[b]Troca de acordes no tempo certo da Música.[/b]

    Autor Mensagem
    OneDragon
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: OneDragon


    Gostaria de saber como posso trocar de acorde (no tempo correto) de forma correta sem o auxilio da cifra quando estiver acompanhando alguém que esta cantando, ou até mesmo eu estiver cantando.

    Estava pesquisando na internet e encontrei alguns vídeos falando que compasso poderia ajudar, mas gostaria de algumas dicas.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    OneDragon
    Mas do que compasso. Use o ouvido. Voce "sentirá" quando é hora de trocar.

    É como trocar marcha de carro. Tem muita gente que diz que é quando estiver em 3000 giros. Mas na boa, a gente troca marcha quando "sente" que o motor pediu marcha. É involuntario.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    OneDragon

    Metrônomo. Treino. Metrônomo. Ensaio. Treino. E metrônomo.

    Buja

    Esse lance de trocar a X RPM, funciona com marcha escalonada. Nem todos são, diferenciais reduzidos empilham as primeiras marchas, e deixam as últimas longas. Diferenciais alongados, deixam as primeiras longas e empilham as últimas marchas.

    O primeiro é bom para situações de tração, uso urbano... O segundo tende a ter uma velocidade de rodagem média maior... E assim vai indo...

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ismah
    Nem todos são, diferenciais reduzidos empilham as primeiras marchas, e deixam as últimas longas. Diferenciais alongados, deixam as primeiras longas e empilham as últimas marchas.

    Bem lembrado. Cambios de carros urbanos, nacionais e sem preparo esportivo são assim. Mas basta pegar um carro um pouquinho mais "sporting" e a coisa ja muda de figura.

    Sobre o metronomo, eu tenho uma maneira de pensar um pouquinho divergente, mas isso claro, nao me faz ter razão.
    Vejo muita gente boa, musicos excelentes, gabaritados, e escolas de renome falando, dando evidencias e provas concretas que o uso do metronomo faz diferença.
    E faz mesmo! Um baterista por exemplo que nao sabe seguir um metronomo, é um tanto quanto imcompleto musicalmente.

    Mas eu dou muito valor a quem tem esse metronomo na cabeça. O meu nao é perfeito, mas nunca me deixou na mao.
    Quando alguem chega e me pergunta: que horas devo mudar de acorde, ou entao, o ritmo é 2 pra cima e um pra baixo?! eu digo:

    Use sua cabeça. Comece a cantarolar a musica, bata suas palmas na perna, bate o pé no chao...
    ...Vamo la...é 1....é 2....é 3....é 4 .... e vai
    Esse senso de rimto a gente normalmente quando acompanha um musica qualquer...quando a gente faz um "tãã..tzzz..tã.tã...tzzz"...ou até quando morcha no metal.

    É esse ritmo que dita quando vamos mudar de acorde, quando o batera vai fazer uma virada, quando o baixista faz um thumb e um pop...enfim.

    Quem nao tem esse ritmo inteiro...esse senso...nao tem muito o que fazer com um metronomo...Ou vai virar escravo dele, e depender dele pra saber o andamento da musica, ou vai se embolar todo.

    Esse tipo de coisa nao se ensina. Ou o cara tem, ou nao tem (e acho que qualquer pessoa tem).

    ---
    Veja so, na minha igreja (aka salão do reino para os mais intimos) cantamos as musicas em forma de coral. Todo mundo participa. A musica é instrumental, gravada em cd, e a letra impressa num cantico com partitura.

    Bom, nao é preciso saber ler partitura pra cantar as musicas. A batida da musica te indica o ritmo. O que acontece é que muitos membros erram a entrada da voz ou uma pausa entre uma estrofe e outra. Falta de treinamento.

    Mas nao indicaria um metronomo para treinarem. O que indicaria é: ouvir a musica em casa bastante, umas 10 vezes ou mais, até se habituar com ela.
    O senso ritmo que cada um tem na cabeça fará com que nao se erre mais.

    Normalmente estes mesmo concrentes nao erram as musicas mais conhecidas. So as novas. Então, nao é algo que se leve um metronomo.

    Apesar de, eu concordar, que o bom uso do metronomo faz de um musico, uma pessoa mais completa.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Po o senso de ritmo é o mínimo, mas nem te conto como é que se treina isso... Metrônomo!

    Religiosidade a parte, não acredito em dons. No máximo uma vontade maior de se dedicar a algo... Eu me tornei musicalmente um músico muito melhor no último ano, do que jamais - e tenho controle pois cada música que eu tiro, eu escrevo num caderno com a data. Tem umas 10 lá, mas... hehehehe

    Sério, eu tenho pavor de metrônomo, me incomoda o "plim pec..." no ouvido só de imaginar. Mas eu estive com um problema sério de tempo, talvez por ter ficado muito num gênero onde eu sempre guitarra está no contra-tempo, e passar para o rock onde guitarra está o compasso todo.
    Resumidamente, deu um nó no cérebro, e me perdia com 3 acordes a 66BPM...
    Fiz algumas aulas com um professor, não nos acertamos, a metodologia dele é muito rock-blues de instinto, e eu sou pseudo-pianista de formação, então a coisa é meio matemática na minha cabeça, e o improviso, nunca é um improviso exatamente, existe toda uma lógica por trás... Não deu em nada...

    Num free lance, conheci um batera que é dono de uma escola de bateras (valeu Bicca se ler essa!). Ele me deu um par de baquetas e me passou em 5min um exercício que resolveu praticamente o meu problema na hora. Treino quando eu lembro durante o dia, tenho um par de baquetas do lado da cama.
    Estou orgulhoso de mim mesmo, porque as vezes ponho uma música pra rolar, e ir marcando o tempo, direto do u2b. Aí por excelência na qualidade da internet, o vídeo trava eu sigo contando, quando volta eu to conseguindo voltar no tempo 1 do primeiro compasso a contar junto. Estou conseguindo mudar a fórmula de compasso nas viradas e voltar depois. Acho que eu sou baterista, só não sabia disso. hehehehehe

    cantamos as musicas em forma de coral. Todo mundo participa. A musica é instrumental, gravada em cd, e a letra impressa num cantico com partitura.

    Eu venho de família evangélica, mas sou cético demais para conseguir crer em algo. É situação particular, não vem ao caso discutir aqui.
    Eu nunca fui O CANTOR, nem O MÚSICO, mas um mínimo de noção eu sempre tive.
    Cara eu não consigo cantar na igreja, aquele tiroteio de vozes, gente "cantando o delay"... Me perco a cada 2 palavras... Admiro quem é músico e consegue essa façanha. Enfim...

    A mãe se converteu a sua igreja a alguns anos já. Eu também fiz o estudo de tabela - me interesso por filosofia e sociologia, e a fé está muito presente em todas as sociedades praticamente.

    Como veio um novo Cancioneiro, ao menos aqui, passaram a fazer ensaios. Pelo que a mãe falou só tem o playback na igreja, e ninguém instruído... Imaginando a cena eu já entro em colapso... hehehe
    Mas acaba sendo divertido para todos. Entendo que ali não é a função do fiel ser o 1ª voz e tenor leggero, e sim de louvor... Mas é estranho alguém não instruído querer ser o spala que puxa a frente...

    Enfim... Acabei tirando algumas e ensaiando com ela em casa, mas é difícil o acesso, se tiver versão digitalizada, me mande por favor?

    O que acontece é que muitos membros erram a entrada da voz ou uma pausa entre uma estrofe e outra. Falta de treinamento. Mas nao indicaria um metrÔnomo para treinarem.

    Eu indicaria, desde que fossem músicos e soubessem ler a partitura. Todavia, se desejam desenvolver SENSO RÍTMICO, o metrônomo é a melhor forma. Em todos os casos, é questão de treino.
    Até no ciclismo, o senso de tempo ajuda, pois existe uma posição correta para troca de marchas: pedivela quase na vertical, algo como 50º antes. Se errar o tempo da marcha morro acima, 90% certo que terá de descer e empurrar.

    Dá para extender isso a veículos motorizados também! Principalmente caminhões e carretas - sou muito fã, tenho quase 4mil horas no jogo ETS2 e mais de 15mil no ALH, se tiver de largar da música acho que com certeza vou lutar pra virar chofer... Enfim...
    Morro acima as vezes se reduz 7~9 marchas (tem casos de 24 marchas, 6 reduzidas + 6 normais, caixa baixa, e alta), se errar o tempo de uma, pode reduzir mais 2, porque não vai ter força. E ainda muitos são caixa seca (sem sincronização), se errar o tempo da marcha, pode parar completamente e começar do zero, engatando a primeira.

    Cambios de carros urbanos, nacionais e sem preparo esportivo são assim. Mas basta pegar um carro um pouquinho mais "sporting" e a coisa ja muda de figura.

    Normalmente carros urbanos, motor 1.0, 1.4 e 1.6 é que são de diferencial reduzido e acho que o volante (do motor) também é aliviado para subir mais rápido o giro. Pois precisam de relação curta, já que motores pequenos tem pouco torque em baixas rotações, logo a potência é bem baixa - e por isso é que são mais beberrões que carros de motor de grande cilindrada, e de modo geral, pessoal pisa em motor grande como se fosse um sedan 1.0, aí reclama que gastam demais... Pelo preço que se paga (3k8 A e B, vou ficar bike e busão por muito tempo ainda) é o mínimo que deveria se aprender em auto-escola...

    Buja
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Buja
    · votar


    Ismah
    nao indicaria um metrÔnomo para treinarem.

    Mal de programador. Nossos teclados nao sao dotados de sinais diacriticos. Nao usamos acentuacao em nenhuma palavra.

    sou muito fã, tenho quase 4mil horas no jogo ETS2
    Tambem sou fanzaço de euro truck simulator. So nao tenho tantas horas de jogatina assim. Queria botar uma mod de onibus ou estradas brasileiras pra coisa ficar mais interessante.


    Pelo preço que se paga (3k8 A e B, vou ficar bike e busão por muito tempo ainda) é o mínimo que deveria se aprender em auto-escola...

    kkkk ri demais aqui. Sempre vejo uns jagunço velho amigos do meu pai dizendo que gostam mesmo é das suas blazers com motor A GASOLINA de 4.3 litros, e omega ou suprema de 2.4.
    O papo é sempre o mesmo...que tem potencia mais bebe demais.

    E eu sempre achei o contrario. Logicamente um carro desses nao vai fazer 12 km/l dentro da cidade, onde a cada 500 metros temos que engatar a primeira.
    Mas nao faz sentido um carro desses fazer somente 7 km/l na entrada, porque com a quinta voce consegue rodar de 80 km/h até 200 km/h.
    Num carro potente assim, voce praticamente nao tem que reduzir marcha. Logo, o consumo tem que ser melhor.
    Muito melhor que no meu idea a gasolina com motor de 1.4 litro. O meu carro tambem consegue rodar de quinta a partir de 80 km/h, porem, com o giro laaaaa embaixo. Se nao jogar uma quarta nele pra ganhar giro de novo, a carreta passa por cima. E o consumo sobe.

    e de modo geral, pessoal pisa em motor grande como se fosse um sedan 1.0, aí reclama que gastam demais..
    E é o erro de quem pega um 2.0 e pensa em aliviar o pé pra consumir menos.
    Se alivia o pé, tem que rodar em marchar mais pesada. O carro rodando em mais alta, bebe mais. Nao tem jeito.


    Como veio um novo Cancioneiro, ao menos aqui, passaram a fazer ensaios. Pelo que a mãe falou só tem o playback na igreja, e ninguém instruído... Imaginando a cena eu já entro em colapso... hehehe
    Mas acaba sendo divertido para todos. Entendo que ali não é a função do fiel ser o 1ª voz e tenor leggero, e sim de louvor... Mas é estranho alguém não instruído querer ser o spala que puxa a frente...

    Enfim... Acabei tirando algumas e ensaiando com ela em casa, mas é difícil o acesso, se tiver versão digitalizada, me mande por favor?


    É realmente esta a cena. Uma backing track rolando ao fundo, e todos soltando a voz...o nome é de fato, louvor. A diferença que é nao existe banda ao vivo, as musicas nao dura 20 minutos, e ninguem berra. Tambem nao tem cara de show, nao tem dança, muito menos gritos de aleluia senhor.
    Se usa um cancioneiro como voce mesmo disse, e tanto este livreto, em formato digital (pdf, epub, mobi), com partitura ou sem, como todos os playbacks em mp3 podem ser baixados em jw.org.

    Mesmo que nao tenha ninguem com a funcao de 1 tenor, a uns que acham que sao e se arriscam em puxar o coreto. Errado ainda, rsrs. Mas fica interessante até...

    Como qualquer musica, é preciso treino e ensaio. A maioria nao ensaia. Deixa pra chegar la e acompanhar a galera. E acaba dando nó na cabeça.
    Alguns são designados a "pilotar" a mesa de som durante as reunioes. Esta pessoa fica a cargo tambem de ajustar a EQ e o volume do playback. 4 vezes ao mes eu fico neste cargo.
    E toda vez acontece que eu ouço o playback tocando, e o pessoal "cantando o delay" kkkkk.

    Dai eu subo o volume um tiquinho até que começa a abafar um pouco a voz, e a galera escuta mais do que canta. Assim que entram no eixo de novo, volto o volume ao que estava. Afinal, de forma alguma podemos passar a sensacao de grito de guerra. Isso jamais.

    Mas be que um metronomo...opa metrÔnomo, poderia ajudar alguns.

    Engracado, na mesa de som tem um metronomo...e nos livretos se indica o bpm das musicas...hummmm...será que....ah sei la.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    ETS2

    Pô cara, o Roberto Restanho tem a uns 10 anos o projeto Explorando A América - EAA, desde que a SCS produziu a série 18 Wheels of Steel. Tanto é que ele já tem parceria (!!!) com a SCS, e vivem trocando figurinhas. Talvez um dia se torne um BTS como o ATS, ou mod oficial, assim como aconteceu com o Going East, que era um mod acho que feito por tchecos e/ou turcos (acho que o povo lá nasce programando)... Aliás, por lá os cara são geniais, as melhores modificações desde os tempos que GTA SA era novidade, vem de lá...

    ENFIM... O EAA, foi pago por um tempo, e merecidamente pago, mas voltou a ser free a muito tempo já. Não é difícil de achar, eles usam o canal do u2b EAA Games (pois se envolveram com outros jogos além do EAA para ETS2), e página do face com mesmo nome, como porta oficial pra comunicação...
    Hoje o EAA se divide em normal - para carretas, e em breve caminhões - e bus - apenas para ônibus rodoviário interestadual.

    A longa jogatina é porque na Steam eu só tenho ETS2 (com mod EAA), Spintires, Máfia II e WarThunder (on-line). Tem também Murdered: Soul Suspect (jogo meio vintage, mas a história é incrível, muitissimo envolvente) que eu zerei em 9hs de jogo, e Specs Ops: The line que eu zerei em 11hs...

    Driver San Francisco e tinha um simulador de trem. Aí eu viajo com o notebook, e passo as horas, as vezes dias de viagem jogando...
    Como pode ver são em maioria simuladores, então são jogos "sem fim". O ETS2 é de 2012, diluído em 4~5 anos, 4mil horas não são tanto tempo assim.
    ALH é de 2002, nem preciso dizer nada...
    Eu tinha algumas mil horas também no Flight Simulator - simulador de vôo muito bom, free, e completíssimo - mas devido a complexidade que foi aumentando, eu acabei desistindo dele... É quase preciso ser piloto e engenheiro de voo... hehehehe

    Logicamente um carro desses nao vai fazer 12 km/l dentro da cidade, onde a cada 500 metros temos que engatar a primeira.

    O recorde com uma Blazer V6 que se conseguiu na oficina de um chegado foi 13km/L. Condução feito caminhão: 2mil RPM, passa marcha... Mas, tem quem estica a primeira até 5mil, aí tu já viu... As esticadas é que não colam...

    Religião...

    Eu conheço como funcionam as reuniões das Testemunhas de Jeová. Entre outras coisas, conheço porque meu finado pai era, minha mãe e minha ex-esposa são ainda membros.

    Mas é curioso um fato... Estudei boa parte da história, e me chama a atenção que foram os únicos que até hoje desconversaram sobre um assunto. Mais precisamente, quando fiz perguntas sobre a predição de fim do mundo que fizeram para o ano de 75. Nem o bispo católico, visivelmente fervoroso, deixou de falar comigo sobre assuntos bem evitados.

    Como disse, me interesso por visões de diferentes sociedades, isso inclui o âmbito religioso. Diferente de uma maioria eu não sou antiteísta, não vou queimar igrejas, nem dizer que pessoal deve parar de crer no que crê. Me limito a análise.
    Nessas já participei de ritos em tudo que é tipo de coisa. Estou muito curioso para visitar um terreiro de religiões afro, principalmente terreiros cariocas e baianos, pois os ritos em si diferem um tanto.

    A sua congregação tem filme queimado por causa dos extremistas, como diversas outras religiões. Sei de casos diversos, onde toda a semana alguns ministros de campo, estão batendo na mesma porta, fazendo as mesmas perguntas e tendo as memas respostas. Isso é falta de bom senso, e não são diferentes dos extremistas islâmicos explodindo e matando gente.

    Nosso vocalista foi parado a força em plena Av Paulista, para ser exorcizado. Ok, nenhum problema, a menos que tivessem consultado se ele QUERIA. Quase acabou em violência, e foi duro de apartar ele, e a fazer o suposto pastor e seus seguidores, seguir seu caminho...

    A gritaria (ou gritedo como se diz aqui no sul), é característico de algumas pessoas e algumas religiões. Assembléia de Deus e Deus é amor, são talvez as mais empolgadas, do ponto de vista dos fiéis. Mas com certeza IURD nos ritos de exorcismo público, e a Mundial do poder de Deus, junto a algumas outras menores, derivadas delas tem problemas sérios com SPL... Já fiz alguns trabalhos em igrejas, e é difícil lidar.

    Como técnico, normalmente opto por insertar um limiter no canal da voz do preletor, ou um compressor bem forte, pra segurar a onda... Sei de vários colegas técnicos de varias denominações, que deixam o preletor gritar a vontade e seguram na mix. Se dizem tão abençoados como os que deixam o SPL alto.
    Ainda do ponto de vista técnico. Não é anormal em alguns templos, ver o espaço diante das caixas de som, sempre vazio. E o difícil de lidar é que muitas vezes, o preletor ou mesmo os responsáveis, são fanáticos e pensam que deve ser assim.
    Ainda nessas em várias situações se cai na resposta que é algo falta de fé, e não se opta por análises técnicas. É a parte mais difícil do trabalho, pois se lida com algo que a pessoa tem como dogma de certo, aí haja jogo de cintura!

    A religiões em geral são mais ou menos populares, de acordo com o poder aquisitivo em um país. Acaba que as congregações religiosas, cumprem papéis sociais na vida das pessoas que em países ricos ficam em outras instituições. A igreja como prédio acaba servindo como ponto de encontro, área de lazer, clube, templo, etc... Como congregação, as vezes atua como agência de empregos, grupo de apoio dos mais variados, e ações sociais em geral... Dá para transcorrer horas sobre...

    VOLTANDO A FALAR DE MÚSICA...

    Do ponto de vista jovem, a música durar 20min é pouco. Acho que posso falar, toquei em igreja alguns anos, e acabei como um dos responsáveis do culto jovem. Algumas igrejas como Assembléia de Deus, tem trabalhos muito fortes entre os jovens, geralmente voltados a música.
    Pode ver, que de MODO GERAL, dentre os fiéis novos são em maioria pessoas mais velhas, os jovens presentes, em maioria são oriundos de famílias que já congregam, as vezes a algumas gerações.

    Eu não encontrei as partituras no JW.org, pode ser falha minha. Vou voltar lá novamente. Se entendi bem, o modo como funciona o canto aqui é sem linha vocal, já imagina o tiroteio...

    Do ponto de vista técnico, a congregação vive ainda os primórdios, adaptados aos dias de hoje. Isso vai da "obrigatoriedade" do traje social ao tipo da música: basicamente gospel e jazz (não sei se já se usava esse nome), oriundo das congregações evangélicas, populares no sul dos EUA, no fim do século XIX, e que buscavam em geral a conversão dos negros. Aliás, tiveram uma facilidade enorme, já que legalmente as manifestações culturais negras, eram proibidas por lei, e acabou anulando sua cultura nos EUA e caribe.
    Algumas congregações, tiveram papel importante com as políticas abolicionistas (práticas) e na luta pela igualdade racial. o próprio

    https://www.youtube.com/watch?v=J5L1BU1D2aY

    Nesse contexto surgiram outros nomes, como a Ellen White (Adventistas do Sétimo Dia)... E na época tinha música ao vivo, porque... Não havia condições de rolar nada gravado hehehe

    Agora, o pessoal fora do tempo, e dar um metrônomo para eles, não resolve. Não é da pretensão deles cantar bem, ou como disse acima, não é da pretensão serem músicos, e se tiverem, é preciso ensinar o "be-a-bá" da leitura da partitura primeiro...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [b]Troca de acordes no tempo certo da Música.[/b]