A MBP do século XXI é com violão aço?

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # mar/17


    Moderadores, pelamor, não fechem o tópico (sei lá, tudo é razão para fechar tópico).

    Eu quero iniciar aqui um debate filosófico sobre duas escolas do violão popular: a que emprega o uso do violão clássico, de origem espanhola, com cordas de nylon, e a dos adeptos do violão moderno, influenciado pela música popular dos Estados Unidos, com cordas de aço.

    A música popular brasileira foi dominada pelo violão clássico praticamente durante todo o século XX. Até meados dos anos 90, o primeiro violão de estudos de uma criança ou adolescente era um violão com cordas de nylon. O choro, o samba, a bossa nova, a MPB dos anos 70 e 80 costumavam passar longe de violões folk. A coisa parece começar a mudar com a ascensão do sertanejo "pop" no início dos anos 90, influenciado pela música country. Outro fator que pode ter contribuído para a popularização do violão folk foi o rock brasileiro dos anos 80. Até meados dos anos 90, predominava o violão clássico no show room das lojas de instrumentos musicais. Hoje, o cenário se inverteu.

    Então, o que acham? O violão nylon na música popular brasileira está com os dias contados, ficando restrito aos nerds da música erudita, ou tem chances de renascer das cinzas e recuperar a posição de destaque que um dia teve na MPB?

    JJJ
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    tem chances de renascer das cinzas e recuperar a posição de destaque que um dia teve na MPB

    Primeiro tem que ver se a MPB tem chance de renascer das cinzas...

    Casper
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Caro francisco2004:

    Penso que o violão de nylon continuará
    no meio erudito e o violão com cordas
    de aço nos outros gêneros.

    MPB "banquinho e violão" não volta
    mais, na minha opinião.

    francisco2004
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: francisco2004
    · votar


    JJJ
    Primeiro tem que ver se a MPB tem chance de renascer das cinzas...

    Eu falo em MPB num sentido mais amplo, incluindo até algumas variantes do rock. Tipo... a Marina Lima usa violões folk, mas eu diria que ela faz MPB. Los Hermanos, em certo sentido, também. Skank idem, ao menos em alguns trabalhos. Mas concordo... só falei de fósseis aqui.

    Casper
    MPB "banquinho e violão" não volta
    mais, na minha opinião.


    Também acho que não, eu me referi à MPB como um fenômeno mais amplo. Diria que a MPB de massa hoje é o sertanejo, o funk e o gospel. É claro que tem uma Maria Rita aqui e ali tentando fazer a ponte entre o antigo e o moderno, mas ainda é uma manifestação meio elitizada, incapaz sequer de conquistar a classe média, que dirá a classe C. Até mesmo a Jovem Guarda, embora tivesse um lado rock, optava pelo violão nylon:
    http://4.bp.blogspot.com/-GdFNm9ySXQw/Ta1YMYfJnMI/AAAAAAAAJp4/m9jok6mt bV4/s320/roberto_erasmo.jpg

    isazaza13
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Até mesmo a Jovem Guarda, embora tivesse um lado rock, optava pelo violão nylon:
    mas essa escolha de então pelo violão de nylon, será que era uma escolha mesmo? me parece que era o que tinha por aqui na época, quando não se importava instrumentos e a tradição local era mesmo o violão de nylon. hoje, com muita informação e importação sobre e de instrumentos, temos muitas outras opções.

    o que eu geralmente vejo é que violões de nylon baratos, ou nem tão baratos, mas que ainda são acessíveis, tem menos opções elétricas do que os de aço, que geralmente mesmo os de entrada já são elétricos. então quando a galera começa a aprender violão e quer tocar pros amigos, etc, quer plugar num amplificador, vai procurar um violão que permita isso, e muitas vezes acaba caindo no de aço por causa disso.

    discussão interessante! :)

    renatocaster
    Moderador
    # mar/17
    · votar


    francisco2004

    Moderadores, pelamor, não fechem o tópico (sei lá, tudo é razão para fechar tópico).

    Se vc der uma lida nas regras do fórum, certamente irá entender os motivos para o fechamento de tópicos.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Vamos por partes:

    1- Essa MPB, na linha mais clássica, Maria Rita, esta para o samba, assim como o Hard Rock esta para o blues. Violão de nylon aqui, é pela sonoridade mais aveludada e "contida". Acordes dissonantes e dedilhados "bossa nova" soam meia boca no aço.

    2- "....mesmo a Jovem Guarda... optava pelo violão nylon" Cara, aqui nem é sonoridade é qualidade mesmo. Quem é mais velho, como eu, sabe que até os 80, violão de aço no Brasil só tinha merda. Uns violões com som de lata e intocáveis de tão duros. Então, nylon mesmo não sendo o ideal, era melhor que os de aço.

    3- Marina Lima, Skank e etc... que você cita é Pop! Sertanejo, Forró, Axé, Pagode Romântico, Música de Amansar Corno e etc....É TUDO POP!....A música esta nivelada na sonoridade Pop. . 90% das levadas são "batidas" padrão, sem dedilhados......neste caso a sonoridade do aço é mais brilhante.

    Vai tocar um choro, bolero, tango, fado, guarânia, num violão sete cordas, fazendo os baixos, num Aço prá ver a merda que fica! Só que hoje quase não se toca mais isso.

    Então, a sonoridade "aço" é mais versátil para o padrão "tudo igual" de hoje.

    francisco2004
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    isazaza13
    o que eu geralmente vejo é que violões de nylon baratos, ou nem tão baratos, mas que ainda são acessíveis, tem menos opções elétricas do que os de aço, que geralmente mesmo os de entrada já são elétricos. então quando a galera começa a aprender violão e quer tocar pros amigos, etc, quer plugar num amplificador, vai procurar um violão que permita isso, e muitas vezes acaba caindo no de aço por causa disso.

    É uma observação interessante. Outro fator importante talvez seja o de que o violão com cordas de aço faz mais barulho, e ninguém quer ficar em desvantagem num churrasco. O nylon some ao lado de um violão com cordas de aço. É uma pena, pois eu acho bonito o som do nylon, além do estilo de tocar que é um pouco diferente. Eu tenho os dois tipos de violão, só estranho esse quase "monopólio" do aço nos dias de hoje. O nylon, que era um instrumento popular, agora ocupa apenas círculos mais intelectualizados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A MBP do século XXI é com violão aço?