Dicas para terminar uma música

    Autor Mensagem
    MattSantos
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: MattSantos


    E aí galera.
    Eu pesquisei mas não achei nada parecido.
    Pelo nome do tópico vai gerar várias dúvidas mas deixa eu explicar.
    Eu quero saber como terminar uma música de um jeito mais bonito.
    Por exemplo, eu pego a cifra de uma música aí está certinho os acordes da musica toda, tipo C, Em, F, G7. Supondo que a música inteira seja em cima desses acordes. Quando eu vou finalizar a música, que já não tem mais melodia em nada, com que acordes ou como o melhor jeito para finalizar para não ficar como se do nada parasse de tocar ela?
    O vocal já acabou a parte dele aí eu só tenho que parar de tocar a música, simplesmente parar fica estranho, gostaria de dicas para saber como posso fazer um final simples mas que fique bonito, nada de exagerado.
    Obrigado desde já.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    MattSantos
    Um dedilhado e fade out sobre eles ja fica de bom tamanho, não?!

    Porem, voce pode fazer um lick sobre as pentas desses acordes e finaliza.

    MattSantos
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Buja

    O que seria esse Fade out amigo?

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Fade out é quando o volume vai diminuindo até acabar a musica. Da pra fazer tocando tambem. Vai tocando fraquinho, fraquinho e dedilhando os acordes, pra terminar bem suave.

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    MattSantos

    O que seria esse Fade out amigo?


    Fade, em engenharia acústica, é o aumento ou diminuição gradual do nível de um sinal de áudio. Uma canção gravada pode ser gradualmente reduzida ao silêncio durante sua conclusão ou ter seu volume gradualmente aumentado durante o início.


    Você vai tocando e gradativamente diminuindo o volume até chegar no silencio, tem muitas músicas com fadeout.

    MattSantos
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Ótimo, vou dar uma praticada como vocês disseram. Obrigado pelas respostas

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    A solução esta na própria sequência de acordes da música em si.
    É aqui que tem experimentar variações, e qual a melhor sequência que os instrumentos param de soar.
    O próprio ritmo e estilo de batidas com variações que faz o final.
    E os últimos acordes podem ter pequenas variações de tempo, com um último acorde mais longo.
    E os outros instrumentos podem ajudar neste final, o final tem que ser um pouco diferente das outras sessões.
    Poderia ser um misto da parte principal com uma ponte usada em outra parte para outro verso.
    Tem que preparar uma harmonia extra ou um solo especial para o final.
    Quanto a bateria depende do baterista, tem jeito sim de fazer um bom final.
    O solo não pode ser simplesmente uma repetição do solo principal e outros, tem que ser especial, ou seja tem que ser um solo de final.
    O baixo também não pode ficar tudo igual.

    Tem esta do fadeout, mas isto ocorre mais quando estamos num impasse e não sabemos ou não conseguimos fazer um final satisfatório, mas depende do loop, tem músicas que tem o final que fica aquela repetição infinita, que pode ter alguns solos deslizando criando um certo clima de fim.
    As vezes é inevitável pois a própria música nunca esta completa.

    Tem também aquele jeito especial de tocar em que o final fica abrupto
    , tudo terminando num instante só, mas as últimas notas e acordes são mais reforçados, enfim variações na dinâmica da música, e no final abrupto fica aquele eco legal impactante.
    Se for rock o seu estilo escute os finais das músicas do The Who.

    Escute músicas que você gosta e constate por si mesmo como eles fizeram o final.
    Escute até de outros estilos e procure ser criativo não só copiando, as vezes pode-se gerar uma indecisão final e em seguida concluir.
    Ou seja criar uma tensão e depois concluir.

    Agora um final de verdade tem que ser bem trabalhado e não deixa de ser o resultado/combinação e outros pontos da música.
    Um bom final não é tão fácil de fazer, assim como a introdução deve ser bem tratado.

    Muitas vezes a música tem uma boa introdução (as vezes nem tem), tem versos e variações, tudo muito legal, mas não tem um final, o que é um erro, pense que o final tem que ser a conclusão de tudo que foi feito antes, uma síntese.
    O Final pode até ser poético mais lento, a música se esvai e termina num acorde que fica ressoando, como pode ser mais retumbante.
    Os finais podem ser curtos, mas o melhor é uma boa sequência, nem tão curto, nem tão longo, e aqui tem que ter criatividade, e tudo depende do estilo.
    Se o tom é em dó maior, não significa por exemplo que a música tem que começar e terminar em Dó.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    MattSantos
    os acordes da musica toda, tipo C, Em, F, G7

    As possibilidades são imensas, mas uma ferramenta comum é a substituição do último acorde por outro acorde da tonalidade paralela. Por exemplo, nesta progressão que está na tonalidade "maior" de Dó" podemos utilizar notas na tonalidade "menor" de Dó.

    Campo harmônico Dó maior:

    ---> C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, Bm7(b5)

    Campo harmônico Dó menor:

    ---> Cm7, Dm7(b5), Eb7M, Fm7, Gm7, Ab7M, Bb7

    Agora, experimente substituir o acorde G7 pelo acorde Fm7 ou Fm6, quando quiser encerrar a música. Combine isso com os colegas se não estiver tocando sozinho.

    Então ficaria assim, por exemplo:

    C, Em, F, G7 (várias vezes)
    C, Em, F, Fm (última vez) e toca o acorde C finalizando.

    Se ficou legal com o Fm, pode ser que o seu relativo maior também soe bem, no caso o acorde Ab.

    Experimente:

    C, Em, F, G7 (várias vezes)
    C, Em, F, Ab (última vez) e toca o acorde C finalizando.

    Ficou parecido, não é?!

    Já que deu certo com o Ab no final, resolvendo no C, então por que não experimentar uma nota entre as duas, como o Bb dividindo o compasso com o Ab?!

    Experimente:

    C, Em, F, G7 (várias vezes)
    C, Em, F, Ab - Bb (última vez) e toca o acorde C finalizando.

    Agora, se quiser terminar com um C7M, substitua o G7 do final pelo Db7M:

    Experimente:

    C, Em, F, G7 (várias vezes)
    C, Em, F, Db7M (última vez) e toca o acorde C7M finalizando.

    Este último exemplo não se relaciona às tonalidades paralelas, mas pela aproximação cromática do acorde que pretende resolver. Todas as notas do acorde de preparação estão um semitom acima do acorde de resolução.

    As possibilidades são enormes! ;)

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    LeandroP

    Mandou bem.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    Adler3x3

    Valeu, man!

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ou pode parar de vez...
    Zombie (The Cranberries) é toda construída sobre os acordes de Em C G D, e no fim ela para de vez com um toque staccato em Em. Numa outra versão, ela para antes, sem o acorde staccato em Em. Duas formas iguais, mas diferentes das citadas.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    LeandroP
    Bixoo...tive que pegar a guitarra e testar as suas combinacoes citadas.

    Nao é que fica legal???Puxa vida!!!!

    Nota 10 esse post seu hein.
    Curti. Tenho que estudar mais sobre campo harmonico.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    Buja

    Legal que você gostou, fico feliz :)
    Inúmeros "problemas harmônicos" são resolvidos consultando a tonalidade paralela. Além de ser muito prazeroso pra estudar os campos harmônicos.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Eu conhecendo o Leandro melhor hoje, sei mais ou menos de onde vem toda essa dedução aí, que não é bem nativa da maioria dos gêneros... Mas sempre cairemos no mesmo ponto: intenção! Dá para tocar tudo, em qualquer hora desde que seja a intenção. No caso, dá até para tocar outside (like a ACDC), ou nos cromatismo (like a Sabbath), desde que se queira isso...

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    Ismah

    E uma pitadinha de Stevie Wonder ;)

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    LeandroP
    Inúmeros "problemas harmônicos" são resolvidos consultando a tonalidade paralela. Além de ser muito prazeroso pra estudar os campos harmônicos.


    Eu ja tive inumeras vezes tocando uma sequencia de acordes que faziam sentido pra mim, e de repente numa certa hora surgia uma "tensão" e eu pensava:

    Eu quero aquele som...e cantarolava um acorde com a boca. Que resolvia certinho.
    Mas que porcaria de acorde é esse?
    Pegava o afinador e cantava esse acorde na frente dele.
    Tocava na guitarra e nada de soar como eu queria.
    Nao era simplesmente um G, ou um B.
    Era um Gm6/9, exemplo ta.

    Mas eu nao sabia. Dai pegava um lista de acordes e começava a tocar um por um, pra ver qual era o "som" que eu tinha na cabeça. Na achava, nao achava, nao achava.
    Isso ia me irritando, até que eu largava mão daquilo, e ia tocar alguma musica que eu ja conhecia.

    Mas ohh coisa infernal, é voce ter um som na cabeça e nao conseguir por ele no instrumento.

    O seu post, fez exatamente isso acima.
    Achar o campo harmonico, as relativas maiores e menores.


    Bixo, quanto testei isso aqui
    Experimente:

    C, Em, F, G7 (várias vezes)
    C, Em, F, Db7M (última vez) e toca o acorde C7M finalizando.


    Eu tive um treco na hora. So nao chamei o palavrao pra nao ser desbocado.
    Que disgrama de trem que da certo cara.
    Ficou certinho. Pooo porque que eu nao sei disso?!

    As possibilidades são enormes! ;)

    Vo ter que descobrir kkkkk. Pra parar com essa sofrencia.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    Buja

    Pois é, o seu ouvido dizia o que era certo, seu coração também, aí vem o cérebro desacreditando dos dois rsrs Boa viagem no universo paralelo ;)

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    LeandroP
    E uma pitadinha de Stevie Wonder ;)

    Foi mal! Não conheço nada d'el'...

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    Ismah

    Cara, é melhor se apressar... Aposto que conhece muitas músicas dele, só não faz ideia que conhece ;)
    https://www.youtube.com/watch?v=2T3m9PWN6B8

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Se eu não sei que é de fulano, eu não conheço o cara... Mas não acho que basta isso... Estou mesmo pensando em conhecer, o tipo de instrumento que o cara gosta, as técnicas que mais usa, etc...

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    LeandroP
    Gostei muito da explicação, está de parabéns.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Pleonasmo
    Valeu;)

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    fade out ao vivo é muito brochante... dá vergonha

    fica com cara que o músico não tem competência pra concluir uma música

    que termine no acorde do tom da música simplesmente isso já fecha
    deixar um loop de acordes
    ou algum acorde que chame o tom principal... em C um G7 pra charmar um C que fecha no primeiro tempo

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Eu discordo dá pra ir fazendo um fade out, e trocar de música num fade in, é algo BEM DIFERENTE, e chama a atenção pra caramba.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/17
    · votar


    fernando tecladista

    Fade out ao vivo tem que usar com maestria, sincronismo e dinâmica. Mas também não pode ser em tudo onde tem fade out no original. O Ismah nos deu um exemplo muito legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para terminar uma música