Estourei uma corda com duas semanas de uso

    Autor Mensagem
    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # nov/17


    Acabei de estourar um encordoamento de violão de aço melhor q um dadario com duas semanas de uso. Estourei dando um bend de 1/2 tom simplesmente. O q pode estar acontecendo?

    Wade
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Você estourou todas as cordas?

    O que é um encordoamento "melhor que dadario"? Qual a marca e calibre das cordas?

    O q pode estar acontecendo?

    Corda mal colocada.
    Corda podre.
    Navalha no lugar dos trastes.
    ...

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Solez calibre 0.10

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    A impressão é q a corda estourou com o bend msm

    ejames
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Dependendo do quão intenso é esse uso, duas semanas já pode ser um bom tempo.

    Pode ser defeito de fabricação, pode ser que você em algum momento tenha palhetado forte demais e fragilizado a corda, pode ser algum traste, parte do nut ou cavalete fazendo atrito demais, pode ser oxidação, pode ser um monte de coisa. Estourar corda acontece, só isso. Problema é quando vira frequência, mas de resto é normal.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Cordas quebram.

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Eu só fiquei um pouco frustrado pq eu achei q tinha estourado rápido dms e fica difícil manter o violão

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Antigamente eu usava em meu violão cordas 010, não sei se colocava errado mais sempre estourava principalmente quando eu fazia bends tbm, a solução q encontrei foi colocar cordas 012 alem de ter um timbre perfeito pra mim

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Cara, dificilmente estoura uma corda nova con duas semanas de uso. Se não for defeito de fabricação (o que eu duvido), o mais provável é que tenha estourado por mal uso.
    Alguma coisa errada você fez.
    A afinação estava no padrão ou estava em tom acima? Caso estivesse acima, a corda nesse caso fica mais esticada e mais propensa a estourar.
    Estava devidamente colocada?
    Você não usou uma palheta muito grossa e impôs força demais?


    Bom, existem muitas possibilidades... Eu lembro que quando estava aprendendo, eu estourei uma corda só afinando...

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Eu tava usando uma palheta 0,78mm as cordas estavam devidamente colocadas a afinação tava padrão e eu coloquei um pouco de força na pelheta na hora mas n foi mta n

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    Caras, falo de guitarra: já estourei a A de um jogo de Daddario NYXL .010 (detestei esta corda: além de cara achei uma bosta) no terceiro ensaio (6a hora de uso). Já estourei a G de um jogo de Ernie Ball .010 no primeiro ensaio (umas duas horas de som).

    Cordas quebram, não tem jeito. E sim, por mais que o processo de fabricação seja industrializado e todo automatizado, às vezes um jogo vem com uma ou outra corda fragilizada, que quebra mais facilmente. Acho que isso é uma coisa que faz parte da metalurgia, não tem como evitar 100% tais "erros".

    Vivêssemos nós num país sério e mandava-se um e-mail para a fábrica e ela com certeza te mandaria outro jogo, mas aqui nesta enxovia...

    E hoje as cordas quebram muito menos que antigamente, quando a guitarra/violão ficava parecendo uma espiga de milho de tanto "cabelo" de corda pra lá e prá cá, porque não dava nem tempo de trocar tudo de uma vez, já que quando não era uma era outra corda que estourava... Por isso que antigamente a gente raramente comprava jogo inteiro de cordas: normalmente a gente comprava era corda avulsa, e ia comprando conforme ia estourando...

    Eu já tentei mudar pra .011, mas aí ao invés das cordas quase quebrei meus dedos...

    Por isso que hoje só uso Ernie Ball "Slynky" .010, que é "baratinha" mesmo (claro, quando em comparação com Elixir, Daddario NYXL, etc.), eu adoro a pegada, tem um bom som, e se quebrarem o prejuízo nem é tão grande...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Vivêssemos nós num país sério e mandava-se um e-mail para a fábrica e ela com certeza te mandaria outro jogo, mas aqui nesta enxovia.

    Todas as experiências com empresas brasileiras que eu passei neste sentido foram além das minhas expectativas. Não falo de encordoamento propriamente dito, mas de produtos diversos, onde valeu mais a minha boa fé em relatar a falha ou defeito, do que a investigação do que houve com o produto adquirido. Em quase 100% das minhas tentativas eu não tive prejuízo, e foram dezenas de situações (me refiro ao fabricante, e não o distribuidor). As únicas que eu não voltaria fazer nenhum negócio é a Philco e incrivelmente a Sony.

    De modo geral, cordas quebram mesmo!

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    LeandroP
    Moderador

    Ah sim, em geral concordo quanto às empresas nacionais, e mais ainda no mercado de música brasileiro, que é relativamente pequeno.

    Mas me referia a mandar e-mail para as fabricantes de cordas gringas. Ainda que eles respondessem e enviassem as cordas duvido que chegariam aqui, provavelmente ficariam paradas na receita federal, nos correios, etc...

    Por exemplo: quando minha pedaleira da Zoom quebrou o visor eu simplesmente achei mais fácil comprar uma nova do que tentar trocar o visor, o que sairia mais caro, daria mais trabalho e não daria garantia alguma de resultado, e isso segundo a própria "assistência técnica" autorizada...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Se fosse um defeito de fabricação e estando dentro do prazo legal de garantia, eles seriam obrigados a substituir, independente do custo da peça, ou te dar outra nova. Como me pareceu não ser defeito, pelo custo da pedaleira e de todo o processo eles não erraram na resposta. Quando eu era garoto comprei uma pedaleira DOD americana. Acabei quebrando um botão dela, um mero botão, o que inviabilizou o conserto. Ela ficou parada por muitos anos, até que encontrei a peça por um bom preço e finalmente pude consertá-la. Mesmo assim, nos valores da época não compensava arrumar.

    Já as cordas quebram por várias razões, nem sempre relacionada à corda em si, e isso pode ocorrer facilmente com a melhor marca do mercado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estourei uma corda com duas semanas de uso