem a mesma qualidade sonora que uma fender, ai vai da estética mesmo.

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    fernandotieppo
    É de estetica mesmo que to falando....so nao sabia que existia verniz fosco....achei que era sempre brilhante e ficava fosco so por causa de uma lixa 1500

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Hoje em dia a goma laca ainda é o acabamento preferido por puristas

    fernandotieppo

    Um conhecido reformou um violão da minha mulher (um Del Vechio de uns 50 anos) e ele usou esse produto (disse ele que é um produto extraído do besouro [???]).
    Eu achei bem interessante realmente o acabamento e a sonoridade, apesar de ser um pouco mais frágil.

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    A goma laca é uma resina que é excretada por um inseto que se assemelha a um pequeno besouro (se jogar lac bug no google você vai ver o inseto que me refiro), aqui no Brasil tem o nome popular de "asa de barata" porque seus flocos se assemelham a uma asa de barata mesmo, ela é dissolvida em alcool puro (eu utilizo uma bebida importada chamada everclear, que possui 95% de teor alcoolico) e aplicada como se fosse uma cera, é o chamado "polimento frances" (ou french polishing em ingles). O ruim da goma laca é que ela não é muito resistente à umidade, mas tirando isso é um dos melhores acabamentos possíveis, muitos luthiers utilizam hoje só no tampo mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão Envernizado ou Encerado