Violão ou guitarra -Dúvida em tocar de ouvido

    Autor Mensagem
    Matheus Sax e violão
    Membro Novato
    # ago/17


    Olá,eu tenho uma duvida em tocar de ouvido,vou dar um exemplo,eu encontro o tom esta em G Maior,ai eu vou ter o seguinte campo harmônico: G - Am - Bm - C - D - Em - F#°...

    porém eu li que predomina utiliza apenas o I - IV - V - VI Graus,que é o: G C D e também o Em

    e com essas notas consigo tocar diversas musicas de ouvido mas o que não entendo é que quando pego algum cifra eles utilizam Bm , Am para tocar,ai não sei a hora de usar esses acordes relativos,Me explique como vou saber a hora de usar eles e para que eles servem,é apenas para enfeitar?

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Depende apenas da intenção...

    Cada gênero é determinado por alguns fatores: divisão do tempo, síncope e andamento ( "ritmo" )... Na parte da harmonia, por progressões e sonoridades...

    Como saber quando usar?! Meio que ouvido, já que não há bem regra, apenas probabilidades...

    Rock deriva do blues, que tem sua base em cima de I IV e V, as vezes uma V7 para turn arround.
    Mas posso trocar o IV por sua relativa, aka II.Ou o V, pode ser trocado pela III. Ou ambos!

    Ficando I II III

    Um exemplo fora desse universo é Amor gitano (Alejandro Fernandes ft. Beyonce). Esta música segue uma linha flamenca-cigana, a harmonia é:

    Em, Bm, Am, Bm ou B4 (3 vezes) que na prática seria Im, Vm IVm do tom de Em

    Aí entra uma ponte de:

    Am, Em, Am, B, Em, C, D e G7M, que seria IVm, I, IVm V (alterada), I, VI, VII, e III7M

    E o refrão volta para o mesmo dos versos...

    O G7M (G B D F#) é uma substituição do acorde de Bm (B D F#), que é como terminam todos os versos. É uma forma de soar com a mesma intenção, mas com uma sonoridade mais tensa, preparando pro refrão.

    Poison do Alice Cooper é um bom teste pra quem toca de ouvido... Eu até hoje não achei sentido na progressão que existe naquele refrão!

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ismah
    Eu até hoje não achei sentido na progressão que existe naquele refrão!

    Alguns progressoes, no meu ver, simplesmente segue a intenção que o composicao da linha vocal quis dar.
    Se o cantor cantarolou uma linha melodica que fica mudando de tonalidade, talvez algumas progressoes nao fazem sentido nenhum, IMHO.

    Matheus Sax e violão
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    entendi,então tipo uma musica que tenha os acordes
    C - D - C - G

    posso fazer C - D - Am - Em

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    O tempo vai passando e eu cada vez mais me sinto um ET. Nunca procurei dar sentido à nada que aprendi de ouvido.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Violão ou guitarra -Dúvida em tocar de ouvido